UFC devolve resultados de Pesquisa sobre arbovírus na região do Cariri

Durante a última semana de maio de 2019 a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Francisca Kalline de Almeida Barreto, voltou ao município de Juazeiro do Norte para entregar à população o resultado dos exames realizados no final de 2018.

No dia 27 de maio de 2019 houve a apresentação dos resultados preliminares para coordenação da Atenção Básica do município de Juazeiro do Norte, quando estavam presentes várias gerentes dos postos de saúde do município. Posteriormente esses resultados individuais começaram a ser entregues na residência das pessoas que aceitaram participar da pesquisa.

A doutoranda entregou os resultados que comprovam se as pessoas já tiveram dengue, zika e/ou chikungunya alguma vez na vida e ajudou a interpretar cada um deles.

O projeto orientado pelo Prof. Dr. Luciano Pamplona pretende estimar a prevalência dessas arboviroses na região, além de conhecer os possíveis fatores associados ao risco de contrair essas doenças e envolveu alunos de iniciação científica e outros mestrandos, além de pesquisadores de várias instituições, como: UFC, FIOCRUZ e UNICHRISTUS.

O projeto contou com financiamento do CNPQ, FUNCAP, Ministério da Saúde e UNICHRISTUS. Contou ainda com um importante apoio logístico do LACEN, Secretaria municipal de saúde de Juazeiro do Norte, Coordenadoria Regional de saúde de Juazeiro do Norte; além da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Entrega do resultado aos moradores

Equipe de coordenação da AB e gerentes dos postos de saúde