Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2010]

Maria do Socorro de Sousa

Possui Graduação em Pedagogia, Licenciatura com habilitação em Supervisão e Administração Escolar, pela Universidade Estadual do Ceará (1983), especialização em Administração e Organização de Eventos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2001), especialização em Dinâmicas Grupais na Empresa e Escola pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2000), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2003), Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2014-2019), com bolsa CAPES, desenvolveu um plano de estudos e contribuições em formação e práticas médicas, atuando no Departamento de Saúde Comunitária, nos módulos da Assistência Básica em Saúde, e Desenvolvimento Pessoal; na reforma curricular do curso de medicina; como Mentora do Programa Mentory do Curso; e docente colaboradora em disciplinas no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva; Participante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e Orientação Pedagógica das atividades de Tutoria e Supervisão do Programa Mais Médicos/UFC. Foi diretora e fundadora da OfinArtes-Centro de Assessoria Pedagógica e do Grupo de Estudo Pesquisa e Ação Pedagógica - GEPAP (1987-2016). Exerceu funções de gestão nos níveis de ensino fundamental, médio e superior. Possui ampla experiência na área de formação docente. Atuou como assessora técnica-pedagógica em diversas instituições e níveis de ensino. Possui experiência nas áreas de Saúde e Educação, trabalhando nos seguintes temas: avaliação educacional, planejamento participativo, metodologias ativas e participativas, metodologia científica, formação de professores e currículo. Possuindo premiação e diversas publicações na área. Na UECE, atuou como membro do Grupo de Gestão do Projeto Pró-saúde, assessora pedagógica junto ao Centro de Ciências da Saúde. Atualmente é Professora colaboradora voluntária dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFC; participa do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFC; do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UECE e do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde da UECE, e apoia pedagogicamente o Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade da UECE. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9784284711813694 (22/06/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2010
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde. Rua Governador João Carlos Serrinha 60741000 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31019800
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2019-Atual. Projeto de formacao em servico para desenvolvimento de acoes de prevencao e controle da obesidade
      Descrição: No Brasil ainda existem muitos desafios relacionados a prevenção e manejo da obesidade, agravo nutricional que apresenta importante tendência de evolução no País e que especificamente no Ceará incide em todos os ciclos de vida. Este projeto tem como objetivo geral desenvolver estratégias para formação interprofissional de gestores e trabalhadores da saúde integrantes dos NASF-AB no estado do Ceará e de monitoramento e avaliação de ações de promoção da alimentação adequada e saudável com foco no manejo da obesidade. Para isto contempla atividades de pesquisa (diagnostica e avaliativa); formação de gestores e trabalhadores de saúde; desenvolvimento de novas tecnologias para auxiliar a gestão das ações de alimentação e nutrição e difundir conhecimentos entre os municípios, visando melhorar a atenção e o cuidado prestados aos usuários do SUS no tocante ao sobrepeso/obesidade. Para sua execução foi formada uma equipe interprofissional que conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. As atividades previstas para um período de 24 meses, serão planejadas e executadas de forma participativa e abrangerão as cinco macrorregionais de saúde do Ceará. Os principais resultados esperados são: o diagnóstico da organização da gestão e da atenção nutricional nos municípios; formação de gestores da Atenção Básica e trabalhadores de saúde dos NASF-AB.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Maria Marlene Marques Ávila - Coordenador / Heraldo Simões Ferreira - Integrante / Daniela Vasconcelos de Azevedo - Integrante / Glaucia Posso Lima - Integrante / Carla Soraya Costa Maia - Integrante / JOSÉ AIRTON FREITAS PONTES JÚNIOR - Integrante / CLÁUDIA MACHADO COELHO SOUZA DE VASCONCELOS - Integrante / João Agostinho Neto - Integrante / Vera Lúcia Soares e Silva - Integrante / Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva - Integrante / Soraia Pinto - Integrante / Thais Nogueira Facó de Paula Pessoa - Integrante / Sandra Maria Pimentel Duavy - Integrante / Luis Moreno - Integrante.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    2. 2012-2014. Avaliacao da formacao de profissionais de saude de nivel superior pelas Universidades Publicas em Fortaleza/CE
      Descrição: A formação de recursos humanos e um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução de seu mais caro principio ? a universalidade do direito a saúde. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e Cultura tem desenvolvido algumas políticas publicas visando a reorientação da formação dos profissionais de nível superior e a qualificação dos profissionais do serviço. No Ceara, tais políticas tem se concretizado por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis estadual e municipal, especificamente em Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola e o principal espaço de mediação entre as Universidades e os serviços desaúde. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo avaliar os cursos de graduação da área de saúde nas universidades públicas de Fortaleza-CE, com ênfase na formação para atuação na atenção primária. Para isto se formou um grupo de docentes e pesquisadores dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física, odontologia, farmácia e serviço social, da Universidade Estadual do Ceara e Universidade Federal do Ceara que discutiu e elaborou a proposta cuja execução prevê a avaliação dos referidos cursos por meio de abordagem qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas, grupo focal, a partir de uma amostra representativa dos sujeitos - docentes, discentes, profissionais do serviço e gestores. Alem disso também serão coletadas informações nos projetos pedagógicos dos cursos e outros documentos relativos a sua estruturação e funcionamento. A análise será norteada por quatro eixos: Ensino, Serviço, Gestão e Controle Social. Dessa forma, o processo formativo analisado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, dos projetos pedagógicos e da proposta de reorientação do Pro-Saúde, será sempre remetido a estes eixos, buscando identificar de que forma estão (ou não) contemplados neste processo. Tem-se como resultados esperados a elaboração de indicadores de avaliação de cursos de formação de profissionais de saúde de nível superior;o diagnóstico dos cursos, conforme indicadores elencados; subsídios para discussão nos espaços acadêmicos e nos serviços; propostas de aperfeiçoamento/adequação dos aspectos avaliados como mais destoantes conforme os parâmetros de análise adotados na pesquisa e a formação de um grupo com expertise para avaliação e monitoramento de processos formativos da graduação na área da saúde no Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Maria Vaudelice Mota - Integrante / Maria Marlene Marques Ávila - Coordenador / Lúcia Conde de Oliveira - Integrante / Paulo Sérgio Dourado Arrais - Integrante.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Insígnias de ArteNauta Brincante, Museu do Brincar.. 2018.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    2. Certificado de Reconhecimento pela contribuição para os 15 anos do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará.. 2018.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    3. Menção honrosa à instituição Secretaria Estadual de Saúde do Ceará pela experiência : A capacitação em sala de vacina: desafio para implementação da educação permanente e a descentralização das ações, Secretaria de Vigilância em Saúde.. 2014.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    4. Práticas de Formação Médica e Avaliação formativa: superação das concepções tradicionais de Educação, Universidade Federal do Ceará.. 2011.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (70)
    1. 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2021. (Congresso).
    2. 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE UM PROCESSO FORMATIVO EM POLÍTICAS DE SAÚDE, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 2021. (Congresso).
    3. IV Escola de Estudos Avançados. Práticas formativas transdisciplinares em ambientes experimentais com arte. 2021. (Congresso).
    4. 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Perfil dos aplicativos para criação de flashcards estudantis disponíveis para download. 2020. (Congresso).
    5. II Congresso Científico de Juazeiro do Norte. Dimensões pedagógicas no ensino e na formação em saúde. 2020. (Congresso).
    6. II Congresso Científico de Juazeiro do Norte. Mesa-redonda: Dimensões Pedagógicas no ensino e na formação em saúde. 2020. (Congresso).
    7. 57º COBEM. Metodologias significativas para o ensino-aprendizagem na formação médica: Um diálogo entre discentes mediado pela mentoria. 2019. (Congresso).
    8. Semana Pedagógica 2019 do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia,.Semana Pedagógica 2019. 2019. (Oficina).
    9. 56º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2018. (Congresso).
    10. 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Pesquisa-ação participativa: um processo avaliativo de programas educacionais em saúde. 2018. (Congresso).
    11. PET-Saúde/GraduaSUS - UECE. 2018. (Seminário).
    12. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Uma reflexão (auto)biográfica de uma pesquisadora em formação permanente. 2018. (Congresso).
    13. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Sessão de Comunicação. 2018. (Congresso).
    14. 1º Encontro Internacional Luso-Brasileiro do TEAR - Territórios Artísticos com a Matemática. 2017. (Encontro).
    15. 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). Contexto da mudança curricular - o que dizem as DCNs 2014? O que temos que mudar? Que repercussão terão estas mudanças?. 2017. (Congresso).
    16. Colóquio Arte, Interculturalidade e Educação Estética. 2017. (Outra).
    17. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Pesquisa-ação participativa: um caminho para subsidiar o planejamento com instrumento de gestão. 2017. (Congresso).
    18. Oficina do diagnóstico situacional da integração ensino serviço nos cenários de práticas da rede SESA. 2017. (Oficina).
    19. Seminário da Política de Educação Permanente em Saúde: Desafios e Possibilidades no Contexto do Ceará. 2017. (Seminário).
    20. 12° Congresso Internacional Redeunida. Avaliação do projeto pedagógico de um curso de enfermagem à luz das diretrizes curriculares nacionais. 2016. (Congresso).
    21. Saberes para uma cidadania planetária. Espaço de diálogo ações para a construção de uma consciência civilizacional. 2016. (Congresso).
    22. 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A formação médica para a APS na percepção dos egressos da Medicina de uma Universidade Pública do Ceará. 2015. (Congresso).
    23. 13° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Atenção básica à saúde exige dos alunos compreensão para além da cognição. 2015. (Congresso).
    24. 50ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico.Integração Serviço e Ensino através do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no estágio supervisionado. 2015. (Outra).
    25. 53° Congresso Brasileiro de Educação Médica. O currículo integrado: uma visão complexa da formação médica. 2015. (Congresso).
    26. I Colóquio Norte-Nordeste de Ciências Sociais e Humanas na Educação das Profissões da Saúde.A importância do diálogo das ciências sociais e humanas para os projetos pedagógicos dos cursos em saúde. 2015. (Outra).
    27. VI ENFORSUP E I INTERFOR. 2015. (Congresso).
    28. XXII Colóquio da AFIRSE Portugal.Avaliação Formativa de Gestores Mediada pelo Portfólio na Área da Saúde. 2015. (Outra).
    29. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. O Planejamento Participativo como prática educativa na área da saúde. 2014. (Congresso).
    30. 14° Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas.A capacitação em sala de vacina: desafio para a implementação da educação permanente e a descentralização das ações de imunização no Ceará. 2014. (Outra).
    31. 1º Encontro de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo.Ensino Superior, pesquisa e formação profissional. 2014. (Encontro).
    32. 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). Desenvolvimento de liderança uma experiência de ensino/aprendizagem em um curso de medicina. 2014. (Congresso).
    33. Encontro Arte e Educação com os ArteNautas do Brincar. 2014. (Encontro).
    34. 12º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade. Atenção básica em saúde na formação médica como objeto de estudo. 2013. (Congresso).
    35. 51º Congresso Brasileiro de Educação Médica. A formação médica em atenção básica à saúde: desafios a superar para além da ampliação do tempo de formação. 2013. (Congresso).
    36. Seminário Formação Médica para a Atenção Básica. 2013. (Seminário).
    37. V Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação docente para a educação superior.Formação do docente do ensino superior: uma experiência refletida. 2013. (Encontro).
    38. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A formação médica e a indissociabilidade do técnico, do humano e do político: um desafio a superar. 2013. (Congresso).
    39. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pesquisa-ação participativa: Metodologia qualitativa de avaliação e parte integrante do planejamento. 2012. (Congresso).
    40. 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Gestão da Aprendizagem: vivências de uma construção coletiva. 2012. (Congresso).
    41. Colóquio de Educação: A pesquisa no contexto da docência. 2012. (Encontro).
    42. Oficina de Avaliação do Plano de Ação.Oficina de Avaliação do Plano de Ação - UECE. 2012. (Seminário).
    43. Oficina de Avaliação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde/Saúde da Família.Oficina de Avaliação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde/Saúde da Família. 2012. (Oficina).
    44. V Congresso Ibero - Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Metodologia: O estudo do caminho em busca de fundamentação para um sujeito pensante caminhar. 2012. (Congresso).
    45. XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Roteiro didático: uma possibilidade de articulação entre teoria e prática. 2012. (Encontro).
    46. 11º Encontro Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade. 2011. (Congresso).
    47. 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. O Portfólio e Avaliação Formativa do Estudante de Medicina no processo de Ensino-aprendizagem. 2011. (Congresso).
    48. 4º Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária e 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Gênese da pesquisa: práticas de formação médica e atenção básica à saúde. 2011. (Congresso).
    49. Encontro Arquidiocesano - Campanha da Fraternidade.Saúde e doença: duas faces da mesma realidade de vida. 2011. (Encontro).
    50. Encontros Universitários 2011.Práticas de Formação Médica e Avaliação formativa: superação das concepções tradicionais de Educação. 2011. (Encontro).
    51. EREM - Encontro Regional dos Estudantes de Medicina.A visita do aluno a Unidade Básica de Saúde: uma experiência comunitária. 2011. (Encontro).
    52. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina.Uma ruptura de métodos tradicionais de ensino e de aprendizagem dos fundamentos da assistência e da prática médica. 2011. (Encontro).
    53. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.A visita do aluno a unidade básica de saúde: uma experiência comunitária. 2011. (Encontro).
    54. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.A Formação Médica, o Conhecimento do SUS e a Humanização. 2011. (Encontro).
    55. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.A formação médica, o conhecimento do SUS e a humanização. 2011. (Encontro).
    56. II Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Culturais do IFCE.Desenvolvimento humano: um processo educativo. 2011. (Encontro).
    57. VIII Encontro de História Oral da Região Nordeste.Contar e escrever história como constructo do conhecimento e do trabalho do grupo de estudo, pesquisa e ação pedagógica. 2011. (Encontro).
    58. X ECHE - III ECEGE Cultura, Educação, Espaço, Tempo.História Oral e Memória construindo Conhecimento nas ações Pedagógicas. 2011. (Encontro).
    59. XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.Uma ruptura de métodos tradicionais de ensino e de aprendizagem dos fundamentos e da prática médica. 2011. (Encontro).
    60. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Pesquisa Participante mediando a elaboração do Projeto Político Pedagógico. 2011. (Encontro).
    61. 48º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Gestão de uma maternidade Escola do Ceará de 2003 a 2010: um estudo de caso. 2010. (Congresso).
    62. Conferencia Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente. O ser na transdisciplinaridade. 2010. (Congresso).
    63. I Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e gestão em Saúde. Atenção Básica à Saúde, articulação entre gestão, serviço e as práticas de formação médica. 2010. (Congresso).
    64. IV CIPA- Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. História de vida: uma mediação na formação de professores em aquisição da escrita e leitura. 2010. (Congresso).
    65. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. 2010. (Congresso).
    66. X Seminário do Projeto Integralidade-Por uma sociedade cuidadora.Práticas Avaliativas na saúde como parte integrante do planejamento. 2010. (Seminário).
    67. 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).
    68. II Oficina de Gestão Estratégica e Participativa do Estado do Ceará. 2009. (Oficina).
    69. IV EXPOESP.IV EXPOESP. 2009. (Outra).
    70. IX Congresso de Educação do Ceará. Escola: leitura do mundo, carpintaria do conhecimento. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. SOUSA, M. S.. Seminário de Encerramento do PET-Saúde/GraduaSUS - UECE "O que contamos do que vivenciamos". 2018. (Outro).. . 0.
    2. SOUSA, M. S.. Colóquio Arte, interculturalidade e Educação Estética: um diálogo luso-brasileiro. 2017. (Outro).. . 0.
    3. SOUSA, M. S.. Saberes para uma cidadania planetária. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. SOUSA, M. S.. 11º Congresso Internacional Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. SOUSA, M. S.. Colóquio de Educação Matemática: A pesquisa no contexto da docência. 2012. (Outro).. . 0.
    6. FRANÇA, Tania Maria de Sousa ; SOUSA, M. S.. Semana Pedagógica do SESI-LAZER/CE. 2011. Outro
    7. SOUSA, M. S.. 10º Aniversário da Campanha de Teatro Espontâneo. 1999. (Outro).. . 0.
    8. SOUSA, M. S.. II Encontro Cearense de Educacores- Preserve o Planeta -Eduque educando-se no Mundo Contemporâneo. 1999. (Outro).. . 0.
    9. SOUSA, M. S.. I Congresso Regional de Educação - Educar. 1999. (Congresso).. . 0.
    10. SOUSA, M. S.. 1º Seminário de Educação da AEC. 1998. (Outro).. . 0.
    11. SOUSA, M. S.. XVII Sulão de Educadores das AECs do Sul do Brasil. 1997. (Outro).. . 0.
    12. SOUSA, M. S.. O Professor Necessário na Construção da Cidadania. 1995. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Glaucia Posso Lima (2.0)
      1. Freitas, Linka Richellis Nascimento de ; Carvalho, Caroline Rodrigues de ; Cajazeiras, Ana Mirela ; Freitas, Adécia Falcão ; Maia, Mariana Freitas e Silva ; LIMA, Glaucia Posso ; Sousa, Maria do Socorro de ; Chaves, Edna Maria Camelo ; OTOCH, Maria de Lourdes Oliveira. A formação interprofissional na área da saúde e a contribuição do PET-saúde. Proposta, recursos e resultados nas Ciências da Saúde. 3ed.Ponta Grossa. Em: Luis Henrique Almeida Castro, Thiago Teixeira Pereira, Fernanda Viana de Carvalho Moreto. (Org.). Propostas, Recursos e Resultados nas Ciências da Saúde 3. 1ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2020.v. 3, p. 9-17.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ÁVILA, Maria Marlene Marques ; SOUSA, Maria Socorro ; PEIXOTO, Maria. Graças. Barbosa. ; ARRUDA, Carlos. André. Moura. ; SILVA, Andrea. Costa. ; LIMA, Glaucia Posso. Reorientação da formação dos profissionais de saúde na Universidade Estadual do Ceará: uma sistematização da experiência. Em: Alcindo Antônio Ferla, Gabriel Calazans Baptista e Odete Messa Torres. (Org.). ENSINO COOPERATIVO E APRENDIZAGEM BASEADA NO TRABALHO: DAS INTENÇÕES À AÇÃO EM EQUIPES DE SAÚDE. 1ed.Porto Alegre. : Editora Rede UNIDA. 2019.v. 12, p. 87-101.
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Data de processamento: 17/02/2022 16:07:09