Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2009]

Maria da Penha Baiao Passamai

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1999). Doutorado em Saúde Coletiva em Associação Ampla Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza (2012). Professor Adjunto aposentada da Universidade Estadual do Ceará.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Letramento Funcional em Saúde de Adultos da Atenção Básica do SUS e Educação em Saúde no ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). Experiência no campo da promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis na atenção básica (SUS), letramento funcional em saúde no contexto da educação de jovens e adultos (EJA) e saúde escolar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1029268341048637 (02/02/2019)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2009
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Estadual do Ceará, Departamento de Biologia, Departamento de Biologia. AV. PARANJANA, 1700 - CAMPOS DO ITAPERI - ITAPERI ITAPERI 60740000 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31019802 URL da Homepage: http://www.uece.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2015-2016. Tecnologia educacional e o cuidado de lactente com displasia broncopulmonar: uma abordagem para pais,, familiares e cuidadores
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Coordenador / Auralice Maria Rebouças Machado Barroso - Integrante.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.
    2. 2014-2016. GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: A PROMOCAO DA SAUDE SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO EM CONTEXTOS DE SAUDE
      Descrição: Este estudo objetiva avaliar o entendimento da Caderneta do Adolescente, já que a mesma foi proposta pelo Ministério da Saúde com um dos objetivos de promoção da saúde sexual e reprodutiva e prevenção da gravidez. Está avaliação será realizada segundo os pressupostos do Letramento Funcional em Saúde que é o conhecimento, motivação e competências das pessoas para acessar, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde, de forma a fazer julgamentos e tomar decisões no dia-a-dia no que tange ao cuidado da saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, para manter ou melhorar a qualidade de vida. Está é uma pesquisa analítica, transversal com abordagem quantitativa e qualitativa. Será realizada nas Escolas Municipais do Distrito de Lagoinha, do município de Quixeré. A população do referido estudo são adolescentes matriculadas nestas escolas, cursando do 6º ao 9º ano, e que aceitarem em participar da pesquisa, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ? TCLE pelos pais das adolescentes e o Termo de Assentimento pelas adolescentes. Serão utilizadas as técnicas de Cloze e Círculo de Diálogo. Os dados serão analisados de acordo com a compreensão leitora através de passagem da Caderneta do Adolescente e através do Discurso da Bardin. Será elaborada uma nova redação a Caderneta da Adolescente, com base no letramento em saúde das adolescentes e/ou pelas questões levantadas no Círculo de Diálogo. Esta será avaliada pelo SAM (Avaliação de Adequação de Materiais) e pelo SMOG (Simple Measure of Gobbledygook), que avalia texto no campo da saúde. O SMOG e O SAM são considerados padrão-ouro para medir leiturabilidade. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Sendo que os resultados deverão contribuir para o aperfeiçoamento de ações de promoção da saúde, do cuidado e nas políticas de Educação em Saúde e elaboração de materiais informativo-educativos com leiturabilidade adequada ao perfil de LFS dos usuários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Coordenador / Marco Antonio de Alencar Barros Vasconcelos - Integrante / Ana Gláucia Sombra Saraiava - Integrante.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.
    3. 2014-2016. Letramento Funcional em Saude dos Responsaveis por Criancas com Cardiopatia Congenita: uma abordagem educativa visando a promocao da saude e o cuidado
      Descrição: O estudo tem como objetivo medir o grau de Letramento Funcional em Saúde das mães e/ou responsáveis por crianças cardiopatas para subsidiar a elaboração de tecnologia educacional no aprimoramento de ações de promoção da saúde e do cuidado da criança cardiopata. Esta é uma pesquisa de desenvolvimento metodológico sendo, analítica, transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa será realizada no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) Fortaleza-Ceará, grande centro de tratamento para crianças portadoras de cardiopatia congênita, sendo um centro de referência em cardiologia no Nordeste. O estudo abrangerá a população de usuário do SUS, pais ou responsáveis por crianças cardiopatas. Estarão incluídos no estudo adolescentes, com idade de ? 10 anos ? 19 anos e adultos com ? 20 anos e 60 anosque concordarem em participar do estudo, mediante assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido ? TCLE; termo de autorização dos pais/responsáveis por filhos menores de idade; termo de assentimento do entrevistado menor de idade. A amostra foi constituída com base em uma população de 400 criancas operadas no ano de 2013, n = 196 estimando uma prevalência de P para baixo letramento = 0,52 e E = 5%. Será utilizado o Short Test of Functional Health Literacy in Adults - S-TOFHLA. Serão levantados dados sociodemográficos de sexo, idade, escolaridade e duvidas sobre o cuidado a crianca cardiopata. Os dados serão tabulados para apresentação em frequência simples e percentual, médias e variações. Pretende-se analisar as relações entre as variáveis através do teste do qui-quadrado, considerando o nível de significância de 5%. Será utilizado o software SPSS, versão 14.0. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Os achados poderão contribuir para o aperfeiçoamento de ações de promoção da saúde, do cuidado e nas políticas de Educação em Saúde e será elaborada uma cartilha educativa como ação de promoção da saúde, cuidado da criança cardiopata com leiturabilidade adequada ao perfil de LFS dos usuários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Coordenador / Marco Antonio de Alencar Barros Vasconcelos - Integrante / Eduarda Natally Ferreira Nobre Santos - Integrante / Camila Fernandes Mendes - Integrante.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.
    4. 2014-2015. LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAUDE NA INTERFACE COM O SISTEMA UNICO DE SAUDE: a promocao da saude e a prevencao de doencas cronicas nao transmissiveis
      Descrição: Objetiva-se avaliar se o Letramento Funcional em Saúde dos usuário do SUS, portadores de agravos crônicos e/ou em acompanhamento por programas ou medidas de prevenção de morbidades crônicas no município de Fortaleza, é relevante para o planejamento, execução e avaliação das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O estudo é descritivo, analítico, transversal e quantitativo, realizado em unidades de saúde no município de Fortaleza-CE. O estudo abrangerá a população de usuário do SUS, portadores de agravos crônicos e/ou em acompanhamento por programas ou medidas de prevenção de morbidades crônicas no município de Fortaleza, com idade de ? 20 anos e 60 anos, que concordarem em participar do estudo, mediante assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido ? TCLE. A amostra foi constituída estimando uma prevalência de 50% de limitado Letramento Funcional em Saúde na população do município de Fortaleza, segundo a escala B-TOFHLA, com intervalo de confiança de 95% (erro relativo de 5%) ficando a amostra constituída por 400 indiví-duos. Será utilizada a versão breve do Test of Functional Health Literacy in Adults - B-TOFHLA. Os dados serão analisados com os testes de: Shapiro-Wilk, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, t de Student, ANOVA, Qui-quadrado e nível de significância de 5%. Será utilizado o software SPSS, versão 14.0. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Os achados poderão contribuir para: o aperfeiçoamento do SUS na política de Educação Permanente/Educação em Saú-de/elaboração de materiais informativos/educativos com leiturabilidade adequada ao perfil de LFS dos usuários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Coordenador / Marco Antonio de Alencar Barros Vasconcelos - Integrante / Eduarda Natally Ferreira Nobre Santos - Integrante.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.
    5. 2013-2016. PLANO ALFA-SAUDE: Aplicacao dos pressupostos do letramento em saude e da formacao de navegadores na capacitacao de equipes do SUS
      Descrição: Introdução: Pesquisa recente realizada detectou a presença de baixo letramento em saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como foi percebido que materiais educativos para eles desenvolvidos podem não estar sendo devidamente compreendidos, face este limitado letramento. Delineou-se, então, a presente proposta. Objetivo: Elaborar, implantar e avaliar o Plano Alfa-Saúde como estratégia de capacitação de recursos humanos para o SUS, com base nos pressupostos do letramento em saúde e da formação de navegadores de saúde. Metodologia: O Plano Alfa-Saúde capacitará agentes comunitários de saúde (ACS), integrantes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa perspectiva de cuidado integral, aliando profissionais e segmentos da comunidade. O citado Plano se propõe, ainda, a avaliar os materiais educativos de saúde distribuídos para os usuários do SUS nos mesmos pressupostos supracitados. Serão realizados quatro círculos de estudos com cada grupo (ACS, NASF, EJA), com amostra representativa de ACS do estado do Ceará, ligados à Secretaria de Saúde estadual (SESA), com a totalidade de equipes de NASF, através de seus coordenadores e mais um integrante de cada uma, e com a totalidade de alunos do EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. As atividades serão desenvolvidas nas macrorregiões de saúde do Ceará (Fortaleza, Sobral, Cariri e Sertão Central) e na sede do IFCE. Os círculos seguirão proposta de Rudd et al. (2005), Soricone et al. (2007) e Freeman e Rodriguez (2011) no que tange ao enfoque de letramento em saúde e navegação em saúde e o conteúdo de promoção de saúde será adaptado do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 (Brasil, 2011), utilizando-se modelos de corpo humano e de alimentos. A análise dos materiais educativos será feita segundo protocolo SMOG (McLaughlin, 19).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio - Coordenador / Nádia Tavares Soares - Integrante / Luisa Maria Oliveira Pinto - Integrante / Carmem Cemires Cavalcante Costa - Integrante / Luíza Santos Pontello - Integrante / Claudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos - Integrante / Christiane Pineda Zanella - Integrante / Claudia Belém Moura - Integrante / Sarah Bezerra Luna Varela - Integrante.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.
    6. 2013-2014. PLANO ALFA-SAUDE: Letramento e Navegacao em Saude na Educacao de Jovens e Adultos
      Descrição: Introdução: O baixo letramento em saúde é muito frequente entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que dificulta a compreensão das mensagens orais e escritas necessárias na interação profissionais-usuários. Objetivo: Elaborar, implantar e avaliar o Plano Alfa-Saúde como estratégia de capacitação de recursos humanos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base nos pressupostos do letramento em saúde e da formação de navegadores de saúde para o SUS. Metodologia: O Plano Alfa-Saúde capacitará alunos de EJA, numa perspectiva de cuidado integral. Serão realizados quatro círculos de estudos com a totalidade de alunos do EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. As atividades serão desenvolvidas na sede do IFCE. Os círculos seguirão proposta de Rudd et al. (2005), Soricone et al. (2007) e Freeman e Rodriguez (2011) no que tange ao enfoque de letramento em saúde e navegação em saúde e o conteúdo de promoção de saúde será adaptado do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil ? 2011-2022 (Brasil, 2011), utilizando-se modelos de corpo humano e de alimentos. O Plano Alfa-saúde será avaliado de forma imediata, quantitativa, antes e após a capacitação e em médio prazo, de forma qualitativa, com uma sub-amostra, antes e três meses após capacitação, através de círculos de diálogos que serão gravados, transcritos e analisados segundo o Discurso do Sujeito Coletivo (Lefévre e Lefévre (2003; 2006). Espera-se que a execução da proposta seja bem sucedida para aprimorar o atendimento à saúde do usuário do SUS, podendo ser adotada como padrão de capacitação de recursos humanos no Ceará. Acredita-se, ainda, que pelo seu ineditismo na forma de capacitação pretendida, a proposta poderá ser adotada também no País.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Coordenador / HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda - Integrante / Sarah Bezerra Luna Varela - Integrante / Luíza Santos Pontello - Integrante / Claudia Belém Moura - Integrante.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.
    7. 2010-2012. Letramento Funcional em Saude de adultos no contexto do Sistema Unico de Saude: um caminho para promocao da saude e prevencao de doencas cronicas nao transmissiveis
      Descrição: O estudo aborda o Letramento Funcional em Saúde (LFS) de adultos, usuários da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Fortaleza, Ceará. A pesquisa mede o Letramento Funcional em Saúde através do Test of Functional Health Literacy in Adult - TOFHLA. Foi levantado o nívell do LFS dos usuários para saber se tal condição pode ser considerada uma barreira para o recebimento adequado dos cuidados e gerenciamento da saúde dos entrevistados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Coordenador / HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - Integrante.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.
    8. 2009-2011. Plano AlfaNutri: um novo paradigma, a alfabetizacao nutricional, para promocao da alimentacao saudavel e pratica regular de atividade fisica na prevencao e controle de doencas cronicas
      Descrição: O Brasil passa por uma transição epidemiológica muito importante e negativa, onde se assiste ainda a quadros de desnutrição e outras deficiências nutricionais acarretadas por fome e miséria, mas já associados a altas prevalências de diferentes doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes melito, hipertensão arterial, câncer e obesidade, entre outras. Há uma extensa interface destas doenças com a Nutrição, tanto no aspecto preventivo, como no de controle. Desta forma, a estratégia da educação nutricional tem sido a mais utilizada para tentar prevenir ou minimizar o impacto negativo sobre a saúde representado pelas DCNT. Recentemente, começou-se a questionar qual a educação nutricional que se quer no que tange a viabilizar o empoderamento da população referente às diretrizes de uma alimentação dita saudável e mesmo de um estilo de vida saudável, englobando dieta e pratica de atividade física adequadas. Nesta nova linha de discussões, um novo paradigma começou a ser incipientemente desenvolvido, a alfabetização nutricional. Embora novo na área de Nutrição, a preocupação com letramento/alfabetização cientifica e em saúde já soma quase meio século. Na vertente de pensamento propalada pela alfabetização cientifica, em saúde e agora em Nutrição, se destaca a importância de conhecer o nível de compreensão que a população tem para interpretar mensagens simples, como ler um rotulo de medicamentos ou entender o que e uma porção de arroz, antes de se proceder a uma orientação nutricional. Assim, o objetivo do presente estudo e diagnosticar o nível de letramento/alfabetização nutricional da população atendida pelo SUS e a partir daí elaborar um plano, o Plano AlfaNutri, que permita o empoderamento necessário para garantir a saúde. Pretende-se abranger dois segmentos populacionais atendidos pelo SUS, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e os que buscam prevenção de tais doenças, num total de 600 indivíduos. Inicialmente serão desenvolvidas três etapas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Penha Baião Passamai - Integrante / HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry - Integrante / Nádia Tavares Soares - Integrante / Maria Auristela Magalhães Coelho - Integrante / José Arimatea de Barros Bezerra - Integrante / Francisco José Maia Pinto - Integrante / Cláudia dos Reis Lisboa - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Ceará - Cooperação.
      Membro: Maria da Penha Baiao Passamai.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. 1° Encontro Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas. 2016. (Encontro).
      2. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Perfil do Letramento Funcional em Saúde e Situação Sociodemográfica de Pais e Cuidadores de Crianças Cardiopatas. 2015. (Congresso).
      3. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. LEITURABILIDADE DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. 2015. (Congresso).
      4. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS DO BRASIL SOB A VISÃO DE PROFISSIONAIS DOS NASF. 2015. (Congresso).
      5. III Colóquio de História das Doenças. 2015. (Outra).
      6. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.Compreensão Leitora em Saúde: como promover a saúde e prevenir doenças se há iniquidade?. 2015. (Encontro).
      7. XX Semana Universitária da UECE.Numeramento em Saúde de Usuários do Sistema Único de Saúde: influência dos determinantes socioeducacionais. 2015. (Outra).
      8. XX Semana Universitária da UECE.CONDIÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS E LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS CARDIOPATAS. 2015. (Outra).
      9. XX Semana Universitária da UECE.A Importância da Compreensão Leitora para a Saúde: uma análise norteada pela linguística textual e determinantes socioeducacionais. 2015. (Outra).
      10. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Letramento em Saúde: o conhecimento do conceito e a aplicação dos pressupostos na prática do agente comunitário de saúde. 2014. (Congresso).
      11. XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição ? CONBRAN 2014. Fatores sociodemográficos relacionados ao letramento em contexto de saúde na atenção básica do SUS: a compreensão leitora de adultos sobre o guia alimentar. 2014. (Congresso).
      12. XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA: 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.LETRAMENTO EM SAÚDE: COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE LETRAMENTO DO POSTO DE SAÚDE MARIA DE LOURDES JEREISSATI E DE TODA A REGIONAL IV,. 2013. (Outra).
      13. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coleltiva. LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE USUÁRIOS DO SUS: A COMPETÊNCIA EM NUMERAMENTO COMO ATRIBUTO PARA O AUTOCUIDADOS NOS AGRAVOS CRÔNICOS. 2012. (Congresso).
      14. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coleltiva. LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE USUÁRIOS DO SUS: UMA AVALIAÇÃO SEGUNDO O S-TOFHLA. 2012. (Congresso).
      15. XVII Semana Universitária Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade.LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA:IMPLICAÇÕES DA COMPREENSÃO LEITORA E NUMERAMENTO NO AUTOCUIDADO NOS AGRAVOS CRÔNICOS. 2012. (Outra).
      16. 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. Alfabetização Nutricional: uma avaliação segundo o procedimento Cloze. 2011. (Congresso).
      17. 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. LETRAMENTO NUTRICIONAL DE MULHERES ATENDIDAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).. 2011. (Congresso).
      18. 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. LETRAMENTO NUTRICIONAL DE MULHERES ATENDIDAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).. 2011. (Congresso).
      19. II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social.Letramento Funcional em Saúde de adultos com baixa escolaridade: o retrato da exclusão de usuários do SUS. 2011. (Encontro).
      20. III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Educação Nutricional: impacto da capacitação do professor de ensino fundamental e médio sobre conhecimentos de nutrição e comportamento alimentar de crianças e adolescentes. 2011. (Congresso).
      21. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. MEDIDA DO LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE ADULTOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ. 2011. (Congresso).
      22. Conferência internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente. 2010. (Outra).
      23. I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade e III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2010. (Congresso).
      24. IX Congresso Norte-Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral/ I Simpósio Norte-Nordeste de Nutrição Oncológica da SBC e SBNPE. Letramento em Nutrição: subsídios para ações de intervenção preventiva em doenças crônicas. 2010. (Congresso).
      25. IX Congresso Norte-Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral/ I Simpósio Norte-Nordeste de Nutrição Oncológica da SBC e SBNPE. Letramento em Nutrição: diferença entre dois tipos de grupo populacional. 2010. (Congresso).
      26. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.A Educação em Saúde e Nutrição no Ensino Fundamental e Médio. 2010. (Encontro).
      27. XV Semana Universitária Ciência para a Humanidade.Círculos de Diálogos: proposta de uma nova estratégia de educação nutricional com usuários do SUS. 2010. (Outra).
      28. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. AUTO-IMAGEM E APRECIAÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM FORTALEZA-CE. 2009. (Congresso).
      29. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA FUNDAMENTAL. 2009. (Congresso).
      30. XIV Semana Universitária. Universidade , Estado e Sociedade.Círculos de Diálogo: proposta de uma nova estratégia de Educação Nutricional para o SUS. 2009. (Outra).
      31. XIV Semana Universitária - UECE.Alfabetização Nutricional de Adolescentes: uma estratégia para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. 2009. (Outra).
      32. XXIX Reunião do Consórcio das Instituições Brasileiras da Alimentação e Nutrição CIBRAN 2008. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. PASSAMAI, Maria da Penha Baião. I Semana de Integração do Curso de Ciências Biológicas da UECE. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Maria da Penha Baião Passamai ⇔ Maria Auristela Magalhães Coelho (13.0)
        1. SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho ; CARIOCA, ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA ; SABRY, Maria Olganê Dantas ; SANTOS, PATRÍCIA MARIANO DOS ; COELHO, Maria Auristela Magalhães ; Passamai, Maria da Penha Baião. Letramento em saúde de diabéticos tipo 2: fatores associados e controle glicêmico. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 20, p. 865-874, issn: 1413-8123, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: B1
        2. COELHO, MARIA AURISTELA MAGALHÃES; SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho ; PASSAMAI, MARIA DA PENHA BAIÃO ; CABRAL, LISSIDNA ALMEIDA ; PASSOS, TATIANA UCHÔA ; LIMA, GLÁUCIA POSSO. Functional health literacy and healthy eating: Understanding the brazilian food guide recommendations. Revista de Nutrição (Impresso). v. 27, p. 715-723, issn: 1415-5273, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: B2
        3. PASSAMAI, Maria da Penha Baião; SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho ; JORGE, Maria Salete Bessa ; PARENTE, Nara de Andrade ; LIMA, Leilson Lira ; COELHO, Maria Auristela Magalhães. Os Círculos de Diálogos na Saúde: escutando e compartilhando significados para aprendizagem em equipe. 01 ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2013. v. 01, p. 183.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. COELHO, Maria Auristela Magalhães ; SAMPAIO, H. A. C. ; SABRY, Maria Olganê Dantas ; LIMA, R. A. L. ; AZEVEDO, L. H. B. ; CARIOCA, A. A. F. ; PASSAMAI, Maria da Penha Baião. Letramento em Saúde, Segundo o Newest Vital Sign: Uma Comparação entre Portadores de Doenças Crônicas e Indivíduos Saudáveis. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. COELHO, M. A. M.; SAMPAIO, H. A. C. (Helena Alves de Carvalho Sampaio) ; SABRY, M. O. D. (Maria Olganê Dantas Sabry) ; PASSAMAI, M. P. B. ; CABRAL, L. A. ; COELHO, L. M.. BAIXO LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE: EM QUE COMPROMETE A COMPREENSÃO DAS PORÇÕES ALIMENTARES DO GUIA ALIMENTAR BRASILEIRO?. Em: XVI Semana Universitária - (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011, Fortaleza-Ce. Anais 2011 - Universidade Estadual do Ceará, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SANTOS, Patrícia Mariano ; LIMA, Luiza Mouta de ; SALES, Nara Bezerr ; PARENTE, Nara de Andrade ; CANABRAVA, Natália do Vale ; CARIOCA, Antonio Augusto P. ; PASSAMAI, Maria da Penha Baião ; COELHO, Maria Auristela Magalhães ; SABRY, Olganê Dantas de ; SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho. Relação entre anos de estuado e Letramento Funcional em Saúde em pacientes com doenças crônicas. Em: 11o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2011, 2011, Fortaleza. Anais do 11o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2011, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. COELHO, Maria Auristela Magalhães ; SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho ; SABRY, Maria Olganê Dantas ; PASSAMAI, Maria da Penha Baião ; CABRAL, L. A. ; PASSOS, T. U.. Guia alimentar brasileiro: influência do letramento funcional em saúde sobre a compreensão das porções recomendadas. Em: XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2011, 2011, Curitiba. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, v. 26, p. 78-78, 2011.
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    Data de processamento: 17/02/2022 15:23:00