Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2011]

Kelen Gomes Ribeiro

Kelen Gomes Ribeiro: Professora da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina - Fortaleza e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública - PPGSP. Doutora em Saúde Coletiva, UFC (2015). Mestre em Psicologia, UFC (2008). Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, FIOCRUZ (2008). Formação em Tanatologia (2017). Formação em Cuidados Paliativos (2018). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2005). Membro do grupo de pesquisa LARIISA - Saúde Digital e líder do grupo de pesquisa "Determinantes Sociais, educação e promoção da saúde", cadastrados no CNPq. Foi assessora técnica e membro do colegiado gestor da Política de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Foi membro da ONG Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais. Concluiu curso de aperfeiçoamento sobre a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção em Saúde (2006), parceria entre Ministério da Saúde, Universidade Federal Fluminense e Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz. É participante do Curso de Formação de Facilitadores em Biodança ? parceria da Escola de Biodança do Ceará com o Centro de Desenvolvimento Humano ? CDH. Tem experiência na área de psicologia, educação em saúde, tanatologia, cuidados paliativos e saúde comunitária/determinantes sociais da saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2586349137227775 (03/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2011
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Curso de Psicologia - Campus de Sobral. Av. Lúcia Sabóia, 215 Centro 62011000 - Sobral, CE - Brasil Telefone: (88) 36131663
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. CAPTURA DE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAUDE EM BASES DE DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTAS: CONSTRUCAO DE CENARIOS COM SOLUCOES EM SAUDE DIGITAL
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo conhecer os Dados Governamentais Abertos (DGA) do governo brasileiro, que viabilizam o diagnóstico da situação dos determinantes sociais da saúde nas esferas municipal, estadual e federal, e construir cenários que contribuam para a implementação de políticas públicas em saúde mental. A proposta insere-se no estágio pós-doutoral da pesquisadora Kelen Gomes Ribeiro, na Fundação Oswaldo Cruz ? FIOCRUZ, e tem como motivação inicial a consideração de que ainda são poucas as referências de estudos voltadas para a utilização de dados governamentais abertos numa perspectiva dos determinantes sociais em saúde. A partir do desenvolvimento de pesquisa nessa campo, com fomento da aproximação entre as áreas da saúde e da tecnologia, entende-se que será possível dar significativa contribuição para a implementação de políticas públicas. Espera-se incrementar a linhas de pesquisa: ?Determinantes sociais, educação e promoção da saúde?, cadastrada no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, pela UFC, e liderada pela pesquisadora proponente do estágio pós-doutoral, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz ? FIOCRUZ Ceará; a linha de pesquisa LARIISSA ? Inteligência de Governança para Tomada de Decisão em Sistemas de Saúde, liderada pelo pesquisador Luiz Odorico Monteiro de Andrade ? FIOCRUZ Ceará, colaborador neste estágio pós-doutoral; e o grupo GISSA- Solução de Governança Inteligente para Sistemas de Saúde, com a finalidade de promover pesquisas que deem continuidade aos estudos, objetos do estágio, devendo, ainda, manter permanente articulação, interação, intercâmbio e trocas de ideias, opiniões, conceitos, debates com os demais grupos e centros de pesquisas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Integrante.
      Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
    2. 2019-Atual. Comunicacao de Mas Noticias no Ensino Medico
      Descrição: Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, coordenado pela profª Kelen Gomes Ribeiro, com financiamento de bolsa de iniciação científica da FUNCAP e período de realização previsto de 2019 a 2020. O objetivo desta proposta é compreender o processo de aprendizagem da comunicação de más notícias a partir da ótica de residentes médicos e de estudantes internos do curso de medicina de uma universidade federal brasileira. Justifica-se a realização do estudo por considerar que ele pode levar a identificação de subsídios que guiarão a formação e a prática dos profissionais de saúde no tocante à comunicação de más notícias. Considera-se que será possível identificar aspectos orientadores para melhorar processos de comunicação nos cuidados em saúde e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento de condutas mais eficazes e humanizadas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Elizalda Maria Gomes Oliveira - Integrante / Maxmiria Batista Holanda - Integrante / Daiana Flávia Oliveira de Souza - Integrante / Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Walker Henrique Almeida Jorge - Integrante.
      Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
    3. 2017-2019. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
      Descrição: Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, coordenado pela profª Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr, com financiamento da FUNCAP e período de realização previsto de 2017 a 2020. O objetivo desta proposta é caracterizar como as intenções de engravidar e os comportamentos das mulheres e de seus parceiros têm sido influenciados pela infecção pelo ZIKV, sejam estas confirmadas ou apenas um risco, assim como pelas recomendações médicas e educação em saúde. A hipótese de trabalho da presente proposta é que: 1) o conhecimento geral sobre a epidemia pelo ZIKV será elevado entre as mulheres em Fortaleza; mas que, 2) o conhecimento específico sobre as recomendações sobre o ZIKV, educação para a saúde e comportamentos para evitar a gravidez e os mosquitos, será baixa. Uma hipótese relacionada é que os conhecimentos sobre o ZIKV podem influenciar as intenções de gravidez, mas que a fertilidade real para as mulheres em nossa amostra será pouco influenciada por estas recomendações. Esta hipótese será testada em uma proposta com dois objetivos específicos: 1) a realização de um estudo de coorte prospectivo observacional de 1.752 mulheres sexualmente ativas em Fortaleza/CE, com idades entre 15-39, que fazem parte da população adscrita a cinco Unidades de Saúde do município que possuem programa de residência em Saúde da Família das regionais de saúde com maior incidência de Chikungunya (I, III e V), infecção tomada como proxy da infecção pelo ZIKV, e acompanhá-las por 18 meses... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Rosa Lívia Freitas de Almeida - Integrante / Ivo Castelo Branco Coelho - Integrante / Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Laura Cunha Rodrigues - Integrante / Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante / Marco Túlio Aguiar Mourão - Integrante.
      Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
    4. 2016-2018. Influencia dos Determinantes Sociais na saude da populacao do bairro Rodolfo Teofilo
      Descrição: O estudo sobre os determinantes sociais da saúde (DSS) atende ao chamado feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a criação da Commission on Social Determinants of Health ? CSDH, em 2005, para promover uma tomada de consciência sobre a importância dos determinantes sociais na situação de saúde de indivíduos e populações e sobre a necessidade do combate às iniquidades em saúde por eles geradas. Esta investigação apresenta-se como importante estudo de caso sobre a influência das condições de vida na saúde dos moradores de uma região que congrega o complexo hospitalar do campus universitário de uma universidade federal do nordeste brasileiro. Temos como objetivo compreender os DSS do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza (CE), nas décadas de 1990 e 2000, à luz do modelo de DSS proposto por Dahlgren e Whitehead (1991). Utilizaremos a técnicas de entrevista e a pesquisa documental para obtenção dos dados. Adotaremos as abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, tendo como embasamento teórico o modelo de DSS citado. A demarcação temporal deu-se a partir da disponibilidade de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por serem as décadas subsequentes à promulgação da Constituição Federal de 1988, que incluiu uma série de direitos sociais como direitos fundamentais. Com este estudo, esperamos favorecer a identificação de pontos que orientem a implementação de políticas públicas cujo direcionamento leve à redução de desigualdades e iniquidades sociais, promovendo melhorias na saúde das pessoas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Silvana Lícia Nogueira Machado - Integrante / Gabriele Menezes Dutra - Integrante / Pedro Cantal Moreira - Integrante.
      Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
    5. 2016-Atual. CAMPO DE PRATICAS PROFISSIONAIS E ACESSO AO CUIDADO NA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA NO CEARA
      Descrição: O complexo quadro epidemiológico do país, que apresenta uma tripla carga de doenças: crônicas não transmissíveis, transmissíveis e causas externas (MENDES, 2010; PAIM et al, 2011 ) atrelado à realidade socioambiental do Ceará, caracterizada por elevados índices de pobreza e pela seca, representam um desafio permanente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF). O Ceará tinha 32,9% da população urbana com renda per capita menor que meio-salário mínimo em 2011 (PNAD, 2011) e, em 2015, 67 dos seus 184 municípios estão em estado de emergência em virtude da escassez de água. Alguns sinais apontam para necessidade de avaliação da ESF no Estado quanto ao acesso e a qualidade do cuidado, na medida em que revelam falhas no processo de atenção: a ocorrência de uma epidemia de sarampo a partir de dezembro de 2013, ainda não controlada, com a ocorrência de 695 casos em 2014 e 107 em 2015; a elevada taxa de incidência de sífilis congênita, que foi de 7,2 por 1.000 nascidos vivos em 2012 sendo a 3a mais elevada entre os Estados da Federação (DATASUS, 2015); e elevada razão de mortalidade materna, que em 2013 foi de 81,3 (COPROM-SESA-CE, 2015), enquanto a do Brasil de 2011 foi de 64,8 por 100.000 nascidos vivos (DATASUS, 2015). Segundo dados do Ministério da Saúde, em fevereiro de 2015 havia 2.275 equipes de saúde da família implantadas no Ceará com a cobertura de 78,8% da população (BRASIL, 2015). Portanto, existe no Estado a potencialidade para organização de um sistema de saúde baseado na APS. No presente projeto de pesquisa aplicada, pretendemos investigar a ESF a partir do campo de práticas da equipe de referência e de cada categoria profissional que a compõe, balizando este conjunto de práticas com a situação social e de saúde da população, e criar participativamente produtos que promova a reflexão entre gestores, profissionais e usuários sobre a ESF, de forma a contribuir para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. Serão realizados: um estudo de bases de dados secundários para traçar o perfil sociodemográfico e de saúde da população dos municípios estudados; um estudo quantitativo para caracterizar o campo de práticas de médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde; grupos focais com profissionais da ESF para investigar o trabalho em equipe e círculos de cultura com usuários com objetivo de refletir sobre práticas da ESF e acesso ao cuidado em saúde. Na sétima etapa da pesquisa serão realizados círculos de cultura com profissionais de saúde e usuários para reflexão sobre os achados da pesquisa e construção de um novo conjunto de práticas para as equipes de saúde da família. Os produtos do projeto serão uma Escala de Avaliação de Práticas em Saúde da Família, um projeto de educação permanente dirigido aos profissionais para ampliação do campo de práticas da ESF, vídeos educativos e material impresso informativo. Este projeto está financiado pela Rede de Pesquisa em Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão em Saúde - Rede PMA... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Coordenador / Alice Maria Correia Pequeno Marinho - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Integrante / Maria de Fátima Antero - Integrante / Antônio Calile Holanda Lavor - Integrante / Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas - Integrante / Sharmênia de Araújo Soares Nuto - Integrante.
      Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
    6. 2011-2015. Os Determinantes Sociais da Saude no Grande Bom Jardim - Fortaleza (CE)
      Descrição: Pesquisa apresentada ao Doutorado em Saúde Coletiva - associação ampla UECE/UFC/UNIFOR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Saúde Coletiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Integrante.
      Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
    7. 2011-2012. Um olhar sobre a saude de gestantes e criancas menores de um ano: descricao de perfil para promocao de vida
      Descrição: Projeto de p esquisa desenvolvido como atividade articulada com o Programa de Extensão Universitária Laboratório de Educação e Colaboração Interprofissional para Promoção da Saúde Materno-Infantil, aprovado pelo MEC através do edital nº 05/2010 - PROEXT/SESu/MEC. Participação como coordenadora do projeto, com inclusão de 18 estudantes de quatro cursos de graduação da UFC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Olivan Queiroz - Integrante / Luisa Cela - Integrante / Karine Teixeira - Integrante.
      Membro: Kelen Gomes Ribeiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (67)
      1. 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Fake News e a Covid-19. 2021. (Congresso).
      2. 1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos - para pacientes. 2021. (Outra).
      3. 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NA MEDICINA. 2021. (Congresso).
      4. 59º COBEM - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. AQUARELA DA SAÚDE: CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO IDOSA NA PANDEMIA DE COVID-19. 2021. (Congresso).
      5. 14º Congresso Internacional da Rede Unida. DISSEMINAÇÃO DE SABERES PRODUZIDOS EM PESQUISAS ACADÊMICAS: A EXPERIÊNCIA DA FIOCRUZ (CE. 2020. (Congresso).
      6. XII Encontro de Experiências Estudantis.ESTUDANTES IMIGRANTES NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS. 2020. (Encontro).
      7. XXVIII Encontro de Extensão.FIGHT LIKE A GIRL. 2020. (Outra).
      8. XXVIII Encontro de Iniciação à Docência.DA TEORIA À PRÁTICA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2020. (Encontro).
      9. XXXVIII Encontro de Iniciação Científica.A QUALIDADE DO SONO E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NO INÍCIO DA VIDA ACADÊMICA. 2020. (Encontro).
      10. 3ª Feira de Soluções para Saúde - Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis.Complexidade e potencialidades da Estratégia Saúde da Família. 2019. (Simpósio).
      11. I Fórum de Bioética do Cremec. 2019. (Outra).
      12. 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família.Cuidados Solidários e Cuidados Clínicos em Saúde Mental. 2018. (Encontro).
      13. I Colóquio de Biopolítica e Aprendizagem.Sofrimento psíquico na vivência acadêmica. 2018. (Outra).
      14. XI Encontro de Experiências Estudantis.Integralidade do cuidado: experiência de usuários de auriculoterapia e acupuntura em comunidade de Fortaleza. 2018. (Encontro).
      15. XXVII Encontro de Extensão da UFC.Atenção à Tríade paciente-família-equipe na UTI: destaque para a humanização em saúde. 2018. (Encontro).
      16. XXVII Encontro de Iniciação à Docência.O interesse pelas práticas integrativas e complementares na graduação em medicina: caminho fortalecido com a iniciação à docência. 2018. (Encontro).
      17. XXXVII Encontro de Iniciação Científica.Experiência Oncológica para mulheres com câncer de mama: repercussão na saúde mental. 2018. (Encontro).
      18. Congresso Internacional Saúde e Sociedade. A resposta da política pública de saúde mental deixou de ser o hospital e a medicalização?. 2017. (Congresso).
      19. Roda de Diálogos em Psicologia e Saúde.A prática do psicólogo hospitalar na assistência, no ensino e na pesquisa: diálogos possíveis. 2017. (Outra).
      20. VI Seminário Internacional em Promoção da Saúde.Promoção da saúde mental e cidadania: desafios e perspectivas no nordeste brasileiro. 2017. (Seminário).
      21. X Encontro de Experiências Estudantis.A importância da Atenção Primária à Saúde para a Educação Médica e para o Sistema de Saúde. 2017. (Encontro).
      22. XXV Encontro de Extensão.IFMSA Brazil e a capacitação sobre primeiros socorros: uma ação em consonância com a demanda da população. 2017. (Encontro).
      23. XXV Encontro de Iniciação à Docênica.Influências de diferentes práticas pedagógicas no processo de aprendizagem dos estudantes da disciplina de saúde comunitária do curso de medicina da UFC. 2017. (Encontro).
      24. XXVI Encontro de Entensão.Inclusão na formação em medicina: atividades voltadas para a saúde das crianças, pessoas com deficiência, idosos e transexuais. 2017. (Encontro).
      25. XXVI Encontro de Iniciação à Docência.Análise do conhecimento de estudantes de medicina acerca da rede assistencial de saúde mental. 2017. (Encontro).
      26. XXXV Encontro de Iniciação Científica.Epidemia de Cesáreas: compreensão dos seus motivos a partir do relato de puérperas. 2017. (Encontro).
      27. 22nd IUHPE World Conferencia on Health Promotion. Determinantes Sociais da Saúde: proposta de adaptação ao modelo de Dahlgren e Whitehead. 2016. (Congresso).
      28. II Encontro de capacitação docente 2016. 2016. (Encontro).
      29. Oficina de REvisão Projeto Pedagógico do curso de medicina da UFC. 2016. (Oficina).
      30. VII Congreso Iberoamericano de investigación cualitativa en salud. Saúde de uma comunidade sob a ótica dos determinantes sociais: estudo de caso numa capital nordestina do Brasil. 2016. (Congresso).
      31. V Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: criminalizaçação, controle e punição.Segurança como determinante social em saúde em regiões periféricas de grandes cidades. 2016. (Seminário).
      32. II Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde. Estratégias de cuidado para as práticas na Atenção Primária à Saúde. 2015. (Congresso).
      33. II Encontro Regional do PROVAB. 2015. (Encontro).
      34. III Congresso Piauiense de Atenção à Saúde. 2015. (Congresso).
      35. III Fórum de Saúde Bucal. 2015. (Outra).
      36. Seminário de Ambientação aos novos servidores. 2015. (Seminário).
      37. V CESCODONTO. 2015. (Outra).
      38. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.POlíticas sociais no Brasil do século XXI: esforços para a superação da desigualdade social. 2015. (Encontro).
      39. 11º Congresso da Rede Unida. Educação em Saúde no cotidiano do SUS: formação para o trabalho. 2014. (Congresso).
      40. 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária.Práxis do psicólogo comunitário no campo da saúde: vivências integradoras, construção da autonomia e defesa da vida. 2014. (Outra).
      41. V Seminário Internacional de Promoção da Saúde.Universidade e Sistema Único de Saúde: promovendo saúde, cuidando de gente. 2014. (Seminário).
      42. 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde. 2013. (Outra).
      43. 8º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. A experiência do Programa de apoio ao discente na UFC em Sobral - CE. 2013. (Congresso).
      44. II Encontro Fortalezense de Psicologia/ VII Seminário de Psicologia e Direitos Humanos. 2013. (Seminário).
      45. V Encontro de Docência no Ensino Superior.Educação em Saúde com o uso das tecnologias da informação e comunicação: conhecimento, criatividade, visão crítica e propositividade (aprovado para apresentação). 2013. (Encontro).
      46. VI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.Para promoção da saúde materno-infantil: consideração da voz e dos sentimentos das mulheres gestantes. 2013. (Encontro).
      47. XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. Educação Permanente e Colaboração Interprofissional: estratégias para melhoria da atençao e desenvolvimento do SUS. 2013. (Congresso).
      48. XVIII Semana Universitária UECE - Encontro de Pesquisadores.Promoção da saúde nos territórios: escuta da mãe e cuidados com a família. 2013. (Encontro).
      49. XXII Encontro de Extensão.Ações extensionistas direcionadas às práticas em saúde: interação entre pessoas, cursos de graduação, serviços e territóriso. 2013. (Encontro).
      50. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Promoção da Saúde Materno-Infantil é desenvolvimento: saberes e práticas para construção da qualidade de vida. 2012. (Congresso).
      51. 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Praticando a Integralidade na Atenção em Saúde: a colaboração interprofissional como estratégia exitosa. 2012. (Congresso).
      52. 3º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Saúde Mental e Atenção Primária em Saúde: um diálogo possível para a desconstrução dos muros antimanicomiais. 2012. (Congresso).
      53. IV Seminário Internacional de Promoção da Saúde.O cuidado em saúde: os agentes comunitários de saúde na perspectiva dos usuários. 2012. (Seminário).
      54. V Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da UFC.Processos de Trabalho num Centro de Saúde da Família: atores, competência e cuidado. 2012. (Encontro).
      55. XXI Encontro de Extensão da Universidade Federal do Ceará.AÇÕES PROMOTORAS EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO LECIS. 2012. (Encontro).
      56. XXXI Encontro de Iniciação Científica.PROCESSOS DE TRABALHO NUM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA: ATORES, COMPETÊNCIA E CUIDADO. 2012. (Encontro).
      57. 16º Encontro Nacional ABRAPSO.Vida e morte no cotidiano de profissionais: reflexões para uma atuação promotora de saúde. 2011. (Encontro).
      58. 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Universidade e Sistema Municipal de Saúde Escola: ampliação das fronteiras para promoção da saúde. 2011. (Congresso).
      59. III Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR.Docentes, discentes e atores do SUS: práticas em saúde no território, cuidados com a vida. 2011. (Encontro).
      60. II Mostra de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde.Ações Promotoras de Saúde no Bairro Pe. Palhano. 2011. (Outra).
      61. VI Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública. 2011. (Congresso).
      62. XI Encontro de Pós-graduação e pesquisa da UNIFOR.Um olhar biocêntrico sobre a saúde: novas expressões e contatos. 2011. (Encontro).
      63. XX Encontro de Extensão da Universidade Federal do Ceará.Grupo de gestantes: uma ação de extensão e de promoção à saúde no município de Sobral-CE. 2011. (Encontro).
      64. 1º Workshop Intrnacional. Gestão do Conhecimento e Inovação em Saúde: experiências Brasil & Canadá.. 2010. (Outra).
      65. XIX Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal do Ceará.A inserção da Psicologia na Estratégia Saúde da Família - ESF em Sobral. 2010. (Encontro).
      66. XXIX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará. 2010. (Encontro).
      67. XXVII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX 2010.Laboratório de Educação e Colaboração Interprofissional em Saúde - LECIS. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. RIBEIRO, KELEN GOMES. Curso de atualização em Saúde Pública. 2017. (Outro).. . 0.
      2. RIBEIRO, KELEN GOMES. Curso de Libras em Saúde. 2017. (Outro).. . 0.
      3. RIBEIRO, KELEN GOMES. Curso de atualização para ACS: atualizações em saúde materno-infantil. 2016. (Outro).. . 0.
      4. XIMENES, V. M. ; RIBEIRO, K. G.. 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. 2014. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Kelen Gomes Ribeiro ⇔ Renata Alves Albuquerque (4.0)
        1. RIBEIRO, K. G.; COELHO, M. O. ; JORGE, M. S. B. ; ALBUQUERQUE, R. A. ; OLIVEIRA, A. ; CAVALCANTE, R. C. B.. A voz do cuidador sobre a promoção da saúde mental na estratégia de saúde da família. Em: Ana Maria Fontenelle Catrib Fátima Luna Pinheiro Landim Patrícia Moreira Costa Collares.. (Org.). Promoção da saúde na diversidade humana e na pluralidade de itinerários terapêuticos. 1ed.Campinas - SP. : Saberes Acadêmica. 2012.v. 1, p. 243-258.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RIBEIRO, K. G.; ALBUQUERQUE, R. A. ; JORGE, M. S. B. ; SILVA, R. M. ; COELHO, M. O. ; CATRIB, A. M. F.. Autonomia como ferramenta do cuidar das gestantes: a visão dos profissionais. Saúde da Mulher: da diversidade do cuidado na atenção básica. 1ed.São Paulo. Em: Raimunda Magalhães da Silva; Luiza Jane Eyre de Souza Vieira; Patrícia Moreira Costa Collares. (Org.). Saúde da Mulher - na diversidade do cuidado na atenção básica. 1ed.São Paulo. : Hucitec Editora. 2011.v. 1, p. 23-36.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. RIBEIRO, K. G.; ANDRADE, L. O. M. ; ALBUQUERQUE, R. A. ; COELHO, M. O. ; VIEIRA, G. M. de S. Doscentes, discentes e atores do SUS: práticas em saúde no território, cuidados com a vida. Em: III Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR, 2011, Fortaleza. III Encontros de Práticas Docentes da UNIFOR, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. RIBEIRO, K. G.; ANDRADE, L. O. M. ; ALBUQUERQUE, R. A. ; COELHO, M. O. ; VIEIRA, G. M. de S. Docentes, discentes e atores do SUS: práticas em saúde no território, cuidados com a vida. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Kelen Gomes Ribeiro ⇔ Marcia Oliveira Coelho Campos (3.0)
        1. RIBEIRO, K. G.; COELHO, M. O. ; JORGE, M. S. B. ; ALBUQUERQUE, R. A. ; OLIVEIRA, A. ; CAVALCANTE, R. C. B.. A voz do cuidador sobre a promoção da saúde mental na estratégia de saúde da família. Em: Ana Maria Fontenelle Catrib Fátima Luna Pinheiro Landim Patrícia Moreira Costa Collares.. (Org.). Promoção da saúde na diversidade humana e na pluralidade de itinerários terapêuticos. 1ed.Campinas - SP. : Saberes Acadêmica. 2012.v. 1, p. 243-258.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RIBEIRO, K. G.; COELHO, M. O. ; JORGE, M. S. B. ; ALBUQUERQUE, R. A. ; ANDRADE, L. O. M. ; NOGUEIRA, E.P.M.. Percepção das mães sobre a promoção da saúde infantil na estratégia saúde da família. Em: Ana Maria Fontenelle Catrib Fátima Luna Pinheiro Landim Patrícia Moreira Costa Collares.. (Org.). Promoção da saúde na diversidade humana e na pluralidade de itinerários terapêuticos. 1ed.Campinas-SP. : Saberes Acadêmica. 2012.v. 1, p. 355-371.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. RIBEIRO, K. G.; ALBUQUERQUE, R. A. ; JORGE, M. S. B. ; SILVA, R. M. ; COELHO, M. O. ; CATRIB, A. M. F.. Autonomia como ferramenta do cuidar das gestantes: a visão dos profissionais. Saúde da Mulher: da diversidade do cuidado na atenção básica. 1ed.São Paulo. Em: Raimunda Magalhães da Silva; Luiza Jane Eyre de Souza Vieira; Patrícia Moreira Costa Collares. (Org.). Saúde da Mulher - na diversidade do cuidado na atenção básica. 1ed.São Paulo. : Hucitec Editora. 2011.v. 1, p. 23-36.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Kelen Gomes Ribeiro ⇔ Vanira Matos Pessoa (1.0)
        1. BARRETO, I. C. H. C. ; PESSOA, V. M. ; MACHADO, M. F. A. S. ; NUTO, S. A. S. ; FREITAS, R. W. J. F. ; RIBEIRO, K. G. ; VIEIRA-MEYER, A. P. G. F. ; ANDRADE, L. O. M.. Complexidade e potencialidade do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil contemporâneo. DIVULGACAO EM SAUDE PARA DEBATE. v. 42, p. 114-129, issn: 2358-2898, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: B2




    Data de processamento: 17/02/2022 16:25:02