Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2010]

Malvina Thais Pacheco Rodrigues

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2001), Especialização em Formação Pedagógica- PROFAE (2003), Saúde Pública (2004), Estatística(2016), Mestrado em Educação na Universidade Federal do Piaui (2008) e Doutorado em Saúde Coletiva UECE (2012). Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial sistêmica, adesão terapêutica e construção e validação de tecnologias em saúde. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC) e docente do Programa de Pós-Graduação Saúde da Mulher (PPGSM) da Universidade Federal do Piauí. e-mail:malvina@ufpi.edu.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1194560196589833 (01/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2010
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso. Colegio Agricola de Teresina 64000-000 - Teresina, PI - Brasil URL da Homepage: http://www.ufpi.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2021-Atual. Soroprevalencia de infeccao por SARS-CoV-2 e fatores associados em pessoas privadas de liberdade
      Descrição: OBJETIVO: Estimar a soroprovalência de infecção por SARS-CoV-2 e fatores associados em pessoas privadas de liberdade. MÉTODO: Será realizado inquérito sorológico de base institucional em sete unidades prisionais (UP) com maior número de detentos em diferentes regiões do Piauí. Serão incluídas todas as detentas das UP femininas (n=130), por meio de censo. Nas cinco UP masculinas selecionadas por conveniência, serão incluídos 600 indivíduos (120 de cada unidade), por meio de amostragem probabilística com dois estágios. Serão realizados testes sorológicos (teste rápido) para detectar a presença de anticorpos IgG/IgM contra SARS-CoV-2 e aplicado um questionário com perguntas padronizadas. A razão de prevalência (RP) será estimada segundo regressão de Poisson, com respectivos intervalos de confiança de 95%, com significância estatística quando p0,05 em programa estatístico. Serão respeitadas as recomendações éticas da Resolução 466/2012... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Integrante / Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas - Coordenador / Francisca Miriane de Araújo Batista - Integrante / Ariel de Sousa Melo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Auxílio financeiro.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    2. 2020-Atual. Inquerito sorologico de infeccao pelo novo coronavirus (SARS-CoV-2) e fatores associados em diferentes grupos etarios
      Descrição: Verificar a magnitude da infeção pelo SARS-CoV-2 na população é o primeiro passo para o desenvolvimento de estratégias efetivas de saúde pública baseadas em evidências. Objetivo geral: Estimar a magnitude e evolução da soroprovalência de infecção por SARS-CoV-2 e sua associação com aspectos epidemiológicos em diferentes grupos etários. Objetivos específicos: Realizar inquérito sorológico para identificar a presença de anticorpos contra o SARS-CoV-2 em diferentes grupos etários; Estudar aspectos epidemiológicos associados à infecção por SARS-CoV-2; Determinar a fração de infecções assintomáticas ou subclínicas; Descrever conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à prevenção da doença por coronavírus (COVID-19); Identificar associações da infecção por SARS-CoV-2 com indicadores socioeconômicos e de assistência à saúde. Identificar fatores de risco para infecção comparando as exposições de indivíduos infectados e não infectados; Estimar a real prevalência da infecção do SARS-CoV-2 dos entrevistados com base na sensibilidade e especificidade dos testes utilizados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Integrante / NATÁLIA PEREIRA MARINELLI - Integrante / Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas - Coordenador / Francisca Miriane de Araújo Batista - Integrante / Veruska Calvalcanti Barros - Integrante / Dorcas Lamounier Costa - Integrante / Carlos Henrique Nery Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    3. 2018-Atual. CONSTRUCAO E VALIDACAO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOCAO DA SAUDE DA MULHER
      Descrição: Apesar dos avanços na saúde brasileira ainda persistem desafios e desigualdades na assistência à saúde da mulher que carecem de outras ações para a redução dos desfechos desfavoráveis. Nos últimos anos com a expansão do acesso à internet, o uso da tecnologia tem sido cada vez mais presente na atenção à saúde. A saúde móvel ou mHealth é considerada uma prática de saúde pública mantida por dispositivos móveis. Existem vários aplicativos relacionados à saúde da mulher, principalmente direcionados à gravidez e parto. Entretanto, áreas importantes como climatério, hipertensão na gestação e planejamento familiar são pouco abordadas. Além disso, a maior parte dos aplicativos disponíveis não fornecem informações confiáveis e validadas. Neste contexto, é necessário repensar as práticas em saúde e propor alternativas de promoção à saúde condizente com a evolução tecnológica. O objetivo desse projeto é construir e validar tecnologias para dispositivos móveis com orientações destinadas à saúde da mulher (climatério, hipertensão na gestação e planejamento familiar). Trata-se de um estudo metodológico que será desenvolvido em 04 etapas: especificação, validação, desenvolvimento e evolução. Na fase de especificação será empregado método de revisão integrativa da literatura e formulado as orientações. A seguir será realizado a validação com juízes em saúde da mulher (validação de conteúdo) e com mulheres (validação semântica) selecionados por conveniência. Na etapa de desenvolvimento, o aplicativo será construído adequado ao sistema operacional Android e IOS. Na evolução, a tecnologia será validada por juízes especialistas em Ciências da Computação e serão implementadas as mudanças de acordo com a validação técnica. Espera-se que tais tecnologias possam melhorar a qualidade de vida de muitas mulheres e prevenir complicações, mortes e gravidez indesejadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador / GEÍSA MACHADO FONTENELE - Integrante / TARCILA NOGUEIRA VIEIRA - Integrante / JOSE VITOR LOPES DE SOUSA SEGUNDO - Integrante.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    4. 2017-2019. CONSTRUCAO E VALIDACAO DE SOFTWARE SOBRE PREVENCAO E RASTREAMENTO DE CANCER DO COLO DO UTERO E DA MAMA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador / GILDENISE MONTEIRO RABELO - Integrante.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    5. 2016-Atual. Tendencia e aspectos epidemiologicos da morbimortalidade por acidentes de transporte terrestre no Piaui
      Descrição: No Brasil, as causas acidentais, como os acidentes de transporte terrestre (ATT) ou acidentes de trânsito, causa grande impacto na qualidade de vida e nas condições de saúde da população. O Piauí figura, atualmente, como campeão em número de mortes e internações por ATT, principalmente, os que envolvem motocicletas. Será desenvolvido um estudo de natureza descritiva sobre o perfil das mortes e hospitalizações por ATT no Piauí e um estudo ecológico, do tipo séries temporais, para descrever e analisar a tendência dos indicadores epidemiológicos de mortalidade e morbidade hospitalar por ATT no mesmo período. A população estudada compreenderá todas as vítimas de ATT residentes em Teresina e registradas no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Internações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) no período de 1996 a 2015, cuja causa básica do óbito (constante do SIM) e diagnóstico secundário da hospitalização (constante do SIH/SUS) corresponda aos códigos V01 a V89 do capítulo XX da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde ? 10ª Revisão (CID-10). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Integrante / marcio denis medeiros mascarenhas - Coordenador / RANIELA BORGES SINIMBU - Integrante / Marconi de Jesus Santos - Integrante / FELIPE LIMA DE CARVALHO - Integrante / ERISSON DE ANDRADE BRITO - Integrante / MATHEUS FERNANDO LEAL PEREIRA - Integrante.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    6. 2015-2017. AVALIACAO DA ASSISTENCIA AO PARTO EM UMA MATERNIDADE PUBLICA DE TERESINA (PI)
      Descrição: A qualidade da assistência à mulher no trabalho de parto é essencial para a redução das taxas de mortalidade e morbidade materna. Neste contexto, tem sido destacada a humanização do parto como premissa de melhora da assistência obstétrica. O objetivo do estudo é avaliar o processo de atenção ao parto e nascimento em mulheres atendidas em uma maternidade de referência em Teresina (PI).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    7. 2015-2017. CONSTRUCAO E VALIDACAO DE UM SOFTWARE PARA DISPOSITIVOS MOVEIS COM ORIENTACOES DESTINADAS AS GESTANTES NO CUIDADO PRE-NATAL
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador / GLAYS REGE DANTAS LIMA PIRES - Integrante.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    8. 2015-2017. ADESAO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSAO ARTERIAL: Prevalencia e fatores associados em Teresina-PI.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador / KEILA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE - Integrante.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    9. 2015-Atual. Saude na escola: analise situacional no ensino medio
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral analisar a situação de saúde de alunos da rede pública estadual e privada de ensino médio em Teresina-PI e aspectos pedagógicos afins. O estudo é transversal, a ser realizado em 12 escolas públicas e 12 privadas, com o total de 571 estudantes. A amostragem é do tipo probabilística estratificada proporcional com duas etapas de sorteio: escolas e participantes. Em Teresina, será sorteada uma escola pública de cada porte, para a área geográfica de cada Gerência Regional de Ensino (GRE), perfazendo o total de 12 escolas públicas, sendo 03 escolas por GRE... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Integrante / marcio denis medeiros mascarenhas - Integrante / keila Rejane Oliveira Gomes - Coordenador / Telma Maria Evangelista de Araújo - Integrante / ANTONIO DA SILVA MACEDO - Integrante / Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo - Integrante / Karoline de Macedo Gonçalves Frota - Integrante / Maria do Socorro Leal Lopes - Integrante / Cássio Eduardo Soares Miranda - Integrante.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    10. 2015-Atual. ANALISE DA SITUACAO VACINAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO NA REGIAO METROPOLITANA DE TERESINA (PI)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador / keila Rejane Oliveira Gomes - Integrante / Telma Maria Evangelista de Araújo - Integrante. Financiador(es): Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    11. 2013-2017. ANALISE DA ADESAO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSAO ARTERIAL NA ATENCAO BASICA
      Descrição: Avaliar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo em pessoas com HAS acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família.Trata-se de um estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador / Nayra da Costa e Silva - Integrante.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    12. 2013-2015. Ocorrencia de hepatites virais em Teresina-Piaui, 2012-2013: subsidios para implantacao de um sistema de vigilancia laboratorial
      Descrição: projeto visa a verificar a ocorrência de hepatites virais entre os residentes em Teresina, Piauí, atendidos em laboratórios de referência municipal e estadual, descrevendo o comportamento epidemiológico da doenças a fim de propor a implantação de um sistema de vigilância laboratorial para as hepatites virais. Estudo retrospectivo, de corte transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido no município de Teresina-PI. Os dados serão coletados nos laboratórios de referência para realização de exames diagnósticos de hepatites virais no âmbito da administração municipal e estadual, incluíndo todos os pacientes residentes em Teresina que realizaram sorologia para hepatites virais no período de Janeiro a Dezembro de 2012. Com esse projeto, espera-se elaborar o diagnóstico mais sensível da situação epidemiológica desta problemática de forma a melhorar as informações sobre hepatites virais no município de Teresina-PI; dimensionar a subnotificação das hepatites virais no município, estimulando o constante monitoramento da situação; implantar um sistema laboratorial para a vigilância epidemiológica das hepatites virais para estimular o desenvolvimento de medidas específicas de redução da morbi-mortalidade decorrente dessas doenças; consolidar uma linha de pesquisa voltada para o tema... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Integrante / marcio denis medeiros mascarenhas - Coordenador.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.
    13. 2013-2014. ANALISE DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM ESTUDANTES DO COLEGIO TECNICO DE TERESINA
      Descrição: Este estudo tem como objetivo geral analisar os fatores de risco cardiovascular em estudantes do Colégio Técnico de Teresina (CTT). Trata-se de um estudo analítico, com abordagem quantitativa, cuja amostra será constituída por 208 adultos jovens (18-24 anos) estudantes do Colégio Técnico de Teresina (CTT). A análise dos dados envolverá a avaliação estatística analítica, associação e entrecruzamento das diversas variáveis com utilização de testes estatísticos, utilizando um software. Espera-se que os resultados encontrados na pesquisa possam contribuir de forma preventiva para a detecção precoce de doenças cardiovasculares nessa população. Palavras-Chave: Fatores de risco. Doenças cardiovasculares. Adultos jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Malvina Thais Pacheco Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. MENÇÃO HONROSA PELO TRABALHO: MORTALIDADE MATERNA POR DOENÇAS HIPERTENSAS DO PIAUÍ, UFPI.. 2019.
      Membro: Malvina Thais Pacheco Rodrigues.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. 22 CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. DETERMINANTES COMPORTAMENTAIS DE SAÚDE DE MULHERES RESIDENTES NAS CAPITAIS NORDESTINAS. 2019. (Congresso).
    2. 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA. ANÁLISE DA ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO BASICA. 2018. (Congresso).
    3. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATENÇAO PRIMÁRIA Á SAÚDE, IV CONGRESSO PIAUIENSE DE ATENÇÃO A SAÚDE,. 2018. (Congresso).
    4. I Jornada de Integração do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí.Experiências exitosas dos programas de pós-graduação do CCS/ UFPI. 2018. (Outra).
    5. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE , IV CONGRESSO PIAUIENSE DE ATENÇÃO A SAÚDE, VI CESCODONTO, I SEMINÁRIO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER. 2017. (Congresso).
    6. II MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA. PROJETO DE EXTENSÃO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL. 2017. (Exposição).
    7. X CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. ANÁLISE DA ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2017. (Congresso).
    8. 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. PERCEPÇÕES DO DIAGNÓSTICO E CONVÍVIO COM O HIV/AIDS. 2015. (Congresso).
    9. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIADOR DA ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. 2014. (Congresso).
    10. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIADOR DA ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. 2014. (Congresso).
    11. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE; EVIDENCIAS NA APS, II CONGRESSO PIAUIENSE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. ANALISE DA ADESÃO Á TERAPÊUTICA FARMACOLÓGICA ANTI-HIPERTENSIVA E SUA ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS. 2013. (Congresso).
    12. 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS SEGUNDO SEXO. 2012. (Congresso).
    13. CURSO TÓPICOS DE MODELO DE REGRESSÃO. 2012. (Outra).
    14. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". "ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS E ADESÃO AO TRATAMENTO EM HIPERTENSOS COM COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS.". 2011. (Congresso).
    15. 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. ATUAÇÃO DA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM FORTALEZA-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2010. (Congresso).
    16. I Worshop Internacional de Gestão do Conhecimento e Inovação em Saúde: as experiências do Brasil e do Canadá. 2010. (Outra).
    17. 15º SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.Eu ensino tu aprende: a prática pedagógica do enfermeiro professor. 2009. (Seminário).
    18. 5 Congresso de Enfermagem do Piauí. Coordenador de sessão de apresentação de pôster. 2009. (Congresso).
    19. 5 Congresso de Enfermagem do Piauí. O enfermeiro professor e os obstáculos didáticos. 2009. (Congresso).
    20. IX REUNIÃO DO RÓRUM DE GESTORES DE ENSINO DO CONDETUF. 2009. (Encontro).
    21. Workshop Pesquisa Quantitativa em Saúde e Banco de Dados para Análise Estatística. 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. RODRIGUES, Malvina Thais Pacheco. I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E COMUNIDADE. 2018. (Outro).. . 0.
    2. RODRIGUES, Malvina Thais Pacheco. III MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA. 2018. (Outro).. . 0.
    3. RODRIGUES, Malvina Thais Pacheco. II MOSTRA TÉCNICA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA. 2017. (Outro).. . 0.
    4. RODRIGUES, Malvina Thais Pacheco. III Congresso Piauiense de Saúde Pública. 2013. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Malvina Thais Pacheco Rodrigues ⇔ Adail Afrânio Marcelino do Nascimento (1.0)
      1. SILVA, D. B. ; LIMA, L.L ; RODRIGUES, Malvina Thais Pacheco ; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães ; NASCIMENTO, A.A.M ; JORGE, M. S. B.. Análise da completude das informações do sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. Em: Thereza Maria Magalhães Moreira; Marcelo Gurgel Carlos da Silva. (Org.). Hipertensão Arterial: nós críticos, epidemiologia e condições clínicas associadas.. 1ed.Fortaleza. : Editora da Universidade Estadual do Ceará- EdUECE. 2013.v. 01, p. 78-88.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 17/02/2022 16:07:09