Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2012]

Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira

Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Possui graduação em Pedagogia e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Saúde Pública pela UECE. Doutora em Saúde Coletiva pelo programa de Pós-Graduação Ampla Associação das Instituições Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é membro representante do corpo docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na Unichristus. Atua também como professora e orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente e Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da UECE. Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem na saúde da criança e do adolescente e suas famílias, saúde mental e saúde coletiva. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0308235888507443 (14/01/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2012
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde. Avenida Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi 60714242 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31019914
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-Atual. Linha de cuidado e tecnologias educativas para assistencia de enfermagem voltada a crianca, adolescente e suas familias
      Descrição: A linha de cuidado voltada a assistência à saúde da criança e do adolescente e sua família é debate nas atuais políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Compreendendo estas fases em sua longitudinalidade e integralidade é necessária atuação do enfermeiro pautada na interdisciplinaridade e inovação no cuidado de enfermagem para o enfrentamento das vulnerabilidades que envolvem crianças, adolescentes e suas famílias. Nesta perspectiva as tecnologias educativas vêm demonstrando ferramenta adequada para aproximação com estes sujeitos melhoria de situações biopsicossociais, promoção e inovação em saúde para o cuidado de enfermagem. Nesse sentido, o projeto objetiva desenvolver tecnologias educativas a serem utilizadas para promoção da saúde de crianças, adolescente e suas famílias, bem como a validação destes produtos junto ao público alvo e experts na área. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira etapa a construção e a segunda a validação de tecnologias educativas. A pesquisa seguirá todas as recomendações da resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira - Coordenador / Indara Cavalcante Bezerra - Integrante / Rubens Nunes Veras - Integrante / Rebeka Pinheiro Araújo de Oliveira - Integrante / Heliete Lins Pinheiro Uchoa - Integrante.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.
    2. 2017-Atual. Itinerarios terapeuticos de idosos com depressao: redes de apoio e processo de cuidar fundamentado na teoria de Leininger
      Descrição: A depressão é um tema relevante para saúde do idoso, exigindo dos profissionais práticas de identificação precoce e fortalecimento dos vínculos. É considerada em alguns estudos como uma das patologias mais frequentes no idoso (BLAY et al. 2007; FERNANDES, NASCIMENTO e COSTA, 2010). A Organização Mundial da Saúde estima que o transtorno a depressão será a principal patologia na carga global de doenças no mundo, em 2030, e mais intenso em países de baixa e média renda, devido ao subdiagnóstico e subtratamento. Diante desse cenário, caracterizado pelo aumento da população idosa, sua vulnerabilidade e da importância da identificação dos sintomas depressivos e tratamento da depressão no idoso, torna-se essencial a atuação dos enfermeiros em reconhecer o percurso em busca de cuidados que o idoso descreve em busca de apoio em seus problemas de saúde, entre eles a depressão. Este reconhecimento proporcionaria atividades de promoção da saúde mais singulares, inclusivas e que reconheçam o idoso de modo integral e holístico. O estudo dos itinerários terapêuticos proporciona aos enfermeiros da área conhecer como a pessoa doente percebe, vive e reage diante dos sinais, sintomas e da incapacidade provocada pela doença, em especial a depressão, além de revelar as escolhas, o acesso ao tratamento e a rede social em que o idoso está inserido. Objetiva-se compreender os itinerários terapêuticos de idosos com depressão a partir da Teoria Transcultural de Leininger. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa em que serão convidados a participar da pesquisa idosos atendidos na Unidade de Atenção Primária de Saude (UAPS) com diagnóstico de depressão. Para o levantamento das informações serão utilizadas as técnicas da entrevista aberta e a observação sistemática. A análise será orientada pela Hermenêutica de Paul Ricoeur (1989). Esta pesquisa seguirá os princípios da bioética.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira - Coordenador / Sabrina da Silva Pereira - Integrante / Kathyane Vasconcelos Meneses - Integrante.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.
    3. 2017-Atual. REDE SOCIAL DE CUIDADOS A GESTANTE NO PRE-NATAL NA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE: repercussoes sobre os desfechos negativos da gestacao.
      Descrição: A mortalidade infantil constitui-se em um importante indicador para avaliar as condições de vida e a qualidade da atenção à saúde de uma determinada população, sendo assim, um indicador de iniquidades, sensível ao contexto social e de saúde de um contingente populacional. Descreve-se como objetivo do estudo: compreender a rede social de cuidados a gestante no pré-natal na atenção primária à saúde e suas repercussões sobre os desfechos negativos. O estudo irá tratar-se de uma pesquisa de campo orientada pela abordagem qualitativa, a ser realizada em unidade de atenção primária à saúde (UAPS) no Município de Fortaleza, com gestantes e puérperas. As informações serão coletadas por meio da entrevista semiestruturada e os dados analisados por meio da análise do conteúdo temática. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e após aprovação terá início a coleta de dados. O estudo irá contribuir com as práticas de enfermagem e equipe multiprofissional que atua junto a mulheres no período gestacional, bem como na assistência adequada ao recém-nascido. Além disso, esse trabalho poderá subsidiar o planejamento nos serviços da rede de atenção com o intuito de garantir a integralidade da assistência de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira - Coordenador / Daniele Rocha Queiroz Lemos - Integrante.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.
    4. 2015-2017. Gestao em Redes Compartilhadas: espacos de tecnologia e inovacao para o cuidado na atencao primaria em saude - Projeto PRONEX
      Descrição: Descrição: O projeto de investigação trata de uma pesquisa sobre Gestão de redes compartilhadas envolvendo pesquisadores de universidade, pesquisadores de Secretaria de Saúde, bem como alunos doutorado.Tem-se como objetivo analisar criticamente as variáveis de contexto e de implementação do funcionamento das redes de saúde e sua interface com as dimensões política, econômico-social, organizacional, assistenciais e tecnológicas no município de Fortaleza-Ceará e seus desdobramentos específicos: identificar a implementação das políticas públicas de saúde nas Regiões de Saúde de Fortaleza e suas articulações com a construção de redes; desenvolver: ações intersetoriais ao laboratório de gestão em Saúde, para criação de tecnologias de implementação de redes compartilhadas em saúde; protocolos clínicos e gerenciais para a interlocução das redes assistenciais; ferramentas tipo cartilhas vídeos para serem utilizados em treinamentos e capacitações dos gestores e trabalhadores de saúde; criar cenários situacionais em saúde pública/saúde coletiva em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza para formação de gestores e trabalhadores na atenção primária de Saúde; compreender a articulação entre as redes de atenção primária à saúde no município de Fortaleza; discutir as articulações existentes e realizadas pela gestão através de pactuações entre municípios com Fortaleza; avaliar os relatórios de gestão com vistas a orientar o planejamento das ações na rede de saúde. A pesquisa utilizará duas abordagens metodológicas: quantitativa e qualitativa. Será realizada no município de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Especificamente nas seis áreas administrativas das Secretarias Executivas Regionais (I, II, III, IV, V e VI) junto a Atenção Primária à Saúde (APS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os participantes do estudo serão os dirigentes e gestores, trabalhadores de saúde e usuários dos serviços assistenciais envolvidos no processo de redes. Para obtenção dos dados com abordagem qualitativa serão utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, grupo focal, observação sistemática e documentos. Para a análise qualitativa será utilizado o método hermenêutico de análise de Minayo (2008). Na etapa quantitativa será aplicada uma escala de gestão denominada Instrumento de capital humano buscando a compreensão da dinâmica do comportamento organizacional e da gestão As análises quantitativas serão descritivas e realizadas utilizando o pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences, 20.0(SPSS). As variáveis categóricas serão expressas como percentual ou valor absoluto; as contínuas como média ± desvio padrão, ou mediana e percentis, conforme seguirem ou não distribuição normal. A reprodutibilidade será avaliada por meio do coeficiente Kappa. Para a etapa de reprodutibilidade serão reavaliados 35% do total de questionário aplicado com o objetivo de identificar diferenças ?1,0 (entre 1a e 2a avaliações) com nível de significância 0,05 e poder de 80%. Mesmo com a proposta acima apresentada para testar a validade do instrumento, ressalta-se que os testes estatísticos poderão ser alterados de acordo com a necessidade de análise dos dados a fim de alcançar os objetivos propostos, especialmente os referentes à validade e à confiabilidade do instrumento.A população considerada para o estudo serão todos os profissionais e gestores, lotados em todas as unidades das seis Regionais de saúde do Município de Fortaleza. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira - Integrante / MARIA SALETE BESSA JORGE - Coordenador / Indara Cavalcante Bezerra - Integrante / Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão - Integrante / Thereza Maria Magalhães Moreira - Integrante / Ana Maria Fontenelle Catrib - Integrante.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.
    5. 2015-2017. O cuidado em saude mental no Centro de Atencao Psicossocial sob o olhar da familia
      Descrição: Objetivou-se discutir o cuidado em saúde mental prestado pela equipe do CAPS a partir dos discursos de familiares, descrevendo as transformações vivenciadas com a mudança ocorrida no modelo de atenção em saúde mental. Trata-se de uma investigação do tipo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturada com os familiares de um CAPS. A análise dos dados deu-se por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados mostram que os familiares se sentem apoiados e acolhidos no CAPS e que são reconhecidos pelos profissionais como forte recurso terapêutico. Durante o estudo, observou-se que o serviço no qual se desenvolveu a pesquisa vem enfrentando dificuldades em desempenhar atividades que sejam específicas para os cuidadores. Diante desse cenário, apresenta-se, como desafio, desenvolver métodos e técnicas práticas capazes de qualificar a assistência aos familiares do CAPS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira - Coordenador / Sabrina da Silva Pereira - Integrante.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.
    6. 2014-2016. Avaliacao das pesquisas em saude e enfermagem: olhares plurais sobre a contribuicao para as politicas, organizacao dos servicos e assistencia na interface com producao do cuidado na atencao primaria
      Descrição: O objeto dessa proposta de investigação centra-se na avaliação da contribuição das pesquisas em saúde e enfermagem na construção de políticas s, organização dos serviços e assistência à saúde na interface com a produção do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Dessa forma, objetiva-se avaliar como as pesquisas em saúde e enfermagem contribuem para a construção de políticas, organização dos serviços e assistência à saúde na interface com a produção do cuidado na atenção primária, tendo como desdobramento do objetivo principal discutir como os resultados das pesquisas interferem no acesso à rede de atenção à saúde; a Influência dos resultados de pesquisas na produção do cuidado integral, considerando o acolhimento e vínculo; como as investigações interagem com melhoria do processo gerencial de enfermagem na APS; bem como Descrever como as pesquisas fortalecem a gestão do sistema de saúde local, considerando o financiamento e a capacidade instalada; de que maneira os resultados das pesquisas influenciam nas práticas clínicas e cuidado em enfermagem na APS. O Marco teórico do estudo relaciona-se ao acesso, acessibilidade, resolubilidade do cuidado, acolhimento, estratégia saúde da família, produção do cuidado, tecnologias de cuidado, vinculo e sua interface com a avaliação de quarta geração. O estudo será realizado no município de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. A opção por selecionar esta realidade se valida pela experiência acumulada de 16 anos do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Família, Práticas de Saúde e Enfermagem (GRUPSFE) nesse território, pela construção do saber por meio de pesquisas investigativas, bem como pelo apoio institucional dado por este no que diz respeito à formação continuada e permanente de muito dos trabalhadores que atuam na promoção, prevenção e, sobretudo produção do cuidado nesse território. O cenário da Pesquisa será o campo da ESF da Região IV e V, por ser um local sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Ceará. Para escolha da ESF faremos levantamento das pesquisas realizadas no campo e então procuraremos seus Coordenadores. Então a equipe do projeto com esse levantamento indicará o campo da pesquisa. Os participantes serão todos os gestores, os gerentes de unidades, trabalhadores de saúde da ESF (aproximadamente 30) e professores coordenadores de projetos de pesquisas concluídas. De modo complementar e a fim de salientar como ocorrem as práticas clínicas e a produção do cuidado na ESF no cotidiano assistencial, serão convidados a participar da pesquisa usuários e familiares. Além disso, tendo em vista a opção metodológica da AGQ, adotada neste projeto, esses sujeitos serão incorporados também porque suas experiências e vivências com o processo-saúde-doença-cuidado estão incluídas nas dimensões de análise desta investigação. Destaca-se que a inclusão de outros participantes à pesquisa poderá ocorrer se forem identificados no processo de construção do estudo, escolhidos de forma intencional ou, os que emergirem no transcorrer da investigação, sendo acrescidos à pesquisa no momento oportuno. Para a coleta de dados serão utilizadas quatro (03) técnicas: a entrevista semi-estruturada, grupo focal e documentos. O tratamento do material empírico será orientado pela análise de conteúdo reflexiva e crítica das entrevistas, narrativas focais e observações pelos pressupostos da hermenêutica crítica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira - Integrante / Rândson Soares de Souza - Integrante / Milena Lima de Paula - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Coordenador / Lourdes Suelen Pontes Costa - Integrante / BEZERRA, INDARA CAVALCANTE - Integrante.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.
    7. 2012-2016. Organizacao da rede regional de saude e sua interface com a saude mental no estado do Ceara: dimensao politica, economica, social, organizacional, tecnologica e simbolica
      Descrição: As redes de atenção à saúde são arranjos institucionais compostos por serviços e unidades assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) articuladas entre si por níveis de complexidade e, possivelmente, também pela intersetorialidade. As conexões existentes nestes pontos assistenciais devem favorecer a promoção e o restabelecimento do processo saúde-doença conforme o modelo de atenção previsto nas políticas de saúde do País. Em relação à atenção à saúde mental, a incorporação das ações dimensionadas no campo psicossocial deve se efetivar de modo integralizado nas redes assistenciais. O projeto terapêutico integral e singular das pessoas em sofrimento psíquico ou com transtorno mental assim como a própria promoção da saúde mental requisita atitudes e integração em redes de cuidados terapêuticos e sócio-afetivos. Objetiva-se analisar a construção da rede regional de saúde e sua interface com a rede de saúde mental nas dimensões política, econômica, organizacional, social, tecnológica e simbólica na macrorregional Fortaleza no Estado do Ceará. Especificamente, compreender como são implementadas as políticas públicas de saúde nas macro e microrregionais do Ceará e suas articulações com a construção de redes; geoposicionar a evolução da oferta dos serviços das macrorregionais e microrregionais no período de 2000-2012; espacializar as redes assistenciais existentes nas macrorregionais e microrregionais, discutindo as interrelações; e discutir a qualidade, a integralidade e a regionalização da atenção em saúde e a resolutividade dos serviços da rede pactuados entre a macro e microrregionais do estudo sob as óticas da dimensão espacial e subjetividade. A pesquisa utilizar-se-á de duas abordagens metodológicas: quantitativa e qualitativa. O cenário do estudo será a macrorregião de saúde de Fortaleza, especificamente, as microrregiões Fortaleza e Caucaia no Estado do Ceará. A composição amostral do estudo será totalizada nos 1534 serviços de saúde distribuídos nas duas microrr.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira - Integrante / Danielle Christine Moura dos Santos - Integrante / Renata Alves Albuquerque - Integrante / Leilson Lira de Lima - Integrante / Milena Lima de Paula - Integrante / Indara Cavalcante Bezerra - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Coordenador / Maria Raquel Rodrigues Carvalho - Integrante / Lourdes Suelen Pontes Costa - Integrante.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.
      Descrição: As redes de atenção à saúde são arranjos institucionais compostos por serviços e unidades assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) articuladas entre si por níveis de complexidade e, possivelmente, também pela intersetorialidade. As conexões existentes nestes pontos assistenciais devem favorecer a promoção e o restabelecimento do processo saúde-doença conforme o modelo de atenção previsto nas políticas de saúde do País. Em relação à atenção à saúde mental, a incorporação das ações dimensionadas no campo psicossocial deve se efetivar de modo integralizado nas redes assistenciais. O projeto terapêutico integral e singular das pessoas em sofrimento psíquico ou com transtorno mental assim como a própria promoção da saúde mental requisita atitudes e integração em redes de cuidados terapêuticos e sócio-afetivos. Objetiva-se analisar a construção da rede regional de saúde e sua interface com a rede de saúde mental nas dimensões política, econômica, organizacional, social, tecnológica e simbólica na macrorregional Fortaleza no Estado do Ceará. Especificamente, compreender como são implementadas as políticas públicas de saúde nas macro e microrregionais do Ceará e suas articulações com a construção de redes; geoposicionar a evolução da oferta dos serviços das macrorregionais e microrregionais no período de 2000-2012; espacializar as redes assistenciais existentes nas macrorregionais e microrregionais, discutindo as interrelações; e discutir a qualidade, a integralidade e a regionalização da atenção em saúde e a resolutividade dos serviços da rede pactuados entre a macro e microrregionais do estudo sob as óticas da dimensão espacial e subjetividade. A pesquisa utilizar-se-á de duas abordagens metodológicas: quantitativa e qualitativa. O cenário do estudo será a macrorregião de saúde de Fortaleza, especificamente, as microrregiões Fortaleza e Caucaia no Estado do Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danielle Christine Moura dos Santos - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Coordenador / Randson Soares de Souza - Integrante / Mardênia Gomes Ferreira Vasconcelos - Integrante / Paulo Henrique Dias Quinderé - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Danielle Christine Moura dos Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Avaliação de Teses inscritas ao Prêmio CAPES de tese - Edição 2015 - Tese indicada para concorrer ao Edital nº 08/2015, Universidade Estadual do Ceará.. 2015.
      Membro: Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (19)
    1. II Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde: a atenção primária à saúde e o desenvolvimento sustentável.Acesso das crianças com Problemas de Saúde Sensíveis à Atenção Primária aos Serviços Formais da Rede Assistencial do SUS. 2017. (Seminário).
    2. VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Itinerários terapêuticos de crianças atendidas em hospital pediátrico por condições sensíveis na atenção primária. 2017. (Congresso).
    3. Seminário Internet e Saúde. 2016. (Seminário).
    4. 18º SENPE.FAMÍLIA E O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: ENTRE RACIONALIDADES BIOMÉDICAS E POPULARES. 2015. (Seminário).
    5. III Semana de Enfermagem da Unichristus. 2015. (Encontro).
    6. 11º Congresso Internacional Rede Unida. Fortaleza. 2014. (Congresso).
    7. Oficina para seleção de prioridades PPSUS 2012/2013.Discussão em grupo das prioridades PPSUS. 2013. (Oficina).
    8. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Acolhimento e construção do projeto terapêutico de adolescentes em Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil. 2013. (Congresso).
    9. XVIII Semana Universitária da UECE.Cuidado em saúde mental e os itinerários terapêuticos. 2013. (Encontro).
    10. Fórum de Coordenadores de Saúde Coletiva. 2012. (Outra).
    11. III Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2012. (Congresso).
    12. I Seminário de Formação em Saúde e Enfermagem no Contexto do SUS. 2012. (Seminário).
    13. I Seminário de Redes e Regionalização em Saúde no SUS.Coordenação da messa redonda Redes e Regionalização em Saúde: a experiência do Estado do Ceará. 2012. (Seminário).
    14. Seminário Internacional: Práticas e Pesquisa em Promoção da Saúde. 2012. (Seminário).
    15. X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Projeto terapêutico em saúde mental no CAPS e sua (des) articulação com a ESF. 2012. (Congresso).
    16. XVII Semana Universitária da UECE.Resolubilidade do cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família. 2012. (Outra).
    17. IX Encontro Catarinese de Saúde Mental. 2011. (Encontro).
    18. Oficina de artigos científicos. 2011. (Oficina).
    19. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Matriciamento como articulador da rede assistencial em saúde mental. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. VASCONCELOS, Mardenia Gomes Ferreira. Programa Multidisciplinar de Atenção integral à Saúde PMAIS. 2015. (Outro).. . 0.
    2. VASCONCELOS, Mardenia Gomes Ferreira. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    3. JORGE, Maria Salete Bessa ; AMARANTE, P. ; VASCONCELOS, Mardenia Gomes Ferreira ; SANTOS, Danielle Christine Moura dos ; PINTO, A. G. A.. III Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2012. Congresso
    4. VASCONCELOS, Mardenia Gomes Ferreira. 6a. Conferência Estadual de Saúde. 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira ⇔ Deborah Pedrosa Moreira (2.0)
      1. PITOMBEIRA, M.G.V.; MOREIRA, D. P. ; BEZERRA, INDARA CAVALCANTE ; PEREIRA, S. S. ; VIEIRA, L. J. E. S.. Profissionais de saúde em situação de violência: experiências vivenciadas na Atenção Primária à Saúde. Em: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira; Antonio Rodrigues Ferreira Júnior; Verônica Maria da Silva Mitros. (Org.). Meandros da atenção e gestão no enfrentamento das violências. 1ed.Sobral. : Edições UVA. 2020.v. 1, p. 274-287.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MOREIRA, D. P. ; MOURAO, C. M. L. ; VASCONCELOS, Mardenia Gomes Ferreira. Portfólio do Curso de Graduação em Enfermagem. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira ⇔ Aline de Souza Pereira (1.0)
      1. SILVA, RAFAEL D'OLIVEIRA BATISTA ; PITOMBEIRA, MARDENIA GOMES VASCONCELOS ; OLIVEIRA, IRIS CRISTINA MAIA ; PEREIRA, ALINE DE SOUZA ; MAIA, FRANCISCA TACIANA SOUSA RODRIGUES. Terapias utilizadas em gestantes que apresentam Transtorno Depressivo Maior e suas implicações no pós-parto. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 10, p. e34101018071, issn: 2525-3409, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)




Data de processamento: 17/02/2022 16:33:57