Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2011]

Patricia Moreira Costa Collares

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza (bolsista CNPQ - 2007), Especialista em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular (2009), Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior (2011), Mestre em Saúde Coletiva (Bolsista CAPES). Doutora em Saúde Coletiva (UNIFOR/UFC/UECE), bolsista FUNCAP, durante o ano de 2011. Professora Adjunto (DE) da Universidade Federal do Ceará - UFC do setor de estudo: Fisioterapia na saúde coletiva / Gestão em saúde / Fisioterapia Reumatofuncional e ergonômica. Leciona na pós-graduação da Mestrado em Saúde da Família (RENASF/FIOCRUZ/UFC). Coordenadora/Tutora do GT4 - PET SAÚDE Interprofissionalidade. Membro do Projeto de Extensão - PROERGON - Projeto de Promoção da Saúde do Trabalhador. Atua principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia,saúde coletiva, saúde do trabalhador e tecnologias em saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6442287276687294 (25/03/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2011
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina - FAMED. Rua Coronel Nunes de Melo, nº 1127, 1° andar Rodolfo Teófilo 60430110 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 33668632 Fax: (085) 33668004 URL da Homepage: http://www.fisioterapia.ufc.br/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. INTERPROFISSIONALIDADE NAS ACOES DE PROMOCAO DE SAUDE DO TRABALHADOR NA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE
      Descrição: Faz-se necessária a inserção do profissional de saúde nos diversos ambientes de trabalho, atuando na Vigilância em Saúde e Promoção de Saúde do Trabalhador. Levando-se em conta que o trabalhador da área da saúde também está sujeito ao adoecimento relacionado ao trabalho, é relevante conhecer os fatores laborais associados a esse processo e desenvolver ações de intervenção com vistas à promoção de saúde e prevenção de doenças. O presente projeto busca atuar com os trabalhadores de uma unidade de atenção primária à saúde do município de Fortaleza-Ceará, objetivando-se desenvolver ações interprofissionais de promoção de saúde com esse público. Estudo descritivo e longitudinal, de abordagem quantitativa e qualitativa. Visando a caracterização do perfil de saúde desses trabalhadores, serão aplicados, por meio de entrevista semiestruturada, três questionários desenvolvidos pelos pesquisadores e um instrumento de pesquisa validado, o QWLQ-bref. Espera-se que os dados coletados possibilitem ideias que aprimorem a prática interprofissional e o cuidado em saúde do trabalhador na instituição e em seu território. Por fim, compreende-se que o cuidado em saúde dos trabalhadores da saúde possibilita melhorias em suas relações no contexto de trabalho, propiciando, consequentemente, uma maior qualidade do funcionamento do Sistema Único de Saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / Clélia Maria Nolasco Lopes - Integrante / Cinthia M. de Carvalho - Integrante / Maria Luiza R. B. de Carvalho - Integrante / Regina M. V. Teixeira - Integrante / Vânia Maria Araújo - Integrante.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
    2. 2017-Atual. SAUDE OCUPACIONAL NA COMUNIDADE AMARANTINA DO CEARA: ESTRATEGIAS DE CUIDADO NO TERRITORIO
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / José Edmilson Silva Gomes - Integrante.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
    3. 2017-Atual. CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS ACOMPANHADOS PELA FISIOTERAPIADO NUCLEO AMPLIADO DE SAUDE DA FAMILIA DE UMA UNIDADE DE ATENCAO PRIMARIA A SAUDE EM FORTALEZA
      Descrição: Tendo em vista a progressiva inversão da pirâmide etária brasileira em seguimento, surge a importância de se estudar a situação de saúde da pessoa idosa. Avaliar a capacidade funcional dos idosos na Atenção Primária é de suma relevância para desenvolver precocemente intervenções voltadas para a faixa etária. Este estudo objetivou avaliar a capacidade funcional dos idosos encaminhados para Fisioterapia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de uma unidade de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza. Para tal realizou-se um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa no período de dezembro de 2018 a março de 2019 na unidade de atenção primária à saúde Aída Santos e Silva, localizada na Secretaria Executiva Regional II na cidade de Fortaleza, Ceará. Para de coleta de dados, foi utilizado um questionário acerca do perfil sóciodemográfico e familiar dos pesquisados e a Short Physical Performance Battery.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / Carine Sousa dos Santos - Integrante.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
    4. 2015-Atual. "M-HEALTH" PARA PROMOCAO DA SAUDE DA MULHER
      Descrição: Este projeto tem por objetivo promover a saúde da mulher por meio da concepção e aplicação de tecnologias m-Health e ampliar a expertise nesta ferramenta nos grupos de pesquisa, instituições de saúde, participantes da pesquisa e população. O projeto esta composto de quatro subprojetos denominados: Desenvolvimento e avaliação de uma tecnologia m-Health para empoderamento das gestantes com sífilis na convocação e tratamento da rede de parceiros sexuais; Inovação tecnológica para melhoria da qualidade da assistência pré-natal; Plataforma mobile para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e prevenção e enfrentamento da violência sexual contra a mulher; Tecnologia inovadora de promoção da saúde vocal das professoras... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - Coordenador / Luiza Jane Eyre de Souza Vieira - Integrante / Jose Eurico Vasconcelos Filho - Integrante.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
    5. 2012-2014. MODELO SESI DE SAUDE E SEGURANCA NO TRABALHO: implantacao de um sistema integrado de informacoes como consultoria
      Descrição: OBJETIVO Implementar um programa de saúde e segurança no trabalho do SESI, no modelo de consultoria, envolvendo à participação de trabalhadores, empresários e técnicos/profissionais do SESI e empresa parceira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / Lindomagno Pessoa Leite - Coordenador / Tânia Maria Santos Saraiva - Integrante / Miquéias da Silva Torres - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
    6. 2011-2016. AVALIACAO E GESTAO DE TECNOLOGIA INFORMACIONAL PARA O ATENDIMENTO A GESTANTE NA REDE DE ATENCAO BASICA EM SAUDE
      Descrição: O objetivo deste projeto é analisar uma tecnologia em saúde no formato de suporte informacional para subsidiar a assistência no pré-natal realizado na rede de atenção básica em saúde de Fortaleza e Redenção, no Ceará. Será uma pesquisa que se apoiará na abordagem qualitativa, realizada com gestores, profissionais de saúde e gestantes atendidas nas unidades básicas da Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Assistência a Saúde Família de Redenção e na regional VI de Fortaleza. Os dados serão coletados por meio de entrevistas, captação de juízes para validação da tecnologia construída e um grupo focal com as gestantes para fortalecer a análise desta tecnologia. As entrevistas com as gestantes no terceiro trimestre de gravidez versarão sobre as dúvidas relacionadas a gestação e abordagem profissional. Na fase de validação serão questionadas sobre as dúvidas que não foram contempladas na tecnologia. Com os profissionais e gestores serão colhidos dados sobre o uso, execução e avaliação dos modelos assistências no pré-natal e no serviço de saúde, importância de inovação tecnológica no serviço de pré-natal, e sugestões para a elaboração do novo modelo de suporte informacional para melhoria da assistência. Com esses resultados será elaborada a tecnologia informativa com a colaboração do Grupo de Mídia Interativa (G 1000) de publicidade da UNIFOR a qual será apresentada na forma de mídia com imagens animadas e associadas às expressões técnicas e culturais, e impressa em cartilha ilustrada. Esse material será validado por profissionais, gestores e gestantes para conferir a coerência, estética e adequação do conteúdo que poderá ser aplicado na consulta e em outro atendimento do pré-natal. Os dados das entrevistas serão organizados em narrativas as quais nos darão uma visão ampla das necessidades de informação para as gestantes, assim como mostrará a realidade dos serviços onde essas mulheres são atendidas. Com os dados das narrativas organizaremos a tecnologia que será distrib. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - Coordenador / Fátima Luna Pinheiro Landim - Integrante / Isabella Lima Barbosa - Integrante.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
    7. 2011-2014. INOVACAO DA ASSISTENCIA PRE-NATAL A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA CENTRADA NA USUARIA
      Descrição: OBJETIVO: Analisar as etapas do desenvolvimento e aplicação de uma tecnologia para gestantes e profissionais da saúde, que provisione informações multimídia, contextualizadas, e acessíveis (cultural e tecnologicamente) com vista a qualidade e a organização do serviço na rede de atenção básica em saúde. MÉTODO: Para a criação da tecnologia em foco, inicialmente entrevistou-se 16 enfermeiras do pré-natal e 04 gestores da Estratégia Saúde da Família, bem como 27 gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde distribuídas em diferentes bairros da cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Essa fase fundamentou-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa utilizando as narrativas, para subsidiar a criação de um aplicativo Android, este permite uma visão ampla das demandas, bem como uma sequência finita e cronológica acerca do pré-natal e das necessidades informacionais das gestantes. Por fim, avaliou-se a incorporação preliminar desse aplicativo no serviço de pré-natal com 11 gestantes. RESULTADO: Durante a pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia, foram percorridos procedimentos de análise no intuito de identificar e certificar sua facilidade de aplicação por profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que se atestou provisionar às gestantes informações contextualizadas acerca do corpo gravídico e dos cuidados na condução do pré-natal por meio de multimídias acessíveis e para diferentes plataformas. CONCLUSÃO: Admite-se o potencial desta tecnologia no favorecimento de um maior conhecimento e gerência do corpo gravídico pela mulher, com pretensões de melhoria das condições de vida e saúde dos binômios mãe e filho. Mantém-se a consciência de que este produto tecnológico necessita ser submetido à extensiva validação para ser transferido para os serviços de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - Integrante / Jose Eurico Vasconcelos Filho - Integrante.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
    8. 2011-2013. Modelo SESI de prevencao de disturbios osteomusculares na industria de confeccao de vestuario em Fortaleza/Ce
      Descrição: Objetivo: Analisar a efetividade do modelo Sesi na prevenção de distúrbios osteomusculares de membros superiores em costureiras, a partir do registro dos níveis de ações musculares em postos de trabalhos adaptados conforme exigências de norma de ergonomia (NR-17) e avaliação funcional em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / Lindomagno Pessoa Leite - Coordenador / Tânia Maria Santos Saraiva - Integrante / Miquéias da Silva Torres - Integrante.
      Membro: Patricia Moreira Costa Collares.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil.DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE: PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO DE MODELOS DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA. 2016. (Outra).
    2. VI Semana de Psicologia, FaculdadesNordeste?Fanor|DeVryBrasil.A atuação interdisciplinar em Saúde Coletiva. 2016. (Outra).
    3. XI Jornada de Fisioterapia FANOR / DEVRY Brasil.Metodologia da pesquisa. 2016. (Outra).
    4. The Tenth International Congress of Qualitative Inquiry? (QI2014). 2014. (Congresso).
    5. V Breast Cancer Weekend. 2014. (Simpósio).
    6. I CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE DA ESTÁCIO. Fisioterapia em Saúde do Trabalhador. 2013. (Congresso).
    7. II SIMPÓSIO SESI DE TEMAS LIVRES EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.MODELO SESI PARA PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM COSTUREIROS NO RAMO DE CONFECÇÃO. 2013. (Simpósio).
    8. XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2013. (Congresso).
    9. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).
    10. I JORNADA CEARENSE DE DIREITOS HUMANOS E SAÚDE MENTAL. 2011. (Outra).
    11. Conferência Linhas de cuidado como dispositivo para a construção da integralidade. 2011. (Outra).
    12. III Seminario Internacional de Promoção da Saúde.Painel - Compromisso social com a aplicação dos resultados da dissertação. 2010. (Seminário).
    13. I Semana de Atualização do Estagio Supervisionado da FANOR.A Ética em Pesquisa com seres humanos. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. COLLARES, Patricia Moreira. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. 2016. (Outro).. . 0.
    2. SILVA, R.M. ; BRASIL, C. C. P. ; COLLARES, Patricia Moreira. IV Seminário Internacional de Promoção da Saúde. 2012. Outro
    3. COLLARES, Patricia Moreira; SILVA, R.M.. I Mostra em Saúde da Mulher: um olhar interdisciplinar na saúde coletiva. 2011. Outro
    4. COLLARES, Patricia Moreira; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro ; MEDEIROS, I. V.. QlQt -Pesquisa à distância e QualiQuantisoft. 2010. Outro
    5. COLLARES, Patricia Moreira. XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. 2005. (Outro).. . 0.
    6. COLLARES, Patricia Moreira. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. 2004. (Outro).. . 0.
    7. COLLARES, Patricia Moreira. IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Patricia Moreira Costa Collares ⇔ Christina Cesar Praça Brasil (8.0)
      1. QUEIROZ, FRANCISCA FRANCISETE DE SOUSA NUNES ; BRASIL, CHRISTINA CÉSAR PRAÇA ; SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA ; BEZERRA, INDARA CAVALCANTE ; Collares, Patrícia Moreira Costa ; VASCONCELOS FILHO, JOSÉ EURICO DE. Avaliação do aplicativo -Gestação- na perspectiva da semiótica: o olhar das gestantes. Ciência & Saúde Coletiva. v. 26, p. 485-492, issn: 1678-4561, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      2. BRASIL, C. C. P.; Chiari, B.M. ; COLLARES, P. M. C. ; SILVA, R. M.. Tecnologia de Informação como proposta de prevenção de distúrbios de leitura e escrita: integrando Fonoaudiologia e escola. Em: Ana Maria Fontenelle Catrib; Valentin Gavídia Catalan; Lídia Andrade Lourinho. (Org.). Promoção da Saúde nos Espaços Educacionais. 1aed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.v. 1, p. 61-81.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza ; BARBOSA, I. L. ; MOREIRA, G. A. R. ; BRASIL, C. C. P. ; COLLARES, Patricia Moreira ; SILVA, R.M. ; LANDIM, F. L. P.. Fatores associados à identificação e notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes em municípios do Nordeste brasileiro. Em: Raimunda Magalhães da Silva; Ana Maria Fontenelle Catrib. (Org.). Promoção de Saúde na Adolescência e Concepções de Cuidados. 1aed.Fortaleza. : EdUECE. 2014.v. 1, p. 313-332.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BRASIL, C. C. P. ; FERNANDES, J. Q. ; ELIAS, R. N. D. ; SILVA, R.M. ; BARBOSA, I. L. ; COLLARES, Patricia Moreira. A insenção do fonoaudiólogo na atenção básica: Saberes e visões plurais dos usúarios. Em: Raimunda Magalhães da Silva, Luiza Jane Eyre de Souza Vieira e Patrícia Moreira Costa Collares. (Org.). Saúde da mulher na diversidade do cuidado na atenção básica. 1ed.Fortaleza. : Hucitec. 2011.v. 1, p. 109-122.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. QUEIROZ, F. F. S. N. ; COLLARES, P. M. C. ; SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA ; DE VASCONCELOS FILHO, JOSÉ EURICO ; BRASIL, CHRISTINA CESAR PRAÇA. Barreiras de acesso à informação sobre o pré-natal na visão dos profissionais de saúde. Em: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba - PI. Anais do II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. Parnaíba - PI, v. 4, p. 584-584, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. COLLARES, P. M. ; MORAIS, K. R. F. ; SILVA, R. M. ; PINHEIRO, C. P. O. ; BRASIL, C. C. P.. Innovation in prenatal care based on user-centered technology. Em: The Tenth International Congress of Qualitative Inquiry, 2014, Illinois. The Tenth International Congress of Qualitative Inquiry, v. 1, p. 1, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. BRASIL, C. C. P.; SILVA, R. M. ; SOUSA, G. S. ; COLLARES, P. M.. A saúde vocal no contexto de mulheres coralistas. Em: V Congresso Ibero-americano de pesquisa qualitativa em saúde, 2012, Lisboa. V Congresso Ibero-americano de pesquisa qualitativa em saúde, v. 1, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BRASIL, C. C. P. ; SILVA, R.M. ; COLLARES, Patricia Moreira. Saúde, voz e mulheres coralistas: cuidar para cantar. Em: V Jornada Internacional de Fonoaudiologia, IV Encontro Intersindical de Fonoaudiologia e V Encontro Cearense de Audiologia, 2012, Fortaleza. V Anais da Jornada Internacional de Fonoaudiologia, v. 1, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 17/02/2022 16:25:02