Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2010]

Liliane Brandao Carvalho

Professora Adjunta do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Doutora em Saúde Coletiva pela Associação de IES Ampla (UECE/ UFC), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Psicologia e Práticas de Saúde pela Universidade de Fortaleza e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Supervisora de estágios em clínica humanista, plantão psicológico e em instituições de saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9221518182875247 (01/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2010
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade de Fortaleza, Centro de Ciências da Saúde - CCS. Avenida Washington Soares, 1321 - Bloco C Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 34773369 URL da Homepage: www.unifor.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Cuidados Emergenciais em Um Contexto Pandemico: a Atuacao de Psicologos no Ceara.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a atuação de psicólogas e psicólogos nos cuidados emergenciais em um contexto pandêmico no Ceará e é financiado pelo Edital BICT/FUNCAP/UNIFOR 31/2021.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Coordenador / Lana Carolina Silva Pereira - Integrante / Andressa Silvino de Sousa - Integrante / Danielle Teixeira Queiroz - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    2. 2020-2021. A emergencia do cuidado em saude mental e os desdobramentos da virtualizacao dos atendimentos: uma revisao integrativa
      Descrição: O contexto atual de profunda crise sanitária a partir da pandemia do novo coronavírus tem sido marcado por intensas demandas ligadas a saúde mental, as quais se associam ou se configuram para além de questões ligadas ao contágio pela Covid-19 (BEZERRA, SILVA, SOARES E SILVA, 2020; MACEDO, 2020; OMS, 2020; SCHMIDT, CREPALDI, BOLZE, NEIVA-SILVA E DEMENECH, 2020). A mudança brusca na rotina, o crescente exponencial de casos da doença e de óbitos e as medidas de isolamento e distanciamento sociais, associada a uma grave crise econômica e social, têm impactos profundos nos planos individual e coletivo. No Brasil, Moraes (2020) reconhece que a pandemia trouxe um conjunto de fatores de estresse para a população inexistentes em circunstâncias normais, que são resultantes da mesma ou das suas políticas de enfrentamento, listando em sua nota técnica a necessidade de adoção de várias medidas, dentre elas a ampliação de atividades voltadas para a saúde mental. Psicólogos têm sido profundamente convocados pela sociedade civil e por órgãos governamentais a prestar auxílio, acolhimento e cuidado às pessoas psicologicamente afetadas pela pandemia da Covid-19, o que exigiu da categoria uma significativa mobilização e transposição de suas atividades para o ambiente virtual, mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC´s). A virtualização dos atendimentos tem possibilitado o acesso a um maior número de pessoas a várias modalidades de cuidado emergencial, tais como plantão psicológico e primeiros cuidados psicológicos (PCP), com intuito de promover saúde mental e potencializar vidas. Projeto financiado pelo Edital Funcap/Unifor 52/2020.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Coordenador / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Lana Carolina Silva Pereira - Integrante / Andressa Silvino de Sousa - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    3. 2019-2020. Sofrimento e Adoecimento: Concepcoes nos Campos Saude Coletiva e Saude Mental
      Descrição: O projeto se propõe a construir uma reflexão sobre as concepções de sofrimento e adoecimento nos campos Saúde Coletiva e Saúde Mental, assim como as implicações dessas concepções para o diagnóstico de um quadro psicopatológico e as propostas de intervenções no campo da saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Coordenador / Amanda Goyanna Petri Feitosa - Integrante / Francisco Jackson Pereira Alves - Integrante / lucas lima campos - Integrante / Igor Santos Cassiano - Integrante / Andressa Silvino de Souza - Integrante / Lana Carolina Silva Pereira - Integrante / joão Marcos de Araújo Leite - Integrante / Joice Fabricio de Souza - Integrante.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    4. 2019-2020. A clinica humanista-fenomenologica como pratica psicologica inovadora no cuidado e na atencao a saude na infancia
      Descrição: Este projeto de pesquisa consiste em uma ampliação do projeto de tese de doutorado intitulado "A psicoterapia com crianças na clínica humanista-fenomenológica" (aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - Coética Unifor com o número de parecer 2.790.430) e tem como objetivo apresentar a clínica humanista-fenomenológica como prática psicológica inovadora no cuidado e na atenção à saúde na infância. Trata-se de uma ampliação, no sentido da inovação no cuidado e atenção à saúde na infância, na medida em que incorpora outras vias de investigação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Liliane Brandao Carvalho - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Virginia Moreira - Coordenador / Georges B. Boris - Integrante / Camila Sousa - Integrante / LUCAS GUIMARÃES BLOC - Integrante / JULIANA PITA DE ALBUQUERQUE PEREIRA - Integrante / Rosa Angela Cortez de Brito - Integrante / Willyan da Costa Moura - Integrante / Sarah Rebeca Viana Barreto - Integrante / Alisson Saraiva Gadelha - Integrante.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    5. 2017-2018. A Perda da evidencia natural na esquizofrenia
      Descrição: A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve a esquizofrenia como um dos principais transtornos mentais que afeta mais de 21 milhões de pessoas e 1% da população jovem (entre 15 a 35 anos de idade). Trata-se de uma doença na qual o paciente perde a capacidade de comunicar seus sentimentos, suas emoções e ações, além de apresentar distorções em seus pensamentos, linguagem e consciência de si mesmo. Este projeto de pesquisa é uma ampliação do projeto de tese de doutorado intitulado de ?A ?perda da evidência natural? na esquizofrenia sob a lente da fenomenologia de Merleau-Ponty?, que se trata de uma pesquisa teórica em psicopatologia fenomenológica sobre o tema da ?perda da evidência natural? na esquizofrenia e em estudo de campo qualitativo, que consistirá no acompanhamento de estudos de casos de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia. O conceito de ?perda da evidência natural? em pacientes esquizofrênicos foi proposto por Wolfgang Blankenburg, psiquiatra da tradição da psicopatologia fenomenológica. Além dos estudos de caso fenomenológico dos pacientes, realizado em um hospital público de Fortaleza, esta pesquisa utilizará o método fenomenológico, tendo como instrumento entrevista com membros das famílias e profissionais da saúde que acompanham os pacientes, no sentido da inovação da atenção clínica em saúde com pacientes esquizofrênicos. Serão utilizadas estratégias de intervenção compreensivas, que envolverão as famílias e os profissionais da saúde que acompanham estes pacientes, bem como atividades de prevenção não reducionistas da experiência esquizofrênica a quadros sintomatológicos e à categorização diagnóstica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Virginia Moreira - Coordenador / Camila Sousa - Integrante / GEORGES DANIEL JANJA BLOC BORIS - Integrante / JULIANA PITA DE ALBUQUERQUE PEREIRA - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / João Marcos Leite - Integrante / Victor Monteiro - Integrante. Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    6. 2016-2018. Qualidade, Humanizacao e Integralidade da Atencao em Oncologia: um estudo multidimensional
      Descrição: O presente projeto, caracterizado como pesquisa avaliativa multidimensional, focaliza a qualidade da atenção, conferindo destaque às dimensões integralidade e humanização do cuidado, no contexto da assistência em oncologia, com vistas ao fortalecimento do sistema de saúde e à melhoria das condições de saúde da população brasileira. Este estudo se justifica pela importância epidemiológica da enfermidade focalizada, pela relevância cientifica ante a escassez de estudos dessa natureza na literatura e, sobretudo, pela urgência da incorporação da avaliação na atenção em oncologia, possibilitando o redirecionamento constante das ações consoante distintas perspectivas e proporcionando à gestão maior confiabilidade para a tomada de decisão. Trata-se de uma proposta que, mediante um desenho inovador, possibilitará a aferição da qualidade da atenção, em sua dimensão qualitativa, considerando a multidimensionalidade intrínseca à avaliação da qualidade. O estudo envolverá atores sociais centrais no processo de produção do cuidado: gestores e profissionais, usuários e familiares, focalizando três tipos de câncer dentre os mais prevalentes: mama; colo de útero e próstata. No que concerne aos usuários, a pesquisa incluirá 3 segmentos/momentos distintos, conforme detalhado na metodologia. Incluiremos usuários sob tratamento; outros já tendo seguido todo o protocolo, estando sob seguimento e ainda aqueles sob cuidados paliativos, cuja aproximação se fará mediante procedimentos específicos. O cenário da pesquisa envolve os 2 hospitais públicos de referência no Estado do Ceará, um deles especializado em oncologia, ambos situados no Município de Fortaleza ? CE. A abordagem do estudo será preponderantemente qualitativa, com desenho transversal, utilizando-se triangulação de técnicas, prevendo-se o uso de entrevistas, observação, grupos-focais dentre outros procedimentos, de modo a, consoante o enfoque critico interpretativo, contrastar as representações dos atores com a materialidade das práticas. O fechamento amostral se dará pelo critério da saturação teórica. O processamento e análise do material discursivo envolverão categorização e posterior construção da rede de significados como síntese entre o material empírico, o referencial teórico e aportes contextuais. Os procedimentos descritos permitirão a interlocução das quatro perspectivas (usuários, familiares, gestores, profissionais) acerca das suas experiências no âmbito da atenção hospitalar ao câncer, buscando uma síntese entre os depoimentos dos sujeitos participantes e o contexto da investigação, configurando-se como um projeto cujos aportes poderão retroalimentar a assistência em contextos mais amplos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Ricardo José Soares Pontes - Integrante / Liz Maria Almeida - Integrante / Antonio Tadeu Shariff - Integrante.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador.
      Membro: Anna Karynne da Silva Melo.
    7. 2013-2014. Tessituras do Cuidado em Saude Mental: Desdobramentos Etico-Politicos de Um Servico Comunitario no Nordeste do Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Coordenador / Virginia Moreira - Integrante / Clarissa Ale Passos - Integrante. Financiador(es): Fundação Edson Queiroz - Bolsa.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    8. 2012-2014. Qualidade, Integralidade e Humanizacao na Rede de Atencao Psicossocial:Estudo Avaliativo Multidimensional
      Descrição: Esta investigação dá seguimento a vários projetos desenvolvidos, alguns ainda em finalização de produtos, pela equipe do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) da Universidade Federal do Ceará, notadamente aqueles apoiado pelos Editais Universal MCT/CNPq/CT - 2006 e Universal MCT/CNPq/CT 14/2008; MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT nº 33 - Saúde Mental e Editais Programa de Pesquisa para o SUS ? PPSUS I e II. Nos referidos projetos, analisamos, respectivamente, na perspectiva da: qualidade do cuidado; humanização; satisfação dos usuários; micropolítica do processo de trabalho e sob uma ótica de inovação em saúde, práticas assistenciais e experiências desenvolvidas em diferentes dispositivos, dentre eles centro de atenção Psicossocial localizados em distintos contextos e um movimento comunitário em saúde mental, sobre os quais antes dessas iniciativas não se localizavam estudos na literatura cientifica. Desdobrando a linha de investigação integrante do LAPQS em que se incluem os projetos mencionados e aprofundando seus achados, aqui o interesse se desloca para a compreensão da qualidade do cuidado dispensado à população na Rede de Atenção Psicossocial, conferindo destaque às dimensões integralidade, humanização, com base em um modelo multidimensional envolvendo usuários, gestores e trabalhadores , transitando, portanto, de um foco nos dispositivos para a articulação em rede. Sendo assim, a presente pesquisa expande os objetos anteriores, tanto no que concerne ao cenário, quanto aos segmentos contemplados, abrangendo distintos dispositivos no contexto de uma análise voltada à rede de atenção psicossocial em saúde mental de Fortaleza, conforme adiante detalhado. A natureza do nosso objeto de estudo tangencia o campo da avaliação qualitativa de serviços e programas de saúde, tendo como foco, conforme já assinalado, a qualidade desdobrada nas dimensões da integralidade e humanização do cuidado em saúde. Ao aludir à integralidade, consoante seus sen.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Verônica Morais Ximenes - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Mauro Serapioni - Integrante / Rosana Onocko Campos - Integrante / Carlos Eduardo Menezes Amaral - Integrante / Mayrá Lobato Pequeno - Integrante.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
      Descrição: Esta investigação dá seguimento a vários projetos desenvolvidos, alguns ainda em finalização de produtos, pela equipe do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) da Universidade Federal do Ceará, notadamente aqueles apoiado pelos Editais Universal MCT/CNPq/CT - 2006 e Universal MCT/CNPq/CT 14/2008; MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT nº 33 - Saúde Mental e Editais Programa de Pesquisa para o SUS ? PPSUS I e II. Nos referidos projetos, analisamos, respectivamente, na perspectiva da: qualidade do cuidado; humanização; satisfação dos usuários; micropolítica do processo de trabalho e sob uma ótica de inovação em saúde, práticas assistenciais e experiências desenvolvidas em diferentes dispositivos, dentre eles centro de atenção Psicossocial localizados em distintos contextos e um movimento comunitário em saúde mental, sobre os quais antes dessas iniciativas não se localizavam estudos na literatura cientifica. Desdobrando a linha de investigação integrante do LAPQS em que se incluem os projetos mencionados e aprofundando seus achados, aqui o interesse se desloca para a compreensão da qualidade do cuidado dispensado à população na Rede de Atenção Psicossocial, conferindo destaque às dimensões integralidade, humanização, com base em um modelo multidimensional envolvendo usuários, gestores e trabalhadores , transitando, portanto, de um foco nos dispositivos para a articulação em rede. Sendo assim, a presente pesquisa expande os objetos anteriores, tanto no que concerne ao cenário, quanto aos segmentos contemplados, abrangendo distintos dispositivos no contexto de uma análise voltada à rede de atenção psicossocial em saúde mental de Fortaleza, conforme adiante detalhado. A natureza do nosso objeto de estudo tangencia o campo da avaliação qualitativa de serviços e programas de saúde, tendo como foco, conforme já assinalado, a qualidade desdobrada nas dimensões da integralidade e humanização do cuidado em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Verônica Morais Ximenes - Integrante / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Mauro Serapioni - Integrante / Rosana Onocko Campos - Integrante / Carlos Eduardo Menezes Amaral - Integrante / Daiana de Jesus Moreira - Integrante / Camila Alves Soares - Integrante.
      Membro: Anna Karynne da Silva Melo.
    9. 2009-2015. Fenomenologia Critica do Adoecer: Estudos em Psicopatologia e Psicoterapia (VRPPG- 07004)
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos críticos que busquem o significado da experiência vivida da psicopatologia e do adoecer, utilizando-se da fenomenologia merleau-pontyana como ferramenta crítica para compreender a experiência de lebenswelt (mundo vivido) nos processos de adoecimento. Busca compreender a produção cultural e ideológica das psicopatologias na sociedade contemporânea, bem como desenvolver estudos em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica, que venham a contribuir para uma compreensão crítico-cultural dos fenômenos patológicos e psicopatológicos, bem como para a sua prevenção e tratamento.. . Este projeto do APHETO- Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista-Fenomenológica Crítica - está em execução desde 2007.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Virginia Moreira - Coordenador / Georges B. Boris - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    10. 2009-2013. O CUIDADO E AS PRATICAS PSICOLOGICAS: uma discussao etica da experiencia vivida numa clinica-escola em Fortaleza
      Descrição: Este projeto dá continuidade a pesquisas humanista-fenomenológica interessadas na discussão da interface da psicologia com o campo da saúde. São muitas as dificuldades vivenciadas pelos psicólogos neste campo, que demanda uma contínua revisão do modo de estar a serviço do outro. É preciso ir além da simples postura tecnicista para assumir-se como ator crítico na criação de uma prática mais condizente com o acolhimento e o cuidado para com o sofrimento dos usuários. O SPA/NAMI, lócus do estagiário em formação, está inserido na rede de atenção à saúde mental do município de Fortaleza, o que pressupõe diálogo com o SUS e com o campo maior da Saúde Coletiva. A noção de cuidado encontra-se, portanto, entrelaçada com a lente da psicoterapia humanista-fenomenológica, cuja concepção de homem traz a idéia de um ser humano como sujeito e não objeto da intervenção terapêutica. Este estudo tem como objetivo geral compreender a vivência do cuidado enquanto dimensão ética nas práticas do serviço de psicologia aplicada SPA/NAMI. Especificamente, busca descrever as práticas de cuidado no SPA/NAMI, da Unifor, vivenciadas pelos estagiários; discutir a concepção de cuidado dos estagiários nesse cotidiano; discutir os limites e possibilidades de uma prática de cuidado para com o outro, a partir da perspectiva fenomenológica e da ética da alteridade radical de E. Lévinas; e desenvolver uma clínica humanista-fenomenológica do cuidado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Coordenador / Virginia Moreira - Integrante / Ana Maria Ferreira Alves - Integrante / Renata Bessa Holanda - Integrante / Fernanda Lopes - Integrante / Clarissa Ale Passos - Integrante. Financiador(es): Fundação Edson Queiroz - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.
    11. 2009-2013. PRATICAS INOVADORAS E DESINSTITUCIONALIZACAO: ANALISANDO UM MOVIMENTO COMUNITARIO EM SAUDE MENTAL NO NORDESTE DO BRASIL.
      Descrição: Descrição: Esta investigação tem como objeto compreender as experiências que vêm sendo implementadas por um movimento comunitário no âmbito da Saúde Mental, situado em um Município de grande porte da região Nordeste do Brasil. Mais especificamente, pretendemos explorar a experiência do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMCBJ ou Movimento), desenvolvida em Fortaleza, Ceará, considerando a perspectiva dos atores implicados: usuários, trabalhadores e coordenadores. Algumas questões norteadoras para esta investigação, quais sejam: Que concepções e matrizes teóricas fundamentam a experiência do MSMCBJ e suas diferentes práticas? Como vêm sendo construídas e sistematizadas essas práticas? São elas efetivamente inovadoras com base nas dimensões analíticas aqui demarcadas? No caso de serem, quais suas projetualidades? Quais as percepções que os distintos atores implicados têm em relação às concepções e práticas desenvolvidas pelo Movimento? Como a participação no Movimento afeta usuários, trabalhadores e coordenadores? Quais aportes a experiência do Movimento pode oferece para o avanço de práticas inovadoras e para a desinstitucionalização/inclusão social no campo da Saúde Mental? OBJETIVO GERAL: Analisar a experiência do MSMCBJ de maneira a compreender, com base na perspectiva de seus usuários, trabalhadores e coordenadores, em que medida as praticas implementadas se constituem como contribuição inovadora no sentido da qualidade do cuidado em saúde mental e na perspectiva de uma compreensão ampliada de desinstitucionalização. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Reconstituir o percurso histórico do Movimento a partir dos seus princípios, estratégias, obstáculos e desafios; 2) Identificar as concepções que embasam a atuação do Movimento, bem como seus respectivos campos discursivos; 3) Descrever as práticas e atividades de cuidado desenvolvidas no Movimento; 4) Identificar as teorias e metodologias dessas atividades de cuidado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Maria Gabriela Curubeto Godoy - Integrante / Luana Nara Girão de Oliveira - Integrante / Verônica Morais Ximenes - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Liliane Brandao Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (48)
      1. I SEMINARIO NACIONAL DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL. 2020. (Seminário).
      2. IV Congresso Luso Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em psicologia. PLANTÃO HUMANISTA FENOMENOLÓGICO EM UM SERVIÇOESCOLA. 2020. (Congresso).
      3. X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA."CONSULTÓRIO NA RUA E O CUIDADO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL". 2020. (Encontro).
      4. XII ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES."O (NÃO) LUGAR DO PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA TUTORIA DO CCS",. 2020. (Encontro).
      5. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.Transição do Ensino Presencial ao Remoto num contexto pandêmico: a importância do monitor. 2020. (Encontro).
      6. XXVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza."Acolhimento e sala de espera em saúde mental: um relato de experiência interprofissional.". 2020. (Encontro).
      7. "Mundo Unifor 2019".O Plantão Psicológico na Contemporaneidade: vivências, reflexões e desafios na clínica-escola. 2019. (Encontro).
      8. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E III ENCONTRO DO GT PSICOLOGIA & FENOMENOLOGIA ANPEPP. PLANTÃO COM APHETO: RELATO DE UMA EXPERIENCIA HUMANISTA FENOMENOLÓGICA. 2019. (Congresso).
      9. XVII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO MONITOR E A NOÇÃO DE PROJETO EM SARTRE. 2017. (Encontro).
      10. XVII - ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA.ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO CLÍNICO FRENTE ÀS DEMANDAS DA CULTURA SURDA: UM RELATO DE CASO. 2017. (Encontro).
      11. I Jornada de Psicologia do IJF.A relação de cuidado na perspectiva fenomenológica. 2016. (Encontro).
      12. XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa.As Residências Multiprofissionais e a prática do Matriciamento no Ceará. 2016. (Encontro).
      13. XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.Abordagem centrada no aluno: a empatia e a aceitação enquanto ferramentas facilitadoras no processo de aprendizagem. 2015. (Encontro).
      14. VII Jornada do Serviço de Psicologia Aplicada.Psicopatologia e a Clínica Humanista. 2014. (Encontro).
      15. 8º CONPSI - Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. PLANTAO PSICOLOGICO HUMANISTA-FENOMENOLÓGICO EM UMA CLÍNICA-ESCOLA. 2013. (Congresso).
      16. Mesa redonda Dia do Psicólogo na Unifor.O Psicólogo na Saúde (Coletiva). 2013. (Encontro).
      17. O MAL ESTAR NO CORPO.O MAL ESTAR NO CORPO e a visão fenomenológica. 2013. (Simpósio).
      18. Workshop sobre Saúde, Nutrição, Serviços e Condições de Vida em Aglomerados Urbanos Subnormais..Experiências de Fortaleza (CE) em saúde, nutrição e condições de vida em aglomerados urbanos subnormais. 2013. (Oficina).
      19. XII Forum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa e X Forum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa. A ÉTICA DO CUIDADO E O ENCONTRO COM O OUTRO NO CONTEXTO DE UMA CLÍNICA-ESCOLA EM FORTALEZA. 2013. (Congresso).
      20. 3º Congresso Brasileiro de Saude Mental. INOVAÇÃO EM SAUDE MENTAL SOB A OTICA DOS TRABALHADORES E COORDENADORES DE UM MOVIMENTO COMUNITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL. 2012. (Congresso).
      21. 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde - Promoção da Saude e Doenças Cronicas: desafios a promoção da saúde. O Cuidado Vivido na Clinica Escola: uma perspectiva ética na saude. 2012. (Congresso).
      22. Complexidade, incertezas e vulnerabilidades em áreas contaminadas habitadas. 2012. (Seminário).
      23. I Congresso Luso-Brasileiro de práticas clínicas fenomenológico-existenciais: diálogos entre a clínica e a filosofia.. A prática do psicólogo e o cuidado: a experiencia vivida numa clinica-escola. 2012. (Congresso).
      24. II Congresso da Abordagem Centrada na Pessoa em Portugal. 2012. (Congresso).
      25. Pesticidas: da regulação ao cotidiano dos produtores de tabaco no sul do Brasil. 2012. (Seminário).
      26. Seminario Ciencias Sociais e Saúde: desafios e temas criticos para os sistemas de saude.REFORMAS PSIQUIÁTRICAS: contexto brasileiro e aproximações do caso português.. 2012. (Seminário).
      27. Uma analise da teologia da libertação atraves da transformação social: entre teoria e pratica. 2012. (Seminário).
      28. XII Encontro de Iniciação à Docência.Docente, monitor e discente: sujeitos de relacao na formacao academica. 2012. (Encontro).
      29. XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa.Avaliação de painéis do XVIII Encontro de Iniciação a Pesquisa da Unifor. 2012. (Encontro).
      30. 7º CONPSI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Cuidado, ética e práticas psicologicas: a clinica escola em foco. 2011. (Congresso).
      31. Coloquio Arquivos do Silencio: alianças secretas da guerra colonial. 2011. (Outra).
      32. Conferencia "Mobilização socio-juridica em defesa da água e da vida no Mexico". 2011. (Outra).
      33. II Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia e II Congresso de EStudos Fenomenologicos do PAraná. "FENOMENOLOGIA E HERMENEUTICA NA PESQUISA EM SAUDE COLETIVA: DIÁLOGOS, INTERROGAÇÕES E POTENCIALIDADES". 2011. (Congresso).
      34. Seminário Political engagement with science, expertise and democracy. 2011. (Seminário).
      35. XVII Encontro de Iniciação a Pesquisa da Unifor.Avaliação de paineis do XVII Encontro de Iniciação a Pesquisa da Unifor. 2011. (Encontro).
      36. 2º Congresso Brasileiro de Saúde Mental - Loucura e Saúde Mental no Seculo XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras. 'Desinteressamento' no cuidado em saúde mental. 2010. (Congresso).
      37. IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. A PESQUISA QUALITATIVA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO-INTERPRETATIVA. 2010. (Congresso).
      38. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente: Importância e Finalidade da Proposta. 2010. (Outra).
      39. Teorias e Tecnicas Psicoterapicas Fenomenologicas.Buber e a filosofia do diálogo. 2010. (Outra).
      40. Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológicas.Fenomenologia e psicoterapia humanista. 2010. (Outra).
      41. X Encontro de Iniciação a Docencia.O PAPEL DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. 2010. (Encontro).
      42. XV Encontro Latino-americano da Abordagem Centrada na Pessoa.O Cuidado numa clinica-escola a partir de uma lente humanista-fenomenologica. 2010. (Encontro).
      43. XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO A PESQUISA.Avaliação de painéis do XVI Encontro de Iniciação a Pesquisa da Unifor. 2010. (Encontro).
      44. Disciplina de Fundamentos de Psicopatologia."O Lugar da psicopatologia na clinica humanista". 2009. (Outra).
      45. Projeto de Formação Continuada do Serviço de Psicologia Aplicada SPA.Psicopatologia Fenomenológica. 2009. (Oficina).
      46. Teoria e Tecnicas Psicoterapicas II.Abordagem humanista na psicoterapia e no hospital. 2009. (Outra).
      47. Teoria e Técnicas Psicoterápicas II.Abordagem Centrada na Pessoa e Fenomenologia. 2009. (Outra).
      48. XV ENCONTRO DE INICIAÇAO A PESQUISA.A Prática Do Psicólogo Na Promoção Da Reinserção Social Dos Usuários de um CAPS-ad do Municipio de Fortaleza. 2009. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. MOREIRA, V. ; BORIS, G. D. J. B. ; MELO, A. K. da S. ; BLOC, L. G. ; CARVALHO, LILIANE BRANDÃO ; SOUSA, C. ; PEREIRA, J. P. A. ; BRITO, R. A. C. ; LEITE, J. M.. IV Colóquio Internacional sobre a Clínica Humanista Fenomenológica / VI Colóquio Nacional sobre a Clínica Humanista Fenomenológica: Da Fenomenologia Filosófica à Fenomenologia Clínica. 2018. Outro
      2. MOREIRA, V. ; BORIS, G. D. J. B. ; MELO, A. K. S. ; CARVALHO, Liliane Brandão ; BLOC, L. G. ; PEREIRA, J. P. A. ; DOURADO, C. G. J. M. ; PAIVA, J. R. ; NOGUEIRA, C. F. ; CALLOU, V. T. ; MELO, D. M. P. ; DIAS, A. J. S. ; GOMES, A. M. L. ; ARAUJO, J. L. ; FEITOSA, M. C. ; NAZARETH, A. C. P. ; PIMENTEL, I. A. ; SINDEAUX, C. M. ; OMENA, D. F. ; RODRIGUES, D. S. ; FREITAS, A. M. S. ; CABRAL, S. M. P. ; FONTGALLAND, R. C. ; SILVA, C. C. ; SENA, M. C. C.. II Colóquio Internacional sobre a Clínica Humanista-Fenomenológica e IV Colóquio Nacional sobre a Clínica Humanista-Fenomenológica. 2014. Outro
      3. MOREIRA, V. ; BORIS, G. D. J. B. ; SABOIA, A. ; NOGUEIRA, F. N. ; CARVALHO, Liliane Brandão ; CARACAS, E. ; MELO, A. K. S. ; BRITO, R. A. C. ; BLOC, L. G. ; TELES, T. ; MEDEIROS, R. ; MIRANDA, C. S.. XII Fórum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa e X Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa. 2013. Congresso
      4. MOREIRA, Virginia ; Melo, A. K. S. ; BORIS, G. D. J. B. ; ROCHA, M. A. S. ; Carvalho.Liliane B.. I Colóquio Sobre a Clínica Humanista-Fenomenológica. 2009. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Liliane Brandão Carvalho ⇔ Anna Karynne da Silva Melo (16.0)
        1. CARVALHO, Liliane Brandão; MELO, A. K. S. ; SERAPIONI, M. ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. Reforma psiquiátrica: contexto brasileiro e aproximações ao caso português.. Ces contexto debates. v. 07, p. 23-38, issn: 2192-908X, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (CES CONTEXTO DEBATES)
        2. BOSI, M. Lúcia Magalhães ; CARVALHO, Liliane Brandão ; XIMENES, Veronica Morais ; MELO, A. K. S. ; GODOY, MAria Gabriela Curubeto. INOVAÇÃO EM SAUDE MENTAL SOB A OTICA DOS USUARIOS DE UM MOVIMENTO COMUNITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 17, p. 643-651, issn: 1413-8123, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: B1
        3. CAMPOS, L. L. ; LEITE, J.M.A ; Carvalho.Liliane B. ; Melo, Anna Karynne. TRANSTORNOS ALIMENTARES NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Em: XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2020, FORTALEZA. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. FORTALEZA: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, v. 1, p. 1-6, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SOUZA, J. F. ; CASSIANO, I. S. ; ALVES, F. J. P. ; CAMPOS, Lucas, lima ; Carvalho.Liliane B. ; Melo, Anna Karynne. CONSULTÓRIO NA RUA E O CUIDADO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Em: XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2020, FORTALEZA. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. FORTALEZA: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, v. 1, p. 1-6, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. LEITE, J.M.A ; CAMPOS, Lucas, lima ; Melo, Anna Karynne ; Carvalho.Liliane B.. O CONCEITO DE RISCO-AVENTURA E A REALIZAÇÃO DE MÚLTIPLOS TESTES RÁPIDOS DE HIV. Em: XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2020, FORTALEZA. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. FORTALEZA: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, v. 1, p. 1-6, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MELO, A. K. da S. ; CASSIANO, I. S. ; CARVALHO, LILIANE BRANDÃO ; MOREIRA, V.. PLANTÃO HUMANISTA FENOMENOLÓGICO EM UM SERVIÇO ESCOLA. Em: IV CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE PRA?TICAS CLI?NICAS FENOMENOLO?GICO-EXISTENCIAIS Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em psicologia BRASIL RIO DE JANEIRO 2020, 2020, MODALIDADE REMOTA. ANAIS DO IV CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE PRA?TICAS CLI?NICAS FENOMENOLO?GICO-EXISTENCIAIS Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em psicologia BRASIL RIO DE JANEIRO 2020. RIO DE JANEIRO: IFEN, v. 1, p. 167-168, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. BOSI, M. Lúcia Magalhães ; CARVALHO, Liliane Brandão ; XIMENES, Veronica Morais ; MELO, A. K. S. ; GODOY, MAria Gabriela Curubeto. Inovação em saúde mental sob a otica dos usuários de um movimento comunitario no nordeste do Brasil. Em: XXIV Congrès de l? ALASS (Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde) CALASS 2013, 2013, Rennes. XXIV Congrès de l? ALASS (Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde) CALASS 2013. Rennes - France: Université de Rennes,Campus des Sciences Beaulieu Bâtiment Rennes, France, p. 32-33, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MELO, A. K. S. ; CARVALHO, Liliane Brandão ; SERAPIONI, M. ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. APROXIMAÇÕES E DESAFIOS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL E PORTUGAL. Em: 9º Congresso Nacional de Psicologia da SAude - Promoção da Saude e Doenças Cronicas: desafios a promoção da saúde, 2012, Aveiro. Jornal Psicologia Saude & Doenças. Aveiro: Universidade de Aveiro, v. 12, p. 1-250, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MELO, A. K. S. ; CARVALHO, Liliane Brandão ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. FENOMENOLOGIA E HERMENEUTICA NA PESQUISA EM SAUDE COLETIVA: DIÁLOGOS, INTERROGAÇÕES E POTENCIALIDADES. Em: II CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE FENOMENOLOGIA & II CONGRESSO PARANAENSE DE ESTUDO FENOMENOLÓGICOS, 2011, Curitiba. Anais do II Congresso de Estudos Fenomenológicos do Paraná e II Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia, v. I., 2011, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MELO, A. K. S. ; CARVALHO, Liliane Brandão ; SERAPIONI, M. ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. APROXIMAÇÕES E DESAFIOS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL E PORTUGAL. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        11. CARVALHO, Liliane Brandão; MELO, A. K. S. ; SERAPIONI, M. ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. REFORMAS PSIQUIÁTRICAS: contexto brasileiro e aproximações do caso português. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
        12. CARVALHO, Liliane Brandão; MELO, A. K. S. ; SERAPIONI, M. ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. REFORMAS PSIQUIATRICAS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA E APROXIMAÇÕES DO CASO PORTUGUÊS. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        13. CARVALHO, Liliane Brandão; MELO, A. K. S. ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. Cuidado e Humanização em Tempos de Reforma: experiencias de um serviço comunitario. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
        14. MELO, A. K. S. ; CARVALHO, Liliane Brandão ; BOSI, M. Lúcia Magalhães. ?FENOMENOLOGIA E HERMENEUTICA NA PESQUISA EM SAUDE COLETIVA: DIÁLOGOS, INTERROGAÇÕES E POTENCIALIDADES. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        15. BOSI, M. Lúcia Magalhães ; CARVALHO, Liliane Brandão ; Liberato, M. T. C. ; GADELHA, A. K. S. ; XIMENES, Veronica Morais ; GODOY, MAria Gabriela Curubeto ; MELO, A. K. S.. Práticas inovadoras e desinstitucionalização: analisando um movimento comunitário em saúde mental no nordeste do Brasil. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        16. CARVALHO, Liliane Brandão. Psicopatologia Fenomenologica. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




    Data de processamento: 17/02/2022 16:07:09