Colegiado PPGSP-FAMED-UFC

Alvaro Jorge Madeiro Leite

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1982), Mestrado em Epidemiologia - Modalidade Epidemiologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1996) e Doutorado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: morbi-mortalidade perinatal e neonatal, doenças respiratórias da infância, desenvolvimento da primeira infância e educação médica. Na área do ensino médico mais geral vem se dedicando ao campo das Humanidades Médicas, com especial interesse pelos conteúdos relacionais e humanísticos da formação médica. Atualmente, coordena o módulo curricular denominado "Habilidades de Comunicação Médico-Paciente" e o módulo optativo "Humanidades Médicas'. Dessa maneira, está atento às conexões existentes entre o método clínico centrado no paciente, a medicina narrativa e o ensino das habilidades de comunicação. No campo pediátrico tem ampliado estudos relacionados ao desenvolvimento da Primeira Infância aprofundando as interfaces entre a Pediatria, a Neurociência, a Pedagogia e a Psicanálise. Participou como convidado da David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) do III Curso de Liderança em Desenvolvimento Infantil, realizado na Harvard, em janeiro de 2014. Participou na UC Berkeley Hass School of Business do Curso "Avaliação de Impacto" (Berkeley-IDB Collaborative) de programas de programas de intervenção na Primeira Infância realizada no Center for UC Berkeley. Nessa área tem trabalhado intensivamente como consultor especializado e membro da equipe de implantação do projeto Cresça com seu Filho da Secretaria Municipal de Saúde do município de Fortaleza, com início previsto para o segundo semestre de 2014. Coordenador do Ambulatório de Desenvolvimento e Comportamento da Infância do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará em cooperação com a Cooperativa dos Pediatras do Ceará (COOPED). . (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9449592310914729 (26/01/2022)
  • Rótulo/Grupo: Professor(a) Permanente
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Materno Infantil. Rua Professor Costa Mendes, 1608 Rodolfo Teófilo 60430-140 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 33668046 Fax: (85) 33668584 URL da Homepage: www.pediatriaufc.med.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (25)
    1. 2020-Atual. Viver em tempos do coronavirus (COVID-19): experiencias de gestantes e maes de criancas de ate 12 meses
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante / Ana Alexandra Caldas Osorio - Integrante / Renata Bruno Ximenes - Integrante / Renata Kehdi de Castro - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    2. 2019-Atual. Estrategia de fortalecimento das acoes de Desenvolvimento Infantil para a atencao integral
      Descrição: Descrição: Este projeto tem como proposito qualificar a gestão estadual/municipal para atenção integral a criança, para tanto propõe realizar uma linha de base sobre o desenvolvimento infantil em três estados elegível para esta intervenção piloto, produzir material técnico para realizar a qualificação dos profissionais da atenção básica, tendo as escolas de saúde pública e/ou escolas técnicas do sus do território como parceiras para a sustentabilidade da educação permanente no estado. Para a atenção ao desenvolvimento infantil de crianças indígenas propõe-se qualificar gestores e profissionais dos DSEIS, definidos por macrorregiões e tendo a parceria da SESAI para a continuidade do acompanhamento e monitoramento do processo de educação permanente. Ressalta-se ainda que este projeto agrega o terceiro objetivo de realizar diagnóstico sobre o desenvolvimento infantil, especialmente na primeira infância nas 26 capitais da UF do Brasil e Distrito Federal-DF, com objetivo de obter indicadores sobre o desenvolvimento na primeira infância para auxiliar na avaliação da implementação da PNAISC, no que se refere ao eixo de desenvolvimento infantil e na mobilização de profissionais de saúde e sociedade, em parceria com gestão dos estados, capitais e DF, e como consolidação desse dessa análise de situação propor elaboração a gestão dos estados/capitais a elaboração de planos de ação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Camila Machado de Aquino - Integrante / Tânia França - Integrante / Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Elisa Parente - Integrante / Ticiana Roriz - Integrante / Tamara Bezerra - Integrante / José Mendes Fonteneles - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Carlos André Moura Arruda - - Integrante / Camila Machado de Aquino - Integrante / Tânia França - Integrante / Maria do Socorro de Sousa - - Integrante / Elisa Parente - Integrante / Ticiana Roriz - Integrante / Tamara Bezerra - Integrante / José Mendes Fonteneles - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    3. 2017-Atual. Atual Avaliacao do Impacto do Programa Crianca Feliz (MDS-UFPel/UFC)
      Descrição: Descrição: O objetivo do projeto é avaliar o impacto do Programa Criança Feliz (PCF) sobre a estimulação intelectual no ambiente doméstico e sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças brasileiras menores de três anos. O PCF foi lançado em outubro de 2016, com implantação gradativa nos anos de 2017 e 2018 até atingir 3,5 milhões crianças menores de três anos, cujas famílias sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família (PBF). Entre uma série de ações a serem desenvolvidas pelo PCF, inclui-se a realização de visitas semanais para estas crianças, visando a estimulação intelectual. Especificamente, o programa visa orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade e favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários; promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família; e promover, acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, inclusive mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Lima Correia - Coordenador / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Hermano Alexandre Lima Rocha - Integrante / Anamaria Cavalcante e Silva - Integrante / Campos, Jocileide Sales - Integrante / Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante. --. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Anamaria Cavalcante e Silva - Integrante / CAMPOS, JOCILEIDE SALES - Integrante / HERMANO ALEXANDRE LIMA ROCHA - Integrante / LUCIANO Lima Correia - Coordenador.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    4. 2016-2018. VI PESQUISA SOBRE SAUDE MATERNO-INFANTIL DO CEARA (PESMIC VI): 25 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES DE SAUDE E COBERTURA DOS SERVICOS
      Descrição: Descrição: Esse estudo irá atuar com famílias em situação de vulnerabilidade compostas por ambos os pais (1o ciclo Mãe e criança; 2o ciclo Mãe, Pai e Criança), com idade igual ou inferior a 25 anos, e que sejam os responsáveis por cuidar de crianças menores de três anos de idade, Residentes na Regional VI. Visa testar uma intervenção para aprimorar as interações positivas de pais e crianças vulneráveis, em âmbito domiciliar, por intermédio de filmagens com feedback da interação pais-filhos, e envio de mensagens de texto (short message service? SMS), áudio, vídeo e WhatsApp. O estudo será realizado em dois ciclos com as seguintes etapas: Pesquisa Formativa; Intervenção dialógica com vídeo-feedback e envio de mensagens; Avaliação de impacto. Utilizar-se-á como referencial teórico o programa ICDP/MISC e as intervenções para melhorar as interações positivas entre pais e crianças terão como referência programas de intervenção por vídeo-feedback para apoiar uma criação sensível e as interações positivas entre pais e filhos semelhantes ao VIPP-SD... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Francisco Sulivan Bastos Mota - Integrante / Cunha, Antônio Ledo - Integrante / LEITE, Álvaro Jorge Madeiro - Integrante / Camila Machado de Aquino - Integrante / João Menescal - Integrante / Ana Colagrossi - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    5. 2016-2018. Praticas Nutricionais e o Padrao de Succao de Criancas Nascidas com Microcefalia no Estado do Ceara
      Descrição: NTRODUÇÃO: A alimentação da criança desde o nascimento e nos primeiros anos tem repercussões ao longo de toda a vida do indivíduo. Nos primeiros meses de vida, a sucção constitui a função necessária para a alimentação eficiente por via oral e o adequado desenvolvimento motor-oral. Assim sendo, para efetivar a funcionalidade da alimentação, a criança depende de determinadas condições, tal qual o desenvolvimento das habilidades motoras orais que fazem íntima relação com a estrutura anatômica da cavidade oral. Há ocorrência de recém-nascidos, por causas diversas, que apresentam alguma forma de comprometimento nas habilidades motoras e/ou na estrutura anatômica, como por exemplo, os bebês suscetíveis a infecções congênitas. Em 2015 a ocorrência do vírus Zika foi relatado um aumento de microcefalia e danos cerebrais em recém-nascidos, caracterizando-se como uma infecção congênita e um problema de saúde pública.A intervenção do fonoaudiólogo auxilia no desenvolvimento do sistema sensório-motor-oral, sendo seu trabalho essencial para relação à coordenação das funções de sucção/deglutição/respiração. Em função desse evento da Zica vírus, surgiu o interesse de estudar as práticas nutricionais e o padrão de sucção de crianças com microcefalia, no estado do Ceará. OBJETIVO: Conhecer as práticas nutricionais e o padrão de sucção de crianças com microcefalia do estado do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo com enfoque qualitativo e quantitativo, transversal, utilizando amostra de conveniência. Serão entrevistadas mães de crianças com microcefalia, no estado do Ceará. Será conduzido em Fortaleza, no NUTEP (Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce), e unidades de reabilitação das policlínicas das macrorregiões do Ceará: Caucaia, Crateús, Russas e Barbalha. Para o presente estudo será utilizado o recordatório de práticas alimentares 24horas e questionário semi-estruturado. Serão realizadas entrevistas individuais ou grupos focais. Após as gravações, as falas serão transcritas na íntegra e utilizar-se-á a análise de conteúdo. Os dados coletados a partir dos questionários aplicados serão analisados, avaliando os dados descritivos e correlacionando os fatores associados às práticas nutricionais e de saúde das crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Nívea Rafaela Nóbrega - Integrante / Márcia Castro - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    6. 2015-2018. Programa Cresca com Seu Filho: avaliacao de impacto das visitas domiciliares sobre o desenvolvimento de criancas de 0 a 3 anos em situacao de pobreza e extrema pobreza de Fortaleza, Ceara, Brasil.
      Descrição: O Brasil tem esboçado grandes avanços em relação ao aumento da cobertura dos serviços de assistência infantil, no entanto, ainda não há um sistema nacional integrado de serviços voltados para a primeira infância, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade. Apesar dos avanços registrados nas últimas décadas, a cidade de Fortaleza ainda apresenta desigualdades sociais profundas em seu território, especialmente em algumas áreas de bolsões de pobreza, nas quais se observa expressiva vulnerabilidade e exclusão de famílias e, sobretudo, de crianças. Diante desse cenário de vulnerabilidade, a atual gestão municipal, com o apoio do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo um desenho de um programa-piloto denominado Programa Cresça com Seu Filho, destinado a apoiar famílias com crianças de 0 a 3 anos em áreas prioritárias e em situação de pobreza e extrema pobreza, para promover o desenvolvimento integral da criança nas dimensões cognitivas, socioafetivas, motoras e de linguagem. Essa pesquisa foi desenhada para avaliar o impacto de um programa de visitas domiciliares sobre o desenvolvimento de crianças em situação de pobreza e extrema pobreza, desenvolvido no âmbito da Estratégia Saúde da Família, visando contribuir para a formulação de uma política pública voltada ao fortalecimento da primeira infância. Trata-se de um estudo de intervenção, de caráter prospectivo, sobre o efeito de um programa de visitas domiciliares sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos, conduzido entre famílias em situação de pobreza e extrema pobreza de abrangência municipal, na cidade de Fortaleza. Será conduzido em onze bairros da Secretaria Regional V: Genibaú, Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom Jardim, Siqueira, Canindezinho, Parque Presidente Vargas, Planalto Ayrton Senna, Mondubim, Santa Rosa e São José. A população do estudo se constituirá das mães ou pais ou cuidadores principais e suas crianças na faixa de 0 a 24 meses de idade, residentes nos onze bairros da Regional V de Fortaleza, cadastradas no CadÚnico com renda familiar per capita inferior a R$154,00 e que pertencem à microáreas cobertas por Agente Comunitário de Saúde (ACS). O impacto do programa será estimado por meio da coleta de dados no nível domiciliar e individual, em dois momentos: linha de base em outubro de 2015 e monitoramento, doze meses após o início do Programa Cresça com Seu Filho nos onze bairros selecionados para a avaliação de impacto. O tipo de amostragem a ser empregada no estudo será por conglomerados, utilizando-se 378 microáreas cobertas por ACS, sendo 180 para tratamento e 180 para controle e 18 microáreas reserva. Com a obtenção de uma amostra de 1.260 crianças em cada grupo de controle e tratado, totalizando 2.520 crianças na amostra total.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Cristiana Ferreira da Silva - Coordenador / Carolina Cunha Bezerra - Integrante / Ana Paula Lima Barbos - Integrante / Florencia Lopez Boo - Integrante / Maria do Perpetuo Socorro Martins Breckenfeld - Integrante / Marcia Cristina Gomes da Rocha - Integrante / Maria Isomar da Silva Xenofonte - Integrante / Maria de Fátima Rabelo Gadelha - Integrante / Nívea Rafaela Nóbrega - Integrante / Evilene Lima Fernandes - Integrante / Débora Lopes de Araújo Bezerra de Menezes - - Integrante / Márcia Dias Soares - Integrante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Ana Paula Lima Barbos - Integrante / Florencia Lopez Boo - Integrante / Maria do Perpetuo Socorro Martins Breckenfeld - Integrante / Marcia Cristina Gomes da Rocha - Integrante / Maria Isomar da Silva Xenofonte - Integrante / Maria de Fátima Rabelo Gadelha - Integrante / Nívea Rafaela Nóbrega - Integrante / Evilene Lima Fernandes - Integrante / Débora Lopes de Araújo Bezerra de Menezes - - Integrante / Christiana Ferreira da Silva - Integrante / Carolina Cunha Bezerra - - Integrante / Márcia Dias Soares - Integrante. - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    7. 2015-2018. Caracteristicas basais das criancas efamilias assistidas pelo Programa Cresca com seu Filho, Regional VI,Fortaleza, Ceara
      Descrição: Descrição: Apesar da implantação de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades sociais ao longo das últimas décadas, persistem no Brasil expressivas parcelas da população vivendo em situação de vulnerabilidade social e pobreza. As regiões Norte e Nordeste concentram a maior parcela da população vulnerável do país. No município de Fortaleza, capital do estado do Ceará, existe alta prevalência de crianças que vivem em situações de vulnerabilidade, em particular nos bairros periféricos da cidade. As famílias que aí residem experimentam toda sorte de carência de direitos, adversidades psicossociais, limitadas oportunidades de informações, possibilidades e esperanças. Essas crianças estão se desenvolvendo em ambientes hostis ou pouco favorecedores à construção de sua identidade individual e comunitária. Além do impacto negativo sobre sua saúde, esses ambientes poderão ter impacto desfavorável em seu desenvolvimento cognitivo, emocional, de linguagem e em sua capacidade de conviver harmoniosamente em sociedade. Nesses últimos dois anos, está sendo implantado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Programa Cresça com Seu Filho que tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares para o cuidado integral de crianças de zero a três anos em situação de vulnerabilidade, potencializar as capacidades, conhecimentos e habilidades das mães ou cuidadores, a fim de produzir impacto no desenvolvimento das funções cognitivas, socioemocionais, motoras, perceptivas e da linguagem. Nesse sentido, este estudo busca realizar um inquérito basal (transversal) acerca das características sociais, demográficas, ambientais, comportamentais das crianças do Programa Cresça com Seu Filho e de suas famílias, residentes na Regional VI tendo como objetivo analisar as situações de vulnerabilidade das crianças e suas famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, residentes em três bairros da Secretaria Regional VI do município de Fortaleza, e correlacioná-las com as práticas de cuidados parentais e desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo transversal de uma amostra de 1.384 crianças de zero a três anos, representativa da população de crianças em situação de extrema pobreza e pobreza inscritas no CadÚnico e residentes em três bairros da Regional VI da cidade de Fortaleza, Ceará. A variável desenvolvimento infantil será analisada como variável dependente. As variáveis independentes relacionadas serão agrupadas em quatro blocos hierárquicos e adaptados a partir da proposta de modelo hierarquizado para avaliação do desenvolvimento infantil precoce proposto por Santos et al. (2008): Bloco 1: Características socioeconômicas e demográficas; Bloco 2: Características do ambiente físico, tamanho e estrutura familiar; Bloco 3: Organização do ambiente da criança, saúde mental materna, cuidados parentais, mensuradas; e Bloco 4: Características individuais e estado nutricional de crianças e outras condições de saúde da crianças. Será calculada a prevalência de provável atraso no desenvolvimento infantil e a razão de chances (Odds Ratio) será a medida de associação utilizada para avaliar a relação entre a exposição aos fatores de risco estudados e o desfecho. Será realizada a análise multivariada hierarquizada, cujo procedimento estatístico para ajuste dos efeitos de confusão será a regressão logística. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes:. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Paulo César de Almeida - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante / Cristiane Ferreira da Silva - Integrante / João Joaquim de Freitas Amaral - Integrante / Isabela Saraiva de Almeida - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    8. 2015-2018. Programa Cresca com Seu Filho: avaliacao de impacto das visitas domiciliares sobre o desenvolvimento de criancas de 0 a 3 anos em situacao de pobreza e extrema pobreza de Fortaleza, Ceara, Brasil.
      Descrição: O Brasil tem esboçado grandes avanços em relação ao aumento da cobertura dos serviços de assistência infantil, no entanto, ainda não há um sistema nacional integrado de serviços voltados para a primeira infância, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade. Apesar dos avanços registrados nas últimas décadas, a cidade de Fortaleza ainda apresenta desigualdades sociais profundas em seu território, especialmente em algumas áreas de bolsões de pobreza, nas quais se observa expressiva vulnerabilidade e exclusão de famílias e, sobretudo, de crianças. Diante desse cenário de vulnerabilidade, a atual gestão municipal, com o apoio do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo um desenho de um programa-piloto denominado Programa Cresça com Seu Filho, destinado a apoiar famílias com crianças de 0 a 3 anos em áreas prioritárias e em situação de pobreza e extrema pobreza, para promover o desenvolvimento integral da criança nas dimensões cognitivas, socioafetivas, motoras e de linguagem. Essa pesquisa foi desenhada para avaliar o impacto de um programa de visitas domiciliares sobre o desenvolvimento de crianças em situação de pobreza e extrema pobreza, desenvolvido no âmbito da Estratégia Saúde da Família, visando contribuir para a formulação de uma política pública voltada ao fortalecimento da primeira infância. Trata-se de um estudo de intervenção, de caráter prospectivo, sobre o efeito de um programa de visitas domiciliares sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos, conduzido entre famílias em situação de pobreza e extrema pobreza de abrangência municipal, na cidade de Fortaleza. Será conduzido em onze bairros da Secretaria Regional V: Genibaú, Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom Jardim, Siqueira, Canindezinho, Parque Presidente Vargas, Planalto Ayrton Senna, Mondubim, Santa Rosa e São José. A população do estudo se constituirá das mães ou pais ou cuidadores principais e suas crianças na faixa de 0 a 24 meses de idade, residentes nos onze bairros da Regional V de Fortaleza, cadastradas no CadÚnico com renda familiar per capita inferior a R$154,00 e que pertencem à microáreas cobertas por Agente Comunitário de Saúde (ACS). O impacto do programa será estimado por meio da coleta de dados no nível domiciliar e individual, em dois momentos: linha de base em outubro de 2015 e monitoramento, doze meses após o início do Programa Cresça com Seu Filho nos onze bairros selecionados para a avaliação de impacto. O tipo de amostragem a ser empregada no estudo será por conglomerados, utilizando-se 378 microáreas cobertas por ACS, sendo 180 para tratamento e 180 para controle e 18 microáreas reserva. Com a obtenção de uma amostra de 1.260 crianças em cada grupo de controle e tratado, totalizando 2.520 crianças na amostra total.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Cristiana Ferreira da Silva - Coordenador / Carolina Cunha Bezerra - Integrante / Ana Paula Lima Barbos - Integrante / Florencia Lopez Boo - Integrante / Maria do Perpetuo Socorro Martins Breckenfeld - Integrante / Marcia Cristina Gomes da Rocha - Integrante / Maria Isomar da Silva Xenofonte - Integrante / Maria de Fátima Rabelo Gadelha - Integrante / Nívea Rafaela Nóbrega - Integrante / Evilene Lima Fernandes - Integrante / Débora Lopes de Araújo Bezerra de Menezes - - Integrante / Márcia Dias Soares - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    9. 2015-2018. Caracteristicas basais das criancas efamilias assistidas pelo Programa Cresca com seu Filho, Regional VI,Fortaleza, Ceara
      Descrição: Apesar da implantação de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades sociais ao longo das últimas décadas, persistem no Brasil expressivas parcelas da população vivendo em situação de vulnerabilidade social e pobreza. As regiões Norte e Nordeste concentram a maior parcela da população vulnerável do país. No município de Fortaleza, capital do estado do Ceará, existe alta prevalência de crianças que vivem em situações de vulnerabilidade, em particular nos bairros periféricos da cidade. As famílias que aí residem experimentam toda sorte de carência de direitos, adversidades psicossociais, limitadas oportunidades de informações, possibilidades e esperanças. Essas crianças estão se desenvolvendo em ambientes hostis ou pouco favorecedores à construção de sua identidade individual e comunitária. Além do impacto negativo sobre sua saúde, esses ambientes poderão ter impacto desfavorável em seu desenvolvimento cognitivo, emocional, de linguagem e em sua capacidade de conviver harmoniosamente em sociedade. Nesses últimos dois anos, está sendo implantado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Programa Cresça com Seu Filho que tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares para o cuidado integral de crianças de zero a três anos em situação de vulnerabilidade, potencializar as capacidades, conhecimentos e habilidades das mães ou cuidadores, a fim de produzir impacto no desenvolvimento das funções cognitivas, socioemocionais, motoras, perceptivas e da linguagem. Nesse sentido, este estudo busca realizar um inquérito basal (transversal) acerca das características sociais, demográficas, ambientais, comportamentais das crianças do Programa Cresça com Seu Filho e de suas famílias, residentes na Regional VI tendo como objetivo analisar as situações de vulnerabilidade das crianças e suas famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, residentes em três bairros da Secretaria Regional VI do município de Fortaleza, e correlacioná-las com as práticas de cuidados parentais e desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo transversal de uma amostra de 1.384 crianças de zero a três anos, representativa da população de crianças em situação de extrema pobreza e pobreza inscritas no CadÚnico e residentes em três bairros da Regional VI da cidade de Fortaleza, Ceará. A variável desenvolvimento infantil será analisada como variável dependente. As variáveis independentes relacionadas serão agrupadas em quatro blocos hierárquicos e adaptados a partir da proposta de modelo hierarquizado para avaliação do desenvolvimento infantil precoce proposto por Santos et al. (2008): Bloco 1: Características socioeconômicas e demográficas; Bloco 2: Características do ambiente físico, tamanho e estrutura familiar; Bloco 3: Organização do ambiente da criança, saúde mental materna, cuidados parentais, mensuradas; e Bloco 4: Características individuais e estado nutricional de crianças e outras condições de saúde da crianças. Será calculada a prevalência de provável atraso no desenvolvimento infantil e a razão de chances (Odds Ratio) será a medida de associação utilizada para avaliar a relação entre a exposição aos fatores de risco estudados e o desfecho. Será realizada a análise multivariada hierarquizada, cujo procedimento estatístico para ajuste dos efeitos de confusão será a regressão logística. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Paulo César de Almeida - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante / Cristiana Ferreira da Silva - Integrante / João Joaquim de Freitas Amaral - Integrante / Isabela Saraiva de Almeida - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    10. 2014-2017. ADOLESCER: Saude do Adolescente da Zona Rural e seus Condicionantes
      Descrição: Descrição: Descrição: Apesar de nos últimos anos o Brasil vivenciar um processo de envelhecimento populacional, a geração de adolescentes é ainda numerosa. Uma parcela considerável dos adolescentes brasileiros vive em áreas rurais, marcadas por desigualdades que dificultam o acesso dos mesmos a serviços públicos, como saúde, educação e lazer, condições relevantes ao considerar saúde em seu conceito ampliado. Essas desigualdades afetam as diferentes dimensões da vida dos adolescentes e reverberam incisivamente nos dados sobre mortalidade e morbidade entre esse segmento populacional. Assim, propõe-se a realização desta pesquisa nas microáreas atendidas pela Estratégia de Saúde da Família do Pradoso, localizada na Zona Rural do município de Vitória da Conquista, BA, com o objetivo de investigar os determinantes sociais, as condições de saúde, o acesso e a utilização dos serviços de saúde pelos adolescentes. O desenho metodológico proposto apresentará um componente quantitativo e outro qualitativo. No quantitativo, será realizado um estudo de corte transversal, em duas populações de adolescentes atendidas pela ESF do Pradoso: quilombolas e não quilombolas. A amostra compreende 200 adolescentes quilombolas e 254 adolescentes não quilombolas, calculada a partir dos seguintes dados: frequência antecipada de 50%, precisão de 5%, intervalo de confiança de 95%, efeito de desenho igual a 1,0 e acréscimo de 15% para possíveis perdas. A amostragem será realizada em múltiplos estágios. Será utilizado um questionário semiestruturado, aplicado em visita domiciliar, tendo como dimensões de análise os seguintes módulos temáticos: aspectos sociodemográficos; alimentação; atividade física; uso do tabaco, álcool e drogas; autoimagem corporal; saúde bucal; uso de medicamentos; saúde sexual; deficiências físicas; uso de serviços de saúde; e dados antropométricos dos participantes. O programa Stata, versão 12, será utilizado na análise dos dados. No componente qualitativo serão realizados três Grupos Focais: composto pela equipe da USF e quatro Agentes Comunitários de Saúde; composto por profissionais da educação que lecionam em turmas compostas por adolescentes, provenientes de escolas locais; e o grupo que incluirá dez adolescentes pertencentes à comunidade e que já tenham utilizado o serviço de saúde, escolhidos após a realização das entrevistas. O foco central destes grupos estará na tentativa de compreender a representação social dos e sobre os adolescentes em relação às suas condições de saúde, acesso e utilização dos serviços disponíveis, para complementar as informações obtidas pelo inquérito de saúde. Espera-se que esta Pesquisa se constitua como considerável contribuição para a identificação de grupos de risco, para o monitoramento dos níveis de saúde da população e para subsidiar o desenvolvimento de novas estratégias de atenção à saúde de adolescentes quilombolas e não quilombolas atendidos pela Unidade de Saúde da Família do Pradoso. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Camila Silveira Silva Teixeira - Integrante / Vanessa Moraes Bezerra - Integrante / Danielle Souto de Medeiros - Integrante / Bárbara Cabral de Sousa Oliveira - - Integrante / Raquel Souzas - Integrante / Aloísio Marques Pereira - Integrante / Etna Kaliane Pereira da Silva - Integrante / Bárbara E. de B. Guimarães - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    11. 2014-2016. Capacitacao em atencao a saude da crianca: agentes comunitarios de saude para o desenvolvimento da primeira infancia
      Descrição: Descrição: A presente proposta de criação do PROGRAMA CRESÇA COM SEU FILHO, em Fortaleza, considera a importância de experiências bem sucedidas no tocante à aproximação de visitadores/agentes especializados no Desenvolvimento da Primeira Infância junto às famílias com gestantes e crianças até os três anos de idade. A escolha da área para a implantação do projeto piloto contemplará seis bairros, localizados em áreas geográficas no âmbito das Secretarias Regionais V e VI. O objetivo do projeto será assistir as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças no primeira infância (0 a 3 anos).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. I. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Francisco Sulivan Bastos Mota - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Carolina Cunha Bezerra - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    12. 2014-Atual. Capacitacao em atencao a saude da crianca: agentes comunitarios de saude para o desenvolvimento da primeira infancia
      Descrição: A presente proposta de criação do PROGRAMA CRESÇA COM SEU FILHO, em Fortaleza, considera a importância de experiências bem sucedidas no tocante à aproximação de visitadores/agentes especializados no Desenvolvimento da Primeira Infância junto às famílias com gestantes e crianças até os três anos de idade. A escolha da área para a implantação do projeto piloto contemplará seis bairros, localizados em áreas geográficas no âmbito das Secretarias Regionais V e VI. O objetivo do projeto será assistir as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças no primeira infância (0 a 3 anos).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Francisco Sulivan Bastos Mota - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Carolina Cunha Bezerra - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    13. 2013-2013. VI Pesquisa sobre Saude Materno-Infantil do Ceara (PESMIC VI): 25 anos de acompanhamento de indicadores de saude e cobertura dos servicos
      Descrição: O Projeto PESMIC nasceu em 1987, quando realizou-se o primeiro levantamento das reais condições de saúde da população de mulheres e crianças do Ceará. Para isto foram medidos os principais indicadores de saúde materno-infantil no Estado, especialmente a taxa de mortalidade infantil e os índices de desnutrição, sendo, a partir deles, estabelecidas as prioridades de ação governamental. Estabeleceu-se ainda o compromisso de que o estudo seria repetido a cada período de quatro anos, para a avaliação do impacto das intervenções implementadas. Este compromisso vem sendo cumprido desde então, tendo sido realizado cinco destes estudos, nos anos de 1987, 1990, 1994, 2001 e 2007. Os resultados das pesquisas têm, desde então, influenciado na formulação das políticas públicas de atenção à saúde materno-infantil (SMI) para o Estado, resultando num impacto consistentemente positivo sobre a situação de saúde desta população, reconhecido inclusive em nível internacional, com a concessão do Prêmio Maurice Patê do UNICEF, pela redução na taxa de mortalidade infantil, respaldada pela avaliação de impacto então proporcionada pelas PESMICs de 1987 e 1990. Outros resultados expressivos constatados através das PESMICs, incluem: o aumento de 43% na taxa de amamentação; o alcance de um índice de 95% na imunização infantil; o declínio em 60% na desnutrição crônica (déficit de altura) e de 75% na desnutrição aguda (déficit de peso). Para se garantir a comparabilidade entre os resultados das várias pesquisas, a metodologia empregada na série de cinco PESMICs foi rigorosamente mantida, inclusive o mesmo tamanho da amostra de 8.000 famílias, residentes em 31 municípios escolhidos por sorteio. A principal motivação para a sexta reedição da pesquisa (PESMIC VI) é a de estabelecer 25 anos de acompanhamento dos indicadores de SMI no Estado, incluindo a investigação de novas questões como a magnitude e a distribuição geográfica de doenças crônicas na infância, como a asma-rinite, a obesidade e os distúrbios mentais. O Projeto terá como instituição executora a Universidade Federal do Ceará, e como colaboradoras a Faculdade Christus, O UNICEF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a FIOCRUZ-CE e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, as quais disponibilizam tanto a infra-estrutura física, como seus docentes e técnicos de reconhecida experiência na área. O presente projeto contempla o Estado inteiro, contribui para o desenvolvimento da CTI através da produção do conhecimento com possibilidade de aplicação local e a formação de recursos humanos (Mestres e Doutores) e promove a melhoria da atenção no SUS, quando investiga a acessibilidade e a provisão e satisfação com a atenção recebida... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Ana Cristina Lindsay - Integrante / Anamaria Cavalcante e Silva - Integrante / Antonio Carlile Holanda Lavor - Integrante / Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira - Integrante / HERMANO ALEXANDRE LIMA ROCHA - Integrante / ucia Conde de Oliveira - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    14. 2011-2012. Nascer no Brasil - Inquerito Nacional sobre Parto e Nascimento
      Descrição: Desde o final dos anos 60 do século XX, as taxas de cesariana vêm aumentando de forma sistemática tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Apesar da grande variação, uma comparação das taxas desta cirurgia em dezenove países industrializados da Europa, América do Norte e Pacífico apontou que em quase todos houve uma elevação consistente e que os valores das taxas parecem estar convergindo. Este aumento das taxas de cesariana em países desenvolvidos combina com taxas comparáveis ou maiores em países menos desenvolvidos e apontam para a necessidade de avaliar a evolução deste indicador da atenção obstétrica. No Brasil, são cerca de três milhões de nascimentos por ano, 46,6% via cesárea. Em 2007, no Sistema Público a taxa de cesárea foi de 35%, enquanto na Saúde Suplementar foi de 80% (taxas estimadas a partir do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - Sinasc e Sistema de Informação Hospitalar SIH/SUS). Quanto maior a população inserida no sistema de saúde suplementar, maior é a taxa de cesariana. Muitos são os fatores que influenciam essas taxas no Brasil: a localização geográfica de residência da mãe, as condições socioeconômicas da clientela, as fontes de financiamento dos serviços de saúde e o modelo vigente de atenção médica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Maria do Carmo Leal - Coordenador / Maria Elisabeth Lopes Moreira - Integrante / Marcos Augusto Bastos Dias - Integrante / Mariza Miranda Theme Filha - Integrante / Jacqueline Alves Torres - Integrante / Sonia Duarte Azevedo Bittencourt - Integrante / Antonio Augusto Moura da Silva - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    15. 2009-2012. Acessibilidade, utilizacao e qualidade da atencao a saude ofertada a criancas egressas de cuidados intensivos neonatais no municipio de fortaleza-ceara
      Descrição: O avanço tecnológico na área da atenção neonatal associada à maior disponibilidade de unidades neonatais de médio e alto risco vem possibilitando maiores taxas de sobrevida de um grande número de recém-nascidos (RN) que, entretanto, muitas vezes, passam a conviver com condições biológicas que os tornam mais vulneráveis a inúmeros agravos, ou ainda, com seqüelas que podem limitar o seu potencial de desenvolvimento. São crianças que irão necessitar de cuidados mais especializados e diferenciados. O planejamento das ações nos serviços de saúde para atender as demandas de assistência aos bebês de alto risco deve contemplar as necessidades apresentadas por esses bebês, em função das condições clínicas e intercorrências que mais freqüentemente costumam acontecer, como por exemplo, deficiência auditiva e visual, paralisia cerebral e re-internações por patologias múltiplas. Dessa forma, as unidades ambulatoriais de seguimento de bebês de alto risco necessitam contar com uma estrutura adequada e uma equipe multiprofissional com funções definidas, aptas a assistir às crianças em todos os seus aspectos: físico, motor, psicológico, cognitivo, afetivo e social. O presente projeto tem por objetivo avaliar a acessibilidade, a utilização e a qualidade dos serviços de saúde nos dois primeiros anos de vida em uma coorte de recém-nascidos oriundos de unidades neonatais de alto risco no município de Fortaleza, Ceará, no período de julho a dezembro de 2007. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, cujos sujeitos serão todos os recém-nascidos de alto risco egressos de unidades de terapia intensiva próprias ou conveniadas ao SUS, que nasceram no período de 01 de julho a 31 de dezembro de 2007 e suas mães. As mães receberão uma visita domiciliar para identificar as facilidades e dificuldades de acessibilidade aos ambulatórios de seguimento dos RN. Será realizada também a avaliação da estrutura e dos recursos humanos desses serviços.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) . Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Paulo César de Almeida - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    16. 2009-2010. Diagnostico socioeconomico e da saude da pessoa com deficiencia do municipio de Fortaleza
      Descrição: Descrição: Trata-se de um diagnóstico da saúde e situação socioeconômica das pessoas com deficiência no município de Fortaleza, através da análise do perfil do seu atendimento, no intuito de viabilizar o planejamento das atividades relacionadas à inclusão das mesmas na sociedade, com ênfase para as ações de saúde, educação, e de capacitação para o trabalho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    17. 2009-2010. Saude perinatal em quatro capitais nordestinas: abordagem das heterogeneidades espaciais.
      Descrição: Conhecer a distribuição dos óbitos perinatais no espaço urbano de quatro capitais nordestinas e sua relação com fatores relativos às condições de nascimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Almir de Castro Neves Filho - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    18. 2009-Atual. Diagnostico socioeconomico e da saude da pessoa com deficiencia do municipio de Fortaleza
      Descrição: Trata-se de um diagnóstico da saúde e situação socioeconômica das pessoas com deficiência no município de Fortaleza, através da análise do perfil do seu atendimento, no intuito de viabilizar o planejamento das atividades relacionadas à inclusão das mesmas na sociedade, com ênfase para as ações de saúde, educação, e de capacitação para o trabalho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    19. 2007-2012. Diagnostico da qualidade da atencao perinatal prestada em instituicoes de saude participantes da Rede Norte-Nordeste de Saude Perinatal
      Descrição: Estudo avaliativo (diagnóstico da estrutura, do processo de trabalho dos profissionais e dos resultados perinatais) das unidades que fazem parte da Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à mulher gestante e seus filhos recém-nascidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Almir de Castro Neves Filho - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    20. 2007-2009. Condicoes de vida e saude de criancas e familias assistidas no Instituto de Prevencao
      Descrição: O estudo Condições de vida e saúde de crianças e suas famílias assistidas no IPREDE(CVS) é um estudo colaborativo entre o IPREDE e o Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância Cesar Victora da Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará, em colaboração com o grupo de saúde mental da Universidade Federal de São Paulo e Universidade Mackenzie. O estudo CVS tem como objetivo geral descrever as condições de saúde e de vida da população infantil e suas respectivas famílias, atualmente assistidas no IPREDE; e como objetivos específicos avaliar os fatores ambientais associados a esta condição, incluindo uma avaliação de indicadores de violência familiar e saúde mental materna.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    21. 2007-2009. Avaliacao da Violencia Domestica Contra a Crianca e o Adolescente em Fortaleza-Ce
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    22. 2006-2008. Estudo sobre prevalencia de sibilancia em lactentes no primeiro ano de vida
      Descrição: A sibilância recorrente e as infecções respiratórias agudas (IRA) em lactentes juntas desempenham um importante papel na morbimortalidade infantil, sobretudo em regiões em desenvolvimento. Vários fatores parecem ter um papel importante na freqüência e gravidade dessas afecções no primeiro ano de vida: condições socioeconômicas precárias, fatores familiares, ambientais e imunológicos. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a prevalência, a gravidade da sibilância recorrente e suas características em lactentes no primeiro ano de vida. Além disso, irá identificar os fatores de risco potenciais de sibilância recorrente no primeiro ano de vida e examinar a sua relação com as infecções respiratórias. Será um estudo transversal, multicêntrico, com elementos descritivos e analíticos, desenvolvido em unidades de atenção primária na cidade de Fortaleza. Os dados serão colhidos através de um questionário padrão, através de entrevista com os pais das crianças, após o consentimento informado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Olívia Alencar Costa Bessa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    23. 2005-2007. Tendencias e diferenciais na saude perinatal no municipio de fortaleza, ceara: comparacao entre 1995 e 2005.
      Descrição: O Estado do Ceará, a partir de 1987, iniciou uma série de estudos epidemiológicos (Pesquisas de Saúde Materno-Infantil - PESMICs) que possibilitaram identificar a situação de saúde da criança no estado e servir de parâmetro de base para comparação com dados de investigações futuras. Assim, a primeira pesquisa revelou o precário cenário em que nasciam, sobreviviam e faleciam as crianças cearenses: o CMI de 104 por mil nascidos vivos, 48% dos óbitos devido a diarréia) e o componente neonatal da mortalidade era de apenas 28%. A partir daí foram implementadas várias intervenções que modificaram a situação de saúde da criança no Estado. Assim, em cerca de 15 anos, obteve-se uma redução de aproximadamente 80% na taxa de mortalidade infantil (de 104 para 25 por mil); a contribuição da diarréia para a mortalidade decresceu para 10% e o componente neonatal alcançou 65% . LEITE et al (1997) avaliaram a situação da saúde perinatal no município de Fortaleza em 1995 e revelaram precárias condições de assistência com problemas na organização do sistema de saúde e na qualidade da atenção prestada às gestantes durante o pré-natal, o parto e no atendimento aos recém-nascidos em sala de parto e berçário. Considerando as elevadas taxas de mortalidade perinatal no Brasil e a evitabilidade da ocorrência da maioria dos óbitos, LANSKY (2002 a) et al recomendam que é fundamental avaliar não apenas a prevenção através da melhoria da qualidade da assistência clínica seja no pré-natal, no momento do parto e ao recém-nascido, mas também a organização da assistência nos seus diversos níveis. Sendo atribuição dos gestores de saúde prover para a população uma rede de assistência integrada com sistemas regionalizados e hierarquizados na área obstétrica e neonatal, capazes de assegurar o acesso da gestante e do recém-nascido em tempo oportuno a serviços de qualidade. Uma abordagem da avaliação da qualidade da atenção médica na área perinatal é fundamental a análise dos indicadores de resultados, es. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Ana Valeska Siebra e Silva - Integrante / João Cândido Borges - Integrante / Fabrício da Silva Costa - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante / Neide Maria Neivas da Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    24. 2002-2004. Multi-Coutry Evolution of Integrated Management of Childhood Illness (IMCI)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / João Joaquim Freitas do Amaral - Coordenador. Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.
    25. 2001-2002. Mortalidade e morbidade hospitalar de recem-nascidos menores de 1500 gramas no municipio de fortaleza, ceara
      Descrição: O conhecimento detalhado da contribuição relativa do grupo de recém-nascidos de baixo peso e suas sub-categorias revela-se de fundamental importância na definição de estratégias de controle da mortalidade de crianças no primeiro ano de vida. Tal contribuição para a mortalidade neonatal e infantil é proporcional a dois componentes independentes: a incidência de baixo peso (BPN) e muito baixo peso (MBP) e a mortalidade específica por grupos de peso ao nascer. Analisando a situação epidemiológica nos diferentes países observa-se que a incidência de BPN depende das condições antenatais da saúde materna e da qualidade da atenção recebida durante a assistência pré-natal, enquanto que a mortalidade especifica é fundamentalmente o resultado dos cuidados neonatais imediatos na sala de parto e em unidades de tratamento intensivo. Apesar da importância do enfoque preventivo na diminuição da incidência de recém-nascidos com baixo peso e muito baixo peso poder contribuir significativamente para o descenso da mortalidade uma vez que reduz o número de casos em risco de morrer, a experiência de países mais desenvolvidos demonstra que não tem havido redução nas taxas de mortalidade durante os últimos 20 anos. No entanto, o progresso nos cuidados neonatais tem logrado aumentos significativos nas taxas de sobrevida desse grupos de recém-nascidos. Não somente tem ocorrido uma diminuição na mortalidade neonatal e conseqüentemente na mortalidade infantil, como também tem diminuído a morbidade associada com a crescente sobrevida dessas crianças e já se tem comprovado um descenso dos custos com o uso de intervenções mais seguras e de maior impacto, muitas delas de prevenção secundária. As estratégias para diminuir a mortalidade infantil são diferentes segundo as causas, as quais estão estreitamente associadas com a idade ao morrer. O decréscimo da mortalidade infantil observado na cidade de Fortaleza durante a década de 90 esteve fundamentalmente associado à queda da mortalidade de criança. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Jorge Madeiro Leite - Coordenador / Eveline Campos Monteiro de Castro - Integrante / Antônio José Ledo Alves da Cunha - Integrante / José Luiz Díaz Rossello - Integrante / Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros - Integrante / Zilma Simas Macedo - Integrante.
      Membro: Alvaro Jorge Madeiro Leite.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (191)
    1. 2º Seminário Internacional de Políticas Inovadoras para as Cidades.Primeira infância e a promoção do desenvolvimento infantil: construindo e aprimorando saberes e práticas em prol do capital humano das cidades. 2018. (Seminário).
    2. X Congresso de Epidemiologia. Lazer Sedentário no Campo: Estudo de Adolescentes Quilombolas e não Quilombolas da Bahia. 2017. (Congresso).
    3. X Congresso de Epidemiologia. Autoimagem Corporal: Retrato de Adolescentes Rurais do Seminário da Bahia. 2017. (Congresso).
    4. 13th International Conference On Information Systems & Technology Management- USP.Desenvolvimento de Modelos Preditivos da Mortalidade Infantil com Base em Inteligência Artificial na Região Metropolitana de Fortaleza. 2016. (Outra).
    5. Cineclube Unifor.O Começo da Vida. 2016. (Outra).
    6. Gerência de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários - UFC/EBSERH. Princípios de Comunicação Profissional-Paciente. 2016. (Congresso).
    7. I Simpósio da Primeira Infância.Lições que a Vida Ensina e a arte Encena.Filme: O Começo da Vida.. 2016. (Simpósio).
    8. I Simpósio da Primeira Infância.Os Desafios dos Profissionais de Saúde para a Vigilância do Desenvolvimento Infantil.. 2016. (Simpósio).
    9. I Simpósio da Primeira Infância.Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena. Filme: Caminhando com Tim Tim.. 2016. (Simpósio).
    10. I Simpósio da Primeira Infância.Diálogo a dois e com todos. Afeto e Estímulo: Bases para o Fortalecimento da Criança. 2016. (Simpósio).
    11. IV Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a Criança e o adolescente. 2016. (Congresso).
    12. IV Curso de Atualização em Pediatria.Neurociência do Desenvolvimento na Primeira Infância. 2016. (Outra).
    13. Núcleo Docente Estruturante e do Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde.Ser Médico: Uma Paixão sem Remédio. 2016. (Outra).
    14. Oficina de Revisão Projeto Pedagógico do Curso de Medicina UFC.Revisão Projeto Pedagógico. 2016. (Oficina).
    15. Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde.Ser Médico: Uma Paixão Sem Remédio. 2016. (Outra).
    16. Projeto Conversando entre Famílias. 2016. (Outra).
    17. VI EXPOESP: Compartilhando Saberes, V Mostra de Saberes da Educação da Profissional em Saúde , I Mostra de Residência Multiprofissionais em Saúde do Ceará. Humanização e Humanidade em Saúde. 2016. (Exposição).
    18. XI Congresso Cearense de Pediatria e VI Congresso do Hospital Albert Sabin. Em Cena, Os Pediatras Refletindo: Família o Começo de Tudo.. 2016. (Congresso).
    19. XI Congresso Cearense de Pediatria e VI Congresso do Hospital Infantil Albert Sabin. Educação Sócio-Emocional é Possível.. 2016. (Congresso).
    20. Oficina de Treinamento para Elaboração de Itens de Múltipla Escolha.Oficina de Treinamanto para Elaboração de Itens de Múltipla Escolha. 2015. (Oficina).
    21. SIG Saúde da Criança e do Adolescente."Projetos Existosos na primeira Infância". 2015. (Outra).
    22. XXVI Encontro Interregional de Psicanálise de Criança e Adolescente da NEPAL.Tentativas de suicídio na adolescência.O lugar da escola na detectação. O analista nessa clínica.. 2015. (Encontro).
    23. XXVI Encontro Interregional de Psicanálise de Criança e Adolescente da NEPAL.A função do outrono processo de simbolização do bebê: Os indicadores de Intersubjetividade de 0 a 12 meses. 2015. (Encontro).
    24. Seminário de pediatria do Desenvolvimento do Cérebro na Primeira Infâncian. 2014. (Seminário).
    25. Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância. 2013. (Seminário).
    26. Tercer Congreso Internacional de Humanidades Médicas. Sensibilidade médica: inspirações oriundas do conto Angústia de Tcheknov. 2013. (Congresso).
    27. 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Habilidades de Comunicação na Formação do Estudante de Medicina. 2012. (Congresso).
    28. 60 anos de experiência no cuidar da criança. Mini-conferência você pode me ouvir doutor?. 2012. (Congresso).
    29. Encontro Científico Intervenção Precoce no Desenvolvimento Infantil.Cenário da Morbidade Perinatal. 2012. (Encontro).
    30. Fórum de Atividades dos Residentes do Serviço de Ambulatório de Pediatria Geral e Puericultura do Hospital Infantil Albert Sabim R1/2011.O pediatra, um puericultor: o que saber um jovem pediatra?. 2012. (Outra).
    31. III Colóquio Literatura e Psicanálise. O pão nosso de cada dia: sofrimento, expereiências e coticondiano.Incomunicabilidade humana e angústia de Tchekhov. 2012. (Outra).
    32. III Fórum Nacional de Especialidades Médicas. 2012. (Outra).
    33. Psicanálise & Infância: O Encontro em torno das contribuições teóricas-clínicas de Oswaldo Di de Loreto. 2012. (Congresso).
    34. V Congresso do Hospital Infantil Albert Sabin. Mini-Conferência Você pode me ouvir Doutor?. 2012. (Congresso).
    35. VII Congresso Cearense de Pediatria, IX Encontro dos Residentes de Pediatria do Ceará, II Jornada dos Acadadêmica os de Medicina do Ceará. Medicina Pediatrica de Qualidade e as Habilidades de Comunicação. 2012. (Congresso).
    36. VII Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem - Saúde, Espiritualidade e Qualidade de vidada.A sobrevivência de Recém-Nascidos e a mudança no cenário da assistência de egressos de unidade de terapia intensiva neonatl. 2012. (Encontro).
    37. 19Ht Cochrane Colloquium, VI International Conference on Patient Safety. Reducing Child Mortality: The contribution of Ceará State on Achieving MDG 4 In Brazil. 2011. (Congresso).
    38. 1º Seminário Estadual de Educação Médica Permanente do Ceará.Educação Permanente e seu papel na Humanização das relações médico-paciente. 2011. (Seminário).
    39. Filme "SICKO - $.O.$ SAÚDE.Debatedor do Filme "SICKO - $.O.$ SAÚDE. 2011. (Outra).
    40. I Curso: a criança no hospital uma abordagem multidisciplinar.Hospitalização prolongada: principais desafios. 2011. (Outra).
    41. Oficina de Elaboração de iténs para avaliação teórica. 2011. (Oficina).
    42. Psicanálise & Arte em Sessão."As pequenas memórias" - José Saramago. 2011. (Outra).
    43. VI Congresso Cearense de Pediatria. Carta a um jovem pediatra. 2011. (Congresso).
    44. XXXVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia e 3º Simpósio Internacional sobre o Lactente Sibilante. A consulta do paciente com asma: o que precisamos saber. 2011. (Congresso).
    45. 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Estrutura e perfil dos serviços de saúde nas unidades de terapia intensiva neonatal. 2010. (Congresso).
    46. CONBRAN. Desenvolvimento de um questionário para avaliar conhecimento, atitudes e práticas em nutrição em mães de crianças de baixa renda atendidas em um centro de recuperação nutricional localizado em Fortaleza-Ce. 2010. (Congresso).
    47. Conferência Internacional sobre Os Sete Saberes.A Literatura e as Habilidades de Comunicação na Consulta com Pacientes: Inspirações a Partir da Novela "A Morte de Ivan Ilitch de Tolstói e do Romance "Enasio sobre a Cegeueira" de José Saramago. 2010. (Outra).
    48. Curso de Neonatologia III.Halidade Médicas. 2010. (Outra).
    49. I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na Clínica e no Social: A experiência da fome na clínica e na cultura. 2010. (Congresso).
    50. XX Congresso Brasileiro de Perinatologia. 2010. (Congresso).
    51. XX Congresso Brasileiro de Perinatologia. Na qualidade de Coordenador na atividades: Implementação de diretrizes clínicas na assistência perinatal: Fórum para Maternidades do SUS, como o tema: 1ª Mesa Redonda. 2010. (Congresso).
    52. 34º Congresso Brasileiro de Pediatria. Praticar a medicina baseando-se em evidências. 2009. (Congresso).
    53. 47º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Estratégias para especialização em áreas de necessidade - saúde da criança e da mulher. 2009. (Congresso).
    54. 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Rede de saúde perintal do norte-nordeste. 2009. (Congresso).
    55. 9ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Agenda de compromissos com a redução da mortalidade infantil. Palestra: A Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal. 2009. (Oficina).
    56. Congress of Qualitative Inquiry. É possível cuidar de um filho, sendo mãe cega?: com a palavra ma~es cegas de Fortaleza, Brazil. 2009. (Congresso).
    57. International Conference on Prematurity & Stillbirth. International Conference on Prematurity & Stillbirth. 2009. (Congresso).
    58. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Prevalência e Fatores Associados à Violência Conjugal em um Bairro de Fortaleza, Ceará. 2009. (Congresso).
    59. Oficina de Trabalho do Programa de Capacitação Gerencial. 2009. (Oficina).
    60. V Congresso Cearense de Pediatria. Integralidade na Assistência Neonatal. 2009. (Congresso).
    61. V Congresso Cearense de Pediatria. Perfil antropométrico de crianças atendidas no IPREDE. 2009. (Congresso).
    62. V Congresso Científico e Ético do CREMEC. Prevenção de doenças para a vida. 2009. (Congresso).
    63. XXXVI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia. 2009. (Congresso).
    64. XXXVI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia. Casos Difíceis em Asma. 2009. (Congresso).
    65. 39º Seminário da FCM "Panis et Scientia".Medicina Baseada em Evidências. 2008. (Seminário).
    66. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em saúde da Criança e do Adolescente. 2008. (Congresso).
    67. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Epidemiologia Clínica. 2008. (Congresso).
    68. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Epidemiologia Clínica. 2008. (Congresso).
    69. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Círculo Metodológico: Adolescência e Saúde. 2008. (Congresso).
    70. III Mostra Naciuonal de Produção em Saúde da Família e do IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família.Enfrentando a Violência contra Crianças e Adolescentes em Fortaleza: Desafios para o PSF. 2008. (Outra).
    71. I Simpósio Internacional de Violência e Saúde Mental.Abordagem qualitativa da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes na comunidade do Pirambu, Fortaleza-Ce. 2008. (Simpósio).
    72. I Simpósio Internacional de Violência e Saúde Mental.Mesa redonda: Violência doméstica e saúde mental materna - relação com a desnutrição de crianças no Nordeste do Brasil. 2008. (Simpósio).
    73. Oficina de Planejamento e Avaliação da Rede Norte e Nordeste de Saúde Perinatal.Diagnóstico da qualidade da atenção perinatal em Unidades Neonatais paraticipantes da Rede Norte-Nordeste de saúde Perinatal. 2008. (Oficina).
    74. Oficina de Planejamento e Avaliação da Rede Norte e Nordeste de Saúde Perinatal.Situação da Saúde Perinatal no Norte-Nordeste do Brasil. 2008. (Oficina).
    75. Oficina de Planejamento e Avaliação da Rede Norte e Nordeste de Saúde Perinatal.Mesa Redonda: Gerenciamento de Unidades Neonatais: lideranças, motivação, educação permanente, sistema de registro. 2008. (Oficina).
    76. Oficina de Trabalho para discutir problemas de pesquisa na área de obstetrícia e perinatal. 2008. (Oficina).
    77. V Conferência Internacional de Psicología de la Salud. Habana, Cuba, 2008..Representaciones de la Violencia Doméstica contra Niños y Adolescentes por Profesionales de Salud.. 2008. (Outra).
    78. VIII Reunião Plenária da Comissão Nacional de Monitoramento e Avaliação do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. 2008. (Outra).
    79. V Seminário Internacional da Primeira Infância.A Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência. 2008. (Seminário).
    80. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Condições de vida e de saúde das mães e crianças indígenas Tapeba, Ceará. 2008. (Congresso).
    81. XXXIX Reunião Anual do HGF.Papel do docente/preceptor na constituição de valores e sentidos sobre o ato de cuidar. 2008. (Outra).
    82. 1º Congresso Nordestino de Educação Médica. Comunicação na Formação em Saúde. 2007. (Congresso).
    83. 2º Simpósio Internacional sobre Lactentes Sibilante. 2007. (Simpósio).
    84. 9ª Jornada de Pediatria. 2007. (Outra).
    85. I Congresso Nordestino de Educação Médica. Comunicação de Formação em Saúde. 2007. (Congresso).
    86. I Jornada Paraibana de Neonatologia.Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal. 2007. (Outra).
    87. Primeira Reunião de Treinamento da Rede ECLAMC.Avaliação, através da Rede Eclamc, de três Ações de Saúde no SUS, no âmbito da Prevenção de Defeitos Congênitos. 2007. (Outra).
    88. Treinamento de Profissionais de Saúde e Educação em Técnica de Intervenção Psicossocial MISC-More Intelligent and Sensitive Child. 2007. (Outra).
    89. X Congresso da Rede Latinoamericano de Epidemiologia Clínica (LatinCLEN) & VI Reunião da Rede Cocharane Iberoamericana (RCI). X Congresso da Rede Latinoamericano de Epidemiologia Clínica (LatinCLEN) & VI Reunião da Rede Cocharane Iberoamericana (RCI). 2007. (Congresso).
    90. X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Significados Culturais da Alimentação Infantil entre Avós e Mães Indígenas Tapeba, Ceará. 2007. (Congresso).
    91. X Congressop Latinoamericano de Medicina Social. Significados culturais da alimentação Infantil entre avós e mães indígenas tapeba, Ceará. 2007. (Congresso).
    92. XI Congresso Braileiro de Pneumologia Pediátrica e XI Jornada Brasileira de Fibrose Cística. Asma, Alimentação e VAS: Evidências Atuais. 2007. (Congresso).
    93. XI Congresso Braileiro de Pneumologia Pediátrica e XI Jornada Brasileira de Fibrose Cística. 2007. (Congresso).
    94. XI Congresso Braileiro de Pneumologia Pediátrica e XI Jornada Brasileira de Fibrose Cística. Medicina Baseada em Evidência. 2007. (Congresso).
    95. XI Congresso Braileiro de Pneumologia Pediátrica e XI Jornada Brasileira de Fibrose Cística. Medicina Baseada em Evidência e Pulmão. 2007. (Congresso).
    96. XIV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americano de Medicina Social. Significados Culturais da Aliemntação Infantil entre Avós e Mães Indígenas Tapeba, Ceará. 2007. (Congresso).
    97. XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, I Reunião Multidisciplinar Perinatal. Rede Norte-Nordeste. 2007. (Congresso).
    98. XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, I Reunião Multidisciplinar Perinatal. Doutor Você Pode me Ouvir? A Atenção Necessária como Escuta a Vida. 2007. (Congresso).
    99. 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Práticas Alimentares entre Crianças Nascidas de Mulheres com HIV/AIDS, no Nordeste do Bras. 2006. (Congresso).
    100. 1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança.Crianças de 0 a 2 anos, filhas de mães soropositivas para HIV no Ceará: Diagnóstico das Práticas Alimentares. 2006. (Outra).
    101. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Baseada em Evidência I - A Pediatria e a Evidência Científica com o tema: Como Localizar as Melhores Evidências Científicas em Pediatria?. 2006. (Congresso).
    102. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Baseada em Evidências I - Pediatria baseada em Evidência e Humanidades Médicas: Contribuição para Mlelhorar a Prática dos Pediatras. 2006. (Congresso).
    103. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Fórum F27 - Pediatria Baseada em Evidência I. 2006. (Congresso).
    104. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Integral - Pré-escolar: Conferencista da Mini-coferência: atrás do sintoma sempre existe uma doença?. 2006. (Congresso).
    105. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pesquisas que mudaram a face da Pediatria nos últimos 100 anos. 2006. (Congresso).
    106. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. A pesquisa na área de tratamento: ensaios clínicos. 2006. (Congresso).
    107. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Integral - Recém-nascidos: Novas intervenções em saúde perinatal. 2006. (Congresso).
    108. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. 2006. (Congresso).
    109. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Mortalidade Perinatal - Mortes Evitáveis. 2006. (Congresso).
    110. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Motalidade Perinatal - Experiências regionais e preocupações nacionais como tema: Rede saúde perinatal Norte-Nordeste. 2006. (Congresso).
    111. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Baseada em Evidências II. 2006. (Congresso).
    112. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Baseada em Evidências II - Revisão sistemática e metanálise em Pediatria: Fundamentos e Interpretação.. 2006. (Congresso).
    113. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Baseada em Evidências II - Leitura de Livros e revistas baseadas em evidência - ACP Journal Clib, POEM's, Clinical Evidence Basead Pediatrics. 2006. (Congresso).
    114. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. Pediatria Baseada em Evidência I - Como entender uma Evidência Científica sobre Tratamento. 2006. (Congresso).
    115. 33º Congresso Brasileiro de Pediatria. 2006. (Congresso).
    116. 38º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico_Facial. Qualidade de Vida em Crianças com Distúrbios Obstrutivos do Sono: Avaliação pelo OSA-18. 2006. (Congresso).
    117. Curso Nestlé de Atualização em Pediatria.Qualidade da atenção perinatal neonatal como base do desenvolvimento normal. 2006. (Outra).
    118. I Curso de Temas em saúde Pública.Infecção de Vias Aérias Superiores e Pneumonias. 2006. (Outra).
    119. II Curso de Abordagem do Paciente em Situações Clínicas Específicas.II Curso de Abordagem do Paciente em Situações Clínicas Específicas. 2006. (Outra).
    120. II EXPOESP. Avaliação da oferta e distribuição de alimento entre crianças (0 a 2 anos na scidas de mulheres com HIV/AIDS, no Estado do Ceará. 2006. (Congresso).
    121. II EXPOESP.Determinantes Sociais da Saúde: Enfrentando a causa das Causas. 2006. (Outra).
    122. II EXPOESP, III MOSTRA SAÚDE DA FAMÍLIA DO CEARÁ, II MOSTRA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO CEARÁ, IV FÓRUM e II MOSTRA DA RESIDÊNCIA MÉDICA DO CEARÁ, I FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, I MOSTRA DE ARTE E CULTURA EM SAÚDE PÚBLICA.Entrevistador da Roda-Viva-Determinantes sociais da saúde: enfrentando a causa das causas. 2006. (Outra).
    123. II EXPOESP, III MOSTRA SAÚDE DA FAMÍLIA DO CEARÁ, II MOSTRA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO CEARÁ, IV FÓRUM E II MOSTRA DA RESIDÊNCIA MÉDICA DO CEARÁ, I FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E I MOSTRA DE ARTE E CULTURA EM SAÚDE PÚBLICA.FACILITADOR DA OFICINA DE TRABALHO - QUAL A PESQUISA QUE O SUS PRECISA?. 2006. (Outra).
    124. III Mostra Saúde da Família, II Mostra em Vigilância Sanitária do Ceará, IV Fórum e II Mostra da Residência Médica do Ceará, I Fórum de Responsabilidade Social e I Mostra de Arte e Cultura em Saúde Pública. 2006. (Congresso).
    125. I Jornada Científica do HDGM-M.Emergêbcia Pediátricas, com o tema Bronquiolite. 2006. (Outra).
    126. I Jornada Científica do HDGM-M.Rede Norte Nordeste de Assistência Neonatal. 2006. (Outra).
    127. Oficina de Planejamento dos Módulos de Assistência Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal.Participante - Oficina de Planejamento dos Módulos de Assistência Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal. 2006. (Oficina).
    128. V Congresso Alagoano de Pediatria. V Congresso Alagoano de Pediatria. 2006. (Congresso).
    129. V Congresso Alagoano de Pediatria. 2006. (Congresso).
    130. X Congresso Brasileiro de Nutrologia. Transição Nutricional em Adolescentes de Fortaleza. 2006. (Congresso).
    131. XXXIII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. Lactentes Sibilantes. 2006. (Congresso).
    132. XXXIII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. Presidente da Mini-Conferência. 2006. (Congresso).
    133. XXXIII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, IX Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória. Lactantes Sibilantes. 2006. (Congresso).
    134. XXXIII Congresso Brsileiro de Pneumologia e Tisiologia. 2006. (Congresso).
    135. FAIMER. 2005. (Outra).
    136. I Curso de Abordagem do Paciente em Situações Clínicas.O processo de Adoecimento aos Olhos da Criança. 2005. (Outra).
    137. I Curso de Abordagem do Paciente em Situações Clínicas Específicas.Relação Médiico-Paciente: A Expressão do um Encontro. 2005. (Outra).
    138. I EXPOESP, II MOSTRA SAÚDE DA FAMÍLIA DO CEARÁ, I MOSTRA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO CEARÁ, III FÓRUM DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO CEARÁ.RODA DE CONVERSA SAÚDE PERINATAL: NOVA REVOLUÇÃO PELA SOBREVIVÊNCIA INFANTIL. 2005. (Outra).
    139. II Congresso Nacional Extraordinario de Pediatria. II Congresso Nacional Extraordinario de Pediatria. 2005. (Congresso).
    140. III Congresso Cearense de Pediatria. Atenção à saúde de crianças que faleceram em municípios com altas taxas de nortalidade infantil no Estado do Ceará. 2005. (Congresso).
    141. III Jornada de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFC.Intervenções na Área da Saúde da Criança Baseado em Evidências. 2005. (Outra).
    142. II Jornada de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFC.Pediatria baseada em residência. 2005. (Outra).
    143. I Oficina de Avaliação para Ensino de Profissionais de Saúde em Ambiente Hospitalar.I Oficina de Avaliação para Ensino de Profissionais de Saúde em Ambiente Hospitalar. 2005. (Oficina).
    144. I Oficina de Avaliação para Ensino de Profissionais de Saúde em Ambiente Hospitalar. 2005. (Oficina).
    145. Métodos em Epidemiologia Estudos de Coorte.Métodos em Epidemiologia Estudos de Coorte. 2005. (Seminário).
    146. Oficina sobre Desenvolvimento de Lideranças para Educadores Médicos.Oficina sobre Desenvolvimento de Lideranças para Educadores Médicos. 2005. (Oficina).
    147. Seminário Métodos em Epidemiologia Estudos de Coorte. 2005. (Seminário).
    148. I Congresso Cearense Integrado de Pediatria. Aspectos Éticos da Investigação com Crianças. 2004. (Congresso).
    149. I Curso de Atualização em Obstetrícia e Neonatologia.I Curso de Atualização em Obstetrícia e Neonatologia. 2004. (Outra).
    150. II Fórum de Auditoria Médica do CREMEB.Medicina Baseada em Evidências: O Impacto nos Custos no Setor. 2004. (Outra).
    151. V Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional. Palestrante da Conferência Master Saúde Baseada em Evidência. 2004. (Congresso).
    152. X Congresso Brasileira de Pneumologia Pediátrica. Evidências Científicas em doenças respiratórias. 2004. (Congresso).
    153. X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica/ XI Congresso Latino-Americano de Fibrose Cística. Evidências científicas em doenças respiratóriias. 2004. (Congresso).
    154. XIX Outubro Médico. Prevalência e Fatores de Risco Associados à Hospitalização por Sibilãncia de Crianças Menores de Três Anos de Idade Atendidas em Hospital segundário em Fortaleza-Ceará. 2004. (Congresso).
    155. XLII Congresso Brasileiro de Educação Médica. Desenvolvendo competências para as mudanças educacionais: o programa de desenvolvimento docenter da faculdade de medicina da UFC. 2004. (Congresso).
    156. XXXV Reunião Anual do HGF.Como Avaliar a qualidade da Informação Científica. 2004. (Outra).
    157. XXXXII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e do II Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. Prevalência e Fatores de Risco associado à Ocorrência de Sibilância em Crianças Menores de três anos Atendidas em Hospital Secundário, Fortaleza, Ceará. 2004. (Congresso).
    158. II Jornada de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFC/ II Encontro de Médicos Residentes e Ex-Residentes.Doenças Alérgicas e Implicações. 2003. (Encontro).
    159. II Jornada de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFC/ II Encontro de Médicos Residentes e Ex-Residentes.Asmas Brônquica: Doenças Sistêmicas. 2003. (Outra).
    160. VII Ciclo de temas atualizados em Terapia Ocupacional.VII Ciclo de temas atualizados em Terapia OcupacionalPalestrante. 2003. (Outra).
    161. XXXII Congresso Brasileiro de Pediatria. XXXII Congresso Brasileiro de Pediatria. 2003. (Congresso).
    162. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. I Congresso do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará. 2002. (Congresso).
    163. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do AdolescenteCoordenador de Sessão. 2002. (Congresso).
    164. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saude da Criança e do Adolescente- 2002. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saude da Criança e do Adolescente- 2002Autor de trabalho apresentado. 2002. (Congresso).
    165. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente- 2002. Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente- 2002. 2002. (Congresso).
    166. Curso Básico de Habilidades de Comunicação Profissional-Paciente.Curso Básico de Habilidades de Comunicação Profissional-PacienteParticipante. 2002. (Outra).
    167. I Congresso do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará. I Congresso do Núcleo de Psiquiatria do Estado do CearáPalestrante. 2002. (Congresso).
    168. Simpósio da Merck Sharp and Dohme- ARIA -.Simpósio da Merck Sharp and Dohme- ARIA -Participante. 2002. (Simpósio).
    169. V Congresso Nacional de Pediatria - Região Nordeste. I Congresso do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará. 2002. (Congresso).
    170. XXXII Convenção Nacional UNIMED.XXXII Convenção Nacional UNIMEDApresentador. 2002. (Outra).
    171. XXXVIII Congresso Anual do Centro Médico Cearense. XXXVIII Congresso Anual do Centro Médico Cearense. 2002. (Congresso).
    172. 4º Seminário Interestadual de Atenção Primária em Saúde, 38º Congresso Anual do Centro Médico Cearense. Saúde baseada em evidência. 2001. (Congresso).
    173. 4º Seminário Interestadual de Atenção Primária em Saúde, 3º Congresso Anual do Centro Médico Cearense. Mesa Redonda: Saúde Baseada em Evidência. 2001. (Congresso).
    174. 4º Seminário Interestadual de Atenção Primária em Saúde, 3º Congresso Anual do Centro Médico Cearense. Monitoramernto da Mortalidade Infantil - Instrutor. 2001. (Congresso).
    175. A renovação da educação dos profissionais de saúde no Ceará. 2001. (Seminário).
    176. Curso de Atualização em`Pediatria."Bronquiolite: Tratamento". 2001. (Outra).
    177. Curso de Atualização Nestlé.Pneumologia, abordando o Tema: "Bronquite:Tratamento". 2001. (Outra).
    178. Curso de medicina baseada em evidências para preceptores. 2001. (Outra).
    179. Curso de medicina baseada em evidências para preceptores. 2001. (Outra).
    180. I Seminário IMIP sobre pesquisa em Saúde da Mulher e da Criança. 2001. (Seminário).
    181. IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, V Congresso da Sociedade Latino Americana de Pneumologia Peiátrica. Estudos Epidemiológicos em Doenças Respiratórias na AL.. 2001. (Congresso).
    182. IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, V Congresso da Sociedade Latino Americana de Pneumologia Peiátrica. AIDPI- Carrossel de Doenças Infecciosas. 2001. (Congresso).
    183. IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, V Congresso da Sociedade Latino Americana de Pneumologia Peiátrica. Asma e Infecções em Vias Aéreas Inferiores. 2001. (Congresso).
    184. IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, V Congresso da Sociedade Latino Americana de Pneumologia Peiátrica. Asma-Sibilância e Resposta a Fármacos. 2001. (Congresso).
    185. Seminário em Epidemiologia. 2001. (Seminário).
    186. Taller Regional de Investigaciones Operativas sobre Atencion Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia (AIEPI). 2001. (Congresso).
    187. X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, V Congresso da Sociedade Latino Americana de Pneumologia Peiátrica. Grupos de Trabalho em Pesquisa: Estudos Epidemiológicos em Doenças Respiratórias na AL.. 2001. (Congresso).
    188. XXXVIII Congresso Anual do Centro Médico Cearense. 2001. (Congresso).
    189. 8 Fórum de Gestão Participativa da Unimed Fortaleza.8 Fórum de Gestão Participativa da Unimed Fortaleza. 2000. (Outra).
    190. Roda Viva Científica- II Ciranda do Amor à Criança do Hospitsl Infantil Albert Sabin.Roda Viva Científica- II Ciranda do Amor à Criança do Hospitsl Infantil Albert Sabin. 2000. (Outra).
    191. XIX Congresso Anual do INCLEN. XIX Congresso Anual do INCLEN. 1997. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. I Colóquio Crainça, Literatura e Medicina. 2014. (Outro).. . 0.
    2. LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Álvaro Jorge Madeiro Leite ⇔ Márcia Maria Tavares Machado (22.0)
      1. ROCHA, HERMANO A. L. ; SUDFELD, CHRISTOPHER R. ; LEITE, ÁLVARO J. M. ; MACHADO, MÁRCIA M. T. ; ROCHA, SABRINA G. M. O. ; CAMPOS, JOCILEIDE S. ; SILVA, ANAMARIA C. E ; CORREIA, LUCIANO L.. Maternal and neonatal factors associated with child development in Ceará, Brazil: a population-based study. BMC Pediatrics. v. 21, p. 163-172, issn: 1471-2431, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      2. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; CORREIA, LUCIANO LIMA ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; SUDFELD, CHRISTOPHER ROBERT. Screen time and early childhood development in Ceará, Brazil: a population-based study. BMC PUBLIC HEALTH. v. 21, p. 2072, issn: 1471-2458, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      3. O. ROCHA, SABRINA G. M. ; L. ROCHA, HERMANO A. ; M. LEITE, ÁLVARO J. ; T. MACHADO, MÁRCIA M. ; LINDSAY, ANA C. ; S. CAMPOS, JOCILEIDE ; A. CUNHA, ANTÔNIO J. L. ; E SILVA, ANAMARIA C. ; L. CORREIA, LUCIANO. Environmental, Socioeconomic, Maternal, and Breastfeeding Factors Associated with Childhood Overweight and Obesity in Ceará, Brazil: A Population?Based Study.. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 17, p. 1557, issn: 1660-4601, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      4. ROCHA, HERMANO A.L. ; SUDFELD, CHRISTOPHER R. ; LEITE, ÁLVARO J.M. ; ROCHA, SABRINA G.M.O. ; MACHADO, MÁRCIA M.T. ; CAMPOS, JOCILEIDE S. ; E SILVA, ANAMARIA C. ; CORREIA, LUCIANO L.. Adverse Childhood Experiences and Child Development Outcomes in Ceará, Brazil: A Population-based Study. AMERICAN JOURNAL OF PREVENTIVE MEDICINE. v. 20, p. 30931-3, issn: 0749-3797, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      5. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Silveira, Dirlene Mafalda Ildefonso da ; Machado, Márcia Maria Tavares ; LEITE, ALVARO JORGE MADEIRO ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. Interaction between vitamin A supplementation and chronic malnutrition on child development. Ciencia & Saude Coletiva. v. 24, p. 3037-3046, issn: 1413-8123, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      6. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Machado, Márcia Maria Tavares ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; GOMES, THALES NOGUEIRA ; Cunha, Antônio José Ledo Alves da. Spontaneous and induced abortion trends and determinants in the Northeast semiarid region of Brazil: a transversal series. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. v. 18, p. 123-132, issn: 1806-9304, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      7. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; Campos, Jocileide Sales ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. The relation of cash transfer programs and food insecurity among families with preschool children living in semiarid climates in Brazil. CADERNOS DE SAÚDE COLETIVA E NUTRIÇÃO. v. 26, p. 53-62, issn: 2358-291X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B2
      8. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; CORREIA, Luciano Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; SARAIVA DE ALMEIDA, NÁDIA MARIA GIRÃO ; ALVES DA CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO. Microcephaly: normality parameters and its determinants in northeastern Brazil: a multicentre prospective cohort study. Bulletin of the World Health Organization (Print). v. 00, p. BLT.16.171215, issn: 0042-9686, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      9. MENESCAL, J. V. ; MACHADO, M. M. T. ; MOTA, F. S. B. ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. IPREDE: Acolhendo e Enriquecendo Vínculos Entre Mãe e Filho. Extensão em Ação. v. 2, p. 64-77, issn: 2316-400X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4
      10. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; CORREIA, LUCIANO LIMA ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; DA CUNHA, ANTONIO JOSE LEDO ALVES. Effects of Vitamin A supplementation on child morbidity: A twenty-year time series analysis in the northeastern region of Brazil. Maternal and Child Health Journal. v. 19, p. 1652-1656, issn: 1092-7875, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      11. ROCHA, HERMANO A.L. ; CORREIA, LUCIANO L. ; CAMPO, JOCILEIDE S. ; SILVA, ANAMARIA C. ; ANDRADE, FRANCISCA O. ; SILVEIRA, DIRLENE I. ; MACHADO, MÁRCIA M. ; LEITE, ÁLVARO J. ; CUNHA, ANTÔNIO J.. Factors associated with non-vaccination against measles in northeastern Brazil: Clues about causes of the 2015 outbreak.. Vaccine (Guildford). v. 33, p. 4969-4974, issn: 0264-410X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      12. SILVA, C. F. ; LEITE, A. Fatores associados ao obito neonatal de Recém nascido de alto risco: estudo multicêntrico em Unidades Neonatais de alto risco no NE brasileiro. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). v. 30, p. 355-368, issn: 0102-311X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      13. Correia, Luciano Lima ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Campos, Jocileide Sales ; ANDRADE, FRANCISCA MARIA DE OLIVEIRA ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. Prevalence and determinants of child undernutrition and stunting in semiarid region of Brazil. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 19-28, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      14. MACHADO, Márcia Maria Tavares ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; ROLIM, K. M. C. Prematuro: experiência materna durante amamentação em unidade de terapia intensiva neonatal e pós-alta. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Rene. v. 14, p. 512-520, issn: 2175-6783, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B5
      15. LEITE, Álvaro Jorge Madeiro; GALVÃO, M. T. G. ; LINDSAY, A. C. ; CUNHA, A. J. L. A. ; KERR, L. R. F. S.. Condições sóciodemográficas de crianças (zero a dois anos), filhas de mães com HIV/Aids, Fortaleza-CE.. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso). v. v. 10, p. 377-382, issn: 1519-3829, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      16. CUNHA, A. J. L. A. ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; MACHADO, M. M. T.. Aleitamento materno e uso de chupeta: implicações para políticas de saúde. Jornal de Pediatria (Impresso). v. 85, p. 462-463, issn: 1678-4782, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      17. MACHADO, Márcia Maria Tavares ; GALVÃO, M. T. G. ; KERR, Ligia Regina Franco Sansigolo ; CUNHA, A. J. L. ; LEITE, A. J. M. ; LINDSAY, Ana Cristina ; LEITE, R. D. ; LEITE, C. A. C.. Acesso e utilização de fórmula infantil e alimentos entre crianças nascidas de mulheres com hiv/aids. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 9, p. 699-711, issn: 1518-1944, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4
      18. CUNHA, Antonio José Ledo Alves da ; LEITE, A. Breastfeeding and Pacifier use in Brazil. Indian Journal of Pediatrics. v. 72, n. 3, p. 209-212, issn: 0019-5456, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (INDIAN JOURNAL OF PEDIATRICS)
      19. LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. Effectiveness of home-based peer counselling to promote breastfeeding in the northeast of Brazil: A randomized clinical trial. Acta Paediatrica (Oslo). v. 94, p. 1-7, issn: 0803-5253, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      20. LEITE, A. ; PUCCINI, R. ; ATALLAH, A. ; CUNHA, A. J. L. A. ; MACHADO, M. M. T. ; CAPIBERIBE, A. ; RODRIGUES, R.. Lay counsellors promoting breastfeeding practices: a randomized controlled trial.. Journal of Clinical Epidemiology. v. 52, n. 1, p. 11S, issn: 0895-4356, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      21. Correia, Luciano Lima ; ROCHA, S. G. M. O. ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; Machado, Márcia Maria Tavares ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Cunha, Antônio José Ledo Alves da. J. M ; CUNHA, ANTONIO JOSE LEDO ALVES DA . Distribuição espacial e determinantes de obesidade infantil no Ceará, 1987 e 2007. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      22. MACHADO, M. M. T. ; ALMEIDA, N. M. G. S. ; CUNHA, A. J. L. A. ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; ALMEIDA, P. C. ; SOUTO, S. ; SÁTIRO,T. M. G. ; DANTAS, C. C. ; AIRES, P. A. ; LINDSAY, A. C.. J. M ; ALMEIDA, P. C. ; SOUTO, S. ; DANTAS, C. C. ; LINDSAY, A.C . Condições de vida e de saúde das mães e crianças indígenas Tapeba, Ceará. 2008. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Álvaro Jorge Madeiro Leite ⇔ Hermano Alexandre Lima Rocha (18.0)
      1. ROCHA, HERMANO A. L. ; SUDFELD, CHRISTOPHER R. ; LEITE, ÁLVARO J. M. ; MACHADO, MÁRCIA M. T. ; ROCHA, SABRINA G. M. O. ; CAMPOS, JOCILEIDE S. ; SILVA, ANAMARIA C. E ; CORREIA, LUCIANO L.. Maternal and neonatal factors associated with child development in Ceará, Brazil: a population-based study. BMC Pediatrics. v. 21, p. 163-172, issn: 1471-2431, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      2. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; CORREIA, LUCIANO LIMA ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; SUDFELD, CHRISTOPHER ROBERT. Screen time and early childhood development in Ceará, Brazil: a population-based study. BMC PUBLIC HEALTH. v. 21, p. 2072, issn: 1471-2458, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      3. O. ROCHA, SABRINA G. M. ; L. ROCHA, HERMANO A. ; M. LEITE, ÁLVARO J. ; T. MACHADO, MÁRCIA M. ; LINDSAY, ANA C. ; S. CAMPOS, JOCILEIDE ; A. CUNHA, ANTÔNIO J. L. ; E SILVA, ANAMARIA C. ; L. CORREIA, LUCIANO. Environmental, Socioeconomic, Maternal, and Breastfeeding Factors Associated with Childhood Overweight and Obesity in Ceará, Brazil: A Population?Based Study.. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 17, p. 1557, issn: 1660-4601, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      4. ROCHA, HERMANO A.L. ; SUDFELD, CHRISTOPHER R. ; LEITE, ÁLVARO J.M. ; ROCHA, SABRINA G.M.O. ; MACHADO, MÁRCIA M.T. ; CAMPOS, JOCILEIDE S. ; E SILVA, ANAMARIA C. ; CORREIA, LUCIANO L.. Adverse Childhood Experiences and Child Development Outcomes in Ceará, Brazil: A Population-based Study. AMERICAN JOURNAL OF PREVENTIVE MEDICINE. v. 20, p. 30931-3, issn: 0749-3797, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      5. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; OLIVEIRA ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA ; DO NASCIMENTO, LUCAS SILVEIRA ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Campos, Jocileide Sales ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. Methodology of Maternal and Child Health Populational Surveys: A Statewide Cross-sectional Time Series Carried Out in Ceará, Brazil, from 1987 to 2017, with Pooled Data Analysis for Child Stunting. Annals of Global Health. v. 85, p. 1-31, issn: 2214-9996, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      6. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Silveira, Dirlene Mafalda Ildefonso da ; Machado, Márcia Maria Tavares ; LEITE, ALVARO JORGE MADEIRO ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. Interaction between vitamin A supplementation and chronic malnutrition on child development. Ciencia & Saude Coletiva. v. 24, p. 3037-3046, issn: 1413-8123, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      7. ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; Correia, Luciano Lima ; DA CUNHA, ANTÔNIO JOSÉ LÊDO ALVES ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Campos, Jocileide Sales ; BANDEIRA, TEREZA DE JESUS PINHEIRO GOMES ; NASCIMENTO, LUCAS SILVEIRA DO ; E SILVA, ANAMARIA CAVALCANTE. Zika Virus Infection and Microcephaly: A Case-Control Study in Brazil. Annals of Global Health. v. 85, p. 1-11, issn: 2214-9996, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      8. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; SUDFELD, CHRISTOPHER ROBERT ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e. Prevalence and socioeconomic determinants of development delay among children in Ceara´, Brazil: A population-based study. PLoS One. v. 14, p. e0215343, issn: 1932-6203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      9. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Machado, Márcia Maria Tavares ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; GOMES, THALES NOGUEIRA ; Cunha, Antônio José Ledo Alves da. Spontaneous and induced abortion trends and determinants in the Northeast semiarid region of Brazil: a transversal series. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. v. 18, p. 123-132, issn: 1806-9304, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      10. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; Campos, Jocileide Sales ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. The relation of cash transfer programs and food insecurity among families with preschool children living in semiarid climates in Brazil. CADERNOS DE SAÚDE COLETIVA E NUTRIÇÃO. v. 26, p. 53-62, issn: 2358-291X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B2
      11. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; CORREIA, Luciano Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; SARAIVA DE ALMEIDA, NÁDIA MARIA GIRÃO ; ALVES DA CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO. Microcephaly: normality parameters and its determinants in northeastern Brazil: a multicentre prospective cohort study. Bulletin of the World Health Organization (Print). v. 00, p. BLT.16.171215, issn: 0042-9686, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      12. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; CORREIA, LUCIANO LIMA ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; DA CUNHA, ANTONIO JOSE LEDO ALVES. Effects of Vitamin A supplementation on child morbidity: A twenty-year time series analysis in the northeastern region of Brazil. Maternal and Child Health Journal. v. 19, p. 1652-1656, issn: 1092-7875, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      13. ROCHA, HERMANO A.L. ; CORREIA, LUCIANO L. ; CAMPO, JOCILEIDE S. ; SILVA, ANAMARIA C. ; ANDRADE, FRANCISCA O. ; SILVEIRA, DIRLENE I. ; MACHADO, MÁRCIA M. ; LEITE, ÁLVARO J. ; CUNHA, ANTÔNIO J.. Factors associated with non-vaccination against measles in northeastern Brazil: Clues about causes of the 2015 outbreak.. Vaccine (Guildford). v. 33, p. 4969-4974, issn: 0264-410X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      14. Correia, Luciano Lima ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Campos, Jocileide Sales ; ANDRADE, FRANCISCA MARIA DE OLIVEIRA ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. Prevalence and determinants of child undernutrition and stunting in semiarid region of Brazil. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 19-28, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      15. E SILVA, ANAMARIA CAVALCANTE ; Correia, Luciano Lima ; Campos, Jocileide Sales ; DE OLIVEIRA ANDRADE, FRANCISCA MARIA ; DA SILVEIRA, DIRLENE MAFALDA ILDEFONSO ; MADEIRO LEITE, ÁLVARO JORGE ; ROCHA, HERMANO A. L. ; Machado, Márcia Maria Tavares ; DA CUNHA, ANTONIO JOSE LEDO ALVES. Reducing Child Mortality: The Contribution of Ceará State, Northeast of Brazil, on Achieving the Millennium Development Goal 4 in Brazil. Maternal and Child Health Journal. v. 18, p. 3-3, issn: 1573-6628, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      16. Correia, Luciano Lima ; ROCHA, S. G. M. O. ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; Machado, Márcia Maria Tavares ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Cunha, Antônio José Ledo Alves da. J. M ; CUNHA, ANTONIO JOSE LEDO ALVES DA . Distribuição espacial e determinantes de obesidade infantil no Ceará, 1987 e 2007. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      17. Rocha, H A L; Correia, Luciano Lima ; ROCHA, S. G. M. O. ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Campos, Jocileide Sales ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. DETERMINANTES DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO NO CEARÁ NO CONTEXTO DE SURTO, de 1987 a 2007. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      18. ROCHA, S. G. M. O. ; Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Campos, Jocileide Sales ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. TESTAGEM DE HIV EM MULHERES, NO CEARÁ: DETERMINANTES E DESAFIOS, 2007. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Álvaro Jorge Madeiro Leite ⇔ Luciano Lima Correia (13.0)
      1. O. ROCHA, SABRINA G. M. ; L. ROCHA, HERMANO A. ; M. LEITE, ÁLVARO J. ; T. MACHADO, MÁRCIA M. ; LINDSAY, ANA C. ; S. CAMPOS, JOCILEIDE ; A. CUNHA, ANTÔNIO J. L. ; E SILVA, ANAMARIA C. ; L. CORREIA, LUCIANO. Environmental, Socioeconomic, Maternal, and Breastfeeding Factors Associated with Childhood Overweight and Obesity in Ceará, Brazil: A Population?Based Study.. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 17, p. 1557, issn: 1660-4601, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      2. ROCHA, HERMANO A.L. ; SUDFELD, CHRISTOPHER R. ; LEITE, ÁLVARO J.M. ; ROCHA, SABRINA G.M.O. ; MACHADO, MÁRCIA M.T. ; CAMPOS, JOCILEIDE S. ; E SILVA, ANAMARIA C. ; CORREIA, LUCIANO L.. Adverse Childhood Experiences and Child Development Outcomes in Ceará, Brazil: A Population-based Study. AMERICAN JOURNAL OF PREVENTIVE MEDICINE. v. 20, p. 30931-3, issn: 0749-3797, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      3. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; OLIVEIRA ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA ; DO NASCIMENTO, LUCAS SILVEIRA ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Campos, Jocileide Sales ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro. Methodology of Maternal and Child Health Populational Surveys: A Statewide Cross-sectional Time Series Carried Out in Ceará, Brazil, from 1987 to 2017, with Pooled Data Analysis for Child Stunting. Annals of Global Health. v. 85, p. 1-31, issn: 2214-9996, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      4. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Silveira, Dirlene Mafalda Ildefonso da ; Machado, Márcia Maria Tavares ; LEITE, ALVARO JORGE MADEIRO ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. Interaction between vitamin A supplementation and chronic malnutrition on child development. Ciencia & Saude Coletiva. v. 24, p. 3037-3046, issn: 1413-8123, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      5. ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; Correia, Luciano Lima ; DA CUNHA, ANTÔNIO JOSÉ LÊDO ALVES ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Campos, Jocileide Sales ; BANDEIRA, TEREZA DE JESUS PINHEIRO GOMES ; NASCIMENTO, LUCAS SILVEIRA DO ; E SILVA, ANAMARIA CAVALCANTE. Zika Virus Infection and Microcephaly: A Case-Control Study in Brazil. Annals of Global Health. v. 85, p. 1-11, issn: 2214-9996, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      6. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; SUDFELD, CHRISTOPHER ROBERT ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e. Prevalence and socioeconomic determinants of development delay among children in Ceara´, Brazil: A population-based study. PLoS One. v. 14, p. e0215343, issn: 1932-6203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      7. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Campos, Jocileide Sales ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Machado, Márcia Maria Tavares ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; GOMES, THALES NOGUEIRA ; Cunha, Antônio José Ledo Alves da. Spontaneous and induced abortion trends and determinants in the Northeast semiarid region of Brazil: a transversal series. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. v. 18, p. 123-132, issn: 1806-9304, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      8. Correia, Luciano Lima ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; Campos, Jocileide Sales ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. The relation of cash transfer programs and food insecurity among families with preschool children living in semiarid climates in Brazil. CADERNOS DE SAÚDE COLETIVA E NUTRIÇÃO. v. 26, p. 53-62, issn: 2358-291X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B2
      9. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; CORREIA, Luciano Lima ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; CAVALCANTE E SILVA, ANAMARIA ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; ROCHA, SABRINA GABRIELE MAIA OLIVEIRA ; SARAIVA DE ALMEIDA, NÁDIA MARIA GIRÃO ; ALVES DA CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO. Microcephaly: normality parameters and its determinants in northeastern Brazil: a multicentre prospective cohort study. Bulletin of the World Health Organization (Print). v. 00, p. BLT.16.171215, issn: 0042-9686, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      10. ROCHA, HERMANO ALEXANDRE LIMA ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; CORREIA, LUCIANO LIMA ; CAMPOS, JOCILEIDE SALES ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; DA CUNHA, ANTONIO JOSE LEDO ALVES. Effects of Vitamin A supplementation on child morbidity: A twenty-year time series analysis in the northeastern region of Brazil. Maternal and Child Health Journal. v. 19, p. 1652-1656, issn: 1092-7875, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      11. ROCHA, HERMANO A.L. ; CORREIA, LUCIANO L. ; CAMPO, JOCILEIDE S. ; SILVA, ANAMARIA C. ; ANDRADE, FRANCISCA O. ; SILVEIRA, DIRLENE I. ; MACHADO, MÁRCIA M. ; LEITE, ÁLVARO J. ; CUNHA, ANTÔNIO J.. Factors associated with non-vaccination against measles in northeastern Brazil: Clues about causes of the 2015 outbreak.. Vaccine (Guildford). v. 33, p. 4969-4974, issn: 0264-410X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      12. Correia, Luciano Lima ; Silva, Anamaria Cavalcante e ; Campos, Jocileide Sales ; ANDRADE, FRANCISCA MARIA DE OLIVEIRA ; Machado, Márcia Maria Tavares ; Lindsay, Ana Cristina ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; CUNHA, ANTONIO JOSÉ LEDO ALVES DA. Prevalence and determinants of child undernutrition and stunting in semiarid region of Brazil. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 19-28, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      13. E SILVA, ANAMARIA CAVALCANTE ; Correia, Luciano Lima ; Campos, Jocileide Sales ; DE OLIVEIRA ANDRADE, FRANCISCA MARIA ; DA SILVEIRA, DIRLENE MAFALDA ILDEFONSO ; MADEIRO LEITE, ÁLVARO JORGE ; ROCHA, HERMANO A. L. ; Machado, Márcia Maria Tavares ; DA CUNHA, ANTONIO JOSE LEDO ALVES. Reducing Child Mortality: The Contribution of Ceará State, Northeast of Brazil, on Achieving the Millennium Development Goal 4 in Brazil. Maternal and Child Health Journal. v. 18, p. 3-3, issn: 1573-6628, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2

    • Álvaro Jorge Madeiro Leite ⇔ Francisco Herlânio Costa Carvalho (2.0)
      1. LOPES, FERNANDA NOGUEIRA BARBOSA ; GOUVEIA, ANA PAULA MENDES ; CARVALHO, OCÍLIA MARIA COSTA ; JÚNIOR, ANTÔNIO BRAZIL VIANA ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; JÚNIOR, EDWARD ARAUJO ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. Associated factors with neonatal near miss in twin pregnancies in a public referral maternity unit in Brazil. JOURNAL OF THE TURKISH-GERMAN GYNECOLOGICAL ASSOCIATION. v. 22, p. 12-21, issn: 1309-0399, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (JOURNAL OF THE TURKISH-GERMAN GYNECOLOGICAL ASSOCIATION)
      2. CARVALHO, OCILIA MARIA COSTA ; JUNIOR, ANTÔNIO BRAZIL VIANA ; AUGUSTO, MATHEUS COSTA CARVALHO ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; NOBRE, RIVIANNY ARRAIS ; BESSA, OLIVIA ANDREA ALENCAR COSTA ; DE CASTRO, EVELINE CAMPOS MONTEIRO ; LOPES, FERNANDA NOGUEIRA BARBOSA ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. DELAYS IN OBSTETRIC CARE INCREASE THE RISK OF NEONATAL NEAR-MISS MORBIDITY EVENTS AND DEATH: A CASE-CONTROL STUDY. BMC Pregnancy and Childbirth. v. 20:437, p. 437, issn: 1471-2393, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2

    • Álvaro Jorge Madeiro Leite ⇔ Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr (2.0)
      1. MACHADO, Márcia Maria Tavares ; GALVÃO, M. T. G. ; KERR, Ligia Regina Franco Sansigolo ; CUNHA, A. J. L. ; LEITE, A. J. M. ; LINDSAY, Ana Cristina ; LEITE, R. D. ; LEITE, C. A. C.. Acesso e utilização de fórmula infantil e alimentos entre crianças nascidas de mulheres com hiv/aids. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 9, p. 699-711, issn: 1518-1944, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4
      2. LEITE, Álvaro Jorge Madeiro; SILVA, A. C. ; ANDRADE, F. M. O. ; CAMPOS, J. S. ; LIMA, J. W. O. ; KERR, L. R. F. S. ; DINIZ, R. L. P.. VIVA CRIANÇA - OS CAMINHOS DA SOBREVIVÊNCIA INFANTIL NO CEARÁ. 1 ed. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1999. v. 1, p. 272.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Álvaro Jorge Madeiro Leite ⇔ Carlos Henrique Morais de Alencar (1.0)
      1. ALVES, PRISCILLA DE JESUS DOS SANTOS ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; SILVA, K. F. ; LEITE, A. J. M. ; FEITOSA, F. E. L. ; ALENCAR, C. H. M. ; CARVALHO, F. H. C.. The influence of fetal growth restriction on cardiovascular health among adolescents in Brazil: A retrospective cohort study. Indian Pediatrics. v. 52, p. 109-114, issn: 0019-6061, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B2




Data de processamento: 17/02/2022 15:49:41