Seminário sobre Desigualdades Sociais e Doenças Crônicas

A Coordenação do PPGSP convida, a todos os interessados, para o Seminário: “Desigualdades sociais no curso de vida e doenças crônicas: evidências do ELSA-Brasil”. O seminário irá abordar a relação entre exposições a desvantagens socioeconômicas em diferentes fases da vida (infância, juventude e vida adulta) e a ocorrência de doenças crônicas no Brasil.

Serão discutidos também os possíveis mecanismos biológicos, comportamentais e psicossociais que atuam no curso de vida dos indivíduos, e até mesmo entre gerações, que permeiam a relação entre exposições a adversidade social ocorridas em diferentes etapas da vida e o adoecimento. A investigação desses mecanismos possui uma especial relevância para o estudo das doenças crônicas, tendo em vista que elas se manifestam após longos períodos de latência e que modelos etiológicos baseados apenas em fatores comportamentais e clínicos explicam apenas parcialmente as desigualdades nas distribuições dessas doenças. Será discutido também a importância da evidencia científica nessa área para balizar políticas públicas de promoção da saúde e de justiça social, especialmente em momentos políticos como o atual.

Todas essas questões serão discutidas a partir de resultados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), que é um estudo de coorte multicêntrico que envolve a participação de 15105 servidores de seis instituições de ensino e pesquisa no Brasil, e que se destaca pela variedade de informações coletadas para investigar determinantes biológicos e sociais das doenças crônicas no Brasil.

A palestrante convidada será a Profa. Dra. Lidyane V. Camelo, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento é aberto ao público interessado.

Data: 24/11/2017

Local: Sala D, Anexo da Biblioteca das Ciências da Saúde – FAMED/UFC