Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2011]

Bruno Souza Benevides

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará - Associação Ampla UECE/UFC/UNIFOR. Concluiu Residência Médica em Medicina e Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza-CE. Titulado Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC/AMB (RQE MFC 5176). Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-ENSP). Especialista em Gestão em Saúde na Atenção Primária pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Revisor Ad Hoc da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Servidor público municipal concursado como Médico da Estratégia Saúde da Família na Prefeitura de Fortaleza-CE. Professor adjunto do curso de Medicina da Unichristus. Foi professor dos cursos de medicina da UECE e UNIFOR e também foi gestor da Unidade de Atenção Primária à Saúde UAPS Dr. Célio Brasil Girão em Fortaleza - CE (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3142778552758996 (18/12/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2011
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Prefeitura Municipal de Fortaleza, UAPS Célio Brasil Girão. Rua Professor Henrique Firmeza, 82 Cais do Porto 60180762 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 34332739
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2011-Atual. INTERNATIONAL RESEARCH CONSORTIUM ON DENGUE RISK ASSESSMENT, MANAGEMENT AND SURVEILLANCE
      Descrição: Trata-se de um consórcio IDAMS (15 Instituições de diversos Países), com pacotes de trabalho para a pesquisa clínica, laboratorial, vigilância e mapeamento de risco. Tudo sobre o tema geral de "alerta precoce" em caso de dengue. Trata-se de uma pesquisa clínica (estudo de coorte de casos de dengue, com o objetivo de descrever as definições de caso e sinais de alerta). O projeto é coordenado pelo Prof Thomas Janisch de Heidelberg, e que envolve entre outros OMS, Oxford, Liverpool Tropical Medicine School etc) . Trata-se de um projeto de 60 meses na sua globalidade. O pacote de trabalho clínico visa juntar grupos de pesquisa em Asia e América Latina para o recrutamento de pacientes com suspeita de dengue nos primeiros três dias da doença - principalmente a nível ambulatorial (Outpatient Department OPD), e segui-los diariamente, até a resolução da sua doença. Os objetivos principais sao: Identificar fatores que diferenciam entre dengue e doença não-dengue; Identificar fatores, entre os pacientes infectados com dengue, que possam prever a progressão mais grave da doença (por exemplo, a internação hospitalar ou a ocorrência de complicações hospitalares).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Souza Benevides - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador / Kilma Wanderley Lopes Gomes - Integrante / Jose Wellington de Oliveira Lima - Integrante. Financiador(es): European Research Area (CityNet) - European Union - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Souza Benevides.
    2. 2010-Atual. Estudo Multicentrico: Pesquisa Eco-Bio-Social sobre Dengue e Doenca de Chagas na America Latina e no Caribe
      Descrição: A dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é um problema emergente de saúde pública na América Latina, Caribe, Ásia e recentemente na região do Mediterrâneo Ocidental. Na ausência de uma vacina, a prevenção primária de dengue e suas formas graves permanecem dependentes de medidas de controle de vetores, tais como a eliminação de habitats de larvas ou de mosquitos adultos. Numerosas abordagens "top-down" para controle de vetores não foram capazes de alcançar uma redução sustentável da densidade do vetor, ou de prevenir a transmissão da dengue. A contribuição relativa dos mosquitos e seres humanos (ou ambos) para a dispersão do vírus da dengue é mal compreendida. A mudança contínua da população humana, da população do vetor e do vírus, juntamente com mudanças ambientais, apresentam um desafio contínuo para o controle. Esta variação está associada com a dinâmica de transmissão, produzindo silenciosas epidemias de infecção de dengue assim como ostensivos surtos da doença. Existem lacunas na compreensão de como a transmissão e a dinâmica da doença variam de acordo com fatores ecológicos, biológicos e sociais. Nestas circunstâncias, a alocação de escassos recursos não pode sustentar as atividades de controle convencional da dengue. Portanto para a prevenção e controle da dengue são necessários, com urgencia, novos conhecimentos sobre os ecossistemas específicos, sobre as dinâmicas de transmissão e sobre a possibilidade de realizar programas intersetoriais de gestão do ecossistema. Esses conhecimentos irão desempenhar uma função crucial na definição das intervenções relevantes a nivel local, com a perspectiva de conseguir um controle sustentável das populações do vetor. O objetivo deste estudo é explorar os aspectos ambientais, biológicos e sociais ("eco-bio-social") que podem ter contribuído ao desenvolvimento de aumentadas populaçoes do mosquito da dengue, em particular nos ecossistemas latino-americanos, assim como identificar intervenções relev. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno Souza Benevides - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador. Financiador(es): International Development Research Centre - IDRC - Canadá - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Souza Benevides.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (26)
      1. 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família. 2018. (Encontro).
      2. 14° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Oficina de Manejo Clínico da Dengue e Chikungunya. 2017. (Congresso).
      3. Congresso Internacional de Saúde Baseada em Evidência. 2017. (Congresso).
      4. I Seminário Regional de Prevenção de Doenças Não-Transmissíveis.Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: diagnóstico e tratamento. 2017. (Seminário).
      5. V Congresso Cearense de Geriatria e Gerontologia. 2017. (Congresso).
      6. 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. 5 posters. 2016. (Congresso).
      7. 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2016. (Congresso).
      8. IV Semana da Enfermagem da Unichristus.Exposição Dialogada 02: desafios atuais da prática clínica: doenças emergentes e reemergentes. 2016. (Simpósio).
      9. XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Intervenção e percepção por parte dos alunos de medicina na realização de festas em abrigo de idosos. 2016. (Congresso).
      10. 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. IV Forum Nacional de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Encontro Waynakay Brasil. 2015. (Congresso).
      11. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Educação em Saúde no Combate à Tuberculose: Abordagem Expositiva em População Endêmica de Fortaleza-CE. 2014. (Congresso).
      12. II Mostra de Saúde da Secretaria Regional 2 de Fortaleza.Ensino, Gestão, Atenção, Participação e Controle Social: Tecendo os Saberes no Espaço da Saúde. 2014. (Outra).
      13. Seminário para Formação da Rede de Cuidado e de Proteção Social para atenção integral às pessoas em situação de violência. 2014. (Seminário).
      14. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A procura da cura: reflexões sobre as trilhas percorridas por pacientes com dengue na cidade de Fortaleza. 2013. (Congresso).
      15. VII Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. 2013. (Congresso).
      16. VIII Jornada Cearense de Medicina do Trabalho ACERMT 20 anos. 2013. (Outra).
      17. IV Forum de Ciência e Tecnologia em Dengue. 2012. (Simpósio).
      18. 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Movimento Jovens Médicos. 2011. (Congresso).
      19. 19ª Wonca World Conference of Family Doctors. Family Medicine (Brasil). 2010. (Congresso).
      20. Curso de preparação de multiplicadores para enfrentamento de nova onda de Influenza Pandêmica (H1N1)2009. 2010. (Oficina).
      21. I Congreso Internacional de Salud Ambiental. 2010. (Congresso).
      22. I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. MFC no Mundo. 2010. (Congresso).
      23. III Congresso Paulista de Medicina de Familia e Comunidade. Residência em Medicina de Família e Comunidade e Movimento Jovens Médicos. 2010. (Congresso).
      24. Medicamentos Fracionados - Como Prescrever?. 2010. (Outra).
      25. V Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade. Movimento Jovens Médicos. 2010. (Congresso).
      26. XXV Outubro Médico. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. BENEVIDES, B.S.. 13o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - IV Forum Nacional de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Encontro Waynakay Brasil - Organização do Movimento Waynakay. 2015. (Congresso).. . 0.
      2. BENEVIDES, B.S.. 11o Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
      3. BENEVIDES, B.S.. 11o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - Movimento Jovens Médicos. 2011. (Congresso).. . 0.
      4. BENEVIDES, B.S.. I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade - Residência de Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional: relato de experiências. 2010. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Bruno Souza Benevides ⇔ Kilma Wanderley Lopes Gomes (5.0)
        1. GOMES, KILMA WANDERLEY LOPES; MESQUITA, LYVIA PATRÍCIA SOARES ; CAPRARA, ANDREA ; BENEVIDES, BRUNO SOUZA ; GONÇALVES, RONALDO PINHEIRO. Organização do processo de trabalho no manejo da dengue em uma capital do Nordeste. Saúde em Debate. v. 39, p. 561-569, issn: 2358-2898, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: B2
        2. WANDELEY LOPES GOMES, KILMA; CAPRARA, A. ; OLIVEIRA, G.C. ; TADDEO, P.S ; BENEVIDES, B. S.. À procura da cura: atenção a pessoas com doenças crônicas em centros de saúde da família. Em: Marcelo E. P. Castellanos; Leny Alves Bomfim Trad; Maria Salete Bessa Jorge. (Org.). Cronicidade: experiência de adoecimento e cuidado sob a ótica das ciências sociais. 1ed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.v. 1, p. 426-447.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CAPRARA, A. ; WANDELEY LOPES GOMES, KILMA ; BENEVIDES, B. S. ; MESQUITA, L.P.S ; COSTA ES. A PROCURA DA CURA: REFLEXÕES SOBRE AS TRILHAS PERCORRIDAS POR PACIENTES COM DENGUE NA CIDADE DE FORTALEZA. Em: VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, v. 1, p. 0-0, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SANTOS, R.B ; CASSIMIRO, J.M.M ; BENEVIDES, B. S. ; GOMES, KILMA WANDERLEY LOPES ; NOBRE, H.G.M ; CAPRARA, A.. ESTUDO IDAMS: EM BUSCA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DENGUE. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        5. CAPRARA, A. ; GOMES, Kilma Wanderley Lopes ; BENEVIDES, B. S. ; MESQUITA, L.P.S ; COSTA ES. A PROCURA DA CURA: REFLEXÕES SOBRE AS TRILHAS PERCORRIDAS POR PACIENTES COM DENGUE NA CIDADE DE FORTALEZA. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação




    Data de processamento: 17/02/2022 16:25:01