Seminário de planejamento do Grupo de Pesquisa de Arbovírus

Na última terça feira (13/8), de 13:30h as 17:00h ocorreu mais uma reunião do Grupo de Pesquisa “Vigilância e controle de Dengue e outras arboviroses (Zika e Chikungunya) ”, coordenado pelo Prof Luciano Pamplona. O grupo, que é cadastrado na plataforma de grupos de Pesquisa do CNPQ se reúne semanalmente para discutir assuntos e trabalhos relacionados aos principais arbovírus que circulam no Brasil.

Nessa reunião do dia 13, após as férias de julho, participaram os alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. O objetivo dessa reunião de retorno das férias foi apresentar os novos membros do grupo (orientandos) para o período de 2019.2 e discutir o cronograma de qualificações, defesas e apresentação de trabalhos para o semestre vigente.

O planejamento realizado durante o seminário encaminhou várias qualificações, além de duas defesas de doutorado e seis defesas de mestrado para o decorrer desse semestre. Em todos esses trabalhos há o envolvimento direto de estudantes de iniciação científica.

Os projetos desenvolvidos pelo grupo contam com apoio financeiro da FUNCAP, CNPQ, Unichristus, Fiocruz e Ministério da Saúde. Tem apoio logístico ainda da Secretaria de saúde do Ceará (SESA), do laboratório central de saúde pública (LACEN) e das secretarias municipais de saúde de Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte, onde há trabalhos de pesquisa em andamento.

Durante o mês de agosto teremos as defesas de mestrado das alunas Camila de Souza Lins Azevedo (Padrão de ocorrência e distribuição da Chikungunya na cidade de Fortaleza, de 2014 a 2018) e Adilina Soares Romeiro Rodrigues (Preditores clínicos, de neuroimagem e neurofisiológicos para a funcionalidade de crianças com Síndrome Congênita pelo vírus Zika).

Foto da esquerda para direita: atrás (Marcelo, Clemilson, John, Debora, Prof Luciano, Bruno, Thiago, Luís Arthur). Segunda linha (Sarah, Pâmela, Isabella, Geovanna, Camila, Ana Maria, Amanda, Adilina, Karine, Victória, Kalline, Adriana). Frente (Ileana, Karla, Lucyana, Rhaquel, Mariana e Mariana Prado).