[:pb]Roda de conversa: Saúde e Interseccionalidade com a profa. dra. Conceição Nogueira (Universidade do Porto)[:]

[:pb]A Coordenação do PPGSP convida a todos para a Roda de Conversa sobre Saúde e Interseccionalidade com a Profa. Dra. Conceição Nogueira, do Departamento de Psicologia da Universidade do Porto.

Interseccionalidade é uma ferramenta situada nas encruzilhadas acadêmicas e políticas que é utilizada para operar o pensamento acerca da matriz de dominação no caráter de indissociabilidade estrutural do racismo, capitalismo e patriarcado. A compreensão dessa perspectiva possibilita a análise de como os marcadores sociais de gênero, raça e etnia situam corpos em lugares específicos que permitem um olhar ao mesmo tempo das margens onde se encontram, como da centralidade onde são impedidos de estarem dispostos. O cruzamento dessas noções oferece a possibilidade de desdobrar o campo da Saúde Coletiva a partir do alargamento das análises e operação do pensamento político sobre as múltiplas opressões.

[:]