Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2011]

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 116

2021

1.   2021-Atual. Amive: uma infraestrutura computacional para identificacao e intervencao autonomas e em tempo real de usuarios com possivel perfil depressivo em rede social online
Descrição: A depressão causa sofrimento clinicamente significativo e/ou prejuízo no funcionamento social do indivíduo. Há consenso na área da saúde que, nesses casos, é preciso oferecer um modelo de atenção amplo, não restrito ao fármaco. Nesse contexto, tem-se buscado criar soluções que possam apoiar o diagnóstico e as intervenções para pessoas com possível perfil depressivo (PPD), analisando o comportamento delas na Internet, mais especificamente em Redes Sociais Online (RSO). As pesquisas atuais adotam análise de texto para tentar identificar pessoas com PPD em RSO. No entanto, PPD podem intencionalmente alterar o texto para gerar um impacto social desejado. Um dos desafios científicos deste projeto é combinar a análise textual das postagens em RSO com sinais fisiológicos e escalas de avaliação psicométrica visando uma identificação de PPD mais precisa. Além da identificação, entende-se que as opções de interação oferecidas em RSO poderiam ser exploradas como canais de intervenção personalizada por uma solução computacional capaz de dialogar com PPD. Assim, este projeto visa, por meio de uma abordagem de pesquisa quali-quanti, investigar uma nova solução em computação para a Internet, que identifique usuários brasileiros com PPD e fornecer e testar clinicamente uma intervenção autônoma, especializada e personalizada via RSO. Essa solução se materializa como uma infraestrutura computacional e pressupõe a construção de um modelo multifatorial para a identificação e um modelo de intervenção que explora além do texto, mídias que fazem sentido em RSO como imagem e música.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Taís Bleicher - Integrante / Jair Borges Barbosa Neto - Integrante / Vânia Paula de Almeida Neris - Coordenador / Helena de Medeiros Caseli - Integrante / Vivian Genaro Motti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Tais Bleicher.
2.   2021-Atual. Identidades, memorias e praticas de cuidados em saude: convivencias ancestrais e os desafios atuais na defesa do direito a saude e da vida em territorios indigenas no sertao do Ceara
Descrição: A garantia do direito à saúde, considerando as particularidades geográficas e étnicas das populações indígenas, foi uma conquista destes povos. Há a presença de comunidades indígenas por todo território nacional e no Ceará, apesar de, convivermos com o mito da não existência desses povos, no Ceará, de forma intensiva. O não reconhecimento da sociedade cearense, bem como de instituições públicas do Estado, impõe desafios diários para a afirmação identitária, bem como para a garantia da implementação da saúde indígena. Dentre as 13 etnias presentes no Estado, objetivamos contribuir para a melhoria do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) dos indígenas da Serra das Matas, que ocupam os municípios de Monsenhor Tabosa, Tamboril e Boa Viagem, nos Sertões dos Inhamuns cearense. O Ceará vive um momento de forte recrudescimento da pandemia da Covid 19, situação que impulsiona os serviços de saúde a priorizar as demandas advindas dessa doença, desassistindo a população para condições crônicas e outras atividades no âmbito da atenção primária a saúde. Os desafios para as comunidades indígenas são relacionados às dificuldades presentes na convivência com o semiárido, no enfrentamento de barreiras de acesso ao SUS, principalmente à atenção secundária e terciária, pela distância desses serviços e pela necessidade de preservar o isolamento social. Através da pesquisa ação, caracterizaremos as condições atuais de saúde, bem como a elaboração de parâmetros para o monitoramento da política de saúde e da promoção de práticas tradicionais de cuidado e cura, advindas de raizeiros, rezadeiras e parteiras presentes no território, contributos importantes para o fortalecimento da medicina tradicional. Evidenciamos que as 5 (cinco) etnias que cultivam esses territórios, estão na área de influência indireta do Projeto Santa Quitéria, que almeja minerar urânio e fosfato, significando, portanto, grave ameaça à saúde desses povos. As ações previstas serão realizadas com a participação de profissionais indígenas da educação, da saúde e assistência social, bem como de jovens indígenas e demais pesquisadores que comporão a equipe de trabalho, além de organizações parceiras. Todas as atividades levarão em consideração o fato do Estado do Ceará estar em processo de lockdown e seguiremos as recomendações das autoridades de saúde dando prioridade aos encontros remotos. As atividades presenciais serão no segundo período do projeto, conforme avaliação das condições existentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Maria das Graças Viana Bezerra - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Flora Viana Elizeu da Silva - Integrante / Marina Tarnowski Fasanello - Integrante / Iara Vanessa Fraga de Santana - Integrante / Yago Barreto Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
3.   2021-Atual. VIGILANCIA POPULAR DA SAUDE, AMBIENTE E TRABALHO: ORGANIZACOES COMUNITARIAS, SERVICOS, SERVICOS PUBLICOS DE SAUDE E INSTITUICOES DE PESQUISA ATUANDO NA DEFESA DA VIDA DE POPULACOES VULNERABILIZADAS POR MEIO DE UM PARTICIPATORIO
Descrição: PROJETO SUBMETIDO AO EDITAL DA FIOCRUZ EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA- ENCOMENDAS ESTRATÉGICAS- CHAMADA 02\2021. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiana Monteiro Fiuza - Coordenador / FERNANDO FERREIRA CARNEIRO - Integrante.
Membro: Tatiana Monteiro Fiuza.

2020

1.   2020-Atual. CAPTURA DE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAUDE EM BASES DE DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTAS: CONSTRUCAO DE CENARIOS COM SOLUCOES EM SAUDE DIGITAL
Descrição: A pesquisa tem como objetivo conhecer os Dados Governamentais Abertos (DGA) do governo brasileiro, que viabilizam o diagnóstico da situação dos determinantes sociais da saúde nas esferas municipal, estadual e federal, e construir cenários que contribuam para a implementação de políticas públicas em saúde mental. A proposta insere-se no estágio pós-doutoral da pesquisadora Kelen Gomes Ribeiro, na Fundação Oswaldo Cruz ? FIOCRUZ, e tem como motivação inicial a consideração de que ainda são poucas as referências de estudos voltadas para a utilização de dados governamentais abertos numa perspectiva dos determinantes sociais em saúde. A partir do desenvolvimento de pesquisa nessa campo, com fomento da aproximação entre as áreas da saúde e da tecnologia, entende-se que será possível dar significativa contribuição para a implementação de políticas públicas. Espera-se incrementar a linhas de pesquisa: ?Determinantes sociais, educação e promoção da saúde?, cadastrada no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, pela UFC, e liderada pela pesquisadora proponente do estágio pós-doutoral, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz ? FIOCRUZ Ceará; a linha de pesquisa LARIISSA ? Inteligência de Governança para Tomada de Decisão em Sistemas de Saúde, liderada pelo pesquisador Luiz Odorico Monteiro de Andrade ? FIOCRUZ Ceará, colaborador neste estágio pós-doutoral; e o grupo GISSA- Solução de Governança Inteligente para Sistemas de Saúde, com a finalidade de promover pesquisas que deem continuidade aos estudos, objetos do estágio, devendo, ainda, manter permanente articulação, interação, intercâmbio e trocas de ideias, opiniões, conceitos, debates com os demais grupos e centros de pesquisas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Integrante.
Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
2.   2020-Atual. Estrategia saude da familia: dialogos, saberes e praticas inovadoras e emancipatorias em respostas as necessidades sociais em saude nos territorios do campo, da floresta e das aguas no Ceara/Brasil.
Descrição: Objetiva-se elaborar propostas participativas de inovação nas práticas da Estratégia Saúde da Família (ESF) para responder às necessidades sociais em saúde em territórios do campo, floresta e águas no Ceará, Brasil. Espera-se, por meio da pesquisa-ação: desenvolver uma Rede/Teia permanente de diálogos de saberes e práticas com as comunidades, movimentos e entidades sociais, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores e constituir um mapeamento de experiências significativas da ESF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Antônio Carlile Holanda Lavor - Integrante / Maria Idalice Silva Barbosa - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Flora Viana Elizeu da Silva - Integrante / ANNA ERIKA FERREIRA LIMA - Integrante / LEANDRO ARAUJO DA COSTA - Integrante / LUIZ RONS CAULA DA SILVA - Integrante / Marina Tarnowski Fasanello - Integrante / Luís Lopes Sombra Neto - Integrante / Francisco Jadson Franco Moreira - Integrante / Alan Raymison Tavares Rabelo - Integrante / Naila Saskia Melo Andrade - Integrante / José Paulo Vicente da Silva - Integrante / Kamila Matos de Albuquerque - Integrante / Morgana Pordeus do Nascimento Forte - Integrante / Eline Mara Tavares Macêdo - Integrante / Maria do Socorro Vieira - Integrante / Suyane de Lima Reis Fernandes - Integrante / Camila Batista Silva Gomes - Integrante / Vera Lucia Alves Mariano - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
3.   2020-Atual. Extensao da implementacao do programa eVoice voltado a saude vocal dos professores
Descrição: Estender a implementação do programa eVoice voltado a saúde vocal dos professores. Edital 79/2020 - PIBIC/CNPQ/UNIFOR.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante / RENATA COELHO FONTELES - Integrante / Jéssica Soares de Oliveira - Integrante / Mariana Rodrigues de Araújo - Integrante / Felipe Ferreira Neri - Integrante / Ana Paula Alves Távora de Oliveira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
4.   2020-Atual. Guia Alimentar para a populacao brasileira e ambiente alimentar: desenvolvimento e avaliacao de um programa de intervencao nutricional para adultos em unidades primarias de saude.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiana Monteiro Fiuza - Integrante / larissa fortunato - Coordenador.
Membro: Tatiana Monteiro Fiuza.
5.   2020-Atual. Implicacoes da COVID-19 no comportamento de individuos que buscam apoio para a cessacao do tabagismo nas redes sociais: um estudo netnografico
Descrição: O objetivo geral do projeto é analisar as implicações da COVID-19 no comportamento de indivíduos que procuram apoio para a cessação do tabagismo em redes sociais. Edital R.Nº 28/2020 - PROBIC/FEQ/UNIFOR 2020.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Silvana Souza Ferreira Pacheco da Cunha - Integrante / Joélia Rodrigues da Silva - Integrante / Tainah Brandão Ribeiro - Integrante / DENISE NUNES OLIVEIRA - Integrante / Juliana Carneiro Melo - Integrante / Sérgio André de Souza Júnior - Integrante / Beatriz Vasconcelos Lima Gomes - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
6.   2020-2020. Monitoramento da saude dos agentes comunitarios de saude e contribuicoes ao processo de trabalho e a formacao profissional dos Agentes Comunitarios de Saude em tempos de COVID-19
Descrição: Os impactos da pandemia provocada pela doença COVID-19 nos Sistemas de Saúde e na vida da população mundial aprofundam as crises econômicas, sociais e políticas nos diferentes continentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, desde o primeiro caso confirmado no mês de dezembro de 2019 na República Popular da China até os dias atuais, há mais de 413 mil casos já confirmados e em torno de 18.500 óbitos provocados pelo novo coronavírus em 196 países (OMS, 2020). A pesquisa tem por objetivo analisar os impactos da pandemia COVID-19 na saúde das trabalhadoras e trabalhadores ACS e suas demandas no que se refere às condições de trabalho e à formação profissional em capitais do país que apresentam elevado número de casos, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e em outras 3 cidades das regiões metropolitanas das referidas capitais. O presente estudo é do tipo quanti-qualitativo. Como cenário da pesquisa definiu-se como cenário do estudo as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro devido a estas se confirmarem como as primeiras cidades brasileiras em que com transmissão comunitária do novo coronavirus, também será incluído o município de Fortaleza. Estas três cidades mencionadas apresentam o maior número de casos confirmados no país atualmente e elevada densidade demográfica, o que se caracteriza como um fator de risco para a transmissão da doença . Neste estudo serão incluídos também os municípios de Guarulhos no estado de São Paulo, devido à alta densidade demográfica (3.834,51 hab/km²); a cidade de São Gonçalo, pela mesma justificativa em relação ao estado do Rio (4.035,90 hab/km²), e também, o município de Maracanaú localizado na região metropolitana do estado do Ceará (1.960,25 hab/km² ). Como produto principal da pesquisa será feito um Painel digital disponibilizado em plataforma virtual com o registro do impacto da pandemia sobre a saúde dos ACS nos municípios estudados. O painel contribuirá para acompanhamento e apoio aos ACS, avaliação sobre a necessidade de reposição da força de trabalho e para a previsão de implantação de medidas e políticas públicas que garantam a proteção e a recuperação da saúde dos ACS. A plataforma será disseminada através do contato com sindicatos de trabalhadores ACS e entidades de usuários e movimentos sociais que compõem os conselhos estaduais e municipais de saúde das localidades estudadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Idalice Silva Barbosa - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Integrante / Mariana Lima Nogueira - Coordenador / Alda Lacerda - Integrante / Angélica Fonseca - Integrante / Cristina Maria Massadar Morel - Integrante / Fábio Falcão Monteiro - Integrante / Letícia Batista da Silva - Integrante / Márcia Cavalcante Raposo Lopes - Integrante / Márcia Valéria Morosini - Integrante / Márcio Candeias Marques - Integrante / Camila Furlanetti Borges - Integrante.
Membro: Maria Idalice Silva Barbosa.
7.   2020-Atual. Monitoramento da saude e contribuicoes ao processo de trabalho e a formacao profissional dos Agentes Comunitarios de Saude em tempos de COVID-19
Descrição: Projeto que como como objetivo: 1) Identificar os principais impactos do avanço do COVID-19 na saúde das trabalhadoras e trabalhadores ACS e propor medidas que contribuam para a proteção e recuperação da saúde destes profissionais do SUS; 2) Identificar o acesso dos ACS aos exames de testagem por COVID-19 em caso de sinais e sintomas de síndrome gripal; 3) Identificar como tem ocorrido o acesso dos ACS aos equipamentos de proteção individual, especificamente máscaras próprias para proteção contra o novo coronavirus, luvas e capotes; 4) Monitorar e acompanhar a saúde dos trabalhadores ACS em tempos de Covid-19; 5) Identificar os principais temas relacionados à pandemia necessários à formação profissional dos ACS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Angelica Fonseca - Integrante / Márcia Valéria Morosini - Integrante / Mariana Lima Nogueira - Integrante / Camila Furlanetti Borges - Integrante / Alda Lacerda - Integrante / Cristina Maria Massadar Morel - Integrante / Fábio Falcão Monteiro - Integrante / Letícia Batista da Silva - Integrante / Márcia Cavalcante Raposo Lopes - Integrante / Márcio Candeias Marques - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
8.   2020-Atual. VALIDACAO DE TECNOLOGIA EHEALTH DE APOIO A CESSACAO DO TABAGISMO
Descrição: O objetivo geral do projeto é validar uma tecnologia (sistema web e mobile integrado a sensores) de apoio ao processo de cessação do tabagismo. Edital79/2020 - Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Silvana Souza Ferreira Pacheco da Cunha - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Tainah Brandão Ribeiro - Integrante / DENISE NUNES OLIVEIRA - Integrante / Maria Regina Teixeira Ferreira Capelo - Integrante / Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso - Integrante / Juliana Carneiro Melo - Integrante / Sérgio André de Souza Júnior - Integrante / Jean Christopher Sabourin - Integrante / Glenda Oliveira Melo - Integrante / Sarah Capelo Barroso Garcia - Integrante / Felipe Maia Balbueno da Silva - Integrante / Beatriz Vasconcelos Lima Gomes - Integrante / Rachel Cassiano de Sousa - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.

2019

1.   2019-Atual. Ampliacao da abrangencia e avaliacao do Programa de Promocao da Saude Vocal amparado por tecnologias eHealth voltado a professores
Descrição: O projeto tem como objetivo ampliar a abrangência e avaliar um programa de promoção da saúde vocal de professores amparado por tecnologias eHealth.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante / ANDRÉA CHAGAS DE ALMEIDA - Integrante / RENATA COELHO FONTELES - Integrante / Jéssica Soares de Oliveira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
2.   2019-Atual. Avaliacao da incapacidade pos-alta em vitimas de acidentes envolvendo motocicletas
Descrição: Analisar através da Classificação Internacional de funcionalidade - CIF na alta, incapacidade de vítimas de acidentes envolvendo motocicleta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador.
Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
3.   2019-Atual. Comunicacao de Mas Noticias no Ensino Medico
Descrição: Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, coordenado pela profª Kelen Gomes Ribeiro, com financiamento de bolsa de iniciação científica da FUNCAP e período de realização previsto de 2019 a 2020. O objetivo desta proposta é compreender o processo de aprendizagem da comunicação de más notícias a partir da ótica de residentes médicos e de estudantes internos do curso de medicina de uma universidade federal brasileira. Justifica-se a realização do estudo por considerar que ele pode levar a identificação de subsídios que guiarão a formação e a prática dos profissionais de saúde no tocante à comunicação de más notícias. Considera-se que será possível identificar aspectos orientadores para melhorar processos de comunicação nos cuidados em saúde e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento de condutas mais eficazes e humanizadas em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Elizalda Maria Gomes Oliveira - Integrante / Maxmiria Batista Holanda - Integrante / Daiana Flávia Oliveira de Souza - Integrante / Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Walker Henrique Almeida Jorge - Integrante.
Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
4.   2019-2020. DESENVOLVIMENTO E VALIDACAO DE TECNOLOGIA EHEALTH DE APOIO A CESSACAO DO TABAGISMO
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver e validar uma tecnologia (sistema web e mobile integrado a sensores) de apoio ao processo de cessação do tabagismo. Edital 49/2019 - Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa (DPDI - UNIFOR). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Lia Maria Brasil de Sousa Barroso - Integrante / Silvana Souza Ferreira Pacheco da Cunha - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Tainah Brandão Ribeiro - Integrante / DENISE NUNES OLIVEIRA - Integrante / Maria Regina Teixeira Ferreira Capelo - Integrante / Fabiana Neiva Veloso Brasileiro - Integrante / Juliana Carneiro Melo - Integrante / Sérgio André de Souza Júnior - Integrante / Jean Christopher Sabourin - Integrante / Glenda Oliveira Melo - Integrante / Sarah Capelo Barroso Garcia - Integrante / Felipe Maia Balbueno da Silva - Integrante / Beatriz Vasconcelos Lima Gomes - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
5.   2019-Atual. INTERPROFISSIONALIDADE NAS ACOES DE PROMOCAO DE SAUDE DO TRABALHADOR NA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE
Descrição: Faz-se necessária a inserção do profissional de saúde nos diversos ambientes de trabalho, atuando na Vigilância em Saúde e Promoção de Saúde do Trabalhador. Levando-se em conta que o trabalhador da área da saúde também está sujeito ao adoecimento relacionado ao trabalho, é relevante conhecer os fatores laborais associados a esse processo e desenvolver ações de intervenção com vistas à promoção de saúde e prevenção de doenças. O presente projeto busca atuar com os trabalhadores de uma unidade de atenção primária à saúde do município de Fortaleza-Ceará, objetivando-se desenvolver ações interprofissionais de promoção de saúde com esse público. Estudo descritivo e longitudinal, de abordagem quantitativa e qualitativa. Visando a caracterização do perfil de saúde desses trabalhadores, serão aplicados, por meio de entrevista semiestruturada, três questionários desenvolvidos pelos pesquisadores e um instrumento de pesquisa validado, o QWLQ-bref. Espera-se que os dados coletados possibilitem ideias que aprimorem a prática interprofissional e o cuidado em saúde do trabalhador na instituição e em seu território. Por fim, compreende-se que o cuidado em saúde dos trabalhadores da saúde possibilita melhorias em suas relações no contexto de trabalho, propiciando, consequentemente, uma maior qualidade do funcionamento do Sistema Único de Saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / Clélia Maria Nolasco Lopes - Integrante / Cinthia M. de Carvalho - Integrante / Maria Luiza R. B. de Carvalho - Integrante / Regina M. V. Teixeira - Integrante / Vânia Maria Araújo - Integrante.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
6.   2019-Atual. Producao de Indicadores para Avaliacao das condicoes de vida das familias e acesso aos servicos de Atencao Primaria em territorios do litoral e do sertao do Ceara e do Rio Grande do Norte
Descrição: Reconhecer os impactos a saúde resultantes do modelo de desenvolvimento neoextrativista, que gera agravos à saúde de famílias rurais, que vivem no sertão e no litoral nordestino é fundamental para avançar nas políticas sociais. Na ESF as ações de vigilância a saúde, de atenção e promoção da saúde permanecem fragmentadas sem a devida interação e leitura da dinâmica do território, considerando a análise das condições de vida de populações vulnerabilizadas, como pescadores (as) artesanais e agricultores (as) familiares. Há limitações de acesso à educação, transporte público, comunicação, saneamento e acesso insuficiente aos serviços de saúde, com presença de conflitos, violências, mortes, acidentes químicos acarretando problemas relacionados ao ambiente-trabalho, que permanecem invisibilizados. A Fiocruz Ceará recebeu a demanda dos Movimentos Populares: Comissão Pastoral dos Pescadores; Movimento de Mulheres Pescadoras, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Cáritas Diocesana de realizar um diagnóstico das condições de vida destas populações. Nesse contexto pergunta-se: Como estão as condições de vida e o acesso aos serviços de saúde das famílias que vivem da pesca artesanal e da agricultura familiar em territórios do sertão e do litoral nordestino? Este projeto aborda as condições de vida e o acesso aos serviços da ESF, de famílias e indivíduos que residem e tem seu modo de vida alicerçado na agricultura familiar e na pesca artesanal, em quatro municípios (Apodi, no Rio Grande do Norte; Fortim e Novo Oriente, no Ceará). Estes apresentam menos de 3% da população com plano de saúde privado, e Novo Oriente, no sertão do Ceará, 99,5% da população depende do SUS. Objetiva-se elaborar indicadores de avaliação das condições de vida das famílias e acesso aos serviços de atenção primária em territórios do litoral e do sertão do Ceará e do Rio Grande do Norte. Pretende-se com esses indicadores qualitativos e quantitativos fomentar a abordagem das populações sertanejas e das águas, pela equipe de saúde da família, com o intuito de contribuir para melhoria na atenção, vigilância e promoção da saúde. Espera-se subsidiar os movimentos populares do campo e das águas na luta por saúde e por outras políticas intersetoriais com vistas a superar as iniquidades em saúde rural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Idalice Silva Barbosa - Integrante / Arruda, CArlos André Moura - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Marina Tarnowski Fasanello - Integrante / Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Integrante / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante.
Membro: Maria Idalice Silva Barbosa.
7.   2019-2020. Programa de Promocao da Saude Vocal Amparado por Tecnologias e-Health: Estudo Avaliativo
Descrição: O objetivo deste estudo consiste em avaliar os efeitos de um programa de promoção da saúde vocal amparado por tecnologias eHealth (?Programa eVoice?). Dentre os objetivos específicos estão: realizar um programa de promoção da saúde vocal com amparo em tecnologias eHealth; comparar as percepções dos participantes sobre a saúde vocal e seus comportamentos em relação à voz, antes e após a realização do programa; avaliar a satisfação dos participantes com o aplicativo VoiceGuard e o curso em EaD Saúde Vocal em Foco; e identificar as contribuições da utilização das ferramentas eHealth para a promoção da saúde vocal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / RENATA COELHO FONTELES - Integrante / Mariana Rodrigues de Araújo - Integrante / Felipe Ferreira Neri - Integrante / Ana Paula Alves Távora de Oliveira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.

2018

1.   2018-Atual. Avaliacao de um programa de promocao da saude vocal de professores amparado por tecnologias eHealth - Edital PIBIC/CNPQ/UNIFOR 2018
Descrição: O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de promoção da saúde vocal de professores amparado por tecnologias eHealth - aplicativo VoiceGuard e curso a Distância Saúde Vocal em Foco. A partir deste trabalho esperam-se, dentre outras contribuições, as seguintes: apresentação do modelo de um programa de promoção da saúde vocal amparado por tecnologias eHealth que poderá ser amplamente utilizado em ambientes onde atuem profissionais da voz; estabelecimento de diretrizes para embasar a realização de programas de promoção de saúde vocal; além da criação e implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento dos distúrbios da voz relacionados ao trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante / ANDRÉA CHAGAS DE ALMEIDA - Integrante / RENATA COELHO FONTELES - Integrante / Jéssica Soares de Oliveira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
2.   2018-2018. Causas e efeitos do absenteismo ao trabalho na perspectiva dos professores universitarios
Descrição: Projeto de mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, tendo como orientadora a Profa. Christina César Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Elizângela Dávila Rocha Vieira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
3.   2018-Atual. Estudo epidemiologico longitudinal sobre a prevalencia e incidencia de sofrimento mental comum numa universidade federal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Taís Bleicher - Integrante / Jair Borges Barbosa Neto - Coordenador / Luciana Nogueira Fioroni - Integrante / Mariana de Almeida Prado Fagá - Integrante / Carolina Zandavalli Steinacker - Integrante / Raiane Silva Sousa - Integrante.
Membro: Tais Bleicher.
4.   2018-Atual. Estudo situacional dos idosos dependentes que residem com suas familias visando a subsidiar uma politica de atencao e de apoio aos cuidadores
Descrição: Realizar um estudo qualitativo sobre a situação dos idosos dependentes que vivem com suas famílias e das pessoas que os cuidam, com o intuito de subsidiar propostas para uma ?Política sobre a Dependência? no Brasil, tendo como subsídios os princípios do Sistema Único de Saúde: a descentralização, a regionalização, a hierarquização e a participação social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / Girliani Silva de Sousa - Integrante / Maria Cecilia de Souza Minayo - Integrante / Ana Elisa Bastos Figueiredo - Integrante / Raimunda Matilde do Nascimento Mangas - Integrante / Telma Freitas da Silva Pereira - Integrante / Stela Nazareth Meneghel - Integrante / Denise Machado Duran Gutierrez - Integrante / Maria do Livramento Fortes Figueiredo - Integrante / Jurilza Maria Barros de Mendonça - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
5.   2018-Atual. Facebook como ferramenta de apoio ao diagnostico participativo em Saude - Edital PROBIC/FEQ 2018
Descrição: Analisar a capacidade de mobilização do Facebook e seu potencial de engajamento social no processo do diagnóstico participativo em saúde, identificando os recursos de governança e a prática da equidade social, por meio dos dados obtidos no Perfil Dendê Participa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / Izautina Vasconcelos De Sousa - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Joélia Rodrigues da Silva - Integrante / DAYSE PAIXÃO E VASCONCELOS - Integrante / OLÍVIA PAULINO PINTO - Integrante / Timoty Joseph Finan - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
6.   2018-Atual. OCARIoT - smart childhood Obesity CARing solution using IoT potential
Descrição: Child obesity is the major pediatric public health concern, affecting around 224 million school-age children in the world. Its prevalence has tripled in many European countries since 1980, increasing in an alarming rate. Childhood obesity already affects more than one in three school-aged children in Brazil, Greece and Spain. The main goal of OCARIoT is to promote the improvement of eating and physical disorders and also the prevention of the obesity onset for children (between 9 and 12 years old). For doing so, OCARIoT will develop an IoT-based personalised coaching solution guiding children to adopt healthy eating and physical activity behaviour. The IoT network will allow observing child activity patterns of daily living, health evolution, physiological & behavioural parameters and environmental data. All this information combined with medical patterns will allows OCARIoT to provide a customised obesity coaching plan while enabling children to remain active and engaged in their well-being and healthy habits management. The proposed solution will be able to empower children (and also educational staff and families) in taking control of their health by collecting real-time information about nutrition and physical activity, and interconnecting doctors and children (including parents and tutors) in order to adapt the individual obesity coaching plan. OCARIoT will demonstrate and validate its results on three specific pilot sites in Spain, Greece and Brazil. The OCARIoT consortium will ensure children?s rights and data privacy, security and confidentiality through an Ethics Board composed by healthcare professionals and children representatives from different EU and Brazil organisations.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Coordenador / Ana Maria Fontenelle Catrib - Integrante / Carlos Antônio Bruno da Silva - Integrante / Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
7.   2018-Atual. Pesquisa Qualitativa no contexto de Saude Coletiva: a associacao entre teoria e pratica.
Descrição: Realizar investigações de cunho qualitativo que se apliquem ao aprofundamento teórico sobre o método científico e a aplicabilidade da investigação qualitativa no âmbito da saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / Luiza Jane Eyre de Sousa Vieira - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Ana Maria Fontenelle Catrib - Integrante / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante / Inaê Evangelista Rodrigues - Integrante / Jéssica Soares de Oliveira - Integrante / Antônio Pedro Costa - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
8.   2018-Atual. Producao de indicadores para avaliacao das condicoes de vida das familias e acesso aos servicos de atencao primaria em territorios do litoral e do sertao do Ceara e do Rio Grande do Norte
Descrição: Reconhecer os impactos a saúde resultantes do modelo de desenvolvimento neoextrativista, que gera agravos à saúde de famílias rurais, que vivem no sertão e no litoral nordestino é fundamental para avançar nas políticas sociais. Na ESF as ações de vigilância a saúde, de atenção e promoção da saúde permanecem fragmentadas sem a devida interação e leitura da dinâmica do território, considerando a análise das condições de vida de populações vulnerabilizadas, como pescadores (as) artesanais e agricultores (as) familiares. Há limitações de acesso à educação, transporte público, comunicação, saneamento e acesso insuficiente aos serviços de saúde, com presença de conflitos, violências, mortes, acidentes químicos acarretando problemas relacionados ao ambiente-trabalho, que permanecem invisibilizados. A Fiocruz Ceará recebeu a demanda dos Movimentos Populares: Comissão Pastoral dos Pescadores; Movimento de Mulheres Pescadoras, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Cáritas Diocesana de realizar um diagnóstico das condições de vida destas populações. Nesse contexto pergunta-se: Como está as condições de vida e o acesso aos serviços de saúde das famílias que vivem da pesca artesanal e da agricultura familiar em territórios do sertão e do litoral nordestino? Este projeto aborda as condições de vida e o acesso aos serviços da ESF, de famílias e indivíduos que residem e tem seu modo de vida alicerçado na agricultura familiar e na pesca artesanal, em quatro municípios (Apodi e Areia Branca, no Rio Grande do Norte; Fortim e Novo Oriente, no Ceará). Estes apresentam menos de 10% da população com plano de saúde privado, e Novo Oriente, no sertão do Ceará, 99,5% da população depende do SUS. Pretende-se produzir indicadores qualitativos e quantitativos para a abordagem das populações sertanejas e das águas, pela equipe de saúde da família, com o intuito de contribuir para melhoria na atenção, vigilância e promoção da saúde. Espera-se subsidiar os movimentos populares do campo e das águas na luta por saúde e por outras políticas intersetoriais com vistas a superar as iniquidades em saúde rural. Nesse sentido, publicizar os conhecimentos produzidos em: um caderno de narrativas populares, um vídeo, um álbum seriado, dois artigos científicos, e dois seminários, organizados, a partir da educação popular em saúde, serão estratégias pedagógicas e didáticas para dialogar com os profissionais de saúde, comunidades e movimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Maria Idalice Silva Barbosa - Integrante / Maria de Fátima Antero Sousa Machado - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Flora Viana Elizeu da Silva - Integrante / Andrezza Graziela Veríssimo Pontes - Integrante / Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas - Integrante / Ana Cássia Ferreira Firmo - Integrante / Magda Moura de Almeida Porto - Integrante / LUIZ RONS CAULA DA SILVA - Integrante / GEISA COSTA OLIVEIRA DE MEDEIROS SANTANA - Integrante / RAFAELA BARROS DE SOUSA - Integrante / Anya Pimental Gomes Fernandes Vieira-Meyer - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Marina Tarnowski Fasanello - Integrante / Carolina Burle de Niemeyer - Integrante / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Luciana Batista Luciano - Integrante / Margareth Borges Coutinho Gallo - Integrante / Helena Paula Guerra - Integrante / Darlan Matheus de Oliveira Martins - Integrante / Ana Caroline Mendes Barbosa - Integrante / Tainá Amora Felix - Integrante / Greyceanne Cecília Dutra Brito - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
9.   2018-Atual. Sofrimento psiquico e universidade: equidade na Atencao Psicossocial, de acordo com as vulnerabilidades especificas.
Descrição: Os estudos sobre sofrimento psíquico de estudantes universitários brasileiros são recentes, concentrando-se, sobretudo, da segunda metade da década de 1980 e ganhando novo impulso, no âmbito federal, a partir da criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil ? PNAES. Entre os trabalhadores das universidades, a maioria dos estudos se concentram na categoria dos professores e, em especial, dos federais. Estudos sobre o sofrimento psíquico específico dos professores de universidades estaduais, municipais, privadas, e dos técnicos de nível superior e médio, além dos terceirizados de limpeza e segurança das universidades são ainda diminutos. Há, entretanto, evidências internacionais e nacionais de que há algo que é da natureza da lógica acadêmica que se relaciona com o sofrimento psíquico. No caso de trabalhadores terceirizados, aponta-se para o despertencimento social destes no contexto acadêmico. Diante do exposto, entende-se que é necessária a existência de uma pesquisa guarda-chuva que auxilie na compreensão dos determinantes psicossociais e educacionais do sofrimento psíquico, dos quadros psicopatológicos e sintomatodologia encontrada em cada um desses grupos descritos. Será realizada a triangulação de métodos quantitativos e qualitativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Taís Bleicher - Coordenador / Diego Mendonça Viana - Integrante / Raiane Silva Sousa - Integrante / Emanuela Pap da Silva - Integrante / Giovanna Maria Duarte - Integrante / Sarah Masetto Rodrigues - Integrante / Israel Roberto de Rienzo - Integrante / Fernando de Jesus Rodrigues - Integrante / Stephane de Paiva Freitas - Integrante / Glauce Alves Rabello - Integrante / Vânia Paula de Almeida Neris - Integrante.
Membro: Tais Bleicher.
10.   2018-Atual. Vitimizacao e Agressividade Masculina no ambito da violencia interpessoal no municipio de Maracanau, Ceara
Descrição: O estudo possui como objetivo geral, investigar as manifestações de comportamento agressivo e processos de vitimização masculina, em diferentes fases do ciclo vital, de modo a subsidiar o debate e ações de prevenção no âmbito do município de Maracanaú, Ceará.Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada no município de Maracanaú no Estado do Ceará, com homem de idade maior que 20 anos, que residam no domicílio pesquisado e que seja o patriarca, sendo a amostra 61 participantes. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por 7 blocos: caracterização sociodemográfica, atos violentos!no no último ano, caracterização do ato ocorrido no último ano, consequências dos atos de violência e saúde da vítima, Antecedentes de violência e contexto familiar, Autoria e Caracterização da autoria no último ano. Os dados foram analisados através de uma análise descritiva. E todos os prefeitos éticos foram respeitados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Samira Valentim Gama Lira de Alencar - Coordenador / Lívia de Andrade Marques - Integrante / Matheus Firmino de Morais - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Samira Valentim Gama Lira de Alencar.

2017

1.   2017-Atual. Analise das praticas de saude do trabalhador na Estrategia Saude da Familia no Ceara
Descrição: A atuação da Estratégia Saúde da Família em relação a saúde do trabalhador e a saúde ambiental ainda é muito incipiente. Nesse contexto faz-se necessário compreender quais as potencialidades, desafios e possibilidades da ESF, atuar considerando os agravos e doenças relacionadas ao trabalho. Este projeto de pesquisa objetiva analisar como as ações de Saúde do Trabalhador podem ser desenvolvidas pelos profissionais da atenção básica a saúde no Ceará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Teixeira, Ana Cláudia de Araújo - Integrante / Regiane Thaís Silva - Integrante / Francisco Roberto de Araújo Nogueira - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
2.   2017-Atual. CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS ACOMPANHADOS PELA FISIOTERAPIADO NUCLEO AMPLIADO DE SAUDE DA FAMILIA DE UMA UNIDADE DE ATENCAO PRIMARIA A SAUDE EM FORTALEZA
Descrição: Tendo em vista a progressiva inversão da pirâmide etária brasileira em seguimento, surge a importância de se estudar a situação de saúde da pessoa idosa. Avaliar a capacidade funcional dos idosos na Atenção Primária é de suma relevância para desenvolver precocemente intervenções voltadas para a faixa etária. Este estudo objetivou avaliar a capacidade funcional dos idosos encaminhados para Fisioterapia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de uma unidade de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza. Para tal realizou-se um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa no período de dezembro de 2018 a março de 2019 na unidade de atenção primária à saúde Aída Santos e Silva, localizada na Secretaria Executiva Regional II na cidade de Fortaleza, Ceará. Para de coleta de dados, foi utilizado um questionário acerca do perfil sóciodemográfico e familiar dos pesquisados e a Short Physical Performance Battery.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / Carine Sousa dos Santos - Integrante.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
3.   2017-2019. Conhecimento dos agentes comunitarios de saude sobre o processo de formacao para atuacao na estrategia saude da familia.
Descrição: Projeto do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, tendo como orientadora a Profa. Christina César Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Inaê Evangelista Rodrigues - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
4.   2017-Atual. Correlacao entre espessura endometrial e padrao de sangramento em usuarias de Implanon
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Sammya Bezerra Maia e Holanda Moura - Coordenador / paulo rocha aguiar neto - Integrante / ana lorena maia moura - Integrante / marcos paulo ildefonso - Integrante. Financiador(es): Universidaden de Fortaleza - Bolsa.
Membro: Sammya Bezerra Maia e Holanda Moura.
5.   2017-2018. Parceria dos Conselhos Tutelares Com Os Servicos da Rede de Protecao no Enfrentamento a Violencia Intrafamiliar Contra Criancas e Adolescentes no Municipio de Cascavel
Descrição: Acredita-se que conhecendo a parceria dos conselheiros tutelares com os serviços da Rede de proteção no enfrentamento à violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes pode-se reorientar as políticas públicas na área desse grupo vulnerável e a prática desses profissionais ao atendimento e acompanhamento da criança, adolescentes e sua família. Assim, o objetivo do estudo conhecer a parceria dos conselhos tutelares com os serviços da Rede de Proteção no enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no município de Cascavel. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizado com os conselheiros tutelares do município de Cascavel, onde será aplicado uma entrevista e as falas serão submetidas a Análise de Conteúdo. Aprovado no Comitê de Ética da Unifor.Objetivo Geral:. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Samira Valentim Gama Lira de Alencar - Coordenador / Andressa Alves dos Santos - Integrante / Allan Bruno Gomes Sales - Integrante. Financiador(es): Fundação Edson Queiroz - Bolsa.
Membro: Samira Valentim Gama Lira de Alencar.
6.   2017-Atual. Saude das populacoes do campo, da floresta e das aguas no Ceara sob a otica dos movimentos populares
Descrição: O projeto visa desenvolver análises da situação de saúde das populações rurais no Ceará, buscando conhecer a visão dos movimentos populares sobre a a saúde e a estratégia de saúde da família nos territórios do campo, da floresta e das águas (PCFA) no Ceará. Tem um eixo que visa levantar indicadores qualitativos de saúde das PCFA considerando o modelo de atenção ESF e as políticas de atenção básica e de equidade, como a política de saúde das PCFA. Nesse sentido me proponho a estudar o tema e contribuir com os movimentos populares na compreensão dessa política de equidade e na construção de elementos que ajudem a dar visibilidade as necessidades de saúde e de cuidados para as PCFA no Ceará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Rafaella Almeida Ribeiro - Integrante / LEANDRO ARAUJO DA COSTA - Integrante / Magda Moura de Almeida Porto - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
7.   2017-Atual. SAUDE OCUPACIONAL NA COMUNIDADE AMARANTINA DO CEARA: ESTRATEGIAS DE CUIDADO NO TERRITORIO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / José Edmilson Silva Gomes - Integrante.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
8.   2017-Atual. Tecnologia de apoio as intervencoes terapeuticas antitabagismo - Edital PIBIC/CNP/UNIFOR 2017
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma tecnologia (aplicativo integrado a sensor) de apoio individualizado no processo de cessação do tabagismo. O desenvolvimento da tecnologia acontecerá por meio de uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com o Laboratório de Inovação e Novos Negócios do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Fundação Edson Queiroz/ Universidade de Fortaleza ? UNIFOR e favorecerá a participação de alunos e professores dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde nesse tipo de atividade voltada ao controle do tabagismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Silvana Souza Ferreira Pacheco da Cunha - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Maria da Penha Uchoa Sales - Integrante / Tainah Brandão Ribeiro - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
9.   2017-2020. Tecnologia M-health como ferramenta de promocao da saude vocal - Chamada UNIVERSAL 01/2016 - Faixa A
Descrição: Esta pesquisa busca analisar os diversos fatores que interferem sobre a saúde vocal dos professores, visando a propor uma tecnologia inovadora para gestão do uso da voz como ferramenta de apoio à promoção da saúde desses profissionais. Acredita-se que a elaboração de um aplicativo denominado VoiceGuard é relevante por possibilitar o monitoramento, o autogerenciamento e o autocuidado com a saúde vocal, constituindo uma ferramenta inovadora, uma vez que o professor será mais autônomo, o que favorecerá a redução dos acometimentos, recorrência das alterações vocais, além da promoção da saúde dessa população. O interesse pelo tema justifica-se por serem muitos os estudos que abordam a saúde vocal do professor, no entanto, o número de professores afastados por problemas vocais é crescente no cenário brasileiro, o que aponta para a necessidade de se proporem estratégias inovadoras que possam ser empregadas para promover o autocuidado e minimizar as alterações vocais desses profissionais. A evolução da tecnologia mostra que os dispositivos móveis (smartphones e tablets) ganham espaço e passam a ser amplamente utilizados pela sociedade. Assim, os aplicativos para esses dispositivos são utilizados pelas pessoas com diversas finalidades, dentre elas, o monitoramento da saúde. Assim, surge a proposta do aplicativo ?VoiceGuard?, um recurso inovador que permitirá aos professores que usam intensivamente a voz monitorar a saúde vocal (inclusive em tempo real), criando uma interface com os usuários e com o ambiente, o qual poderá vir a configurar como uma ferramenta de apoio às estratégias de promoção da saúde vocal. O desenvolvimento da versão 1.0 deste aplicativo ocorrerá em parceria com o Laboratório de Inovação e Novos Negócios, do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), da Fundação Edson Queiroz/ Universidade de Fortaleza ? UNIFOR.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Daniele de Araújo Oliveira Carlos - Integrante / SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA - Integrante / DE VASCONCELOS FILHO, JOSÉ EURICO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
10.   2017-2017. Tecnologia mHealth de incentivo a doacao e apoio a manutencao de estoque de sangue.
Descrição: Projeto do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, tendo como orientadora a Profa. Christina César Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Joélia Rodrigues da Silva - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
11.   2017-Atual. Uso da tecnologia no diagnostico participativo dos problemas que interferem na saude de uma comunidade vulneravel
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal analisar a implementação de uma metodologia para a obtenção de soluções participativas e sustentáveis para os problemas que interferem nas condições de saúde da Comunidade do Dendê com a utilização de uma ferramenta de democracia participativa digital.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Herla Maria Furtado Jorge - Integrante / Izautina Vasconcelos De Sousa - Integrante / SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA - Integrante / Ilana Nogueira Bezerra - Integrante / Timothy Finan - Integrante / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante / DE VASCONCELOS FILHO, JOSÉ EURICO - Integrante / DAYSE PAIXÃO E VASCONCELOS - Integrante / OLÍVIA PAULINO PINTO - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
12.   2017-2019. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
Descrição: Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, coordenado pela profª Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr, com financiamento da FUNCAP e período de realização previsto de 2017 a 2020. O objetivo desta proposta é caracterizar como as intenções de engravidar e os comportamentos das mulheres e de seus parceiros têm sido influenciados pela infecção pelo ZIKV, sejam estas confirmadas ou apenas um risco, assim como pelas recomendações médicas e educação em saúde. A hipótese de trabalho da presente proposta é que: 1) o conhecimento geral sobre a epidemia pelo ZIKV será elevado entre as mulheres em Fortaleza; mas que, 2) o conhecimento específico sobre as recomendações sobre o ZIKV, educação para a saúde e comportamentos para evitar a gravidez e os mosquitos, será baixa. Uma hipótese relacionada é que os conhecimentos sobre o ZIKV podem influenciar as intenções de gravidez, mas que a fertilidade real para as mulheres em nossa amostra será pouco influenciada por estas recomendações. Esta hipótese será testada em uma proposta com dois objetivos específicos: 1) a realização de um estudo de coorte prospectivo observacional de 1.752 mulheres sexualmente ativas em Fortaleza/CE, com idades entre 15-39, que fazem parte da população adscrita a cinco Unidades de Saúde do município que possuem programa de residência em Saúde da Família das regionais de saúde com maior incidência de Chikungunya (I, III e V), infecção tomada como proxy da infecção pelo ZIKV, e acompanhá-las por 18 meses... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Rosa Lívia Freitas de Almeida - Integrante / Ivo Castelo Branco Coelho - Integrante / Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Laura Cunha Rodrigues - Integrante / Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante / Marco Túlio Aguiar Mourão - Integrante.
Membro: Kelen Gomes Ribeiro.

2016

1.   2016-Atual. AVALIACAO DE USUARIOS SOBRE OS ATRIBUTOS DA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE BUCAL NA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA DE SOBRAL, CEARA.
Descrição: A pesquisa possui como objetivo principal avaliar a Atenção à Saúde Bucal em um Centro de Saúde da Família de Sobral-CE, na perspectiva de adultos usuários e como objetivos específicos, classificar as Equipes de Saúde Bucal com base nos atributos da Atenção Primária à Saúde e identificar que atributos da Atenção Primária à Saúde estão relacionados às variáveis sociodemográficas da população adscrita ao território.Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e avaliativa. O campo empírico da pesquisa será município de Sobral, situado na Região Noroeste do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza (capital do estado).A população do estudo será composta por adultos jovens correspondentes a faixa etária de 20 a 39 anos do território do Centro de Saúde da Família do CAIC. Dados consolidados no Sistema de Atenção Básica (SIAB) até dezembro de 2015 mostram que dos 6.360 cadastros gerais para atendimento nesta Unidade de Saúde, 2.932 indivíduos (46,10%) são adultos jovens, justificando assim a escolha deste público-alvo (quase metade dos cadastros gerais) dentro do cenário desta pesquisa. Como critérios de inclusão na pesquisa, foram consideradas ter entre 20 a 39 anos de idade e viver na área abrangida pelo CSF CAIC e com tempo de utilização do serviço avaliado de no mínimo 06 meses, considerado para o estudo como o tempo mínimo para a constituição de vínculo entre a família e a equipe da ESF. O critério de exclusão adotado foi, portanto, a utilização do serviço por um período inferior a 06 meses e que não estivessem de acordo em participar da pesquisa. Considerando o universo amostral 2.932 pacientes adultos jovens (20 a 39 anos) cadastrados e adscritos pelo CSF CAIC através do Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB) justificando assim a escolha amostral de 340 participantes para relevância estatística. Na avaliação dos atributos da Atenção Primária à Saúde, em relação aos serviços odontológicos da Estratégia Saúde da Família, será utilizado Instrumento de Avaliação da Atenção Primária PCATool Brasil ? Versão Usuário adaptado para os serviços de saúde bucal por Fontanive (2011). Este instrumento e proposto pelo Ministério de Saúde como meio de avaliação da qualidade de serviços de saúde de APS (BRASIL, 2010).O banco de dados será construído tanto no software Microsoft Excel®, assim como no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20 para posterior análise estatística descritiva e inferencial. Trata-se de uma pesquisa com base em seres humanos sem conflitos de interesse que não fere os princípios éticos. Todos os participantes dessa pesquisa assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, segundo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2012).Este projeto foi apreciado pela Comissão Científica da Secretaria de Saúde de Sobral e será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) através da Plataforma Brasil. Será mantido o anonimato dos participantes e o sigilo dos dados, conservando-se os princípios éticos referentes à pesquisa em seres humanos, destacando-se a beneficência e a não maleficência, visto que, nessa pesquisa, por tratar-se de uma coleta de dados por meio de entrevista, oferece riscos mínimos aos participantes. Será garantida ainda a autonomia do participante, que terá a liberdade em decidir participar ou não da pesquisa sem nenhum prejuízo (BRASIL, 2012). O pesquisador responsável se compromete na devolutiva dos resultados desta pesquisa ao Sistema de Saúde de Sobral numa forma de contribuir na ciência aos gestores da percepção de usuários sobre a atenção à saúde bucal da Estratégia Saúde da Família diante dos atributos da Atenção Primária à Saúde... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Ramalho de Farias - Integrante / Jacques Antonio Cavalcante Maciel - Coordenador / IUCO CASTRO-SILVA, IGOR - Integrante / NAIARA OLIVEIRA CARVALHO - Integrante.
Membro: Mariana Ramalho de Farias.
2.   2016-Atual. Discinesia e Mioclonia Facial Autossomica Dominante Familiar: relato de um caso raro
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ismênia de Carvalho Brasileiro - Coordenador / Jaquelandia Barros da Silva - Integrante / Marilia Rafaele Cavalcante Pereira da Silva - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário Estacio do Ceará - Bolsa.
Membro: Ismenia de Carvalho Brasileiro.
3.   2016-Atual. Estruturacao e funcionamento das feiras livres do municipio de Fortaleza ? Ceara
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Christiane Pineda Zanella - Coordenador / OLIVEIRA, Virginia Maria Costa - Integrante / Rafaella Maria Monteiro Sampaio - Integrante / Flora Mendes Araujo Lima - Integrante.
Membro: Christiane Pineda Zanella.
4.   2016-2018. Influencia dos Determinantes Sociais na saude da populacao do bairro Rodolfo Teofilo
Descrição: O estudo sobre os determinantes sociais da saúde (DSS) atende ao chamado feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a criação da Commission on Social Determinants of Health ? CSDH, em 2005, para promover uma tomada de consciência sobre a importância dos determinantes sociais na situação de saúde de indivíduos e populações e sobre a necessidade do combate às iniquidades em saúde por eles geradas. Esta investigação apresenta-se como importante estudo de caso sobre a influência das condições de vida na saúde dos moradores de uma região que congrega o complexo hospitalar do campus universitário de uma universidade federal do nordeste brasileiro. Temos como objetivo compreender os DSS do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza (CE), nas décadas de 1990 e 2000, à luz do modelo de DSS proposto por Dahlgren e Whitehead (1991). Utilizaremos a técnicas de entrevista e a pesquisa documental para obtenção dos dados. Adotaremos as abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, tendo como embasamento teórico o modelo de DSS citado. A demarcação temporal deu-se a partir da disponibilidade de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por serem as décadas subsequentes à promulgação da Constituição Federal de 1988, que incluiu uma série de direitos sociais como direitos fundamentais. Com este estudo, esperamos favorecer a identificação de pontos que orientem a implementação de políticas públicas cujo direcionamento leve à redução de desigualdades e iniquidades sociais, promovendo melhorias na saúde das pessoas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Silvana Lícia Nogueira Machado - Integrante / Gabriele Menezes Dutra - Integrante / Pedro Cantal Moreira - Integrante.
Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
5.   2016-2017. M-Health para a promocao da saude da mulher: tecnologia para inovacao nas gestao da saude vocal de professoras - EDITAL 37/2016 - PIBITI/CNPq 2016
Descrição: Projeto de mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, tendo como orientadora a Profa. Christina Cesar Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA - Integrante / Daniele de Araújo Oliveira Carlos - Integrante / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
6.   2016-Atual. Pesquisa-acao no entorno do polo industrial e tecnologico da saude (PITS) no Ceara/Brasil: interfaces entre a comunidade, o territorio e a saude da familia e ambiente.
Descrição: A inserção territorial a atuação da Fiocruz/Ce se dá compreendendo o contexto de vulnerabilidade e objetiva fortalecer a saúde das populações do campo, da floresta, das águas e das zonas urbanas vulneráveis, como também qualificar a Estratégia Saúde da Família (ESF). Para tal foi proposta a estratégia de ?Desenvolvimento de Municípios Laboratórios?, que consiste na realização de ações de cooperação social e de pesquisa articuladas e integradas no âmbito municipal entre os pesquisadores, os representantes das políticas públicas, dos segmentos populares e comunidades com foco no território e no aperfeiçoamento do SUS. Esta iniciativa considera o território, equipe, comunidade e família em inter-relação, exigindo o desenvolvimento de ações amplas de promoção da saúde e de cuidados em saúde com qualidade, humanização, participação social, intersetorialidade e compromisso ético-político. Esta pesquisa está vinculada ao entendimento de Eusébio/CE como município laboratório e objetiva: Reconhecer os elementos promotores da saúde na comunidade por meio de análises das dimensões: social, cultural, histórica, ambiental, sanitária, econômica, educacional e de trabalho da população da região; Abordar o território, os processos de organização comunitária e a interface com ações de saúde ambiente no contexto das comunidades do entorno PITS, com vistas a desenvolver a integração Fiocruz-Comunidade-Serviços de Saúde; Propomos a pesquisa-ação que: [...] é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um 3 problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema, estão envolvidos de modo cooperativo e colaborativo. (THIOLLENT, 2008, p.16). Realizaremos uma análise documental, conversas com informantes chaves, oficinas, grupos focais, círculo de cultura em três etapas: I) aproximação com o território; II) constituição do grupo pesquisador; III) elaboração do plano de ação, sistematização, monitoramento e avaliação da implantação das ações. Pretendemos construir uma integração dos saberes territoriais e tradicionais, o reconhecimento das necessidades de saúde da população e da rede de serviços da ESF/SUS e a promoção da interação destes com esse novo espaço que está sendo produzido pelo PITS, com vistas a gestar novos conhecimentos, saberes e práticas de saúde emancipatórias para os envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Maria das Graças Viana Bezerra - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Severino Ferreira Alexandre - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Regiane Thaís Silva - Integrante / Natalia Martins Bilia - Integrante / LUIZ RONS CAULA DA SILVA - Integrante / Darlan Matheus de Oliveira Martins - Integrante / Isabelle Bernardina da Silva Lopes - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Vanira Matos Pessoa.
7.   2016-2020. REDE PMA - CAMPO DE PRATICAS PROFISSIONAIS E ACESSO AO CUIDADO NA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA NO CEARA
Descrição: O complexo quadro epidemiológico do país, que apresenta uma tripla carga de doenças: crônicas não transmissíveis, transmissíveis e causas externas (MENDES, 2010; PAIM et al, 2011 ) atrelado à realidade socioambiental do Ceará, caracterizada por elevados índices de pobreza e pela seca, representam um desafio permanente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF). O Ceará tinha 32,9% da população urbana com renda per capita menor que meio-salário mínimo em 2011 (PNAD, 2011) e, em 2015, 67 dos seus 184 municípios estão em estado de emergência em virtude da escassez de água. Alguns sinais apontam para necessidade de avaliação da ESF no Estado quanto ao acesso e a qualidade do cuidado, na medida em que revelam falhas no processo de atenção: a ocorrência de uma epidemia de sarampo a partir de dezembro de 2013, ainda não controlada, com a ocorrência de 695 casos em 2014 e 107 em 2015; a elevada taxa de incidência de sífilis congênita, que foi de 7,2 por 1.000 nascidos vivos em 2012 sendo a 3a mais elevada entre os Estados da Federação (DATASUS, 2015); e elevada razão de mortalidade materna, que em 2013 foi de 81,3 (COPROM-SESA-CE, 2015), enquanto a do Brasil de 2011 foi de 64,8 por 100.000 nascidos vivos (DATASUS, 2015). Segundo dados do Ministério da Saúde, em fevereiro de 2015 havia 2.275 equipes de saúde da família implantadas no Ceará com a cobertura de 78,8% da população (BRASIL, 2015). Portanto, existe no Estado a potencialidade para organização de um sistema de saúde baseado na APS. No presente projeto de pesquisa aplicada, pretendemos investigar a ESF a partir do campo de práticas da equipe de referência e de cada categoria profissional que a compõe, balizando este conjunto de práticas com a situação social e de saúde da população, e criar participativamente produtos que promova a reflexão entre gestores, profissionais e usuários sobre a ESF, de forma a contribuir para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. Serão realizados: um estudo de bases de dados secundários para traçar o perfil sociodemográfico e de saúde da população dos municípios estudados; um estudo quantitativo para caracterizar o campo de práticas de médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde; grupos focais com profissionais da ESF para investigar o trabalho em equipe e círculos de cultura com usuários com objetivo de refletir sobre práticas da ESF e acesso ao cuidado em saúde. Na sétima etapa da pesquisa serão realizados círculos de cultura com profissionais de saúde e usuários para reflexão sobre os achados da pesquisa e construção de um novo conjunto de práticas para as equipes de saúde da família. Os produtos do projeto serão uma Escala de Avaliação de Práticas em Saúde da Família, um projeto de educação permanente dirigido aos profissionais para ampliação do campo de práticas da ESF, vídeos educativos e material impresso informativo... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Maria de Fátima Antero Sousa Machado - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Alice Maria Correia Pequeno Marinho - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Coordenador / Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas - Integrante / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer - Integrante / Sharmênia de Araújo Soares Nuto - Integrante / Maria Rosilânia Magalhães - Integrante / Gilberto Santiago Araújo - Integrante / Antônio Marcos Aires Barbosa - Integrante / Rodrigo Carvalho Nogueira - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
Descrição: O complexo quadro epidemiológico do país, que apresenta uma tripla carga de doenças: crônicas não transmissíveis, transmissíveis e causas externas (MENDES, 2010; PAIM et al, 2011 ) atrelado à realidade socioambiental do Ceará, caracterizada por elevados índices de pobreza e pela seca, representam um desafio permanente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF). O Ceará tinha 32,9% da população urbana com renda per capita menor que meio-salário mínimo em 2011 (PNAD, 2011) e, em 2015, 67 dos seus 184 municípios estão em estado de emergência em virtude da escassez de água. Alguns sinais apontam para necessidade de avaliação da ESF no Estado quanto ao acesso e a qualidade do cuidado, na medida em que revelam falhas no processo de atenção: a ocorrência de uma epidemia de sarampo a partir de dezembro de 2013, ainda não controlada, com a ocorrência de 695 casos em 2014 e 107 em 2015; a elevada taxa de incidência de sífilis congênita, que foi de 7,2 por 1.000 nascidos vivos em 2012 sendo a 3a mais elevada entre os Estados da Federação (DATASUS, 2015); e elevada razão de mortalidade materna, que em 2013 foi de 81,3 (COPROM-SESA-CE, 2015), enquanto a do Brasil de 2011 foi de 64,8 por 100.000 nascidos vivos (DATASUS, 2015). Segundo dados do Ministério da Saúde, em fevereiro de 2015 havia 2.275 equipes de saúde da família implantadas no Ceará com a cobertura de 78,8% da população (BRASIL, 2015). Portanto, existe no Estado a potencialidade para organização de um sistema de saúde baseado na APS. No presente projeto de pesquisa aplicada, pretendemos investigar a ESF a partir do campo de práticas da equipe de referência e de cada categoria profissional que a compõe, balizando este conjunto de práticas com a situação social e de saúde da população, e criar participativamente produtos que promova a reflexão entre gestores, profissionais e usuários sobre a ESF, de forma a contribuir para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. Serão realizados: um estudo de bases de dados secundários para traçar o perfil sociodemográfico e de saúde da população dos municípios estudados; um estudo quantitativo para caracterizar o campo de práticas de médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde; grupos focais com profissionais da ESF para investigar o trabalho em equipe e círculos de cultura com usuários com objetivo de refletir sobre práticas da ESF e acesso ao cuidado em saúde. Na sétima etapa da pesquisa serão realizados círculos de cultura com profissionais de saúde e usuários para reflexão sobre os achados da pesquisa e construção de um novo conjunto de práticas para as equipes de saúde da família. Os produtos do projeto serão uma Escala de Avaliação de Práticas em Saúde da Família, um projeto de educação permanente dirigido aos profissionais para ampliação do campo de práticas da ESF, vídeos educativos e material impresso informativo. Este projeto está financiado pela Rede de Pesquisa em Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão em Saúde - Rede PMA... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Coordenador / Alice Maria Correia Pequeno Marinho - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Integrante / Maria de Fátima Antero - Integrante / Antônio Calile Holanda Lavor - Integrante / Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas - Integrante / Sharmênia de Araújo Soares Nuto - Integrante.
Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
8.   2016-Atual. Resultados Perinatais das Gestantes de Alto Risco Atendidas em Ambulatorios de Pratica da UNIFOR
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) . Integrantes: Sammya Bezerra Maia e Holanda Moura - Coordenador / Camila Mota Saraiva - Integrante / Igor Mourao - Integrante / Mariana Aroucha Carneiro - Integrante.
Membro: Sammya Bezerra Maia e Holanda Moura.
9.   2016-2017. Vitimizacao e Agressividade Feminina no Ambito da Violencia Interpessoal na Regiao Metropolitana de Fortaleza
Descrição: Investigar as manifestações de comportamento agressivo e processos de vitimização feminina, em diferentes fases do ciclo vital, de modo a subsidiar o debate e ações de prevenção no âmbito da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada com mulheres com idade de 20 anos ou mais que sejam a matriarca da família e aceitem em participar. A coleta será nos domicílios e será aplicado um questionário que posteriormente terá análise descritiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Samira Valentim Gama Lira de Alencar - Coordenador / Luiza Jane Eyre de Souza Vieira - Integrante / Geisy Lanne Muniz Luna - Integrante / Ana Luiza E Vasconcelos Freitas - Integrante / Tamires Feitosa de Lima - Integrante / TAYNÁ MARQUES DOMINGUES - Integrante. Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Auxílio financeiro.
Membro: Samira Valentim Gama Lira de Alencar.

2015

1.   2015-Atual. "M-HEALTH" PARA PROMOCAO DA SAUDE DA MULHER
Descrição: Este projeto tem por objetivo promover a saúde da mulher por meio da concepção e aplicação de tecnologias m-Health e ampliar a expertise nesta ferramenta nos grupos de pesquisa, instituições de saúde, participantes da pesquisa e população. O projeto esta composto de quatro subprojetos denominados: Desenvolvimento e avaliação de uma tecnologia m-Health para empoderamento das gestantes com sífilis na convocação e tratamento da rede de parceiros sexuais; Inovação tecnológica para melhoria da qualidade da assistência pré-natal; Plataforma mobile para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e prevenção e enfrentamento da violência sexual contra a mulher; Tecnologia inovadora de promoção da saúde vocal das professoras... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - Coordenador / Luiza Jane Eyre de Souza Vieira - Integrante / Jose Eurico Vasconcelos Filho - Integrante.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
2.   2015-2016. A Politica de Saude Mental de CAPS AD de Municipio do Sertao Central do Ceara: Representacoes Sociais sobre as praticas terapeuticas medica e psicologica
Descrição: O presente projeto de pesquisa parte do contexto das políticas de Saúde Mental no Brasil e do processo de Reforma Psiquiátrica no Ceará, especialmente a partir da introdução de diretrizes sobre álcool e drogas, e busca conhecer as representações sociais sobre as terapêuticas, médica e psicológica, entre usuários do serviço Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ? CAPS AD ? do município de Quixeramobim. Tem como objetivo primário conhecer as representações sociais dos usuários do CAPS AD de Quixeramobim sobre os tratamentos médico e psicológico para os casos de uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, o qual se utilizarádo método de entrevistas orais semi-estruturadas, bem como faremos uma análise dos prontuários dos usuários.O projeto busca se aproximar do entendimento do usuário do CAPS AD sobre os tratamentos médico e psicológico oferecidos pelo serviço.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Taís Bleicher - Coordenador / Sulyanne da Silva Ferreira - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário Católica de Quixadá - Outra.
Membro: Tais Bleicher.
3.   2015-Atual. M-Health para a promocao da saude da mulher - EDITAL PRONEX 02/2015 - PRONEX/FUNCAP/CNPQ
Descrição: Este projeto tem por objetivo promover a saúde da mulher por meio da concepção e aplicação de tecnologias m-Health e ampliar a expertise nesta ferramenta nos grupos de pesquisa, instituições de saúde, participantes da pesquisa e população. O projeto esta composto de quatro subprojetos denominados: Desenvolvimento e avaliação de uma tecnologia m-Health para empoderamento das gestantes com sífilis na convocação e tratamento da rede de parceiros sexuais; Inovação tecnológica para melhoria da qualidade da assistência pré-natal; Plataforma mobile para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e prevenção e enfrentamento da violência sexual contra a mulher; Tecnologia inovadora de promoção da saúde vocal das professoras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Integrante / Raimunda Magalhães da Silva - Coordenador / Maria Alix Leite Araújo - Integrante / Patricia Moreira Collares - Integrante / Luiza Jane Eyre de Sousa Vieira - Integrante / Juliana Guimarães e Silva - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
4.   2015-2016. Parceria dos Conselhos Tutelares Com Os Servicos da Rede de Protecao no Enfrentamento a Violencia Intrafamiliar Contra Criancas e Adolescentes no Municipio de Fortaleza
Descrição: Acredita-se que conhecendo a parceria dos conselheiros tutelares com os serviços da Rede de proteção no enfrentamento à violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes pode-se reorientar as políticas públicas na área desse grupo vulnerável e a prática desses profissionais ao atendimento e acompanhamento da criança, adolescentes e sua família. Assim, o objetivo do estudo é conhecer a parceria dos conselhos tutelares com os serviços da Rede de Proteção no enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no município de Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizado com os conselheiros tutelares do município de Fortaleza, onde será aplicado uma entrevista e as falas serão submetidas a Análise de Conteúdo. Aprovado no Comitê de Ética da Unifor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Samira Valentim Gama Lira de Alencar - Coordenador / Amanda Câmara Nunes - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Samira Valentim Gama Lira de Alencar.
5.   2015-2017. Percepcao dos tabagistas sobre intervencoes complementares associadas ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo
Descrição: Projeto de mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, tendo como orientadora a Profa. Christina Cesar Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Silvana Souza Ferreira Pacheco da Cunha - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
6.   2015-2016. Perfil das Enunciacoes Jornalisticas Acerca de Criancas e Adolescentes em Situacao de Violencia Sexual
Descrição: A mídia através da qualidade de suas matérias pode, além de apresentar casos, apontar possíveis encaminhamentos, quando se refere aos acontecimentos que envolvem a rede de atendimento à criança e ao adolescente em situação de violência sexual. Assim, o objetivo do estudo é analisar o perfil das enunciações jornalísticas publicadas em um meio de comunicação do Estado do Ceará acerca de crianças e adolescentes em situação de violência sexual. Estudo descritivo de caráter documental que será realizado em um dos principais meios de comunicação do Estado do Ceará, onde extrairemos publicações acerca de violências sexuais contra crianças e adolescentes referentes ao ano de 2014 e 2015. Serão excluídas as campanhas publicitárias, bem como notícias abstrusas, informações repetidas, idade de adolescentes não preconizados pelo ECA, reportagens com informações incompletas sobre crianças e adolescentes em situação de violência sexual no intuito de minimizar possíveis vieses de análise e interpretação. A coleta terá um roteiro abordando: período de publicação, tipo de reportagem, natureza da violência, divulgação dos meios de denúncia, sexo, grupo vulnerável, se a vítima era próxima do agressor, se apresenta sequelas do ato violento, se a vítima foi exposta a reportagem, e sobre os dados do agressor e se ele foi punido e encaminhamento na rede de apoio e proteção. E posteriormente será realizada uma análise descritiva das reportagens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Samira Valentim Gama Lira de Alencar - Coordenador / Vanessa Cavalcante Pereira - Integrante.
Membro: Samira Valentim Gama Lira de Alencar.
7.   2015-2017. Processo de Trabalho dos Tecnicos em Saude na perspectiva dos saberes, praticas e competencias
Descrição: O projeto se insere no contexto de discussão de um novo sistema de regulação educacional e profissional em saúde, com o olhar voltado especialmente para os trabalhadores técnicos de saúde. Configura-se como um estudo qualitativo com foco na Estratégia Saúde da Família abrangendo diferentes trabalhadores: auxiliares/técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e técnicos em saúde bucal. Incorporamos também os técnicos de vigilância em saúde por entender a importância da sua participação no processo de territorialização da atenção e do cuidado em saúde. Do ponto de vista conceitual, trabalha-se com as noções de ?trabalho em equipe? e de "saberes profissionais" para buscar apreender a dinâmica do trabalho, as relações e interações entre saberes e práticas desses diversos profissionais... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Marise Nogueira Ramos - Coordenador / Andre Malhão - Integrante / Julio Lima - Integrante / Angelica Fonseca - Integrante / Raquel Barbosa Moratori - Integrante / Márcia Valéria Morosini - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
8.   2015-2017. Tecnologia inovadora de apoio individualizado na gestao do uso da voz
Descrição: Projeto de mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, tendo como orientadora a Profa. Christina Cesar Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA - Integrante / Daniele de Araújo Oliveira Carlos - Integrante / Thiago Diniz Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.

2014

1.   2014-2016. ANALISE DA EFETIVIDADE DA INICIATIVA MAIS MEDICOS NA REALIZACAO DO DIREITO UNIVERSAL A SAUDE E NA CONSOLIDACAO DAS REDES DE SERVICOS DE SAUDE
Descrição: Apresenta-se proposta de pesquisa quali-quatitativa com o objetivo de analisar a efetividade da iniciativa Mais Médicos na realização do direito universal à saúde, por meio da melhoria do acesso da população às redes assistenciais, da organização dos fluxos de demanda, da estruturação da oferta e da consolidação das Redes de Serviços de Saúde. O alvo do estudo é o conjunto dos 1.632 municípios brasileiros com 20% ou mais da população vivendo em extrema pobreza, prioritários para o MM. Será realizada a (1) análise espacial da distribuição de médicos incorporados pelo MM ao SUS nestes municípios a cada seis meses durante três anos. A análise considera: perfil dos profissionais integrados; percentual de municípios atendidos em relação à demanda; distribuição dos médicos segundo parâmetros previstos na portaria; tempo de permanência do médico no município de alocação; existência de rotatividade. A efetividade da iniciativa será analisada a partir da (2) evolução da oferta, utilização e da variedade de serviços de atenção básica à saúde prestados à população, incluindo programas estratégicos priorizados pelo Ministério da Saúde, coletados no SIAB e o (3) progresso de alguns indicadores de internações e mortalidade por condições sensíveis à atenção primária, obtidos no SIH e no SIM para a população residente nos municípios alvo inscrito e atendidos pelo programa MM. A analise será diferenciada por faixa etária e grupos de doenças. O (4) custo efetividade do programa será analisado considerando os custos médicos diretos das hospitalizações evitadas. A pesquisa envolve também (5) estudo de casos em 32 municípios inscritos que receberam médicos na 1ª etapa, selecionados por partilha proporcional ao número de municípios inscritos e atendidos por região e UF. Um dos objetivos é avaliar, in loco, as condições de infraestrutura de trabalho, cotejando as informações sobre estrutura registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde com a observação local, verificando também a adesão municipal ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde. A (6) análise da estrutura normativa bem como a (7) análise da mídia escrita complementam o projeto. A pesquisa prevê a análise de dados secundários na linha de base, aos 12, 24 e 36 meses de seguimento, além de coleta de dados primários no Estudo de Casos longitudinal, com visitas em campo aos 12, 24 e 36 meses. A pesquisa adota abordagem de avaliação focada na utilização, gerando relatórios parciais para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores, com vistas ao aperfeiçoamento desta intervenção pública em tempo real... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Leonor Pacheco - Coordenador.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
2.   2014-2016. Desenvolvimento e validacao de uma tecnologia mHealth de apoio a gestao do uso da voz
Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, tendo como responsável a Profa. Christina Cesar Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Thiago de Oliveira Magalhães - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA - Integrante / Daniele de Araújo Oliveira Carlos - Integrante / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante / Thiago Diniz Ferreira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
3.   2014-2016. Saberes e Praticas dos Conselheiros Tutelares no Enfrentamento a Violencia Intrafamiliar Contra Criancas e Adolescentes no Municipio de Aquiraz
Descrição: Fatores pessoais, familiares e escolares influenciam na ocorrência da violência intrafamiliar (Chen; Astor, 2011), reforçando-se que a maior parte dos casos ocorre no ambiente domiciliar (Brasil, 2006a; Waterston, 2007). Quando se identifica uma criança sofrendo violência em casa é quase certo que outras pessoas de sua família também sofram (Brasil, 2010) o que compromete a estrutura e dinâmica familiar.O estudo possui o objetivo de conhecer os saberes e as práticas dos conselheiros tutelares no enfrentamento à violência intrafamiliar contra a crianças e adolescentes no município de Aquiraz. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com cinco conselheiros tutelares do município de Aquiraz, onde foi aplicada uma entrevista sobre os saberes e práticas no enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. A falas foram submetidas a análise de conteúdo e a pesquisa foi aprovada com parecer n.456.783.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Samira Valentim Gama Lira de Alencar - Coordenador / Renata Moura de Queiroz - Integrante / Tamires Feitosa de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação Edson Queiroz - Bolsa.
Membro: Samira Valentim Gama Lira de Alencar.
4.   2014-2016. Tecnologia mHealth para a promocao da saude vocal
Descrição: Projeto do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, sob responsabilidade da Profa. Christina Cesar Praça Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Daniele de Araújo Oliveira Carlos - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.

2013

1.   2013-2016. A PROMOCAO DA SAUDE NA ESCOLA E SUA RELACAO COM O USO DE DROGAS PELOS ESTUDANTES
Descrição: O uso de substâncias psicoativas é preocupação em saúde pública e tem referências a contatos iniciais com bebidas alcoólicas e com outras drogas em idades compatíveis com escolaridade de nível fundamental, já antes das séries finais. A escola aparece cada vez mais como contexto da experimentação e dos primeiros eventos relacionados ao uso de substâncias. O fato das redes de ensino, na atualidade, terem atingido ampla cobertura em termos de matrículas e das escolas reunirem crianças e adolescentes num mesmo espaço físico, facilmente alcançável, tem interessado tanto os mercados produtores e distribuidores de bebidas alcoólicas e de outras drogas, quanto as iniciativas de prevenção. A influência do contexto escolar é multifacetada e passa por um complexo de estímulos e condições reunidos no que se conhece como promoção de saúde na escola. O engajamento das escolas e seu alinhamento com as diretrizes de políticas de promoção de saúde no ambiente escolar podem ter repercussão sobre os comportamentos relacionados a substâncias, ainda que não se trate de ações diretamente relacionadas a este tema. Objetivo Geral: Estudar a relação entre o engajamento das escolas em práticas de promoção de saúde e a ocorrência de uso de drogas por escolares de 12 a 17 anos dos municípios de Sapiranga/RS e Lajeado/RS. Objetivos Específicos - Descrever o engajamento das escolas em atividades de promoção de saúde. - Descrever o uso na vida e nos últimos 12 meses de substâncias psicoativas em escolares. - Medir a associação entre o engajamento das escolas nas atividades de promoção de saúde e uso na vida e uso nos últimos 12 meses de substâncias psicoativas entre escolares destes municípios. Este estudo prevê o desenvolvimento de um instrumento para avaliação do grau de engajamento das escolas na promoção de saúde, a ser validado pelo método Delphi e aplicado a 54 escolas de onde foram coletados dados relativos ao contato dos escolares de séries finais do ensino fundamental e do ensino médio com álcool e outras drogas, em dois municípios de médio porte, do interior do RS. O escore obtido no preenchimento do instrumento, que será composto de 60 questões dicotômicas do tipo sim/não, será tomado como exposição de interesse e o relato de uso de qualquer das substâncias pesquisadas nos últimos 12 meses como desfecho. Serão considerados fatores de confusão as variáveis associadas tanto à exposição quanto ao desfecho em p0,10 e os dados serão submetidos a análise multivariada por regressão de Poisson robusta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / Ana Maria Fontenelle Catrib - Integrante / Jarlideire Soares Freitas - Integrante / Rogério Lessa Horta - Integrante / Raquel Oliveira Pinto - Integrante / Marcos Pascoal Pattussi - Integrante / Alexandre Dido Balbinot - Integrante / Vanessa Andina Teixeira - Integrante.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
2.   2013-2014. ANALISE DAS POLITICAS PUBLICAS EM INTERFACE COM A POLITICA NACIONAL DE SAUDE INTEGRAL DAS POPULACOES DO CAMPO E DA FLORESTA (PNSIPCF)
Descrição: Trata-se de um estudo que objetivou identificar as interfaces da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF) com algumas políticas intra e intersetoriais das áreas da saúde, desenvolvimento social e meio ambiente, especificamente, destacando as suas potencialidades e limitações. Este exercício analítico nasce de uma demanda do Comitê Gestor do Observatório de Implantação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta, composto pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa DAGEP/MS em conjunto com o Grupo da Terra (constituído por diversas representações, dentre elas do governo, movimentos sociais, universidades e sociedade civil), e Fiocruz, no sentido de identificar as interfaces de políticas e ações intra e intersetoriais do Estado com a PNSIPCF. Ante o objeto expresso neste projeto, optou-se pela Pesquisa Documental (PD) como estratégia metodológica para o alcance dos objetivos propostos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Coordenador.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
3.   2013-2018. EMPODERAMENTO E AUTOCUIDADO DE PACIENTES EM CONDICOES CRONICAS ATENDIDOS NA ATENCAO PRIMARIA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA-CE
Descrição: As pessoas com doenças crônicas vêm se tornando cada vez mais numerosas em decorrência do envelhecimento da população brasileira e, conseqüentemente, vêm representando uma expressiva e crescente demanda aos serviços de saúde em busca de cuidados. Assim, este estudo tem por objetivo compreender a organização da atenção ao paciente crônico nos Centros de Saúde da Família de Fortaleza sobretudo o desenvolvimento de relações pró-activas entre equipes de Saúde e pacientes. O estudo se sustenta no referencial teórico dos seis pilares do Chronic Care Model e nas diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kilma Wanderley Lopes Gomes - Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva - Integrante / PATRICIA DA SILVA TADDEO - Integrante / ANDREA CAPRARA - Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Kilma Wanderley Lopes Gomes.
4.   2013-Atual. Epidemiologia das doencas e agravos nao transmissiveis
Descrição: Projeto que visa estudar fatores determinantes e condicionantes da morbidade e mortalidade pelas doenças e agravos não transmissíveis, incluindo condições crônicas, acidentes e violência. Aborda diferentes técnicas e abordagens metodológicas, no intuito de contribuir com a promoção de saúde dos grupos vulneráveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador / Francisco Antonio da Cruz Mendonça - Integrante.
Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
5.   2013-2017. Pesquisa avaliativa da implantacao da politica nacional de saude integral para as populacoes do campo, da floresta e das aguas (pnsipcf) em distintos cenarios do Brasil.
Descrição: A proposta da Implantação do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral para as Populações do Campo e da Floresta(PNSIPCF) se insere na perspectiva da estruturação de uma Rede de Ecologia de Saberes, envolvendo intelectuais engajados especialistas na temática, os pesquisadores populares dos movimentos sociais do campo e da floresta, bem como os gestores do SUS para auxiliarem na análise da situação das políticas de saúde no campo e na floresta e contribuir para o planejamento das ações que visem implanta-la definitivamente no Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa, parte integrante dessa implantação, visa a avaliar a implantação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF) em distintos cenários do Brasil. Objetiva, ainda, identificar a existência de componentes da PNSIPCF nas políticas e ações intra e intersetoriais das áreas da saúde e meio ambiente; analisar a estruturação dos Comitês de Equidade em alguns estados do Brasil; identificar e construir novos indicadores (qualitativos e quantitativos) e mapas com temas relacionados a implementação da PNSIPCF; e, analisar o processo de implantação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador Rural (CEREST Rural) em distintos cenários brasileiros. Trata-se de uma pesquisa com componentes qualitativos e quantitativos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Coordenador.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
6.   2013-2014. Plano Alfa Nutri
Descrição: capacitação de agentes comunitários de saúde, integrantes NASF e alunos de educação de jovens e adultos numa perspectiva de cuidado integral, aliando profissionais e integrantes da comunidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christiane Pineda Zanella - Integrante / SAMPAIO, H.A.C (Helena Alves Carvalho Sampaio - Coordenador.
Membro: Christiane Pineda Zanella.
7.   2013-2018. Projeto de Pesquisa: Observatorio da Politica de Saude Integral para as Populacoes do Campo e da Floresta - Teia de Ecologia de Saberes e Praticas
Descrição: Avaliar e contribuir para implantação das Políticas de Saúde para as Populações do Campo e da Floresta (PSPCF) por meio de uma rede de ecologia de saberes envolvendo intelectuais engajados, pesquisadores populares dos movimentos sociais do campo e da floresta e os gestores do SUS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Coordenador.
Membro: Vanira Matos Pessoa.

2012

1.   2012-2015. Bandagem elastica funcional na distensao cronica e condromalacia patelar em bailarinas do jazz dance: estudos de casos
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido com a participação de bailarinas do jazz dance para avaliar os benefícios da bandagem elástica funcional em lesões do joelho. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Rachel Vasques - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.
2.   2012-2013. Correlacao clinica e termografica do ponto gatilho miofascial nos musculos da cintura escapular de academicos de fisioterapia.
Descrição: Pesquisa de Conclusão de Curso. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Maria Augusta Araujo Mota - Integrante / Mayara Tabosa Nobre - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.
3.   2012-2015. Determinantes da mortalidade e incapacidade por acidentes envolvendo motocicletas
Descrição: Estudo de coorte que objetiva estudar possiveis determinantes da mortalidade e incapacidade por acientes envolvendo motocicletas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / ROSA LIVIA FREITAS DE ALMEIDA - Integrante / SANDRA MARIA MELO SOUSA - Integrante / ANTONIA REJÂNIA ÁVILA - Integrante.
Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
4.   2012-2015. Empoderamento de comunidades no controle da dengue: Uma analise de Ecosaude e uma abordagem integrada em Fortaleza, Brasil
Descrição: Projeto cujo objetivo será o de estimular uma parceria entre as comunidades e os diversos setores de serviços do Município de Fortaleza ( educação, urbanização, endemias, etc.), com foco no desenvolvimento de atividades conjuntas que estimulem ações sustentáveis de controle da dengue e de gestão ambiental que poderão eliminar 100% de pupas nos agrupamentos de intervenção, por meio de remoção dos recipientes pequenos e descartados, limpeza de áreas de quintal, bem como a cobertura dos recipientes de água de maiores dimensões. Eliminar 100% de pupas nos agrupamentos de intervenção, por meio de remoção dos recipientes pequenos e descartados, limpeza de áreas de quintal, bem como a cobertura dos recipientes de água grand. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Edilmar Carvalho de Lima - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador / JOSÉ WELLINGTON DE OLIVEIRA LIMA - Integrante / Marcelo Gurgel Carlos da Silva - Integrante.
Membro: Edilmar Carvalho de Lima.
5.   2012-2014. Estado funcional de idosos residentes em unidade de longa permanencia
Descrição: Trata-se de um estudo que tem por finalidade analisar os estados de funcionalidade de idosos abrigados em uma Instituição de Longa Permanência do estado do Ceará. As escalas utilizadas para estudo serão a Medida de Independencia Funcional e Modificada de Barthel. Os dados serão confrontados à luz da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A projeto é apoiado pelo com bolsa financiada pelo CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ismênia de Carvalho Brasileiro - Coordenador.
Membro: Ismenia de Carvalho Brasileiro.
6.   2012-2014. MODELO SESI DE SAUDE E SEGURANCA NO TRABALHO: implantacao de um sistema integrado de informacoes como consultoria
Descrição: OBJETIVO Implementar um programa de saúde e segurança no trabalho do SESI, no modelo de consultoria, envolvendo à participação de trabalhadores, empresários e técnicos/profissionais do SESI e empresa parceira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / Lindomagno Pessoa Leite - Coordenador / Tânia Maria Santos Saraiva - Integrante / Miquéias da Silva Torres - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
7.   2012-2013. Prevalencia de dor musculo esqueletica e percepcao de habitos posturais entre medicos cirurgioes
Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Jaqueline Pereira Lopes - Integrante / Fabiola Cavalcante - Integrante / Emmanuelly Macedo - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.
8.   2012-2013. Qualidade de vida no trabalho e percepcao de habitos posturais de operadores de caixa de supermercados
Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Mikele Araujo Carneiro - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.

2011

1.   2011-2014. Avaliaca retropesctiva do tratamento neoadjuvante com quimioterapia realizado em pacientes com diagnostico de adenocarcinoma de reto localmente avancado no instituto nacional de cancer (INCA)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Virgínia Costa Lima Verde Leal - Coordenador / Fernando Meton de Alencar Camara Vieira - Integrante.
Membro: Virginia Costa Lima Verde Leal.
2.   2011-2014. Avaliacao das estrategias governamentais municipais no enfrentamento da exploracao sexual de criancas e adolescentes em cinco capitais das macro regioes brasileiras
Descrição: Avaliação da exploração sexual de crianças e adolescentes em cinco capitais brasileiras (Fortaleza, Rio de Janeiro, Campo Grande, Porto Alegre, Belem) a partir da aplicação de um conjunto já validado de indicadores e do aprofundamento da contextualização sócio-cultural da atuação dos diferentes atores governamentais municipais. Os objetivos específicos são analisar a atuação da gestão municipal em cinco capitais no que concerne a: 1. promoção de relações familiares e comunitárias protetoras e prevenção da exploração sexual; 2. atenção a crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual e aos seus familiares; 3. garantia dos direitos das crianças e adolescentes que sofrem exploração sexual; 4. qualificação de registros e notificação da exploração sexual contra criança e adolescente; 5. articulação junto a demais esferas de gestão e judiciário para responsabilização dos autores de exploração sexual de crianças e adolescentes e, 6. a efetiva disponibilidade e qualidade dos dados quanto à acessibilidade, à utilidade e à clareza dos indicadores empregados para a análise avaliativa das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes..... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samira Valentim Gama Lira de Alencar - Integrante / Luiza Jane Eyre de Souza Vieira - Integrante / Aline de Sousa Pereira - Integrante / Deborah Pedrosa Moreira - Integrante / Suely Ferreira Deslandes - Integrante / Corina Helena Mendes - Coordenador / Daniel Souza Campos - Integrante / Rosana Morgado - Integrante / Joana Garcia - Integrante / Marta Julia Marques Lopes - Integrante / Ludmila Fontenelle Cavalcante - Integrante / Sueli Maria Nogueira - Integrante / Angela Oliva - Integrante.
Membro: Samira Valentim Gama Lira de Alencar.
3.   2011-2013. Avaliacao dos politraumatizados atendidos no hospital de referencia da regiao norte do estado do Ceara: um estudo longitudinal
Descrição: Descrição: A cada dia no mundo morrem cerca de 16 mil pessoas vítimas de causas externas, que incluem os acidentes e a violência, representando 12% da carga de morbidade mundial, sendo considerada a terceira causa mais importante de mortalidade geral e a primeira causa nas quatro primeiras décadas de vida (OMS, 2009). Em conseqüência deste aumento considerável de lesão e morte, o setor saúde necessita de maior organização e investimento para atender a esta demanda (MINAYO, 2005). O grande fluxo de pacientes politraumatizados atendidos e a dinamicidade da rotina nos serviços de saúde requer atuação eficaz e eficiente do profissional de saúde. A pesquisa em questão objetiva caracterizar aspectos clínicos, epidemiológicos e assistenciais de vítimas de politraumatismo admitidos em unidade de emergência de um hospital de referência. Trata-se de um estudo de caráter epidemiológico, transversal, descritivo e analítico, tendo como período de realização os meses de Janeiro a Dezembro de 2011 e campo de pesquisa a Santa Casa de Misericórdia de Sobral- CE. A população a ser estudada será referente à região norte do estado do Ceará e deverá ser usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos na unidade de atendimento de emergência com politraumatismo da referida instituição, maiores de idade. Serão excluídos da pesquisa indivíduos com transtornos mentais, inconscientes desacompanhados de um responsável. A coleta de dados será realizada através de instrumentos fechados que serão aplicados no primeiro atendimento e ao longo de todo o período de permanência, até a alta hospitalar concedida pelo referido sistema de serviço de saúde. Para análise dos dados utilizar-se-ão os softwares estatísticos EpiInfo for Windows, versão 3.5.1. O projeto será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral seguindo as normas da Resolução do CNS 196/96 referente à pesquisa com seres humanos. Como análise percebe-se que é relevante para o serviço de saúde e sua. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Isabelle Gama - Integrante / Michelle Alves Vasconcelos - Coordenador / Abigail de Paulo Andrade - Integrante / Kelly Leite Maia de Messias - Integrante. Financiador(es): SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL - Auxílio financeiro.
Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
4.   2011-2016. AVALIACAO E GESTAO DE TECNOLOGIA INFORMACIONAL PARA O ATENDIMENTO A GESTANTE NA REDE DE ATENCAO BASICA EM SAUDE
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar uma tecnologia em saúde no formato de suporte informacional para subsidiar a assistência no pré-natal realizado na rede de atenção básica em saúde de Fortaleza e Redenção, no Ceará. Será uma pesquisa que se apoiará na abordagem qualitativa, realizada com gestores, profissionais de saúde e gestantes atendidas nas unidades básicas da Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Assistência a Saúde Família de Redenção e na regional VI de Fortaleza. Os dados serão coletados por meio de entrevistas, captação de juízes para validação da tecnologia construída e um grupo focal com as gestantes para fortalecer a análise desta tecnologia. As entrevistas com as gestantes no terceiro trimestre de gravidez versarão sobre as dúvidas relacionadas a gestação e abordagem profissional. Na fase de validação serão questionadas sobre as dúvidas que não foram contempladas na tecnologia. Com os profissionais e gestores serão colhidos dados sobre o uso, execução e avaliação dos modelos assistências no pré-natal e no serviço de saúde, importância de inovação tecnológica no serviço de pré-natal, e sugestões para a elaboração do novo modelo de suporte informacional para melhoria da assistência. Com esses resultados será elaborada a tecnologia informativa com a colaboração do Grupo de Mídia Interativa (G 1000) de publicidade da UNIFOR a qual será apresentada na forma de mídia com imagens animadas e associadas às expressões técnicas e culturais, e impressa em cartilha ilustrada. Esse material será validado por profissionais, gestores e gestantes para conferir a coerência, estética e adequação do conteúdo que poderá ser aplicado na consulta e em outro atendimento do pré-natal. Os dados das entrevistas serão organizados em narrativas as quais nos darão uma visão ampla das necessidades de informação para as gestantes, assim como mostrará a realidade dos serviços onde essas mulheres são atendidas. Com os dados das narrativas organizaremos a tecnologia que será distrib. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - Coordenador / Fátima Luna Pinheiro Landim - Integrante / Isabella Lima Barbosa - Integrante.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
5.   2011-2014. Comportamento Epidemiologico da Violencia em Fortaleza: Um Enfoque para Pre-adolescente e Adolescentes em Situacao de Risco
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Coordenador / Marinila Calderaro Munguba Macedo - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
6.   2011-2014. Educacao permanente em saude no Ceara: uma avaliacao a partir do processo de trabalho dos profissionais estrategia saude da familia
Descrição: Este estudo apresenta como objetivo avaliar a educação permanente ofertada pelas escolas de saúde do SUS no Ceará sob a ótica dos Profissionais de Saúde da Família a partir do seu processo de trabalho. Trata-se de um estudo avaliativo com foco nas abordagens qualitativa/quantitativa, a ser realizado no estado do Ceará junto às Escolas de Saúde do SUS, bem como aos egressos dessas escolas, ou seja, os profissionais das Equipes de Saúde da Família.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Idalice Silva Barbosa - Coordenador / Maria de Fátima Antero Sousa Machado - Integrante / armem Cemires Cavalcante Costa - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Integrante.
Membro: Maria Idalice Silva Barbosa.
7.   2011-Atual. Ensaio com cortinas impregnadas com deltametrina no controle do Aedes aegypti na cidade de Fortaleza
Descrição: Trata-se de um estudo experimental randomizado e controlado, cuja unidade de observação será um agregado de domicílios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ronaldo Pinheiro Gonçalves - Coordenador / José Wellington de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Ronaldo Pinheiro Goncalves.
8.   2011-2016. ESTILO DE VIDA DE ESTUDANTES DE SAUDE DE UMA INSTITUICAO DE ENSINO SUPERIOR
Descrição: O estilo de vida da população de jovens adultos tem sido tema de muitos estudos. O ritmo de vida da sociedade contemporânea, o consumismo e a mídia convidam para uma omissa e curiosa relação de prazer e riscos entre os jovens e o uso de álcool, fumo, as refeições ?práticas? dos fast foods, dentre outras, tornando a corriqueira vulnerabilidade às doenças cardiovasculares. Trata-se portanto de um estudo cujos objetivos são: analisar o estilo de vida de estudantes adultos jovens da área de saúde em uma instituição de ensino superior em uma capital do nordeste brasileiro; descrever as características sócio-demográficas dos estudantes adultos jovens da área de saúde do Centro Universitário em questão; caracterizar o ?estilo de vida fantástico? desses jovens; e classificar o nível de atividade física dessa população. O estudo foi aprovado pelo CEP da ESTÁCIO DO CEARÁ, e a coleta será iniciada em agosto de 2013.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ismênia de Carvalho Brasileiro - Coordenador / Olivar Soares Filho - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Ismenia de Carvalho Brasileiro.
9.   2011-2013. Estrategias de Prevencao de Acidentes: Estudo sobre a ecologia dos acidentes em criancas e adolescentes na SCMS
Descrição: Descrição: De acordo com estudos realizados pela Secretaria de Saúde de Fortaleza (SESA) em 2000, em um grupo de crianças e adolescentes, os acidentes e as violências têm importante valor, considerando-se as mortes por estas causas representam em média 20% do total de óbitos anuais por causas externas em Fortaleza, Ceará, Brasil. Apontando como primeira causa de morte em crianças a partir dos cinco anos de idade e nas duas fases da adolescência. Conforme o estudo realizado por Vieira (2005) os motivos mais comuns encontrados em 10 crianças na faixa etária de 06 a 10 anos internadas no hospital da rede pública do município de Fortaleza, foram quedas, lesões traumáticas e atropelamentos. Essa diversidade tem estreita relação com a sua ecologia, ou seja, quedas de cavalo, de árvores, bicicletas, de brinquedos (escorregador) e estão retratando o cotidiano e os papéis ocupacionais das crianças na zona rural, urbana, e o jeito próprio de brincar de cada uma. O termo ecologia significa a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, as interações entre os seres vivos e o ambiente. Diante dessa problemática que inquieta a equipe de saúde, as famílias, os cuidadores e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, esse estudo busca compreender a ecologia dos acidentes não intencionais em crianças e adolescentes na Santa Casa de Misericórdia, no município de Sobral, Ceará, tendo como período de realização os meses de Janeiro a Dezembro de 2011.Propondo-se a responder as inquietações tais como: quem serão essas crianças e adolescentes vitimizados desses acidentes? Quais os motivos mais comuns? Quais os mecanismos de enfrentamento após o evento do trauma? Qual(is) as ações educativas poderiam ser implementadas com essa clientela para evitar casos recorrentes? Para o alcance dos objetivos o caminho metodológico será delineado através da abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória conforme Leopardi (2002). Os sujeitos do estudo serão crianças e adolescentes, de amb. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador / REGINA CÉLIA CARVALHO SILVA - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Michelle Alves Vasconcelos - Integrante / Késia Marques Moraes - Integrante / Ana Cléa Veras Camurça Vieira - Integrante. Financiador(es): SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL - Auxílio financeiro.
Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
10.   2011-2014. INOVACAO DA ASSISTENCIA PRE-NATAL A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA CENTRADA NA USUARIA
Descrição: OBJETIVO: Analisar as etapas do desenvolvimento e aplicação de uma tecnologia para gestantes e profissionais da saúde, que provisione informações multimídia, contextualizadas, e acessíveis (cultural e tecnologicamente) com vista a qualidade e a organização do serviço na rede de atenção básica em saúde. MÉTODO: Para a criação da tecnologia em foco, inicialmente entrevistou-se 16 enfermeiras do pré-natal e 04 gestores da Estratégia Saúde da Família, bem como 27 gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde distribuídas em diferentes bairros da cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Essa fase fundamentou-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa utilizando as narrativas, para subsidiar a criação de um aplicativo Android, este permite uma visão ampla das demandas, bem como uma sequência finita e cronológica acerca do pré-natal e das necessidades informacionais das gestantes. Por fim, avaliou-se a incorporação preliminar desse aplicativo no serviço de pré-natal com 11 gestantes. RESULTADO: Durante a pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia, foram percorridos procedimentos de análise no intuito de identificar e certificar sua facilidade de aplicação por profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que se atestou provisionar às gestantes informações contextualizadas acerca do corpo gravídico e dos cuidados na condução do pré-natal por meio de multimídias acessíveis e para diferentes plataformas. CONCLUSÃO: Admite-se o potencial desta tecnologia no favorecimento de um maior conhecimento e gerência do corpo gravídico pela mulher, com pretensões de melhoria das condições de vida e saúde dos binômios mãe e filho. Mantém-se a consciência de que este produto tecnológico necessita ser submetido à extensiva validação para ser transferido para os serviços de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Coordenador / RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - Integrante / Jose Eurico Vasconcelos Filho - Integrante.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
11.   2011-Atual. INTERNATIONAL RESEARCH CONSORTIUM ON DENGUE RISK ASSESSMENT, MANAGEMENT AND SURVEILLANCE
Descrição: Trata-se de um consórcio IDAMS (15 Instituições de diversos Países), com pacotes de trabalho para a pesquisa clínica, laboratorial, vigilância e mapeamento de risco. Tudo sobre o tema geral de "alerta precoce" em caso de dengue. Trata-se de uma pesquisa clínica (estudo de coorte de casos de dengue, com o objetivo de descrever as definições de caso e sinais de alerta). O projeto é coordenado pelo Prof Thomas Janisch de Heidelberg, e que envolve entre outros OMS, Oxford, Liverpool Tropical Medicine School etc) . Trata-se de um projeto de 60 meses na sua globalidade. O pacote de trabalho clínico visa juntar grupos de pesquisa em Asia e América Latina para o recrutamento de pacientes com suspeita de dengue nos primeiros três dias da doença - principalmente a nível ambulatorial (Outpatient Department OPD), e segui-los diariamente, até a resolução da sua doença. Os objetivos principais sao: Identificar fatores que diferenciam entre dengue e doença não-dengue; Identificar fatores, entre os pacientes infectados com dengue, que possam prever a progressão mais grave da doença (por exemplo, a internação hospitalar ou a ocorrência de complicações hospitalares).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Souza Benevides - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador / Kilma Wanderley Lopes Gomes - Integrante / Jose Wellington de Oliveira Lima - Integrante. Financiador(es): European Research Area (CityNet) - European Union - Auxílio financeiro.
Membro: Bruno Souza Benevides.
12.   2011-2013. Modelo SESI de prevencao de disturbios osteomusculares na industria de confeccao de vestuario em Fortaleza/Ce
Descrição: Objetivo: Analisar a efetividade do modelo Sesi na prevenção de distúrbios osteomusculares de membros superiores em costureiras, a partir do registro dos níveis de ações musculares em postos de trabalhos adaptados conforme exigências de norma de ergonomia (NR-17) e avaliação funcional em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Moreira Costa Collares - Integrante / Lindomagno Pessoa Leite - Coordenador / Tânia Maria Santos Saraiva - Integrante / Miquéias da Silva Torres - Integrante.
Membro: Patricia Moreira Costa Collares.
13.   2011-2015. O Vinculo na Estrategia Saude da Familia do Sistema Unico de Saude do Brasil
Descrição: Este trabalho objetivou compreender o vínculo no espaço da atenção primária em saúde (APS) efetivada no Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), tendo a complexidade como base epistemológica. A natureza do fenômeno exigiu um esforço reflexivo transdisciplinar em que constructos teóricos oriundos de diversos campos de saber, tais como psicologia, etologia, sociologia, antropologia, neurologia e estudos acerca da cognição humana confluíram fazendo emergir uma teia de conhecimentos e saberes na qual o vínculo se expressa em três níveis distintos e articulados: consigo, com o outro (alteridade) e com a sociedade (natureza/ambiente). A partir da visão complexa a ESF foi o contexto no qual adentramos para compreender os desdobramentos do vínculo interrelacionado às formas do cuidado, próprias da atenção primária em saúde. O caminho metodológico adotado tem inspiração na Sociopoética que reconhece, por princípio, o corpo como fonte de saber e legitima saberes oriundos da vivência e das práticas. Por meio do uso de dispositivos específicos, a sociopoética convida, reconhece e compromete os sujeitos da pesquisa como corresponsáveis pela produção do conhecimento promovendo um diálogo transdisciplinar pela fertilização mútua entre arte e ciência. O trabalho de campo não se apresenta como fonte empírica geradora de dados, mas como um Portal ao qual adentramos para, juntos com os profissionais da saúde, compreendermos o vínculo entrelaçado aos circuitos que compõe a ESF como sistema. O diálogo transdisciplinar foi o centro vivo da produção do conhecimento em que a arte e a imaginação se somaram à racionalidade cognitiva, dando vida e pertinência aos saberes produzidos. O vínculo apresentou-se como saber silenciado, ainda que vivido diariamente, formando um circuito mobilizador de ações e decisões, atuando como regulador das condutas. O vínculo toca o delicado circuito que tece a autonomia e a responsabilização, revelando que se inclui, dentre as tarefas dos profissionais na ESF, o posicionar-se frente aos variados graus de autonomia que as pessoas constroem ao longo de suas vidas para efetivar a longitudinalidade do cuidado. Tal posicionamento possui implicação direta com o nível de vinculação que ambos, profissionais e usuários, têm consigo próprio. Outro desdobramento do vínculo está na regulação de condutas éticas que interligam saber, afetividade e poder, relacionado ao nível de vinculação dos sujeitos com a sociedade, mobilizando tanto nossa capacidade de excluir o outro, dissociando vínculo e afetividade, gerando favoritismos e abuso de poder, como também, nossa capacidade de inclusão do outro, pela compreensão empática e altruísta, que entrelaça universalidade e equidade, efetivando a integralidade do cuidado humanizado em saúde. A humanização dos serviços de saúde está implicada na dialógica entre os três níveis de vinculação. A capacidade de vinculação consigo tem grande potencial de retroalimentar o circuito, mas não se desenvolve de forma espontânea numa sociedade em que o egocentrismo e o individualismo destituem nossa humanidade pela negação do outro. Compreender, mediante um percurso reflexivo-vivencial, os vínculos que nos interligam uns aos outros se mostrou um caminho para rever valores, revelando possibilidades de aperfeiçoamento das práticas em saúde, na medida em que as condutas éticas adquirem enraizamento afetivo pela religação de si com a humanidade de todos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Idalice Silva Barbosa - Coordenador / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Integrante.
Membro: Maria Idalice Silva Barbosa.
14.   2011-2015. Os Determinantes Sociais da Saude no Grande Bom Jardim - Fortaleza (CE)
Descrição: Pesquisa apresentada ao Doutorado em Saúde Coletiva - associação ampla UECE/UFC/UNIFOR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Saúde Coletiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Integrante.
Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
15.   2011-2015. Prematuridade e muito baixo peso ao nascer: avaliacao das praticas alimentares e cuidados maternos, pos-alta hospitalar, Nordeste do Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Angela Cardoso Andrade Timóteo da Silva - Coordenador / Marcia Maria Tavares Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Angela Cardoso Andrade Timoteo da Silva.
16.   2011-2012. Um olhar sobre a saude de gestantes e criancas menores de um ano: descricao de perfil para promocao de vida
Descrição: Projeto de p esquisa desenvolvido como atividade articulada com o Programa de Extensão Universitária Laboratório de Educação e Colaboração Interprofissional para Promoção da Saúde Materno-Infantil, aprovado pelo MEC através do edital nº 05/2010 - PROEXT/SESu/MEC. Participação como coordenadora do projeto, com inclusão de 18 estudantes de quatro cursos de graduação da UFC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kelen Gomes Ribeiro - Coordenador / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Olivan Queiroz - Integrante / Luisa Cela - Integrante / Karine Teixeira - Integrante.
Membro: Kelen Gomes Ribeiro.
17.   2011-2015. UTILIZACAO E PERFIL DE ASSISTENCIA OFERTADA AS CRIANCAS ACOMPANHADAS NOS AMBULATORIOS DE SEGUIMENTO DE RECEM NASCIDOS ORIUNDOS DE UNIDADES NEONATAIS DE ALTO RISCO NO MUNICIPIO DE FORTALEZA-CEARA
Descrição: Pesquisa de Doutorado envolvendo professores e pesquisadores da UFC e alunos do Doutorado em Saúde Coletiva da UFC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Alvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Nádia Girão - Integrante / Keyla Márcia Menezes Souza - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.

2010

1.   2010-2012. A ATENCAO CLINICA NA PRODUCAO DO CUIDADO AOS USUARIOS DE CRACK ?ASSISTENCIA A SAUDE E REDES SOCIAIS DE APOIO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Alves Albuquerque - Coordenador / Maria Salete Bessa Jorge - Integrante / Paulo Henrique Dias Quinderé - Integrante.
Membro: Renata Alves Albuquerque.
2.   2010-Atual. A IDENTIFICACAO DO LINFONODO SENTINELA NA MAMA HUMANA - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O MARCADOR RADIOATIVO TECNECIO - 99 E UM MARCADOR AUTOLOGO DERIVADO DO SANGUE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Karine Bessa Porto Pinheiro Vasques - Integrante / PAULO HENRIQUE DIÓGENES VASQUES - Coordenador / LUIZ GONZAGA PORTO PINHEIRO - Integrante. Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.
Membro: Karine Bessa Porto Pinheiro Vasques.
3.   2010-2011. A Influencia da Midia Televisiva no Comportamento Alimentar
Descrição: Compreender a partir da análise de propagandas televisivas de alimentos hiper-calóricos o impacto no comportamento alimentar de crianças e adolescentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Angela Cardoso Andrade Timóteo da Silva - Coordenador / Rochelle Sobral de Assis - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Angela Cardoso Andrade Timoteo da Silva.
4.   2010-2011. Avaliar a estruturacao das Redes de Atencao a Saude da Secretaria Executiva Regional VI a partir da atencao basica e das condicoes cronicas, considerando a saude do idoso.
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido como atividade do PET Saúde UNIFOR.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Ramalho de Farias - Coordenador / Lucianna Leite Pequeno - Integrante / Silezia Franklin de Souza - Integrante / Magda Moura de Almeida - Integrante / Maria Albertina Rocha Diógenes - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.
Membro: Mariana Ramalho de Farias.
5.   2010-Atual. BANCO DE CRIOCONSERVACAO DE TECIDO E CELULAS HUMANAS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Karine Bessa Porto Pinheiro Vasques - Integrante / LUIZ GONZAGA PORTO PINHEIRO - Integrante / João Marcos de Meneses e Silva - Coordenador. Financiador(es): Grupo de Educação e Estudos Oncológicos - Auxílio financeiro.
Membro: Karine Bessa Porto Pinheiro Vasques.
6.   2010-2011. Desenvolvimento de Conceitos e Instrumentos Facilitadores da Insercoes de Acoes de Saude do Trabalhador na Atencao Basica-Estrategia de saude da Familia-no SUS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Elizabeth Costa Dias - Coordenador / Thaís Lacerda e Silva - Integrante / Jandira Maciel da Silva - Integrante / Luisa da Mata Machado Fernandes - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
7.   2010-2010. Dismorfia Muscular: uma realidade oculta e emergente na pratica clinica do Nutricionista
Descrição: Detectar comportamentos de risco para o transtorno dismórfico corporal (muscular).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Angela Cardoso Andrade Timóteo da Silva - Coordenador / Igor Parra Pessoa - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Angela Cardoso Andrade Timoteo da Silva.
8.   2010-2011. Educacao permanente em saude no Ceara: uma avaliacao a partir do processo de trabalho dos profissionais da estrategia saude da familia
Descrição: Este estudo apresenta como objetivo avaliar a educação permanente ofertada pelas escolas de saúde do SUS no Ceará sob a ótica dos Profissionais de Saúde da Família a partir do seu processo de trabalho. Trata-se de um estudo avaliativo com foco nas abordagens qualitativa/quantitativa, a ser realizado no estado do Ceará junto às Escolas de Saúde do SUS, bem como aos egressos dessas escolas, ou seja, os profissionais das Equipes de Saúde da Família.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Maria de Fátima Antero Sousa Machado - Coordenador / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Carmem Cemires Cavalcante Costa - Integrante / Cristiana Rocha Façanha - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
9.   2010-Atual. Estudo Multicentrico: Pesquisa Eco-Bio-Social sobre Dengue e Doenca de Chagas na America Latina e no Caribe
Descrição: A dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é um problema emergente de saúde pública na América Latina, Caribe, Ásia e recentemente na região do Mediterrâneo Ocidental. Na ausência de uma vacina, a prevenção primária de dengue e suas formas graves permanecem dependentes de medidas de controle de vetores, tais como a eliminação de habitats de larvas ou de mosquitos adultos. Numerosas abordagens "top-down" para controle de vetores não foram capazes de alcançar uma redução sustentável da densidade do vetor, ou de prevenir a transmissão da dengue. A contribuição relativa dos mosquitos e seres humanos (ou ambos) para a dispersão do vírus da dengue é mal compreendida. A mudança contínua da população humana, da população do vetor e do vírus, juntamente com mudanças ambientais, apresentam um desafio contínuo para o controle. Esta variação está associada com a dinâmica de transmissão, produzindo silenciosas epidemias de infecção de dengue assim como ostensivos surtos da doença. Existem lacunas na compreensão de como a transmissão e a dinâmica da doença variam de acordo com fatores ecológicos, biológicos e sociais. Nestas circunstâncias, a alocação de escassos recursos não pode sustentar as atividades de controle convencional da dengue. Portanto para a prevenção e controle da dengue são necessários, com urgencia, novos conhecimentos sobre os ecossistemas específicos, sobre as dinâmicas de transmissão e sobre a possibilidade de realizar programas intersetoriais de gestão do ecossistema. Esses conhecimentos irão desempenhar uma função crucial na definição das intervenções relevantes a nivel local, com a perspectiva de conseguir um controle sustentável das populações do vetor. O objetivo deste estudo é explorar os aspectos ambientais, biológicos e sociais ("eco-bio-social") que podem ter contribuído ao desenvolvimento de aumentadas populaçoes do mosquito da dengue, em particular nos ecossistemas latino-americanos, assim como identificar intervenções relev. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno Souza Benevides - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador. Financiador(es): International Development Research Centre - IDRC - Canadá - Auxílio financeiro.
Membro: Bruno Souza Benevides.
10.   2010-2011. Fisioterapia no pos-operatorio de cirurgia traumatologica em buco maxilo facial.
Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Marina Araujo Sobral - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.
11.   2010-2013. Intervencao em Saude do Trabalhador e Saude Ambiental em municipios com projetos agro industriais de impacto ambiental
Descrição: ista que os condicionantes do processo saúde-doença estão vinculados à forma como a sociedade organiza o processo de produção e consumo, os quais vão delinear as condições gerais de vida trabalho, moradia, educação, ambiente, lazer, etc. Com base nisto é que se constrói recentemente o paradigma da Promoção da Saúde, com base na criação de ambientes favoráveis à saúde, no fomento às políticas públicas, na re-orientação dos serviços de saúde e no reforço à participação comunitária. Por outro lado, compreende-se que os processos de desenvolvimento econômico têm gerado profundas transformações ambientais, culturais e sociais, as quais muitas vezes impactam negativamente sobre a população. No caso do Ceará, desde o final dos anos 1980, os planos de governo têm sido fundados na atração de investimentos industriais, na expansão do turismo de grande escala e na implantação de grandes unidades de agronegócio. Aumentar a produção e as exportações significa, na linguagem oficial de governo e empresários, possibilitar o crescimento econômico, romper com o atraso, criar condições para a geração de riquezas e, ao mesmo tempo, inserir o Ceará na rota do desenvolvimento. Tais empreendimentos industriais, turísticos, agronegócio têm sido apresentados e legitimados junto à sociedade pela geração de emprego e renda. Entretanto, suas interfaces com o ambiente e a saúde nem sempre são explicitadas, de forma a permitir às comunidades envolvidas participar ativamente do debate das alternativas de desenvolvimento, a partir de uma avaliação mais completa de suas distintas implicações, inclusive a médio e longo prazo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Coordenador / Lara de Queiroz Viana Braga - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Islene Ferreira Rosa - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Maiana Maia Teixeira - Integrante / Pablo Araújo - Integrante / Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Integrante.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
12.   2010-Atual. Nucleo de Apoio Clinico e Educacao Permanente em Especialidades Medicas para a Atencao Primaria em Saude no Ceara (NUESP)
Descrição: Criação e manutenção de um Núcleo que disponibilize aos médicos que prestam atendimento na rede primária de saúde no Estado do Ceará consultoria contínua e educação permanente em especialidades clínicas, de forma presencial e a distância (esta utilizando recursos de telemática, telemedicina, além de atividades in loco), de médicos especialistas das várias áreas que atuam em Serviços de Referência (prioritariamente Médicos Especialistas da Faculdade de Medicina da UFC), tendo como meta primária uma maior resolubilidade dos casos atendidos na rede básica de saúde em Fortaleza e demais municípios do Estado do Ceará, com conseqüente redução de encaminhamentos e da sobrecarga aos serviços em níveis secundário e terciário de atenção à saúde. Em última análise, esta proposta contribuirá para avanços na hierarquização da assistência a saúde, otimizando-a e reduzindo seus custos financeiros e sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiana Rocha Façanha - Integrante / Daniel Gadelha - Integrante / Manuela Montenegro de Carvalho - Integrante / Virginia Fernandes - Integrante / Maria Valdelice Mota - Integrante / Renan Magalhães Montenegro Jr. - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Cooperação / Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza - Cooperação.
Membro: Cristiana Rocha Facanha.
13.   2010-2010. O Corpo Feminino em Mutacao: a busca de cirurgias esteticas na Sociedade do Espetaculo
Descrição: Caracterizar a busca pela cirúrgia estética a partir das representações de mulheres que buscam esses procedimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Angela Cardoso Andrade Timóteo da Silva - Coordenador / Luana Pontes Braga - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Angela Cardoso Andrade Timoteo da Silva.
14.   2010-2011. Obesidade Infantil: concepcoes e vivencias de agentes de saude de um Centro de Saude da Familia - Fortaleza-CE
Descrição: Compreender como os agentes de saúde lidam com esse agravo no encaminhamento para o atendimento pelo médico da família (PSF).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Angela Cardoso Andrade Timóteo da Silva - Coordenador / Amanda Correia Soares - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Angela Cardoso Andrade Timoteo da Silva.
15.   2010-2011. Percepcoes de jovens adolescentes das politicas publicas no municipio de Sobral-Ce
Descrição: Esta pesquisa apresenta como foco principal considerar o que pensam, sentem e dizem os adolescentes sobre as políticas públicas juvenis na cidade de Sobral (CE). Tal preocupação valida-se na medida em que as políticas públicas em nosso país têm sido historicamente elaboradas sem critérios de análise de conhecimento da realidade local, o que dirá da inclusão dos anseios do público a que se destina. Os resultados deste estudo poderão ser relevantes para subsidiar o enfrentamento ao desafio de descobrir e fazer conjuntamente ações que realmente criem espaços democráticos e específicos para esta faixa etária, assegurando, portanto, a construção de políticas participativas com impactos sociais positivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Maria Idalice Silva Barbosa - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Israel Rocha Brandão - Coordenador.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
16.   2010-2010. Perfil Antropometrico, comportamento alimentar e imagem corporal em atletas de ginatica ritmica de Fortaleza-CE: um estudo quantitativo-qualitativo
Descrição: Conhecer o perfil antropométrico e imagem corporal das atletas cearenses federadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Angela Cardoso Andrade Timóteo da Silva - Coordenador / Alyne Christina Regis Moura - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Angela Cardoso Andrade Timoteo da Silva.
17.   2010-Atual. Perfil dos usuarios de crack nas 26 capitais, DF, 9 Regioes Metropolitanas e Brasil
Descrição: A pesquisa nacional Perfil do Usuário de Crack, coordenada por equipe da FIOCRUZ, consiste em um estudo multicêntrico de natureza quali-quantitativa realizada em três distintas fases: a primeira consta de mapeamento das cenas de uso de crack no território; a segunda remete a aplicação de questionários sobre dados sociodemograficos e comportamentais, acompanhados de teste para detecção HIV, HCV e tuberculose; e a última etapa consiste em um aprofundamento do estudo qualitativo por meio de entrevistas individuas e grupos focais com uma pequena amostra dos usuários que participaram das fases anteriores da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Cláudia Barroso Cavalcante - Coordenador / Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Bastos - Integrante / Neilane Bertoni - Integrante / Carlos Linhares Veloso Filho - Integrante.
Membro: Regina Claudia Barroso Cavalcante.
18.   2010-2011. Perfil motor de criancas portadoras de alteracoes do desenvolvimento neuropsicomotor atendidas em ambulatorio hospitalar: implicacoes para intervencao da Fisioterapia
Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica realizada em Hospital Infantil no municipio de Fortaleza. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Raquel Almeida Marques - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.
19.   2010-2014. Programa de doutorado em saude coletiva em associacao ampla UECE/UFC/UNIFOR
Descrição: Programa de doutorado em saúde da mulher em associação UECE/UFC/UNIFOR. Estudo vinculado ao projeto guarda-chuva "Saúda da Mulher e a interface com a integralidade a tecnologia e promoção da saúde", aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza sob o parecer n° 055/2010, tendo como coordenadora a Professora Raimunda Magalhães da Silva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christina Cesar Praça Brasil - Integrante / Raimunda Magalhães da Silva - Coordenador.
Membro: Christina Cesar Praca Brasil.
20.   2010-2011. Programa de monitoria academica na percepcao do monitor do curso de Fisioterapia da Faculdade Christus
Descrição: Pesquisa vinculada a monitoria e apresentada no Evento de Iniciação Cientifiica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cintia Maria Torres Rocha Silva - Coordenador / Marina Araujo Sobral - Integrante.
Membro: Cintia Maria Torres Rocha Silva.
21.   2010-Atual. PROJETO PILOTO PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE CONTROLE DE CANCER DE MAMA PARA O MUNICIPIO DE FORTALEZA - CEARA
Descrição: PROJETO IRACEMA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karine Bessa Porto Pinheiro Vasques - Integrante / LUIZ GONZAGA PORTO PINHEIRO - Coordenador.
Membro: Karine Bessa Porto Pinheiro Vasques.
22.   2010-2013. Territorializacao em Saude: estudo das relacoes producao, ambiente, saude e cultura na atencao primaria a saude
Descrição: Promover processos participativos de territorialização em saúde incorporando as relações Produção, Ambiente e Saúde na perspectiva da vigilância e da promoção da saúde, Consolidar a Linha de Pesquisa Produção, Ambiente, Saúde e Cultura no Nordeste Brasileiro na Pós-graduação em Saúde Pública do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanira Matos Pessoa - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Coordenador / Maria das Graças Viana Bezerra - Integrante / Maria da Graça L Hoeffe - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Islene Ferreira Rosa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Vanira Matos Pessoa.
23.   2010-2011. Transtornos Alimentares na Infancia a partir de Concepcoes Maternas
Descrição: Conhecer os transtornos da alimentação na infância a partir da vivência de mães acerca do vínculo afetivo estabelecido entre a díade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Angela Cardoso Andrade Timóteo da Silva - Coordenador / Katarine Ferreira da Silva - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Angela Cardoso Andrade Timoteo da Silva.


Data de processamento: 17/02/2022 16:25:04