Mestrandas do PPG em Saúde Pública apresentam trabalhos no 56º COBEM, realizado em Vitória/ES, entre os dias 1 a 4 de novembro de 2018

Alunas do Mestrado em Saúde Pública apresentam trabalhos no 56º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que ocorreu em Vitória, Espírito Santo, entre os dias 1 a 4 de novembro de 2018

Ileana Gomes, bolsista da CAPES, apresentou trabalho Oral e pôsteres comentados com parte dos resultados de seu mestrado intitulado: Fatores associados ao tabagismo e consumo de álcool entre estudantes de medicina da cidade de Fortaleza. O trabalho, avaliando os estudantes das quatro instituições que formam médicos em Fortaleza, foi desenvolvido em dois momentos. Inicialmente quando os estudantes estavam no primeiro ano do curso e posteriormente, com os mesmos alunos, quando eles estavam no internato. O trabalho contou com envolvimento direto e bolsas de iniciação científica para os estudantes das quatro instituições (UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS). Além dos trabalhos apresentados no COBEM o artigo de sua dissertação já foi aceito e será publicado no próximo número da Revista da Associação Brasileira de Educação Médica. Esse trabalho foi orientado pelo Professor Luciano Pamplona e co-orientado pelo Professor Carlos Henrique Alencar; ambos, docentes do PPGSP/UFC.

Andrea Leão apresentou dois pôsteres comentados com o produto de sua dissertação. O trabalho avaliou os fatores possivelmente associados à depressão e ansiedade entre os estudantes da área da saúde, sob orientação dos Professores Luciano Pamplona e Marcelo Ferreira. O artigo principal da dissertação foi publicado na última edição da Revista da Associação Brasileira de Educação Médica e há, pelo menos, outros dois sendo finalizados para submissão até o final do ano. Além disso, outros dois resumos com resultados de sua dissertação já foram apresentados em outros eventos científicos, tendo recebido Menção Honrosa em um congresso na área da Odontologia.