Colegiado PPGSP-FAMED-UFC

Francisco Herlanio Costa Carvalho

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993). Durante a graduação fez Monitoria em Patologia e Medicina Legal (1991) e monitoria em Histologia e Embriologia Humanas (1989). Mestre em Medicina (Obstetrícia) pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e Doutor em Medicina (Obstetrícia) pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Fellowship de Medicina Fetal no King's College (Serviço do Professor K. Nicolaides) e na Universidade de Barcelona (Serviço do Professor E. Gratacós). Atualmente é professor Associado do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Setor de Medicina Fetal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand-EBSERH-UFC. Membro da Comissão Nacional Especializada Assistência Pré-Natal FEBRASGO 2020-2023. Membro da Comissão de Medicina Fetal do Sociedade Brasileira de Reprodução Humana-2021-2022. Foi Tutor do PET-Saúde da Família (Programa de Educação pelo trabalho - Ministério da Saúde). Supervisor (2013-2014) e coordenador (2015/2016) do PROVAB (Programa de Valorização da Atenção Básica) pela UFC. Atuou como membro das Comissões Nacionais Especializadas de Assistência Pré-Natal, Gravidez de Alto Risco, Perinatologia e Medicina Fetal (FEBRASGO). Linhas de Pesquisa: Saúde da Mulher e Perinatal, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade materna, gravidez de alto-risco, diagnóstico pré-natal, ultrassonografia, dopplervelocimetria, avaliação do bem estar fetal e Cirurgia Fetal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8608211741158949 (31/01/2022)
  • Rótulo/Grupo: Professor(a) Permanente
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Materno-Infantil. R. prof. Costa Mendes, 1608 - 2o. Andar Rodolfo Teófilo 60430140 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 33668041 Fax: (85) 33668043 URL da Homepage: www.ufc.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (30)
    1. 2018-2020. MORTALIDADE MATERNA NA MATERNIDADE DO HOSPITAL NACIONAL SIMAO MENDES EM GUINE-BISSAU (2012 a 2015)
      Descrição: Identificar os fatores associados à mortalidade materna na maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes em Guiné-Bissau (2012-2015). Analisar a utilização ou acesso aos serviços de saúde pelas mães durante a gestação; em outra palavra uso de serviço de saúde por consultas pré-natais e o local do parto. Descrever as variáveis sociodemograficos, socioeconômicos e socioculturais: idade, ocupação, escolaridade e a sua associação com a mortalidade materna. Analisar mesmo que subsidiariamente a intervenção dos programas de cuidados primários de saúde. Construir curva da razão de morte materna, especificando o quantitativo das causas obstétricas diretas e indiretas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Aminata Mendes - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    2. 2018-Atual. AVALIACAO DA GORDURA ABDOMINAL (SUBCUTANEA E VISCERAL) POR ULTRASSOM NO 1o E 2O. TRIMESTRES DA GESTACAO COMO PREDITOR DE RESULTADOS GESTACIONAIS ADVERSOS
      Descrição: Objetivosl: ? Avaliar a gordura abdominal por ultrassom e antropometria no 1º e 2º trimestres da gestação como um possível preditor clínico de resultados gestacionais adversos. ? Avaliar a associação da gordura abdominal materna medida por ultrassom com dados antropométricos na gestação; ? Comparar a medida da gordura abdominal subcutânea com a visceral (intra-abdominal) na predição de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia; ? Comparar a medida da gordura abdominal (subcutânea e visceral) com as medidas antropométricas na predição de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia; ? Verificar a associação entre a gordura abdominal materna e resultados neonatais adversos. ? Avaliar a associação da medida da gordura abdominal durante a gestação (avaliado por ultrassom) com a composição corporal após puerpério (avaliado por Densitometria Óssea ? DEXA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Renan Magalhaes Montenegro Júnior - Integrante / Fernanda Teixeira Benevides - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    3. 2018-Atual. FATORES ASSOCIADOS AO NEAR MISS MATERNO E NEONATAL EM GESTACOES GEMELARES
      Descrição: Objetivos: - Analisar os fatores associados ao near miss materno e neonatal em gestações gemelares. - Caracterizar os casos de near miss materno e neonatal em gestação gemelar, quanto as variáveis relacionadas a condições sociodemográficas maternas, gestação, assistência pré-natal e parto e variáveis relacionadas ao neonato. - Avaliar a interferência da corionicidade e da ordem de nascimento na definição dos casos de near miss neonatal. - Verificar a associação entre near miss materno e near miss neonatal em gestações gemelares. - Comparar a prevalência de near miss materno e neonatal e indicadores próprios (razões near miss por nascimentos e óbito por near miss) entre as gestações gemelares (geral e por diferentes corionicidades) e as gestações únicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Ocilia Maria Costa Carvalho - Integrante / FERNANDA NOGUEIRA BARBOSA LOPES - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    4. 2018-Atual. Fatores associados a Morbimortalidade perinatal na Gestacao Gemelar
      Descrição: Objetivos de Avaliar os fatores associados à morbimortalidade perinatal na gestação gemelar na MEAC/UFC durante o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2018; Identificar fatores associados a mortalidade neonatal em gêmeos, construindo modelo explicativo com fatores pré-natais, intra-parto e neonatais; Comparar a morbimortalidade perinatal do segundo com o primeiro gemelar, tendo como referência o intervalo de nascimento entre eles e a via de parto; Comparar a morbimortalidade perinatal da gravidez gemelar, tendo como referência corionicidade e aminionicidade e Determinar a prevalência de malformações gerais e a taxa de concordância/discordância na população total e especificamente por corionicidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Henry Wong Vela - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    5. 2018-Atual. PERFORMACE DE ESCORES DE PROGNOSTICOS EM DESFECHOS MATERNOS GRAVES
      Descrição: Objetivos ? Avaliar e comparar o desempenho dos escores de prognóstico calculados nas primeiras 24h da admissão na UTI (APACHE II e IV, SAPS III, SOFA total), na predição do desfecho materno grave (morte materna e near miss materno), segundo os critérios definidos pela OMS; ? Conhecer a frequência e distribuição dos critérios de gravidade da OMS, particularmente a contribuição dos critérios baseados na avaliação da função orgânica para identificação dos casos de desfecho materno grave. ? Avaliar o desempenho dos escores APACHE II e IV, SAPS III, e SOFA total, na predição do desfecho neonatal grave (near miss e óbito perinatal), definidos segundo os critérios da OMS; ? Avaliar e conhecer a frequência e a distribuição dos critérios de gravidade da OMS e a presença de disfunção e falência orgânica mensurada pelo SOFA nos casos de desfecho materno grave na UTI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Hesly Martins Pereira Lima - Integrante / Francisco Edson de Lucena Feitosa - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    6. 2017-Atual. AVALIACAO DOS RESULTADOS MATERNOS E PERINATAIS EM GESTANTES COM DIABETES MELLITUS COM E SEM DISFUNCAO ENDOTELIAL
      Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) devido a sua crescente incidência tem sido considerado um grave desafio para o sistema de saúde pública. Na gravidez a doença assume duas classificações, o diabetes pré-gestacional e o diabetes gestacional. Esta patologia apresenta risco de desfechos adversos maternos, fetais e neonatais, sendo responsável por elevado número de mortes maternas e perinatais. A lesão endotelial é considerada ponto central na fisiopatologia de complicações que acometem a gestante com DM promovendo uma resposta inflamatória com consequente lesão endotelial de maneira sistêmica. Existem diversas formas de avaliar a lesão endotelial, contudo nenhum método isoladamente foi suficiente para identificar essa disfunção. O proejeto tem como objetivo Avaliar resultados maternos e perinatais em gestantes com Diabetes Mellitus com e sem disfunção endotelial. Trata-se de Estudo transversal analítico, quantitativo. A população será constituída por todas as gestantes com diagnóstico de Diabetes Mellitus atendidas nos ambulatórios de Medicina Materno Fetal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand-UFC. A coleta de dados ocorrerá no período de 2017 ? 2019. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Renan Magalhaes Montenegro Júnior - Integrante / Cláudia Rejane Pinheiro Maciel Vidal - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    7. 2016-2019. MORBIDADE NEONATAL NEAR MISS EM MATERNIDADES PUBLICAS DE REFERENCIA DO ESTADO DO CEARA ? ESTUDO CASO CONTROLE
      Descrição: Objetiva: (1) Avaliar os fatores associados a morbidade neonatal near miss em Maternidades Públicas do Estado do Ceará; (2) Identificar os fatores (sócio demográficos, maternos, gestacionais, durante o parto e nascimento) associados ao near miss neonatal e calcular a razão de chances; (3) Quantificar os casos de near miss neonatal; (4) Avaliar os fatores associados à morte neonatal em pacientes com critérios de near miss neonatal e calcular a razão de chances.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Ocilia Maria Costa Carvalho - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    8. 2016-2019. Influencia do microbioma vaginal e dos metabolitos vaginais na remodelagem cervical e parto pre-termo
      Descrição: Objetiva melhorar a compreensão da relação entre o microbioma vaginal, bactérias e metabólitos da flora vaginal e sua relação com a indução de alterações cervicais que predispõem ao nascimento pré-termo em mulheres brasileiras. Além disso, identificar biomarcadores para reconhecer gestantes de alto risco para prematuridade, sem a necessidade de equipamentos de alto custo ou instalações hospitalares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante / Antonio Fernandes Moron - Coordenador / Marilza Rudge - Integrante / Steven Witkin - Integrante / Alan Hatanaka - Integrante / Marcelo Satucci - Integrante / Ester Sabino - Integrante / Iracema Calderon - Integrante / Marilia Martins - Integrante. Financiador(es): Gates Foundation - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    9. 2016-2018. SULFATO DE MAGNESIO ANTENATAL NA PREVENCAO DE HEMORRAGIA PERI-INTRAVENTRICULAR EM RECEM NASCIDOS PREMATUROS ? ESTUDO CASO-CONTROLE
      Descrição: Um dos fatores determinantes mais importantes da mortalidade infantil é a prematuridade, sendo a hemorragia peri-intraventricular (HPIV) uma das complicações de maior prevalência nesses recém-nascidos, principalmente nos de muito baixo peso, e com elevado custo social, uma vez que ocasiona, em muitos casos, sequelas neurológicas graves. a neuroproteção com sulfato de magnésio antenatal já está bem estabelecida como profilaxia entre 24 e 32 semanas. Ainda não se definiu claramente sua eficácia entre 32-34 semanas gestacionais. Objetivo: Comparar a incidência de hemorragia peri-intraventricular (HPIV) em recém-nascidos prematuros, cujas mães receberam Sulfato de Magnésio pré-parto com aqueles cujas mães não receberam a medicação, na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand/UFC. Método: Estudo caso-controle, com coleta retrospectiva de dados nos prontuários do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) da instituição dos recém-nascidos entre 24 e 34 semanas gestacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / HANNAH IORIO DIAS - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    10. 2016-2018. Peregrinacao e demoras na assistencia obstetrica de gestantes com desfecho de obito fetal (ante ou intraparto): Estudo de caso-controle
      Descrição: Obejtiva: (1)Avaliar a associação da peregrinação e demoras na assistência prestada à gestante em busca de cuidados obstétricos associada ao desfecho óbito fetal anteparto ou intraparto em uma maternidade de referência terciária no estado do Ceará; (2) Descrever a proporção das variáveis especificadas nos diferentes níveis hierárquicos, bem como estabelecer relações na explicação do óbito fetal; (3) Identificar a associação entre as Características Maternas e Assistenciais e a peregrinação e?ou demoras em busca de assistência pela gestante entre os casos e os controles de acordo com o grau de risco das gestantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Marley Carvalho Feitosa Martins - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    11. 2016-2018. ACURACIA DA ULTRASSONOGRAFIA UTILIZADA NO PRIMEIRO E SEGUNDO ESTAGIOS DO TRABALHO DE PARTO EM DEFINIR VIA DE PARTO E COMPLICACOES MATERNAS E FETAIS
      Descrição: A ultrassonografia tem sido usada largamente na avaliação obstétrica desde o estágio inicial da gravidez até o seu termo, porém tem sido pouco aproveitada no trabalho de parto, sendo raros os centros obstétricos que possuem ultrassonografia e o utilizam para avaliação rotineira da progressão do parto. Nos últimos anos vários trabalhos têm surgido mostrando a eficácia do ultrassom no estudo da posição e descida da cabeça fetal durante o parto, revelando um alto grau de acurácia e reprodutibilidade deste método, quando comparado ao tradicional exame de toque vaginal digital (exame subjetivo e com taxa de erro de 30% a 70%). A determinação da variedade de posição da apresentação fetal por ultrassom e a aferição do ângulo do arco púbico são relevantes na conduta do segundo estágio do parto, pois a má posição da cabeça fetal e o estreitamento pélvico, avaliados por estes marcadores, são associados à alta incidência de parto operatório e morbidade materna e perinatal. O objetivo desta pesquisa é tentar demonstrar o potencial da ultrassonografia na sala de parto, avaliar se este método é útil na predição da via de parto e se é capaz de prever complicações maternas e perinatais, evitando intervenções desnecessárias que possam causar riscos ao binômio materno fetal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Raimundo Homero de Carvalho Neto - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    12. 2016-2017. NEURO-ZIKA - Neurossonografia detalhada na deteccao precoce de alteracoes neurologicas fetais associadas ao Zika Virus
      Descrição: Serão seguidas prospectivamente, com neurossonografia fetal detalhada a cada 2-3 semanas, todos os fetos cujas gestantes tiveram confirmação de RT-PCR positivo para zika vírus em qualquer momento da gestação. Espera-se detectar precocemente altrações do sistema nervoso central anteriores ao aparecimento da microcefalia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Francisco Edson de Lucena Feitosa - Integrante / Helvécio Neves Feitosa - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    13. 2016-2017. Avaliacao ultrassonografica e por ressonancia magnetica de fetos com microcefalia e alteracoes estruturais provavelmente relacionadas com o virus Zika
      Descrição: Avaliação retrospectiva dos casos notificados entre outubro de 2015 e março de 2016 e prospectiva a partir de março de 2016. Todos os fetos encaminhados com suspeita de microcefalia e/ou outra malformação estrutura possivelmente associada ao zika vírus serão seguidas pelo Serviço de Medicina Fetal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. Espera-se contribuir com descrição do espectro de apresentação da síndrome da zika congênita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Francisco Edson de Lucena Feitosa - Integrante / Helvécio Neves Feitosa - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    14. 2014-2020. ESTUDO P5 - Pessario e Progesterona na Prevencao de Parto Pre-Termo
      Descrição: É sabido que tanto a progesterona quanto o pessário cervical são eficazes na redução da prematuridade, mas a associação de ambos ainda não foi testada. O principal objetivo deste projeto é comparar a eficácia da associação progesterona e do pessário cervical na prevenção de parto prematuro em gestantes com colo curto, em comparação ao uso da progesterona e avaliar custo-efetividade de um programa de rastreamento de colo curto no Brasil. São objetivos específicos: Identificar qual a prevalência de colo curto em gestantes brasileiras; Identificar qual é o valor preditivo, para parto prematuro, do colo curto medido entre 18 e 22 semanas de gestação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante / Francisco Edson de Lucena Feitosa - Integrante / José Guilherme Cecatti - Coordenador / Rodolfo de Carvalho Pacagnella - Integrante / Renato Passini Junior - Integrante / Ben W Mol - Integrante / Nathalia Ellovitch - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Gates Foundation - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    15. 2014-2018. RESULTADOS MATERNOS E PERINATAIS EM GESTACOES COM CRITERIOS DE MORBIDADE GRAVE E NEAR MISS MATERNOMATERNO EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO TERCIARIO DE REFERENCIA PARA O ESTADO DO CEARA
      Descrição: Estudos comprovam que a morbidade materna grave e near miss constituem um quantitativo mais representativo, quando comparado aos óbitos maternos. Vale salientar, que as mulheres que se enquadram nestas situações compartilham muitas características com os óbitos, porém representa uma fonte rica de detalhes a cerca dos fatores condicionantes e determinantes da sua condição de saúde materna, uma vez que estas estão vivas. Muitas estratégias foram realizadas no intuito de alcançar o quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio proposto pela OMS, e observou-se que traçar planos e ações com base nos óbitos maternos não têm sido o suficiente. Estudos que abordam o near miss vêm ao encontro da necessidade emergente de conhecer a magnitude deste grupo populacional no desfecho desfavorável dessas mulheres, que é o seu falecimento, assim como os seus resultados obstétricos e perinatais. Diante do exposto, o presente trabalho justifica-se pela relevância do tema, bem como a ausência de estudos no Ceará a cerca desta temática, bem como a não-utilização desses parâmetros para embasar novos direcionamentos para a melhoria da qualidade do atendimento a mulher. Portanto, o problema de pesquisa emerge com o desconhecimento da magnitude do near miss no estado do Ceará, assim como seus resultados maternos e perinatais. O estudo apresenta como hipótese a frequência de near miss em um hospital de referência ser elevada, e estará associada aos piores resultados maternos e perinatais. Os critérios definidores de near miss são semelhantes às causas descritas para mortalidade materna, especialmente os relacionados à hipertensão, hemorragia, infecção e abortamentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Francisco Edson de Lucena Feitosa - Integrante / Hesly Martins Pereira Lima - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    16. 2014-2017. Predicao de parto prematuro pela biometria e dopplervelocimetria da glandula adrenal fetal em pacientes com sintomas de trabalho de parto prematuro e rotura prematura de membranas
      Descrição: OBJETIVOS: (1) Verificar a capacidade de predição do Parto Prematuro através da biometria da glândula adrenal fetal em gestantes com sintomas de TPP e RPM; (2) Avaliar se a biometria da glândula adrenal (volume e relações entre as zonas medular e cortical) fetal é capaz de predizer parto prematuro em pacientes sintomáticas para TPP; (3) Avaliar se a biometria da glândula adrenal (volume e relações entre as zonas medular e cortical) fetal é capaz de predizer parto prematuro nas próximas 24 horas e 7 dias em pacientes com RPM; (4) Avaliar a capacidade da dopplervelocimetria da artéria adrenal fetal na predição de parto prematuro em pacientes com TPP e RPM; (5) Comparar o poder de predição do ultrassom da glândula adrenal fetal com a medida do colo uterino em pacientes com TPP e RPM.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Francisco Edson de Lucena Feitosa - Integrante / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Aline Pinto Lemos - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    17. 2014-2017. FATORES ASSOCIADOS AS INTERVENCOES OBSTETRICAS DURANTE O TRABALHO DE PARTO E PARTO EM GESTANTES DE RISCO HABITUAL
      Descrição: Estudos mostram que a realização de práticas desnecessárias na assistência ao parto normal e nascimento está intimamente ligada a exposição a um risco de morbimortalidade da mãe-parturiente e do recém-nascido, e que mesmo com a tentativa de redução dos índices dessas práticas e com todas as recomendações do MS profissionais do mundo inteiro ainda continuam expondo suas pacientes a esses riscos. O Brasil é hoje o campeão mundial na realização de cesarianas, tendo seus dados elevados a cada ano, mostrando que ainda persiste forte em nossa cultura o modelo tecnocrático e medicalizado de assistência ao parto. Junto desse modelo vêm a utilização de intervenções obstétricas por vezes desnecessárias, e a dúvida é saber o que determina a realização dessas condutas e qual caminho seguir para atingir o que espera a OMS? É imprescindível que tais respostas sejam encontradas ou discutidas para que os desafios possam ser apresentados e esclarecidos possibilitando a realização de uma assistência integral e de forma humanizada às mulheres e seus conceptos e para que os indicadores de mortalidade materna e neonatal possam ser diminuídos. Espera-se, ao final desse estudo, definir os fatores associados à adoção das práticas demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas em uma instituição pública de ensino e como essas intervenções obstétricas interferem nos resultados maternos e perinatais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Maxsuênia Queiroz Medeiros - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    18. 2014-2017. Regionalizacao da Saude Materna e Infantil no estado do Ceara: Rede Cegonha
      Descrição: Avaliar os indicadores da saúde materna e infantil no estado Ceará e suas mudanças após a implantação da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil (Rede Cegonha) em 2011/2012. Pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa para compreender as falas dos atores envolvidos nesse processo: usuários, profissionais da saúde e gestores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Ricardo José Soares Pontes - Integrante / Fabio Solon Tajra - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    19. 2014-2016. PRE-NATAL: A VALIOSA OPORTUNIDADE PERDIDA NA PREVENCAO DO CANCER DE COLO UTERINO
      Descrição: O câncer de colo uterino foi responsável pelo óbito de 265 mil mulheres em 2012 no mundo No Brasil se tem um risco de 15,33 para cada 100 mil mulheres de serem diagnosticadas com câncer de colo uterino e no Ceará o risco chegou a 20,27 para 100 mil mulheres.Com exceção do câncer de pele, esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente e o teste citopatológico convencional (Papanicolaou) é a principal estratégia de programas de rastreamento do câncer do colo do útero no mundo, ou seja se tem um risco altíssimo de diagnostico e uma elevada mortalidade de um câncer altamente curável. No Brasil, a estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde é o exame citopatológico em mulheres de 25 a 64 anos. Porém a realidade é que muitas vezes quando é feito o diagnóstico do carcinoma já se encontra em estado avançado. Para a efetividade do programa de controle do câncer do colo do útero, faz-se necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade dos serviços e ações da linha de cuidado, bem como o tratamento e o seguimento das pacientes. Alguns estudos sobre câncer de colo uterino durante a gravidez mostram que, no momento do diagnóstico, 70% a 80% das gestantes apresentam lesões no estádio I, enquanto fora da gravidez apenas 42% dos diagnósticos são realizados neste estádio. Como a maioria dessas lesões é assintomática, seu diagnóstico quase sempre ocorre em consultas de controle, mais frequentes durante o pré-natal. Esses cuidados devem ser enfatizados, visto que a atenção pré-natal pode ser o único contato que uma mulher em idade reprodutiva tem com o serviço de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante / Zenilda Vieira Bruno - Coordenador / José Eleutério Júnior - Integrante / Raquel Autran Coelho - Integrante / Paula Bruno Monteiro - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    20. 2014-Atual. Prevencao de pre-eclampsia e eclampsia com Acido Acetilsalicilico, tendo como criterio de desconhecimento a presenca ou ausencia de disfuncao endotelial avaliada pela dilatacao fluxo mediada (DILA)
      Descrição: Ensaio Clínico Randomizado com os seguintes objetivos: (1) Avaliar a capacidade de prevenção de pré-eclampsia após administração de AAS em baixas doses, em pacientes nulíparas com e sem disfunção endotelial avaliada através da reatividade da artéria braquial após hiperemia; (2) Avaliar a capacidade de prevenção do AAS para pré eclampsia precoce e tardia em pacientes com e sem disfunção endotelial; (3) Verificar se há modificações na reatividade vascular ao longo da gestação, comparando-se as respostas antes da administração do AAS e no segundo e terceiro trimestres; (4) Avaliar a capacidade de prevenção de restrição de crescimento fetal com AAS em baixas doses em pacientes com e sem disfunção endotelial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Joana Adalgisa Furtado Magalhães de Andrade - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    21. 2012-2017. AVALIACAO NEUROCOMPORTAMENTAL DE RECEM-NASCIDOS EXPOSTOS AO CRACK NO PERIODO PRE-NATAL
      Descrição: Projeto de avaliação neurocomportamental dos 3 primeiros dias de vida e segmento do RN submetido ao uso de drogas pela mãe durante a gestação e análise de complicações clinicas do binômio Mãe-Bebê. Objetiva Caracterizar as alterações neurocomportamentais e o padrão postural de Recém-nascidos expostos às drogas ilícitas no período gestacional em uma maternidade referência no estado do Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Sandra Mary Silva Barbosa - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    22. 2012-2015. RESULTADOS PERINATAIS APOS CIRURGIA BARIATRICA
      Descrição: A obesidade é um dos princicpais problemas de saúde pública hoje no Brasil, atingindo principalmente mulheres. As mulheres em idade fértil tem utilizado a cirurgia bariátrica como uma forma de melhorar sua fertilidade, além das outras vantagens conhecidas: controle da hipertensão, do diabetes, etc. A quantidade de cirurgia bariátrica tem aumentado exponencialmente. Não há ainda em nosso meio estudo que tenha avaliado os resultados perinatais nessas mulheres. Os objetivos do projeto de pesquisa são: Avaliar os resultados maternos e perinatais após cirurgia bariátrica na cidade de Fortaleza, CE; b) Descrever as complicações obstétricas neste grupo de mulheres submetidas a cirurgia bariátrica e identificar fatores associados, como tipo de cirurgia, tempo decorrido entre cirurgia e gestação, perda de peso, ganho de peso durante a gestação; Comparar resultados maternos e perinatais em gestações antes e após a cirurgia bariátrica; Commparar resultados maternos e perinatais após cirurgia bariátrica com gestações em pacientes com obesidade/sobrepeso e com pacientes com IMC normal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / LAURA ARRAIS SYDRIÃO DE ALENCAR COSTA - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    23. 2012-2014. Riscos cardiovasculares maternos e infantis, em longo prazo, do baixo peso ao nascer
      Descrição: Os recém-nascidos com baixo peso apresentam complicações em longo prazo. O objetivo do estudo é avaliar, em longo prazo as complicações cardiovasculares nas mães e filhos de gestações que culminaram em recém-nascido de baixo peso: Avaliar o perfil de risco cardiovascular, em longo prazo, após nascimento com baixo peso; Caracterizar o perfil clínico-epidemiológico de crianças e adolescentes com Baixo Peso ao Nascer ; - Investigar se o Baixo Peso ao Nascer se associa a modificações nos fatores de risco e ocorrência de eventos cardiovasculares, em longo prazo; - Avaliar se a classificação (RNBP PIG versus AIG), gravidade (PIG abaixo do percentil 10 versus PIG abaixo do percentil 3) se associam com modificação no risco cardiovascular, em longo prazo - Investigar a presença de disfunção endotelial no grupo do BPN e compará-lo ao grupo com adequado peso ao nascer . -Investigar a presença de Síndrome Metabólica no grupo do BPN e compará-la ao grupo adequado peso ao nascer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Julio César Garcia de Alencar - Integrante / Priscila de Jesus dos Santos Alves - Integrante / Livia Rocha de Miranda Pinto - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    24. 2012-2014. COMITES DE PREVENCAO DE MORTE MATERNA NO CEARA: TRAJETORIAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
      Descrição: A razão de morte materna no Brasil e no Ceará persitem muito elevadas. Os Comitês de Prevenção de Morte Materna devem ter papel fundamental nas elaborações de estratégias para sua redução. Não existe nenhum estudo realizado no estado do Ceará para avaliar o funcionamento desses comitês. O estudo objetiva: Caracterizar o processo de implementação e funcionamento dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará.Identificar r a composição profissional dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará; Caracterizar a metodologia de funcionamento dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará; Identificar as contribuições dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará para a diminuição da mortalidade materna;Listar as dificuldades e limitações dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helania do Prado Cruz - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    25. 2011-2013. Desfechos cardiovasculares maternos e infantis em longo prazo das sindromes hipertensivas gestacionais
      Descrição: O reconhecimento do papel dos distúrbios hipertensivos na gestação, em especial da pré-eclâmpsia, como fator de risco não clássico para DCV torna-se tema de especial atenção visto que a associação com fatores de risco tradicionais como baixos níveis de atividade física, alto IMC e obesidade central, cada vez mais presentes na população feminina, interagem para compor o risco cardiovascular. Filhos de mulheres que tiveram gravidez complicada por pré-eclâmpsia também apresentam maiores níveis pressóricos durante a infância e adolescência, além de apresentarem um risco até duas vezes maior de eventos vasculares quando comparados a filhos de mulheres normotensas. Este projeto objetiva avaliar, em longo prazo (15 a 20 anos), a presença de fatores de riscos cardiovasculares, incluindo disfunção endotelial, em mulheres com antecedentes de hipertensão durante a gestação e em seus descendentes fruto das gestações com síndromes hipertensivas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques - Integrante.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    26. 2010-2012. AVALIACAO DA DISFUNCAO ENDOTELIAL (REATIVIDADE DA ARTERIA BRAQUIAL) ASSOCIADA A DOPPLERVELOCIMETRIA DA ARTERIA UTERINA NA PREDICAO DE PRE-ECLAMPSIA EM ADOLESCENTES
      Descrição: A etiologia da pré-eclâmpsia não é conhecida, mas os mecanismos fisiopatológicos já são parcialmente compreendidos. Parcialmente porque surgem na literatura novas hipóteses de mecanismos de tempos em tempos. Já está determinado que a inadequada invasão trofoblástica nas artérias espiraladas é um desses mecanismos fisiopatológicos. No entanto, ainda falta ser definido se pode ser utilizado o Doppler de artérias uterinas na seleção das pacientes de maior risco ainda no primeiro trimestre da gestação. As evidências atuais sugerem fortemente a influência da disfunção endotelial na gênese da patologia. A disfunção endotelial pode ser verificada através de técnicas invasivas de utilidade improvável na gestação. Nos últimos anos foram descritos vários marcadores bioquímicos e biofísicos dessa disfunção. Entre os marcadores bioquímicos destaca-se a dosagem sérica da homocistéina e do óxido nítrico (através de seus precursores e das enzimas envolvidas no seu metabolismo). Quanto aos marcadores biofísicos existe uma forte relação da reatividade da artéria braquial com a injúria endotelial e desenvolvimento de pré-eclâmpsia, restrição de crescimento fetal, perdas gravídicas recorrentes e problemas relacionados à aterosclerose. Esses marcadores ainda não foram especificamente testados na população de grávidas adolescentes. O objetivo geral deste projeto é avaliar a predição de pré-eclâmpsia nas adolescentes através de marcadores biofísicos de disfunção endotelial em associação à dopplervelocimetria das artérias uterinas (marcador de inadequada invasão trofoblástica). Os objetivos específicos incluem: Comparar os vários índices do Doppler da artéria uterina no primeiro e segundo trimestre na predição da pré-eclâmpsia e Verificar se há uma taxa percentual de diminuição na resistência do fluxo útero-placentário entre o primeiro e o segundo trimestre capaz de melhor a taxa de predição. As pacientes serão selecionadas nos serviços de acompanhamento de adolescentes da Materni. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Francisco das Chagas Medeiros - Integrante / Joana Adalgisa Furtado Magalhães de Andrade - Integrante / Denise Medeiros Pontes - Integrante / Arícia de Alencar Arrais Mota - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    27. 2009-2010. Resultados Maternos e perinatais de gestacoes com cardiopatias maternas em Hospital Terciario do Ceara
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Zeus Peron Barbosa do Nascimento - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    28. 2009-2010. Perfil Epidemiologico da Mortalidade Materna em Hospital Terciario do Ceara
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Everardo Macedo Guanabara - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    29. 2008-2011. Condicoes de vida e determinantes da saude da populacao de mulheres em idade reprodutiva da Comunidade do Dende-Fortaleza-Ceara
      Descrição: Objetivos: Estudar a situação de saúde das mulheres em idade reprodutiva de uma população urbana de baixa renda do município de Fortaleza e os possíveis determinantes, como as condições sócio-econômicas, assistência pré-natal, planejamento familiar e a assistência à saúde; Conhecer (e observar mudanças) as condições sócio-econômicas de mulheres em idade reprodutiva; Conhecer a magnitude da mortalidade materna e o perfil de morbi-mortalidade de mulheres em idade reprodutiva; Conhecer a qualidade da assistência ao pré-natal e parto e sua influência na morbi-mortalidade materna e nos desfechos perinatais além dos determinantes sócio-econômicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Flávio Lúcio Pontes Ibiapina - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.
    30. 2007-2010. Correlacao da disfuncao endotelial atraves da reatividade da arteria braquial com o antecedente de pre-eclampsia em adolescentes
      Descrição: Objetivos: Verificar a associação entre disfunção endotelial, através da reatividade da artéria braquial, e o antecedente de pré-eclâmpsia; Comparar a porcentagem da vasodilatação reacional na artéria braquial em adolescentes com antecedentes de gestações nomotensas e pré-eclâmpticas leves e graves; Comparar a porcentagem da vasodilatação reacional na artéria braquial em adolescentes com antecedentes de gestações pré-eclâmpticas que desenvolveram ou não restrição do crescimento fetal (recém-nascidos pequenos para a idade gestacional); Avaliar a associação do nível de proteinúria em gestações pré-eclâmpticas e a reatividade vascular na artéria braquial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador / Helvécio Neves Feitosa - Integrante / Joana Adalgisa Furtado Magalhães de Andrade - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Francisco Herlanio Costa Carvalho.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (113)
    1. CBR2019. 2019. (Congresso).
    2. Simpósio Estadual para Vigilância Epidemiológica e Assistência de Microcefalia e Arboviroses.Zika Vírus e Gestação. 2016. (Simpósio).
    3. XI Congresso Cearense de Pediatria - I Jornada Cearense de Perinatologia.Microcefalia/Zika Vírus: um desafio perinatal do diagnóstico à intervenção. 2016. (Seminário).
    4. 56o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Vasa Prévia (Mesa Redonda: Urgências das quais o obstetra precisa lembrar para poder conduzir). 2015. (Congresso).
    5. 56o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2015. (Congresso).
    6. 56o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Neuroproteção: sulfato de Magnésio (mesa Redonda: Medidas para proteger o feto com perto prematuro iminente). 2015. (Congresso).
    7. BIRTH BRAZIL - Clinical challenges in labor and delivery. 2015. (Congresso).
    8. IX Simpósio de Perinatologia do Nordeste / X Congresso Cearense de Pediatria. Malformações do TGI e Parede Abdominal: Diagnóstico ultrassonográfico e seguimento pré-natal. 2015. (Congresso).
    9. Programa de Educação Continuada-SOCEGO.Microcefalia: Apresentação de protocolo. 2015. (Encontro).
    10. III Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Marcadores de US do segundo trimestre. 2014. (Congresso).
    11. Fórum de coordenadores de pós-graduação em Saúde Coletiva. 2013. (Encontro).
    12. I Curso de Urgências e Emergências em Pediatria e Obstetrícia.Hemorragias na segunda metade da gestação - Placenta Prévia, DPP e Rotura Uterina. 2013. (Simpósio).
    13. I Curso de Urgências e Emergências em Pediatria e Obstetrícia.Hemorragias na primeira metade da gravidez - Aborto e Gravidez Ectópica. 2013. (Simpósio).
    14. II Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Gravidez Múltipla. 2012. (Congresso).
    15. Jornada Científica Anual dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará.Avaliador de Temas Livres. 2012. (Encontro).
    16. XX Jornada Anual de Cirurgia - DC-UFC.Avaliador de Trabalhos Científicos - Sessão Ginecologia. 2012. (Encontro).
    17. XXXIII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.Dopplervelocimetria Obstétrica - Quais as evidências atuais?. 2012. (Seminário).
    18. XXXIII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.Ultrassom morfológico de II trimestre - Quais os principais erros, falhas e fatores de confusão entre normalidade e anormalidade?. 2012. (Simpósio).
    19. 54o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2011. (Congresso).
    20. Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva.Situação do programa de pós-graduação da UFC. 2011. (Encontro).
    21. Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2011. (Simpósio).
    22. I Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Avaliação da Vitalidade Fetal. 2011. (Congresso).
    23. I Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Avaliador de Temas Livres e dos Prêmios Galba Araujo e Joserisse Hortencio. 2011. (Congresso).
    24. I Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. A participação paterna nas consultas pré-natais: um olhar mais consciente. 2011. (Congresso).
    25. I Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Avaliação da Vitalidade Fetal em situações especiais. 2011. (Congresso).
    26. I Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Ultrassom em Obstetrícia. 2011. (Congresso).
    27. 1o. Simpósio de Obstetrícia do Hospital Geral Dr. César Cals.Avaliação da Vitalidade Fetal. 2010. (Simpósio).
    28. Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.Discussão em Plenária. 2010. (Encontro).
    29. III Jornada de Fronteiras Ceará-Piaui de Ginecologia e Ostetrícia.Aspecto prático do exame morfológico. 2010. (Encontro).
    30. I Jornada Sobralense de Ginecologia e Obsteetrícia.Avaliação de riscos em obstetrícia. 2010. (Encontro).
    31. IV Jornada Iguatuense de Ginecologia e Obstetrícia.Infecções na gestação: Sífilis e HIV. 2010. (Encontro).
    32. Programa de Educação Continuada - Urgências em Obstetrícia.Urgências em Obstetrícia. 2010. (Encontro).
    33. XVIII Joranda Anual de Cirurgia.Avaliador de trabalhos científicos. 2010. (Encontro).
    34. XXV Outubro Médico. Diagnóstico ultrassonográfico das má-formações congênitas. 2010. (Congresso).
    35. XXV Outubro Médico. Como conseguir o melhor aproveitamento da ultrassonografia 2D e 3D. 2010. (Congresso).
    36. XXV Outubro Médico. Cirurgia Fetal no Brasil. 2010. (Congresso).
    37. 53o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2009. (Congresso).
    38. Curso de Medicina Fetal. 2009. (Outra).
    39. Programa de Educação Continuada - Medicina Fetal.Medicina Fetal. 2009. (Encontro).
    40. V Congresso Cearense de Pediatria. Malformações congênitas fetais - Diagnóstico pré-natal: O que o neonatologista e o cirurgião pediátrico precisam saber. 2009. (Congresso).
    41. V Congresso Científico e Ético do CREMEC. Ultra-som no pré-natal - O que é realmente necessário?. 2009. (Congresso).
    42. VI Encontro de Pesquisa do Curso de Fisioterapia - II Simpósio Cearaense de Distúrbios do Assoalho Pélvico.Assoalho Pélvico e Obstetrícia:Multiparidade - Repercussões sobre o assoalho pélvico. 2009. (Simpósio).
    43. XXXI Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Toxoplasmose. 2009. (Congresso).
    44. XXXI Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Assistência Pré-Natal e ao Parto baseada em evidências. 2009. (Congresso).
    45. II Jornada Piauiense de Ultra-sonografia.Rastreamento de primeiro trimestre. 2008. (Simpósio).
    46. II Jornada Piauiense de Ultra-sonografia.Ultra-sonografia Morfológica Fetal. 2008. (Simpósio).
    47. XXX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Predizendo a prematuridade. 2008. (Congresso).
    48. XXX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia-I Encontro Internacional de Patologia Cervical.Membro discente. 2008. (Encontro).
    49. 52o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Participação no Curso Intra-Congresso: Rastreamento e condução das infecções pré-natais. 2007. (Congresso).
    50. 52o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2007. (Congresso).
    51. 52o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Avaliação dopplervelocimétrica obstétrica baseada em evidências (Curso intra-congresso: Ultra-sonografia em Obstetrícia). 2007. (Congresso).
    52. 52o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Dopplervelocimetria Venosa (Curso Intra-congresso Avaliação da Vitalidade Fetal). 2007. (Congresso).
    53. 52o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Fatores prognósticos para a sobrevida neonatal em gestações com diástole zero ou reversa na dopplervelocimetria da artéria umbilical. 2007. (Congresso).
    54. 52o. Congresso Brasileiro Ginecologia e Obstetrícia. Atualidades em Medicina Fetal (Presidente). 2007. (Congresso).
    55. IV Congresso Científico e Ético do CREMEC. Uso de Tocolíticos-Corticóides(Prematuridade). 2007. (Congresso).
    56. Simpósio de Controvérsias em Ginecologia e Obstetrícia.Doppler na avaliação da vitalidade fetal: quando resolver a gestação?. 2007. (Simpósio).
    57. . XXIV Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia. 2006. (Congresso).
    58. . XXIX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2006. (Congresso).
    59. II Curso de Atualização em Obstetrícia e Neonatologia.Acompanhamento da Mulher com Ameaça de Parto Prematuro. 2006. (Outra).
    60. XXIV Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia. Gestação nos Extremos da vida reprodutiva: risco Fetal. 2006. (Congresso).
    61. XXIV Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia. Evidências Científicas em cardiotocografia. 2006. (Congresso).
    62. XXIV Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia. Cardiotocografia intra-parto. 2006. (Congresso).
    63. XXIX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. XXIX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2006. (Congresso).
    64. XXIX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Doppler venoso como marcador de vitalidade fetal. 2006. (Congresso).
    65. 51o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Curso de. 2005. (Congresso).
    66. 51o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 51o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2005. (Congresso).
    67. III Congresso Científico e Ético do CREMEC. Infecções Maternas - Como eu trato = Toxoplasmose e Herpes. 2005. (Congresso).
    68. IX Jornada da Maternidade da Santa Casa de Sobral.Como eu utilizo Doppler na gestante. 2005. (Encontro).
    69. IX Jornada da Maternidade da Santa Casa de Sobral.Antibiótico e Corticóide em Rotura Prematura de Membranas. 2005. (Encontro).
    70. IX Jornada da Maternidade da Santa Casa de Sobral.HELLP Síndrome. 2005. (Encontro).
    71. Programa de Educação Continuada.Complicação do Ciclo Gravídico Puerperal com o tema: Hipertensão. 2005. (Outra).
    72. XXVIII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.Doppler: arterial ou venoso no resolução da gestação?. 2005. (Outra).
    73. 9o Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Hipertireodismo na Gravidez:Bócio fatal consequente à administração de doses excessivas de propiltiuracil. Relato de Caso. 2004. (Congresso).
    74. Programa de Educação Continuada.Curso de Medicina Fetal. 2004. (Outra).
    75. VI Encontro Nacional de Medicina Fetal.Comparação entre a Medida da Translucência Nucal e o Doppler do Duto Venoso na Detecção de Cromossomopatias. 2004. (Encontro).
    76. VI Encontro Nacional de Medicina Fetal.Associação da Translucência Nucal com o Doppler do Duto Venoso para melhor definição de risco da Síndrome de Down. 2004. (Encontro).
    77. XIX Outubro Médico. XIX Outubro Médico. 2004. (Congresso).
    78. XIX Outubro Médico. Prognóstico Perinatal da Eclâmpsia na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. 2004. (Congresso).
    79. XIX Outubro Médico. Correlação do Prognóstico Perinatal com Classificação das Síndromes Hipertensiva na Gestação. 2004. (Congresso).
    80. XXVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. XXVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2004. (Congresso).
    81. XXVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Ultra-Sonografia em Obstetrícia como Tema Quando o Doppler é Util?. 2004. (Congresso).
    82. XXVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Assistência Pré-Natal com tema Prevenção de Malformações. 2004. (Congresso).
    83. XXVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Gestação de Alto Risco. 2004. (Congresso).
    84. 50o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 50o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2003. (Congresso).
    85. I Encontro de Imunologia Reprodutiva.I Encontro de Imunologia Reprodutiva. 2003. (Encontro).
    86. Programa de Educação Continuada.Cosmiatria em Ginecologia e Obstetrícia. 2003. (Encontro).
    87. Programa de Educação Continuada.Controvérsias em Obstetrícia. 2003. (Encontro).
    88. V Jornada Internacional de Medicina Fetal.V Jornada Internacional de Medicina Fetal. 2003. (Outra).
    89. XXVI Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.XXVI Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2003. (Outra).
    90. IV Jornada Internacional de Medicina Fetal.IV Jornada Internacional de Medicina Fetal. 2002. (Outra).
    91. Programa de Educação Continuada.Propedêutica de Alto Risco. 2002. (Encontro).
    92. VI Congresso Brasileiro de Ultra-Sonografia. VI Congresso Brasileiro de Ultra-Sonografia. 2002. (Congresso).
    93. XXV Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.XXV Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2002. (Outra).
    94. 49o.Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 49o.Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2001. (Congresso).
    95. II Congresso Latino-Americano de Medicina Fetal/V Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal. II Congresso Latino-Americano de Medicina Fetal/V Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal. 2001. (Congresso).
    96. III Jornada Internacional de Medicina Fetal.III Jornada Internacional de Medicina Fetal. 2001. (Outra).
    97. Medicina Fetal.Medicina Fetal. 2001. (Encontro).
    98. II Simpósio Internacional de Medicina Fetal.II Simpósio Internacional de Medicina Fetal. 2000. (Simpósio).
    99. I Jornada de Incentivo ao Parto Normal.I Jornada de Incentivo ao Parto Normal. 2000. (Outra).
    100. V encontro Nacional de Medicina Fetal.V Encontro Nacional de Medicina Fetal. 2000. (Encontro).
    101. I Congresso Sul-Americano de Medicina Fetal/IV Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal. I Congresso Sul-Americano de Medicina Fetal/IV Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal. 1999. (Congresso).
    102. I Congresso Sul-Americano Fetal e do IV Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal. Atualização em Propedêutica Fetal. 1999. (Congresso).
    103. XXII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.XXII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 1999. (Outra).
    104. I Simpósio Cearense de Atualização em Climatério/I Encontro de Ultra-sonografia em Ginecologia e Osbtetrícia.I Simpósio Cearense de Atualização em Climatério/I Encontro de Ultra-sonografia em Ginecologia e Osbtetrícia. 1998. (Simpósio).
    105. V Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência. V Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência. 1998. (Congresso).
    106. XX Congresso Norte/Nordeste de Ginecologia e Osbtetrícia. XX Congresso Norte/Nordeste de Ginecologia e Osbtetrícia. 1998. (Congresso).
    107. III Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal.III Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal. 1997. (Encontro).
    108. XX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.XX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 1997. (Outra).
    109. XIX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia.XIX Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 1996. (Outra).
    110. XV Encontro Regional de Ginecologia e Obstetrícia.XV Encontro Regional de Ginecologia e Obstetrícia. 1996. (Encontro).
    111. XIV Encontro Regional de Ginecologia e Obstetrícia.XIV Encontro Regional de Ginecologia e Obstetrícia. 1995. (Encontro).
    112. I Simpósio de Imunologia e Genética em Reprodução Humana.I Simpósio de Imunologia e Genética em Reprodução Humana. 1994. (Simpósio).
    113. XVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. XVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 1994. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. CARVALHO, F. H. C.; MACHADO, M. M. T. ; LEITE, A. J. M. ; LIMA, J.W.O.. Harvard-Brazil Collaborative Public Health Field Course. 2013. Outro
    2. CARVALHO, F. H. C.; ARCANJO, F. C. N.. XXXIII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2012. Congresso
    3. CARVALHO, F. H. C.. I Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2011. (Congresso).. . 0.
    4. CARVALHO, F. H. C.. IV Jornada Iguatuense de Ginecologia e Obstetrícia. 2010. (Congresso).. . 0.
    5. CARVALHO, F. H. C.. III Jornada de Fronteiras Ceará-Piaui de Ginecologia e Obstetrícia. 2010. (Congresso).. . 0.
    6. CARVALHO, F. H. C.. XXV Outubro Médico. 2010. (Congresso).. . 0.
    7. CARVALHO, F. H. C.. XXXI Jornada Cearaense de Ginecologia e Obstetrícia. 2009. (Congresso).. . 0.
    8. CARVALHO, F. H. C.. 52o. Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2007. (Congresso).. . 0.
    9. CARVALHO, F. H. C.. XXIV Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia. 2006. (Congresso).. . 0.
    10. CARVALHO, F. H. C.. Curso: Medicina Fetal (XX Congresso Norte/Nordeste de Ginecologia e Obstetrícia). 1998. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (13)
    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Raimunda Hermelinda Maia Macena (5.0)
      1. HENRIQUES, A. C. P. T. ; CARVALHO, F. H. C. ; FEITOSA, Helvécio Neves ; MACENA, R. H. M. ; SALANI, R. M. ; ALENCAR, J. C. G.. Endothelial dysfunction after pregnancy-induced hypertension. International Journal of Gynaecology and Obstetrics. v. 124, p. 230-234, issn: 0020-7292, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      2. HENRIQUES, A. C. P. T. ; ALENCAR, J. C. G. ; PINTO, L. R. M. ; SALANI, R. M. ; MACENA, R. H. M. ; FEITOSA, Helvécio Neves ; CARVALHO, F. H. C.. Síndrome Hipertensiva Gestacional e risco cardiovascular. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso). v. 60, p. 442-450, issn: 0104-4230, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      3. RIBEIRO, L. D. ; ALMEIDA, D. B. ; MACENA, R. H. M. ; MOREIRA FILHO, R. E. ; SILVA, A. S. R. ; CARVALHO, F. H. C.. Síndrome da tensão pré-menstrual: consequências para o cotidiano acadêmico entre universitárias da área da saúde. Corpvs (FIC). v. 1, p. 17-22, issn: 1980-9166, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CORPVS (FIC))
      4. ARCANJO, F. C. N. ; RIBEIRO, A. S. ; TELES, T. G. ; MACENA, R. H. M. ; CARVALHO, F. H. C.. Uso do misoprostol em substituição à curetagem uterina em gestações interrompidas precocemente. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso). v. 33, p. 276-280, issn: 0100-7203, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B2
      5. HENRIQUES, A. C. P. T. ; MOREIRA, K. A. P. ; PONTES, D. M. ; MACENA, R. H. M. ; CARVALHO, F. H. C.. Pré-eclâmpsia e desfecho nutricional neonatal: avaliação por múltiplos parâmetros. Corpvs (FIC). v. 1, p. 20-25, issn: 1980-9166, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CORPVS (FIC))

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Ricardo José Soares Pontes (5.0)
      1. TAJRA, FÁBIO SOLON ; BATISTA, GUSTAVO SILVANO ; PONTES, RICARDO JOSÉ SOARES ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. Observações sobre as Redes de Atenção à Saúde na perspectiva do jogo (Spiel) hermenêutico. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE). v. 31, p. e310115, issn: 1809-4481, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      2. TAJRA, F. S. ; PONTES, R. J. S. ; CARVALHO, F. H. C. ; RODRIGUES, A. B. ; GOYA, N. ; ANDRADE, L. O. M.. REDE CEGONHA: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL. SANARE (SOBRAL). v. 18, p. 59-68, issn: 1676-8019, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B5
      3. TAJRA, FÁBIO SOLON ; PONTES, RICARDO JOSÉ SOARES ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. The possible meanings of care: self-care and care-for-the-other. Investigación y Educación en Enfermería. v. 35, p. 199-209, issn: 0120-5307, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      4. TAJRA, F. S. ; PONTES, R. J. S. ; CARVALHO, F. H. C.. Um possível modelo lógico-avaliativo para a Rede Cegonha. SANARE (SOBRAL). v. 16, p. 80-89, issn: 1676-8019, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B5
      5. TAJRA, F. S. ; PONTES, R. J. S. ; CARVALHO, F. H. C.. Diálogos sobre Regionalização, Redes e Regulação em Saúde. Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI). v. 5, p. 7-12, issn: 2238-7234, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Alberto Novaes Ramos Júnior (4.0)
      1. CARVALHO, F. H. C. Parecerista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 2019/2020 - Edital 2019 da Universidade Federal do Ceará. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. CARVALHO, F. H. C. Parecerista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 2018/2019 - Edital 2018 da Universidade Federal do Ceará. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. CARVALHO, F. H. C. Parecerista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 2017/2018 - Edital 03/17 da Universidade Federal do Ceará. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]
      4. CARVALHO, F. H. C. Parecerista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 2016/2017 - Edital 02/16 da Universidade Federal do Ceará. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Renan Magalhaes Montenegro Junior (3.0)
      1. BENEVIDES, FERNANDA TEIXEIRA ; ARAUJO JÚNIOR, EDWARD ; MAIA, Carla Soraya Costa ; MONTENEGRO JUNIOR, RENAN MAGALHÃES ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. Ultrasound evaluation of subcutaneous and visceral abdominal fat as a predictor of gestational diabetes mellitus: a systematic review. Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine. v. 1, p. 1-11, issn: 1476-7058, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      2. MONTENEGRO, Renan Magalhães ; COSTA-RIQUETTO, ALINE DANTAS ; FERNANDES, Virgínia Oliveira ; Montenegro, Ana Paula Dias Rangel ; SANTANA, LUCAS SANTOS DE ; JORGE, ALEXANDER AUGUSTO DE LIMA ; KARBAGE, LIA BEATRIZ DE AZEVEDO SOUZA ; AGUIAR, LINDENBERG BARBOSA ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA ; TELES, MILENA GURGEL ; D'ALVA, CATARINA BRASIL. Homozygous and Heterozygous Nuclear Lamin A p.R582C Mutation: Different Lipodystrophic Phenotypes in the Same Kindred. Frontiers in Endocrinology. v. 9, p. 1, issn: 1664-2392, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY)
      3. FERNANDES, VIRGÍNIA ; MONTENEGRO, ANA ; PONTE, CLARISSE ; DE AZEVEDO SOUZA KARBAGE, LIA ; DE CARVALHO, MANUELA ; GADELHA, DANIEL ; LOPES, SYNARA ; ARAGÃO, MARIVALDO ; SALES, ANA ; LIBERATO, CRISTIANE ; FARIAS, ANA ; D'ALVA, CATARINA ; CARVALHO, FRANCISCO ; VASCONCELOS, IZABELLA ; DE ALMEIDA VIEIRA, CARLA ; CAVALCANTE, ANA ; REIS, MARIELLA ; Montenegro, Renan. Precocious endothelial dysfunction in patients with congenital generalized lipodystrophy (Berardinelli-Seip syndrome) evaluated by two different methods. Diabetology & Metabolic Syndrome. v. 7, p. A111, issn: 1758-5996, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Álvaro Jorge Madeiro Leite (2.0)
      1. LOPES, FERNANDA NOGUEIRA BARBOSA ; GOUVEIA, ANA PAULA MENDES ; CARVALHO, OCÍLIA MARIA COSTA ; JÚNIOR, ANTÔNIO BRAZIL VIANA ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; JÚNIOR, EDWARD ARAUJO ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. Associated factors with neonatal near miss in twin pregnancies in a public referral maternity unit in Brazil. JOURNAL OF THE TURKISH-GERMAN GYNECOLOGICAL ASSOCIATION. v. 22, p. 12-21, issn: 1309-0399, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (JOURNAL OF THE TURKISH-GERMAN GYNECOLOGICAL ASSOCIATION)
      2. CARVALHO, OCILIA MARIA COSTA ; JUNIOR, ANTÔNIO BRAZIL VIANA ; AUGUSTO, MATHEUS COSTA CARVALHO ; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro ; NOBRE, RIVIANNY ARRAIS ; BESSA, OLIVIA ANDREA ALENCAR COSTA ; DE CASTRO, EVELINE CAMPOS MONTEIRO ; LOPES, FERNANDA NOGUEIRA BARBOSA ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. DELAYS IN OBSTETRIC CARE INCREASE THE RISK OF NEONATAL NEAR-MISS MORBIDITY EVENTS AND DEATH: A CASE-CONTROL STUDY. BMC Pregnancy and Childbirth. v. 20:437, p. 437, issn: 1471-2393, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Carlos Henrique Morais de Alencar (2.0)
      1. CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA DE GÓES ; RIBEIRO, ERLANE MARQUES ; PESSOA, ANDRÉ LUIS SANTOS ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA ; MARTINS NETO, MANOEL ; ARAÚJO, FERNANDA MONTENEGRO DE CARVALHO ; Alencar, Carlos Henrique ; LEMOS, DANIELE ROCHA QUEIROZ ; FIGUEIREDO, THAYSE ELAINE COSTA ; OLIVEIRA, RHAQUEL DE MORAIS ALVES BARBOSA ; BARRETO, FRANCISCA KALLINE DE ALMEIDA ; Heukelbach, Jorg. Microcephaly in Infants, Ceará State, Brazil, 2015-2016. REVISTA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. v. 57, p. 30-35, issn: 2447-6595, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4
      2. LIMA, H. M. P. ; MEDEIROS, M. Q. ; CARVALHO, F. H. C. ; ALENCAR, C. H. M.. ANÁLISE DA MORTALIDADE INFANTIL NO CEARÁ: EVOLUÇÃO DE 1996 A 2011. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. v. 16, p. 58-65, issn: 2175-3946, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Luciano Lima Correia (2.0)
      1. MARTINS, MARLEY CARVALHO FEITOSA ; FEITOSA, FRANCISCO EDSON DE LUCENA ; VIANA JÚNIOR, ANTONIO BRAZIL ; CORREIA, LUCIANO LIMA ; IBIAPINA, FLÁVIO LÚCIO PONTES ; PACAGNELLA, RODOLFO DE CARVALHO ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA. Pregnancies with an outcome of fetal death present higher risk of delays in obstetric care: A case-control study. PLoS One. v. 14, p. e0216037, issn: 1932-6203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      2. LIMA, L. R. ; Carvalho, F. H. C. ; Pinheiro, AKB ; CORREIA, Luciano Lima ; PINHEIRO, D. L. F. L. ; OLIVEIRA, S. C. ; MARTINS, M. C. F. ; VIDAL, C. R. P. M. ; MEDEIROS, M. Q. ; MORAIS, H. C. C. ; SILVEIRA, R. S. O. ; BRITO, A. S.. PRESENÇA DE ACOMPANHANTE NAS CONSULTAS DE PRÉ-NATAL AUMENTA A SATISFAÇÃO DAS PACIENTES E A PRESENÇA DE ACOMPANHANTE NO MOMENTO DO PARTO. Em: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis, Santa Catarina. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Florianópolis, Santa Catarina, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti (2.0)
      1. CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA DE GÓES ; RIBEIRO, ERLANE MARQUES ; PESSOA, ANDRÉ LUIS SANTOS ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA ; MARTINS NETO, MANOEL ; ARAÚJO, FERNANDA MONTENEGRO DE CARVALHO ; Alencar, Carlos Henrique ; LEMOS, DANIELE ROCHA QUEIROZ ; FIGUEIREDO, THAYSE ELAINE COSTA ; OLIVEIRA, RHAQUEL DE MORAIS ALVES BARBOSA ; BARRETO, FRANCISCA KALLINE DE ALMEIDA ; Heukelbach, Jorg. Microcephaly in Infants, Ceará State, Brazil, 2015-2016. REVISTA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. v. 57, p. 30-35, issn: 2447-6595, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4
      2. CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA ; Cavalcanti, Luciano Pamplona de Góes. The triple epidemic of Arboviroses in Brazil. What does this mean? Are we ready?. Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Revista de Medicina. v. 56, p. 6-7, issn: 2447-6595, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Márcia Maria Tavares Machado (2.0)
      1. Machado, Márcia Maria Tavares ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; CASTRO, MARCIA C. ; SAMPAIO, EDGAR GOMES MARQUES ; OLIVEIRA, FRANCISCO ARICLENE ; SILVA, JORDAN PRAZERES FREITAS DA ; AQUINO, CAMILA MACHADO DE ; SOUSA, LIDUINA DE ALBUQUERQUE ROCHA DE ; CARVALHO, FRANCISCO HERLANIO COSTA ; ALTAFIM, ELISA RACHEL PISANI ; CORREIA, LUCIANO LIMA. COVID-19 and mental health of pregnant women in Ceará, Brazil. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). v. 55, p. 37, issn: 1518-8787, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      2. CRUZ, H. P. ; MARCIA TAVARES MACHADO ; PESSOA, S. M. F. ; FEITOSA, H. N. ; CARVALHO, Francisco Herlânio Costa. Comitês hospitalares de prevenção de morte materna em fortaleza: perfil e funcionamento. RECCS. Revista do Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza. v. 28, p. 223-229, issn: 1806-1222, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Virgínia Oliveira Fernandes (2.0)
      1. MONTENEGRO, Renan Magalhães ; COSTA-RIQUETTO, ALINE DANTAS ; FERNANDES, Virgínia Oliveira ; Montenegro, Ana Paula Dias Rangel ; SANTANA, LUCAS SANTOS DE ; JORGE, ALEXANDER AUGUSTO DE LIMA ; KARBAGE, LIA BEATRIZ DE AZEVEDO SOUZA ; AGUIAR, LINDENBERG BARBOSA ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA ; TELES, MILENA GURGEL ; D'ALVA, CATARINA BRASIL. Homozygous and Heterozygous Nuclear Lamin A p.R582C Mutation: Different Lipodystrophic Phenotypes in the Same Kindred. Frontiers in Endocrinology. v. 9, p. 1, issn: 1664-2392, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY)
      2. FERNANDES, VIRGÍNIA ; MONTENEGRO, ANA ; PONTE, CLARISSE ; DE AZEVEDO SOUZA KARBAGE, LIA ; DE CARVALHO, MANUELA ; GADELHA, DANIEL ; LOPES, SYNARA ; ARAGÃO, MARIVALDO ; SALES, ANA ; LIBERATO, CRISTIANE ; FARIAS, ANA ; D'ALVA, CATARINA ; CARVALHO, FRANCISCO ; VASCONCELOS, IZABELLA ; DE ALMEIDA VIEIRA, CARLA ; CAVALCANTE, ANA ; REIS, MARIELLA ; Montenegro, Renan. Precocious endothelial dysfunction in patients with congenital generalized lipodystrophy (Berardinelli-Seip syndrome) evaluated by two different methods. Diabetology & Metabolic Syndrome. v. 7, p. A111, issn: 1758-5996, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Jorg Heukelbach (1.0)
      1. CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA DE GÓES ; RIBEIRO, ERLANE MARQUES ; PESSOA, ANDRÉ LUIS SANTOS ; CARVALHO, FRANCISCO HERLÂNIO COSTA ; MARTINS NETO, MANOEL ; ARAÚJO, FERNANDA MONTENEGRO DE CARVALHO ; Alencar, Carlos Henrique ; LEMOS, DANIELE ROCHA QUEIROZ ; FIGUEIREDO, THAYSE ELAINE COSTA ; OLIVEIRA, RHAQUEL DE MORAIS ALVES BARBOSA ; BARRETO, FRANCISCA KALLINE DE ALMEIDA ; Heukelbach, Jorg. Microcephaly in Infants, Ceará State, Brazil, 2015-2016. REVISTA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. v. 57, p. 30-35, issn: 2447-6595, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B4

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Hermano Alexandre Lima Rocha (1.0)
      1. Machado, Márcia Maria Tavares ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; CASTRO, MARCIA C. ; SAMPAIO, EDGAR GOMES MARQUES ; OLIVEIRA, FRANCISCO ARICLENE ; SILVA, JORDAN PRAZERES FREITAS DA ; AQUINO, CAMILA MACHADO DE ; SOUSA, LIDUINA DE ALBUQUERQUE ROCHA DE ; CARVALHO, FRANCISCO HERLANIO COSTA ; ALTAFIM, ELISA RACHEL PISANI ; CORREIA, LUCIANO LIMA. COVID-19 and mental health of pregnant women in Ceará, Brazil. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). v. 55, p. 37, issn: 1518-8787, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2

    • Francisco Herlânio Costa Carvalho ⇔ Maria do Socorro de Sousa (1.0)
      1. MARTINS, M. C. F. ; CARVALHO, F. H. C. ; PESSOA, S. M. F. ; SILVA, R. M. ; SOUSA, M. S.. Vivências de mulheres sobre perdas fetais na Rede Materno-Infantil: Análises das 'Três dDemoras'. Em: 8o. Congresso Ibero-America em Investigação Qualitativa, v. 2, p. 1-10, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 17/02/2022 15:49:41