Semana de Saúde Coletiva – 60 anos do Instituto de Medicina Preventiva & 25 anos do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública

Em comemoração ao aniversário de 60 anos de criação do Instituto de Medicina Preventiva – IMEP, como unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, e de 25 anos do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, o Departamento de Saúde Comunitária, em parceria com o PPGSP, realizará a Semana de Saúde Coletiva.

Durante os dias do evento

Em comemoração ao aniversário de 60 anos de criação do Instituto de Medicina Preventiva – IMEP, como unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, e de 25 anos do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, o Departamento de Saúde Comunitária, em parceria com o PPGSP, realizará a Semana de Saúde Coletiva.

Durante os dias 27 e 29 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde,  diversos debates e atividades serão realizadas no Auditório do DSC, com temáticas relacionadas aos marcos históricos que nortearam a criação do IMEP e do PPGSP.

Justificativa

Em 1959, há exatos 60 anos, criava-se o Instituto de Medicina Preventiva – IMEP, Unidade Acadêmica da Universidade Federal do Ceará – UFC que marcou o início do que se pode chamar Movimento Sanitarista da UFC.

O IMEP nasceu no contexto de uma UFC ainda jovem, de um sistema de saúde centralizado e restrito no acesso e de um ensino médico hospitalocêntrico e voltado apenas para o diagnóstico e tratamento de doenças. A despeito de seu curto período de existência (foi extinto em 1969), o IMEP semeou ideias e ideais transformadores na UFC e no Ceará, fez surgir outros órgãos e movimentos como o Departamento de Higiene e Medicina Preventiva, Departamento de Saúde Comunitária, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e a Pós-graduação em Saúde Pública.

Com o objetivo de resgatar e valorizar estes marcos históricos que em conjunto caracterizam os 60 anos do Movimento Sanitarista da UFC, bem como discutir o presente e projetar o futuro, o Departamento de Saúde Comunitária e o Programa de Pós-graduação em Saúde Pública promoverão a Semana de Saúde Coletiva.

Homenagens

Durante a Semana de Saúde Coletiva serão homenageados três ex-professores que contribuíram de forma inestimável com o Movimento Sanitarista da UFC. O Professor Joaquim Eduardo de Alencar (in memorian) será homenageado nominando o Auditório do novo Departamento de Saúde Comunitária. Já a Professora Maria Auxiliadora de Souza (in memorian) nominará a Biblioteca de Saúde Coletiva do DSC. Por fim, também será homenageada a Profa. Maria Zélia Rouquayrol, professora Emérita da UFC.

Informações

As atividades da Semana de Saúde Coletiva se darão nas novas instalações do Departamento de Saúde Comunitária, no quinto andar do Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro, localizado no campus do Porangabuçu, na Rua Papi Junior, 1223.

Neste link é possível ter acesso a programação completa do evento.

Maiores informações entrar em contato com a secretaria do Departamento de Saúde Comunitária através dos números 3366-8044 ou 3366-8050, ou através da secretaria do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública através do número 3366-8045.

Extraído do Portal do Departamento de Saúde Comunitária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *